O xangô de Baker Street

O xangô de Baker Street Jô Soares

Resenhas - O Xangô de Baker Street

Biblioteca Álvaro Guerra 12/12/2023

Neste livro hilariante, Jô Soares alia uma rigorosa pesquisa histórica sobre a vida no Rio de Janeiro do Segundo Reinado à sua inventividade sem fronteiras. Romance “cômico-policial”, O Xangô de Baker Street constitui uma engraçada mistura de cenário muito preciso do passado - a capital do país por ocasião da primeira visita da legendária atriz francesa Sarah Bernhardt -, figuras conhecidas da história política e cultural do país - como Olavo Bilac, Chiquinha Gonzaga, Paula Nei, d. Pedro II -, e personagens de ficção - Sherlock Holmes e o indefectível dr. Watson, importados para desvendar o desaparecimento inconveniente de um violino Stradivarius que deixara o imperador em sérios apuros.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8571644829

Jean.Guimaraes 03/12/2023

Ótimo, leve e divertido.
Essa paródia produzida pelo Jô é uma das leituras mais divertidas e leves que fiz neste ano. Sem compromisso e divertida do início ao fim. Gostei muito. Muitos amigos leram quando estavam iniciando sua jornada na literatura, eu não. Não sei pq, mas nunca me interessei antes. Lendo agora, depois de velho, valeu muito a pena.

Edden Brito 02/12/2023

Ver o sr. Holmes se envolvendo em uma série de confusões no RJ imperial foi fantástico. Já conhecia o filme, mas só esse ano consegui enfim ler o livro. Gostei demais.

Aline.Colarusso 27/11/2023

Um bom recomeço pra rotina de leitura
Decidi voltar a ler por muitas questões, e "O Xangô de Baker Street" fez parte da geração dos meus pais, passando pelas mãos deles e da minha tia. Dos três ouvia a mesma coisa: "Esse livro é muito bom, você precisa ler!"

E ainda bem que o fiz.

Adorei conhecer um novo lado do famoso detetive inglês, adorei ver o Brasil Império como pano de fundo, e acima de tudo adorei as surpresas do final, mesmo que esse fim seja melancólico.

Vale a pena a leitura, com certeza!

Marcelo.Oscaberry 27/11/2023

Um livro divertido
O xangô de Baker Street conta mais uma história de Sherlock Holmes, entretanto dessa vez se passando no Brasil!

A história é lotada de ótimas piadas que me renderam legítimas gargalhadas durante a leitura, entretanto sua história não é apenas "engraçadinha", na realidade ela também é lotada de cultura brasileira.

Se passando em 1886 durante o reinado de Dom Pedro II, tudo é muito bem descrito e contextualizado sendo uma verdadeira aula de história sobre a época.

Por fim como crítica senti apenas que o tom do seu final não combinou muito com o resto de sua história, sendo em minha opinião, não muito satisfatório.

lauusucodelaranja 24/11/2023

Surpreendentemente divertido
O livro é bem humorado obviamente por ter sido escrito por Jô Soares, a história se passa no Rio de Janeiro na época do império, e ver Sherlock Holmes e mais personagens icônicos da literatura brasileira no mesmo ambiente é bem anormal mas engraçado, o final me decepcionou um pouco pois senti falta de mistério nele mas não me entediei durante a leitura.

Adlya.Gazio 12/11/2023

O Xangô de Baker Street - Jô Soares
O livro é ótimo! Delicioso, me arrancou grandes gargalhadas.
Adorei a forma como o Jô foi crítico e cômico ao escrever essa "aventura" de Sherlock no Brasil, zombando dessa característica impecável do detetive e também da síndrome de vira-lata do brasileiro.

Mateus Souza 06/11/2023

Razoavelmente bom!
Pra quem é fã do detetive e das histórias originais de Sherlock Holmes, de Sir Conan Doyle, vai encontrar o personagem um pouco diferente aqui. Jô Soares desconstrói e reconstrói o detetive tornando-o mais dado a sentimentalismos e a falhas humanas, deixando nele apenas uma ou outra característica que lhe são originais. Fiquei com a impressão de que Jô ficou com preguiça de bolar deduções lógicas e inteligentes para que aos poucos, os misteriosos assassinatos fossem aos poucos solucionados. A única coisa que me prendeu até o fim, foi querer descobrir a identidade do assassino de prostitutas. Houve capítulos preenchidos com informações históricas e descrições de detalhes que deixou a leitura um pouco tediosa para mim. Mas o final não deixa de surpreender, onde fica claro para o leitor a genialidade, astúcia e inteligência do Jô. Não gostei muito da obra como um todo, porque queria ter visto aquele Sherlock Holmes sagaz, ultra observador, frio e calculista que vemos nas histórias que se passam em Londres, embasbacando sempre o leitor e os próprios personagens com as suas deduções acertadas e observações geniais. Para aqueles que estão conhecendo o personagem por meio desse livro, talvez a obra lhes pareçam um pouco mais encantadora. A história me prendeu, e não é absolutamente ruim. Apenas porque senti falta de um pouco mais de genialidade e astúcia do mundialmente conhecido detetive, Sherlock Holmes.

Quel.Perina 02/11/2023

Prá quem gosta de infindáveis detalhes a perder a linha de raciocínio, o livro é um prato cheio. Apesar da escrita repleta de descrições, a história não é nada ruim, pelo contrário. O desfecho foi realmente surpreendente a trama me prendeu a atenção. Não é atoa que era um dos mais disputados na biblioteca, na época da minha adolescência. Só depois de muito tempo entendi o motivo kkkkkk envolvente, com humor ácido e sarcástico. Muito bom.

Mauro101 02/11/2023

Caipirinha
Excelente suspense com grandes pitadas do humor clássico de Jô Soares. O trecho que conta a origem da "Caipirinha" é o melhor!

gabriela3866 25/10/2023

O Xangô de Baker Street
Não gostei! Li por leitura obrigatória e achei chato, a leitura foi bem arrastada e eu achei o final bem ruim. Eu já tinha lido um livro do Sherlock Holmes que é ?Um estudo em vermelho? e quando li o Xangô de Baker Street achei o Sherlock meio bobo. Achei chato e cansativo.

gabrielsbr 18/10/2023

Que final...
Apesar de eu ter lido bem lentamente, a leitura foi bem gostosinha. Fazer rir por texto e, obviamente, sem timing é uma tarefa complicada que Jô sempre fez com maestria.

Assim como As Esganadas, tem escrita elegante, extensa pesquisa histórica, mas acredito que ele deveria ter pesquisado mais sobre o personagem principal, pois quem lê as histórias de Conan Doyle sabe exatamente o que o personagem faria e o que não faria.

A história se desenvolve principalmente girando em torno dos "reacts" de Sherlock e Watson diante da cultura "dos trópicos" e isso fica cansativo. O enredo vai avançando lentamente, até culminar em um final pífio, como um traque que deu xabu, daqueles que você fica achando que ainda falta um capítulo para terminar a história. Uma pena.

gabrielsbr 18/10/2023

Que final...

Célia 25/09/2023

Elementar, meu caro Watson!
Uma história de leitura agradável, satírica, bem ao estilo do Jô.
Muito bom livro se você quiser se deliciar com uma comédia satírica.