A Última Colônia

A Última Colônia John Scalzi

Resenhas - A Última Colônia

Maria 22/04/2022

Foi o livro da série que eu menos gostei. Muito lento. Quando eu achava que algo ia render, a história estancava novamente.

O final foi divertido e fez sentido com toda a trilogia. Nota máxima nas últimas 30 páginas hahahah.

Danizio0 20/04/2022

Um final mais que digno a saga
O fim da trilogia fez jus a toda a história e mundo de ficção científica que estava sendo criado até agora.

Se o tema do primeiro livro era a guerra nua e crua, e do segundo era como a espionagem pode conduzir o rumo de uma Guerra, esse livro nós mostra, com muita competência como a política pode ditar os rumos de um conflito.

Uma obra incrível pra todo fã de ficção científica.

John 19/04/2022

Vida após a guerra
Esse terceiro livro pra mim foi o melhor até agora, Treinamentos, guerras, intrigas políticas, ação e uma dose de romance se combinam resultando em uma história surpreendente que leva o protagonista a avaliar qual seria de fato seu papel na sociedade.
E além disso, qual seria o papel da humanidade diante de outras raças, outras espécies, outros mundos.
Até onde vai a ambição por domínio e poder? Tantas civilizações na galáxia tentando seguir suas sociedades em seus espaços enquanto outros, mais poderosos, tendam expandir seus domínios.
Existe um paralelo bem real aqui com a nossa sociedade real o qual faz a leitura valer muito a pena. E além disso tem um final emocionante.

Aguardando a editora trazer o restante da série, mas esse aqui fecha bem o arco aberto nos três primeiros.

Aprovado.

Thalita 07/04/2022

É bom, mas parece fan service
Diferente dos outros livros da saga, esse não foca tanto nas guerras e conflitos com os outros povos, mas sim na evolução da última colônia. Claro que ele também aborda os planos bizarros da UC e explica um pouco mais sobre o Conclave, mas a impressão que eu tive é que esse livro foi escrito só pra você se ligar mais ao John e a Sagan e torcer para eles terem um final feliz.
Eu não consigo explicar porque gostei tanto do John, mas eu achei ele muito querido, inclusive senti falta dele no segundo livro. Eu conseguia imaginar ele falando com uma voz calma e sensata, conseguia imaginar a cara dele enquanto brincava com a Savitri e com a Zoe? se o objetivo era gostar do personagem e torcer para ele ser feliz, então deu bem certo.
Apesar de não ser um livro ruim eu dei três estrelas porque ele me pareceu uma grande enrolação? Toda a trama foi construída para eles acharem uma forma de voltar para a Terra, mas durante o livro o autor se preocupou tanto em falar da nova colônia que o final ficou um pouco corrido. Não é que isso prejudique o final, porque não tinha muito o que falar no final hahahaha Para mim a estrutura foi:
- Primeiro livro: ótima história, personagem principal interessante, vários segredos sobre a vida fora da terra
- Segundo livro: apresentação da futura esposa do personagem principal
- Terceiro livro: casal ficando junto e enfrentando algumas raças alienígenas

No final das contas é um livro fácil de ler, tem um ritmo interessante, tem algumas tramas paralelas que ajudam a mostrar como foi a criação da colônia, mas parece um fan service para colocar os dois personagens juntos.

Bella 26/03/2022

O último título dessa série. Achei boa a trama e as revelações finais. O desfecho acaba sendo satisfatório e o desenvolvimento da história também.

Matheus 10/03/2022

A Última Colônia
Mais uma vez John Scalzi consegue surpreender colocando seus personagens em situações não esperadas, cujas ações influenciam muito a presença da humanidade na Galáxia.

fyveer 07/03/2022

A Última Colônia, John Scalzi
Um ótimo final para uma das melhores trilogias da ficção científica. Gostei muito da leitura, foi mais dinâmica do que As Brigadas Fantasma, mas foi menos cruel dos que os dois primeiros livros.

Aqui os protagonistas vivem momentos de tensão, todo o livro é como se mais uma desgraça fosse acontecer e aí não acontecia ? tô criticando, mas juro que é bom.

Enfim, o final foi satisfatório e deixou uma brecha para os spin-offs que já foram publicados. Fiquei contente, mas senti falta de uma última reunião com os sobreviventes das "velharias".

Jóice 03/03/2022

Simplesmente perfeito! Scalzi nunca deixa a desejar, sempre tudo muito bem amarradinho e com um bom fechamento. Foi incrível acompanhar essa história e ver como se formam e se estruturam as colônias. Gostei do desenrolar e do fechamento que tiveram esses personagens que acompanhamos até aqui.

Poliana 03/03/2022

A última colônia
Eu estou simplesmente apaixonada pela escrita do John Scalzi. Me aventurar com John Perry, Zöe e Jane foi a melhor escolha.

Matheus.Konrad 25/02/2022

Que livro, vou confessar q cheguei no meio epensei q eu ia odiar o final. Mas me surpreendendo demais amei o final,foi simplesmente perfeito.

Guilherme 06/02/2022

Fim da série...
O último livro da série "A guerra do velho" tem ação ininterrupta, vários diálogos inteligentes e divertidos.
Os personagens principais se tornam colonos mas acabam ficando no meio de uma guerra política e militar.
Muito divertido e ótima leitura.
HAXI 06/02/2022minha estante
Li o primeiro livro e favoritei na hora, muito bom para quem adora filmes como tropas estelares e stargate

YisraelC 03/02/2022

UMA BUSCA POR SOBREVIVÊNCIA.

Ao contrário dos outros dois volumes esse foi mais voltado para realmente a questão da colonização de um novo planeta, o que trouxe consequências um conflito eminente. Porém as respostas que eu estava esperando foram entregues, e isso me deixou bem satisfeito. Mas apesar disso, novos acontecimentos estão claros que haverá uma continuação. Vem muito mais por aí, até porque a busca por novos planetas e a corrida espacial não terminou.
Diogo 03/02/2022minha estante
Bom esse livro?

Jorge 28/11/2023minha estante
Sim, porém é mais voltado para politicagens e sabotagens, sem perder a pegada do livro, nesse a gente volta a ter o Perry novamente na história!

Galves12 03/02/2022

Nem sei oq escrever
Jane, John, Zoe e até os novos personagens me conquistaram de um jeito maravilhoso, Scalzi realmente é um dos melhores que existem.
O jeito que a história te prende é muito difícil de descrever, a jornada dessa família é tão perfeita que dá vontade de abraçar eles e agradecer por terem a compartilhado comigo.

Celha 01/02/2022

Um ótimo fim pra quem gosta da série, migalhas muito migalhosas de um romance que não é o foco muito menos é destacado pelo gênero. Mas vc pega todas elas e sorri como um idiota apaixonado. Um ficção científica ótima, um explicação de mundo e universo perfeitas. Mesmo me perdendo um pouco eu adorei o livro e recomendo. Único ponto negativo pra mim: cada capítulo é uma bíblia de páginas.