As desventuras de Arthur Less

As desventuras de Arthur Less Andrew Sean Greer

Resenhas - As desventuras de Arthur Less

diniz.rafael 08/04/2024

"As Desventuras de Arthur Less" é uma obra que mescla com maestria humor inteligente e uma jornada de autodescoberta. A história segue Arthur Less, um escritor de meia-idade que embarca em uma viagem ao redor do mundo para escapar de um convite de casamento que o deixa desconfortável. Ao longo de sua jornada, Less enfrenta uma série de situações cômicas e comoventes, enquanto reflete sobre sua vida, suas escolhas e seu lugar no mundo. Com uma prosa ágil e cheia de nuances, o autor oferece uma visão perspicaz sobre as complexidades do amor, da idade e da arte. Uma leitura encantadora que cativa desde a primeira página até o emocionante desfecho.

elli elli 26/03/2024

Ao Sr. Ess, um gay ruim
Eu gostei muito desse livro. Vi muita gente falando de ter se sentindo melancólica, não ter gostado do Arthur, ter achado muita divagação...Eu não achei nada disso.
Não achei um livro melancólico, na verdade, entre os livros que eu já li com personagens mais velhos, este é um dos mais positivos. Arthur manteve sua essência, sua personalidade, e com os vislumbres na juventude dele, vemos que apesar de tudo ele é a mesma pessoa, mais amadurecido, um pouco mais cansado, mas o mesmo. Viajando pelo mundo e procurando em cada canto que passava por um pouco de amor, uma distração a própria solidão.
Gostei do Arthur. Acho que hoje em dia pouco se gosta de personagens que parecem gente, e ele parece. Não se pode esperar também um mergulho enorme nas emoções dele, porque o livro não é narrado por ele, é necessário ter a vontade para observar assim como observamos alguém da nossa família, as ações que revelam parte das emoções. É uma perspectiva interessante, e empatizei profundamente com o que vi.
E quanto a divagação...não tenho o que dizer. Gosto de divagação. Me relaxa, me deixa contente. Só digo que quem não gostou por esse motivo, que não leia Clarice Lispector nunca.
Para mim, 5 estrelas, e do tipo que eu vou guardar com carinho no meu coração.
Ps: gostaria apenas de um final um pouco mais alongado.

nana 08/02/2024

Confesso
Confesso que pulei algumas partes, o cara divaga muito, mas no fim valeu a leitura, só não estava no melhor momento para lê-lo

Adriana854 01/02/2024

As Desventuras de Arthur Less
Eu adorei esse livro! Ele foi o vencedor do Prêmio Pulitzer em 2018 na categoria Ficção. O que mais gostei nele foi a abordagem leve do tema. Geralmente, com raras exceções, romances com personagens gays são densos e pesados, mas esse é divertido. Além disso, o livro é super bem escrito, possui bom ritmo e personagens cativantes.

*Disponível para assinantes no Kindle Unlimited

TÍTULO: As Desventuras de Arthur Less

AUTOR: Andrew Sean Greer

TRADUÇÃO: Márcio El-Jaick

EDITORA: Record

NÚMERO DE PÁGINAS: 252 páginas

SINOPSE EXTRAIDA DO SITE DA AMAZON: Arthur Less é um escritor medíocre prestes a completar 50 anos. Certo dia, recebe um convite de casamento: o homem com quem teve um relacionamento não tão sério assim nos últimos nove anos está com data marcada para se casar. Ele não pode dizer que vai, pois seria estranho demais, e não pode dizer que não vai, já que seria o mesmo que admitir a derrota. Less pensa: "O que eu posso fazer para não estar na cidade na época do casamento?" Então, em sua mesa, vê vários convites para eventos literários menores no mundo inteiro. O que ele faz? Aceita todos!
O que poderia dar errado? Arthur Less quase se apaixona em Paris, por pouco não morre caindo em Berlim, foge de uma tempestade de areia no deserto do Saara, reserva por acidente estadia num retiro cristão na Índia e encontra, numa ilha deserta no mar Arábico, a última pessoa que gostaria de ver no mundo. Em algum lugar no meio disso tudo, ele faz 50 anos. E, em algum momento em meio a isso tudo, ele encontra seu primeiro amor. E seu último.

*Eu também posto muito sobre livro no meu insta @literaturacookies .

Rayane.Bahiense 20/01/2024

Ai Arthur
O livro é muito gostosinho de ler. As coisas vão acontecendo devagar, mas é bom seguir esse ritmo. A parte final me conquistou mais, mas eu acho que faltou pra mim no geral.

