O xangô de Baker Street

O xangô de Baker Street Jô Soares

Resenhas - O Xangô de Baker Street

brauner.antonio 07/09/2020

Uma leitura muito agradável
Sim, foi uma grata surpresa esta aventura fictícia de Sherlock Holmes e seu amigo dr. Watson no Brasil, apresentada por Jô Soares, envolvendo personagens reais e históricos à personagens e fatos fictícios.
Muito bom o trabalho de pesquisa do autor, sobretudo nos diálogos e linguajar utilizados no decorrer da aventura. A leitura flui facilmente, e apesar da estória se tratar de assassinatos ocorridos, não se trata de uma leitura pesada, e no decorrer da estória ainda é bastante leve e em alguns momentos até divertida - como quando o autor nos apresenta a criação de nossa querida "caipirinha", mais uma teoria que vem se somar às outras três histórias oficiais já conhecidas (O link oficial da história da caipirinha estará abaixo)
Enfim, o autor deixa bem claro que se trata de uma obra ficcional. Não só pelo que acontece no decorrer na aventura, mas sobretudo pelo final da obra. Mas se trata realmente de uma obra que deve ser lida e apreciada.

site: https://clubedacaipirinha.com.br/dicas/origem-da-caipirinha/

Carla Menezes de Almeida 28/08/2020

Jô escreve bem e a história é rica em detalhes sobre a vida no Rio de Janeiro em 1886. Infelizmente acho que pecou na forma como Sherlock Holmes e Dr Watson foram retratados, descaracterizando muito os dois. Se não fosse por esses dois personagens acho que teria gostado mais do livro, porque ainda assim o livro me prendeu e a leitura fluiu bem.

Nandda 20/08/2020

É uma história que se passa em 1886 e Arthur Conan Doyle ocultou o fato de todos nós ? . Sherlock Holmes esteve em terras tupiniquins e Jô Soares pode provar! Um violino Stradivarius muito raro presente do imperador D.Pedro ll a sua amiga a baronesa de Avaré ( Maria Luíza Catarina de Albuquerque) desaparece misteriosamente e suas cordas surgem nós corpos de pessoas assassinadas. Temos então um serial killer agindo no Brasil.O imperador comenta com uma atriz francesa que estava em turnê no Brasil sobre o sumiço do violino e logo ela indica o detetive que era seu amigo. Sherlock Holmes desembarca no Brasil com o seu amigo Watson para uma grande aventura com direito a dendê, vatapá, feijoada, batata doce, cannabis, capoeira, Candomblé e muitas, muitas loucuras! Jô Soares imprime sua veia cômica em todas as linhas do livro, do começo ao fim. Simplesmente Maravilhoso! Leiam!

Antonio Maluco 26/07/2020

Ficção
O livro conta histórias divertidas do Sherlock Holmes e seu parceiro Watson no Brasil e o livro tem palavras antigas mas vale a pena a leitura

Paula 27/06/2020

Segundo livro de Jô Soares lido
Pensei que iria gostar mais da leitura, porém alguns momentos foram arrastados. A ideia de Sherlock Holmes no Brasil foi muito boa, mas achei que o autor menosprezou o poder intuitivo do nosso herói. Algumas passagens são ideias muito boas!

Carol.Alves 10/06/2020

Assim nasceu o serial killer mais famoso do mundo
Um Strandvarius foi roubado e uma série de assassinatos acontecem no Rio de Janeiro de 1886. D. Pedro II chama o famoso detetive da 221B da Backer Street para ajudar nas investigações. Sherlock Holmes desembarcou no Brasil para descobrir esse assombroso mistério e conhecer a nossa cultura tão peculiar. A narrativa de Jô Soares é divertidíssima e faz o leitor embarcar nessa aventura peculiar.

Lucas.Ferreira 28/05/2020

Leiam títulos brasileiros!
Estou muito feliz por ter me proposto a ler esse livro. Sem sombra de dúvidas ele é bem diferente de tudo o que eu li até agora em 2020, e eu AMO ler coisas diferentes. É um livro que, apesar de envolver assassinatos, é leve, descontraído, te prende pelos pequenos detalhes e te ganha pela curiosidade e vontade de ler mais. É um livro viciante.

