O xangô de Baker Street

O xangô de Baker Street Jô Soares

Resenhas - O Xangô de Baker Street

C.F. 27/01/2022

Acho que li este livro no tempo de escola, mas não me lembrava de quase nada da história.
Ver personagens famosos aqui do Brasil resolvendo o crime foi deveras interessante, tanto quanto ver as deduções não tão eficientes de Sherlock :)

bela.abrahao 31/12/2021

olha...
Não consegui apreciar essa leitura, o que é uma pena. Pretendo tentar novamente livros do autor no futuro.

??? 3 estrelas

Alê 27/12/2021

Um Sherlock Holmes abrasileirado
A história escrita por Jô Soares retrata o detetive mais conhecido de mundo de forma muito cômica.

Adorei o livro. Nunca li nenhum do Sherlock Holmes, talvez seja por isso que não achei que ele tenha sido retratado no livro do Jô como imbecil, igual outras resenhas falaram. A forma como ele satiriza o detetive de uma forma diferente é GENIAL. Adorei a proposta de misturar o inglês com todas as características que definem o Brasil e o Rio daquela época.

Fiquei um pouco decepcionada pelo detetive não ter descoberto o assassino no final do livro, mesmo estando tão óbvio, acho que pecou um pouco nesse quesito, mas vida que segue.

Jô Soares é magnífico e inteligentíssimo.

Menace 04/12/2021

Finalmente terminei, depois de tanto tempo.
Eu realmente quero fazer uma resenha sobre esse livro ( desculpa não entregar agora, estou sem tempo) mas prometo que vou.
Eu gostei da escrita do Jô, ela é limpa, simples e direta, e essa releitura do Sherlock Holmes ao Brasil foi muito engraçada, por mais eu eu nn tenha gostado de como ele é diretamente retratado ( como um idiota).

Igor Otávio 02/12/2021

Leitura gostosa e intrigante
Jô Soares foi uma vontade de leitura que nunca imaginei que teria. Mas a hora que a vontade bateu, corri comprar o livro e li com muita satisfação.
Me recordo já ter lido um conto sobre Sherlock Holmes, só que não sei se a pegada da escrita do Conan Doyole retratava o detetive cômico como Jô fez.
De qualquer forma, a aura de mistério que envolve a trama foi muito bem construída, com humor nas horas certas e tensão quando deveria ter.
Também não sei se fui muito lerdo ou se as pistas dos assassinatos foram difíceis mesmo, porque no final do livro fiquei absurdamente surpreso!
Amei a leitura e devo buscar mais livros do Jô para ler.

Isabela.Ramos 18/10/2021

Diversão garantida
Óbvio que o icônico Jô Soares não deixaria os leitores sem uma deliciosa aventura repleta de diversão e humor. Neste livro, o autor traz ao Rio de Janeiro o renomado detetive Sherlock Holmes e seu parceiro Watson para desvendarem o mistério do violino desaparecido.
Personagens da história brasileira são retratados no livro e também a cidade do Rio de Janeiro da época. Jô desenvolve a escrita minuciosamente sem perder o humor. Dei gargalhadas durante a leitura que em momento algum me deixou entediada. De todos os possíveis finais que imaginei para a resolução do mistério nenhum chegou a altura do que o autor descreve.

Storil 07/10/2021

Ridículo
Entre 2020 e 2021 eu li aproximadamente 70 livros. Nenhum, mas nenhum mesmo passou perto de ser tão horrível e mal feito quanto esse. Uma perca de tempo. Na prateleira das piores coisas que minha retina já presenciou.

malu 18/09/2021

um dos meus livros favoritos! eu o li em 2019, mas até hoje lembro da experiência incrível que foi lê-lo. a escrita um pouco complexa de Jô Soares pode não agradar muitos, mas, se lido de maneira tranquila, é possível entender tudo e se fascinar com essa trama.

Alex07 24/07/2021

Jo soares escreve muito bem o livro te prende muito , você consegue devorar o livro , porém não gostei do jeito que ele descreve o detetive mais famoso e inteligente da história , esperei até o fim em que seria descoberto o assassino , mais Jô acabou com Sherlock Holmes.

Fabio.Chagas 13/07/2021

Divertido,intenso,genial e ousado ?
Um violino Stradivarius é roubado. Paralelamente, mulheres começam a ser assassinadas pelas ruas do Rio de Janeiro. Como peculiaridade, o autor dos crimes decepa as orelhas e deixa uma corda de violino presa aos pêlos pubianos de suas vítimas. Trata-se do primeiro serial killer do Brasil, surgido durante o reinado de D. Pedro II. Para ajudar nas investigações do inspetor Melo Pimenta, o imperador manda chamar, diretamente da Baker Street, ninguém menos que Sherlock Holmes.

Lançado em 1995, O Xangô de Baker Street, de Jô Soares, completa duas décadas neste ano, tendo ganhado versão para o cinema e apadrinhamento de Rubem Fonseca. À viciante narrativa (iniciada a leitura, é difícil largar o livro) é adicionada alta dose de humor (peculiar ao humorista que fez história na TV) e aprofundada pesquisa histórica.

Junto aos fictícios (ou seriam reais?) detetive e seu amigo Watson (crias de Sir Arthur Conan Doyle) estão elencados personagens históricos da cultura e imprensa brasileira, que ganharam feições impagáveis nas mãos do autor. É impossível não se deixar rir com as trapalhadas do (in)falível detetive que aqui tem as características de um Grande Lebowski.

Uma vez em terras brasileiras, Sherlock deixa-se encantar pelas maravilhas culinárias e carnais deste país tropical, além de descobrir um apetite pelo consumo de canabis proporcional ao de Doc Sportelo (detetive criado por Thomas Pynchon).

Por outro lado, depara-se com o mais astuto inimigo que já encontrou. Um Jack, o Estripador tupiniquim que não deixa rastros e mostra ter uma inteligência estratégica muito superior à do britânico (o que nesta história não parece ser muito difícil?).

Romance fisicamente pesado (são cerca de quatrocentas páginas), O Xangô de Baker Street é daqueles livros que o leitor lamenta por terminar. Fica a vontade de que ele fosse ainda mais volumoso.

Anne 23/06/2021

a leitura até seria divertida se não fosse pela sátira de sherlock, como amo este detetive, fiquei sem paciência com ele sendo representado dessa maneira, entre os outros livros de jô soares, esse foi o pior, e ainda adivinhei o assassino antes da metade do livro, então acabou não tendo muita graça