Ele se propõe a ser engraçado às vezes, mas isso não me pegou muito. Se propõe a ser reflexivo, mas também não me pegou muito. Pra mim foi como o personagem dele, não deu pra sentir pena, mas nem sei se era pra sentir mesmo.

Rodrigo1001 14/01/2024

As Desventuras do Pulitzer (Sem Spoilers)
Título: As Desventuras de Arthur Less
Título original: Less
Autor: Andrew Sean Greer
Editora: Record
Número de páginas: 252

Vencedor do Pulitzer de Ficção de 2018, As Desventuras de Arthur Less convida o leitor para uma viagem turbulenta ao redor do mundo.

O autor, Andrew Greer, lança mão de um narrador onisciente, de linguagem descritiva, essencialmente bem-humorada, para transportar o leitor de um telhado de Paris para os camelos do Marrocos, da gélida Alemanha para a tórrida Índia, do topo de uma montanha no Japão para aeroportos solitários, evocando a sensação de viajar para melhorar a autodescoberta e perceber o quão sozinho, caro leitor, você está no mundo.

Isso tudo soa como um enredo super excitante, certo? Porém, assim como Arthur Less perdeu a floração da cerejeira no Japão, este livro errou um pouco o alvo.

Bem, essa é basicamente a história. Arthur Less procurando por si mesmo e examinando o que significa amar.

Como eu descreveria o livro? Excêntrico, charmoso, com várias camadas, lindamente escrito e até comovente.

Eu gostei? De alguma forma, sim.

Por que eu li esse livro? Eu queria experimentar por mim mesmo o que tornou Arthur Less tão notável a ponto de vencer o Pulitzer de ficção.

Por que? Porque desde que li o notável "Os Diários de Pedra", de Carol Shields - vencedor do Pulitzer em 1995, meu apetite por vencedores do Pulitzer só aumentou.

Contudo, não obstante, todavia, repito: este aqui ficou na coluna do meio.

Te explico!

Eu sei que Arthur Less é doce, interessante e bem escrito, mas, para um leitor comum como eu, é um livro um tanto anêmico. Sim, foi interessante e, novamente, muito bem escrito, mas eu adorei? Não. Acho que não. Não identifiquei o que o tornou tão digno do Pulitzer. Agradável, para mim, mas não excepcional. Talvez eu simplesmente não seja intelectual o suficiente para um livro que serpenteia excessivamente sem envolver meu coração da maneira que pensei que faria? Talvez.

O que eu posso te dizer é que, em alguns momentos, o livro me passou uma incômoda sensação de divagação autoindulgente. Lento de início, só foi a partir da metade que realmente comecei a ser fisgado pela história. O estilo de escrita é agradável, mas o personagem principal não é particularmente atraente e a história é sinuosa.

Além disso, a incômoda sensação de ter em mãos uma cópia do maravilhoso "Comer, Rezar e Amar" de Elizabeth Gilbert não me abandonou desde o início. O enredo é exatamente o mesmo, mas Elizabeth foi mais honesta do que Andrew em criar um livro sobre alguém que viaja em busca de si mesmo.

Dito isso e como um contraponto, foi fácil me identificar com Arthur Less e sua saga. Ao longo das mais de 40 voltas que eu mesmo já dei em torno do sol, houve alguns momentos em que vivi os mesmos dramas, as mesmas situações. Essa identificação com o protagonista ficou mais forte a partir da metade do livro, quando então adicionei uma estrela ao meu ranking de pontos basicamente pela graciosidade dos capítulos finais e pelo convite à uma maior introspecção, à densidade que faltou em toda a primeira parte.

Por fim, te deixo com duas perguntas e suas respetivas respostas:

Está à altura do Pulitzer? Creio que não.

Valeu a pena? Sim.

Leia. A viagem vai ser agradável, embora não memorável.

Frases interessantes:

"Bem sei que estou fora da sua vida / Mas no dia em que eu morrer / Sei que você vai chorar" (pg. 233)

"Tantas vezes a vida se faz pelo acaso" (pg. 245)
edu basílio 14/01/2024minha estante
resenha irretocável, rods. também dialogou comigo em alguma instância, quando o li, mas... no saldo, um livro gostosinho, apesar de "esquecível".

Rodrigo1001 14/01/2024minha estante
Exatamente, DuDu. Dos vencedores do Pulitzer, ?Os Diários de Pedra? segue no topo dos meus preferidos. Já ?Arthur Less? empatou com ?O Pintassilgo? pra mim. Abraço!