Se eu fosse apontar a característica que mais me surpreendeu nesse livro, seria a ambientação. Apesar da história se passar em 1886, você consegue mentalizar facilmente todos os cenários, você consegue entender o contexto histórico sem ter muito conhecimento de história (que é o meu caso) e você fica super curioso para descobrir quem são aquelas figuras históricas - o livro trata de forma ficcional personagens históricos reais - e quais foram seus feitos. Como por exemplo Chiquinha Gonzaga, Olavo Bilac, Sarah Bernhardt e Aluísio Azevedo.

Eu tenho a obrigação de exaltar a escrita maravilhosa de Jô Soares. Esse é um livro MUITO BEM escrito! Apresenta, é claro, palavras que eu não conhecia, mas nada que um Google não resolvesse. Sendo esse, outro ponto crucial na minha avaliação positiva da obra. Além disso, o livro conta a seu favor com um humor, digamos que, discreto.

Contudo, um mísero ponto negativo que vejo para a obra são alguns pequenos trechos do livro que para mim não acrescentam muita coisa para o desenrolar da história principal. E eu acabo vendo isso como encher linguiça desnecessário.

Portanto, para minha alegria, esse é um livro nota 9/10 pra mim. Eu me diverti bastante em quase todas as páginas e me impressionei bastante com o conteúdo que temos aqui no Brasil. Obrigado @JôSoares por isso!!

Eu super indico esse livro para TODOS os tipos de leitores, vocês precisam conhecer e enaltecer escritores brasileiros e essa é uma ótima oportunidade! No mais, eu fico super no aguardo de indicações de livros nacionais! Beijos e até a próxima!

Rk 22/05/2020

O Xangô de Baker Street vale a pena apenas uma vez
O livro é muito bem escrito, consegue te prender e te instigar. Uma trama forte, cômico de um jeito bem específico, mas sem tirar o suspense e o drama da história, porém, PORÉM, Não é uma história de Sherlock Holmes. Não é o personagem que você está procurando, inclusive é uma história que desfaz o pedestal a que ele foi colocado, e particularmente acho isso bem divertido. É um livro para ler sem o intuito de acrescentar como mistérios de Sherlock Holmes. Recomendo pois é delicioso de ler.

Emi 18/05/2020

O que dizer desse livro maravilhoso? Li ele a uns 10 anos atrás. Cômico e bem escrito. Jô resgata um personagem clássico e o coloca em um Brasil colônia. Impossível não rir com o Sherlock e o Watson.

Partes incríveis que sempre vou lembrar: "barbaa e bigodonn", "é aquela ali? Sim, a caipirinha".

O filme também é muito bom, recomendo para uma sexta feira. É difícil achar mas vale a pena a busca.

Ericks 29/04/2020

Para quem gosta de Sherlock Holmes
O Xangô de Baker Street, publicado em 1995, é considerado o romance de estreia de Jô Soares. Este livro é uma mistura de thriller com comédia e resgata personagens velhos conhecidos de muitos leitores ao redor do mundo, o detetive Sherlock Holmes e seu companheiro inseparável, John Watson.

Além dessas figuras conhecidas, o enredo também é repleto de personagens históricos, cujas personalidades ganham um toque de humor pelas mãos do autor. A trama tem como cenário a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil na época do reinado de Dom Pedro II, e desenvolve-se a partir do roubo de um violino Stradivarius que fora um presente do Imperador à Maria Luísa Catarina de Albuquerque, a baronesa de Avaré.

Sarah Bernhardt, uma atriz francesa que está em turnê pelo Brasil, ao ficar sabendo da preocupação de Dom Pedro II na resolução do caso do instrumento desaparecido, sugere que o governante solicite o auxílio de um velho conhecido seu, Sherlock Holmes.

