Negrinha

Negrinha Monteiro Lobato

Resenhas - Negrinha

Ale Giannini 12/04/2022

Racismo
Li esse texto com pensamento crítico à respeito de Monteiro Lobato e de sua obra. Principalmente no que diz respeito ao seu texto e pensamento racista.

Duda 01/04/2022

Triste e Angustiante
Negrinha é um conto que mesmo sendo pequeno, me deixou completamente angustiada de ler, pelos simples fato das humilhação sofridas constantemente de negrinha.

Vic 20/02/2022

Cansativo
É um livro interessante, bom para estudos, pesquisas e, quiçá a redação do Enem. Mas, para algo divertido e "casual" não é muito atraente.

Elisa 15/02/2022

Ai cara, mt triste, me faz pensar na realidade dessas pessoas que eram escravizadas. Um conto pesado

Lin 25/01/2022

Retrato de uma sociedade escravocrata
Um conto de leitura super rápida. Retrata um momento recente do pós escravidão no qual uma criança órfão convive com uma senhora que para si e para a sociedade (cruel e falso-moralista da época) era vista com uma pessoa "boa" por estar "cuidando" de uma criança órfã e negra, mulata. Entretanto, o que a senhora dá à criança são castigos, tortura física e mental, dentre outros tipos de agressão por não considerar a criança com um ser merecedor de carinho, respeito e amor, devido a cor da pele da criança... Leitura que traz muitas discussões a respeito do fim da escravidão que de fato nunca acabou, tendo em vista, o presente racismo no sociedade atual.

Yasmine Maluf | @jornadaliteraria__ 14/01/2022

Li esse conto por conta de uma missão da MLV desse ano, porém não gostei. Achei triste demais, doído ler a forma que a mulher tratava a menininha. Além do racismo explícito (que não consegui identificar se foi usado de maneira irônica ou não, por se tratar de um autor já conhecido por ser racista), tem um trecho extremamente machista: ?Varia a pele, a condição, mas a alma da criança é a mesma ? na princesinha e na mendiga. E para ambas é a boneca o supremo enlevo. Dá a natureza dois momentos divinos à vida da mulher: o momento da boneca ? preparatório, e o momento dos filhos ? definitivo. Depois disso, está extinta a mulher.?

Não gostei e não pretendo ler nada desse autor novamente.

Selma 13/01/2022

Que conto mais triste! Parte o coração só de imaginar uma criança passando por todas as humilhações e torturas que a pobre Negrinha passou.
cpreviatti 14/01/2022minha estante
Concordo?.

bibioslivrosecia 31/12/2021

Sei lá
Esse livro tem uns contos q tem q ter estômago pra aguentar, sério mesmo
E tem outros contos que são meio ????
Mas enfim, nn dá pra jogar tudo fora ent nota 2.5

Julia Barrow 31/12/2021

Sincero
Sincero e real. Doeu ler algumas partes, mas é um ótimo conto. Não me decepcionou, mesmo sendo um tapa na cara de quem lê. Recomendo demais!

Sara 09/10/2021

Dolorido
Eu já havia lido esse conto há alguns anos, para a faculdade. Naquele momento era óbvio pra mim que o texto se tratava de uma crítica a sociedade escravocrata da época, agora relendo depois de conhecer mais sobre monteiro lobato não consigo definir se o autor realmente visava realizar uma crítica ou se para ele foi um momento de diversão escrever tantos horrores aplicados a uma criança pobre e negra.
Bandeira5 09/10/2021minha estante
Mandei DM

Ana Alice | @soprodepaz_aa 01/09/2021

Abalada
"Varia a pele, a condição, mas a alma da criança é a mesma ? na princesinha e na mendiga."

Nesse conto conhecemos a breve história de Negrinha - criança órfã, criada por Dona Inácia - senhora da sua mãe, e escravizada.
  Ao longo do texto me incomodei bastante com a forma que a menininha era objetificada, privada de fazer descobertas e construir a própria vida. Como nasceu e cresceu servindo àquela casa, não tinha muitas referências que a fizessem questionar ou comparar o jeito com que a tratavam. Para ela, o que seus senhores diziam era o certo. Os castigos que recebia estavam certos. Os apelidos "mimosos" com que a definiam estavam certos.
  Estudando sobre o pré-modernismo encontrei uma opinião de Lobato sobre Anita Malfatti que me trouxe certa antipatia por ele. Nessa leitura isso se intensificou. Senti como se ele se divertisse com o que escrevia e quisesse rir do que me fazia querer chorar. Claro, entendo a crítica aos brasileiros donos de escravos na época que não concordavam com a abolição. Mas acho que o autor partilhava da mesma opinião que sua personagem.
  Nunca achei que livro tão curto pudesse ser tão denso. Indico a todos que querem refletir sobre o poder das palavras e da vivência em sociedade (ou da falta dela). Vai te fazer pensar duas vezes antes de dar um apelido maldoso a alguém mesmo que de brincadeira, isso eu tenho certeza.

Jean Bernard 30/08/2021

Monteiro, o complexo
Como já havia explicado na resenha sobre ?Urupês? do mesmo autor, Monteiro foi um homem difícil se enquadrar em um estereótipo. Com essa leitura, fico mais confuso. Faz críticas pesadas à escravidão. Fala se pessoas reais. Diz mesmo se emocionar quando encontra um homem (preto) que investe em um negócio de exploração de petróleo (quando Monteiro acaba preso), mesmo sendo alertado dos riscos. O pobre homem reponde-lhe: ?Quero ajudar o Brasil?.
Sem dúvida um homem complexo e ótimo escritor.

JAssica137 21/08/2021

Razoável
Razoável porque o autor escreve bem, é claro, mas seus ideais me impedem de apreciar qualquer obra. Duro e difícil de ler.