Fe.fer 11/01/2024

Quando eu comecei a ler esse livro eu esperava algo leve, engraçado e que não me faria pensar muito, então eu fiquei bem surpreso quando eu descobri que na verdade tem muitas reflexões nesse livro, uma mistura de tragédia e comédia, que não tenho certeza se eu amo.
Basicamente o Arthur ele tenta fugir do casamento do amante dele aceitando vários convites para eventos ao redor do mundo, porém tentando fugir de uma coisa ele acaba se deparando com sentimentos passados, a velhice (já que durante essa viajem ele completa 50), a identidade dele, várias contemplações sobre a vida, lendo é bem divertido e meio que interessante, porém depois de já ter lido é só satisfatório.

7/10

panellym 11/01/2024

Um livro que nos dá sentimentos mistos, Less definitivamente não é o que eu esperava.

É gostoso ler um personagem gay nos seus 50 anos, pq a gente sempre foca muito na juventude, nos prazeres dos 20, 30. Mas e depois? E less nos mostra um pouco desse depois.

Lilian 09/01/2024

Arthur Less, você me irrita, mas...
Achei Arthur irritante, mas ao mesmo tempo cativante, é ambíguo, eu sei.
Achei o livro chatinho, emperrado, mas leve.

Ricardo Tavares 31/12/2023

As Desventuras de Arthur Less
Confesso que li essa história por curiosidade. Li muitos elogios da crítica especializada e por ser a história de um homem gay na meia idade achei que seria muito leve e divertida.
Porém, em muitos momentos, o personagem falava muito, tinha muitos devaneios e a trama não andava. A narrativa não fluía. Terminei a leitura de teimosia. E sinceramente, não vi grandes motivos para a trama ser agraciada com um Prêmio Pulitzer. Não sei se lerei a continuação, talvez leia por pura curiosidade.

Sinopse do Livro

"Arthur Less é um escritor medíocre prestes a completar 50 anos. Certo dia, recebe um convite de casamento: o homem com quem teve um relacionamento não tão sério assim nos últimos nove anos está com data marcada para se casar. Ele não pode dizer que vai, pois seria estranho demais, e não pode dizer que não vai, já que seria o mesmo que admitir a derrota. Less pensa: "O que eu posso fazer para não estar na cidade na época do casamento?" Então, em sua mesa, vê vários convites para eventos literários menores no mundo inteiro. O que ele faz? Aceita todos!
Porque, apesar de todos esses erros, de todos esses mal-entendidos, de todos esses enganos, As desventuras de Arthur Less é uma história de amor."

Zerit 26/12/2023

Viver é melhor que sonhar
O livro é de uma fluidez tão absurda que os acontecimentos mais aleatórios são floreados pela narrativa incrível, já esperada de um ganhador do prêmio pulitzer. arthur less é um protagonista ímpar e cada nuance de sua vida é despido aos olhos do leitor de modo tragicômico e impecável. ler tamanha obra foi um deleite e mudou determinadas perspectivas sobre a vida, se fundiu as minhas percepções e mudou tudo.

AngelaS.DiasNagami 26/10/2023

Bonzinho
Livro legal, de escrita ágil, que te prende, mas que não traz nada de muito memorável. Diria que é aquele livro esquecível. Que você gosta muito enquanto lê, mas quando termina, 2 dias depois você já não se recorda mais.

Less, um homem gay, branco e com certos privilégios, se vê entrando numa espiral de tragédias enquanto se aproxima dos 50 anos. Mas, o quanto essas tragédias na verdade podem ser bem aproveitadas? Embarcamos nas desventuras então de Less em se redescobrir aos 50.

Kayllaine.Lima 11/10/2023

Deixa a desejar
Achei a narrativa cansativa e extremamente melancólica. Não consegui me senti conectada com o protagonista, gostava mais dos personagens secundário do que do próprio, apesar de o livro ser todo sobre ele, ainda tenho uma ideia bem rasa de qual é a personalidade de Arthur Less. Acho que as viagens e o desevolver dele nos devidos Países é a parte mais interessante do livro, fiquei interessada pela descrição da cultura e ambiente de cada lugar. Das questões sobre relações amorosas eu gostei bastante do ponto de vista do Lewis , de resto, é um egocêntrismo confundido com amor. O final pelo menos não é tão previsível, entretanto não é surpreendente.