Assim, ao receber uma carta do próprio imperador do Brasil, o detetive e o dr. Watson embarcam em um navio com destino às terras tropicais. Contudo, antes mesmo de chegarem ao Novo Mundo, novos acontecimentos misteriosos, envolvendo uma série de assassinatos cruéis, assustam a elite carioca. Sherlock e John, então, saem atrás de pistas que possam levar à solução de ambos os casos.

Bom, eu adorei o livro do início ao fim. A história é repleta de humor e ironia, pois o autor aproxima as personagens já conhecidas de situações nada convencionais, ao mesmo tempo que aborda temas considerados tabus, como sexualidade, uso de drogas e racismo.

Gostei muito da forma que o Jô escreve, achei a narrativa bem leve e, além do texto, o livro traz um mapa antigo do Rio de Janeiro e recortes de jornais fictícios, que dão um charme especial. O desfecho é surpreendente! Apesar de não ter lido nenhum livro do Arthur Conan Doyle, esta história me deu muita vontade de ler as histórias do detetive inglês, ainda mais porque estou assistindo a série Sherlock de 2010.

site: https://erickstesta.wixsite.com/ateliedaleitura

Tinho Silva (@cafecomlivrossp) 11/04/2020

O Xangô de Baker Street - Jô Soares
“O Xangô de Baker Street” é um romance policial do escritor, ator, humorista e apresentador de televisão Jô Soares, publicado pela Companhia das Letras. A história no livro se passa no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro do final do século XIX. Na passagem da grande atriz francesa Sarah Bernhardt pelo Rio de Janeiro, um misterioso roubo acontece, um violino Stradivarius verdadeiro da Baronesa de Avaré, Maria Luíza desaparece, e que foi presente do imperador Dom Pedro II, para a moça. A grande atriz, sugere então que o imperador convide o detetive Sherlock Holmes para investigar o caso. Na mesma época, assassinatos cruéis começam a acontecer, uma prostituta é morta, tenho as orelhas decepadas e uma corda de violino é deixada sobre o corpo da vítima em um lugar muito peculiar. O detetive então, é convidado pelo delegado para ajudar a resolver o caso.

É uma história com traços de comédia e de tragédia, nela temos um Sherlock Holmes encantado com o Brasil, aproveitando de todas as delícias que o país oferece, porém, o senso de dedução do detetive encontra-se prejudicada tanto pelo calor, como pelo excesso de cannabis usado por ele, que conhece aqui, usado por ele.

Contendo uma linguagem rebuscada, o livro é muito envolvente e divertido, e mesmo com a linguagem utilizada, não atrapalha em nada a leitura. À medida que os misteriosos assassinatos vão acontecendo, o escritor consegue nos entreter e em determinados momentos, nos faz prender a respiração. As referências históricas também são muito bem apresentadas e contextualizadas, fazendo piada com a utilização do termo "serial killer” sugerindo que o primeiro assassino em série surgiu aqui.

Por fim, é um livro muito divertido, muito bem escrito, demonstrando o quão o autor é talentoso, não foi uma leitura maçante, várias reviravoltas aconteceram no decorrer da história, culminando num final pouco usual em histórias policiais, vale a pena conferir e se divertir um pouco com a passagem do grande Sherlock Holmes pelos trópicos.

site: https://www.instagram.com/cafecomlivrossp/

Alessandra.Vollman 10/04/2020

Uma sátira intrigante
O livro é fácil para ler, rapido, engraçado e intrigante, toda a historia é em torno dos crimes que acontecem e as investigações, com referencias às cidades, cultura e comidas brasileiras.
Como a sátira é principalmente ao Sherlock Holmes e ao Dr Watson, pode frustrar um pouco o leitor devido a forma como são descritos no livro.

Esse é o segundo livro que leio do Jô, e, particularmente, gostei mais de O homem que matou Getúlio Vargas.

EvaA 07/04/2020

Livro bem pesquisado e divertido
Este livro é muito divertido mesmo sendo recheadíssimo de alusões históricas da época.
Recomendo a todos que procuram uma leitura leve sem emburrecer.