Negrinha Monteiro Lobato

Resenhas - Negrinha

Ell_Marcelle 19/06/2024

Ela era apenas a cor de sua pele. Até ver que havia mais.
"Negrinha, coisa humana, percebeu nesse dia da boneca que tinha alma."

A inocente garotinha tinha a existência reduzida a cor escura de sua pele. Até seu nome refletia isso. Não havia mais nada para ela, além das torturas da patroa D. Inácia.
A mãe falecida era escrava e ela era orfã. Aos sete anos, tudo que conhecera fora pobreza, fome, frio, dor e violência. Naquela casa, era tratada pior que um vira-latas.

E como o direito de ser criança havia lhe sido negado e nunca conhecera a felicidade, não sabia dizer ao certo se era triste. Portanto, era conformada com a realidade que vivia.
Só que tudo dentro dela mudara quando as duas sobrinhas de D. Inácia apareceram, com sua linda boneca loira, para passarem as férias.
Negrinha finalmente soube o que era ser criança. Ser uma garotinha. Brincar, sentir o sol, rir, viver... até que as duas meninas ricas voltaram para casa.
Após ver que não era apenas uma Coisa, que tinha alma, que havia mais do que aquela vida miserável oferecia, ela não pôde voltar ao estado de conformidade.
Fora demais. Deprimida, a tragédia aconteceu, inevitavelmente.

É um conto que pode ser pesado, devido aos maus-tratos que a criança sofre. Mas sabemos que as coisas eram assim. Que aqueles tempos abrigam histórias até mais cruéis.
O autor faz críticas através da ironia e da linguagem dura.
Uma sociedade hipócrita e racista.

cakeberry_ 09/05/2024

Uma vida que sofreu
A história é sofrida, uma menininha que sofre racismo, não teve uma infância e nem uma vida digna. Foi um choque ao ler certas cenas. É uma demonstração e narração de como ocorreu o racismo, violência fisica e verbal, que ela sofreu.

Gabrie11i 26/04/2024

....
Assim , não tenho sobre oq falar desse livro, é super bom com um crítica foda .
Ele conta a história da negrinha, uma menina de pele escura que nasceu na senzala, e viveu lá por alguns tempo até sua mãe morrer. Onde foi adotada pela dona Inês uma velha, rica dona de uma fazenda.
Ela é retrasada com uma boa senhora, porém ela maltrata a negrinha , batendo nela quase o tempo todo.
Um dia as sobrinhas de dona Inês foram à sua fazenda e deixaram uma boneca no chão, negrinha a encontrou e pegou do chão, as sobrinhas ao verem que ela pegou , deixaram a boneca com ela.
Assim que negrinha brincou com a boneca pela primeira vez , percebeu que ela tinha uma alma, uma esperança sobre aquele lugar.
Após ela perceber isso, ela vê que tudo aqui era ruim, e morre de decepção ( ou depressão).
Quando negrinha morreu , ela teve a sensação de estar deitada e muitas bonecas ao seu lado, bonecas " anjos", e um cuco ( relógio cuco ),( por ela ficar muito com a senhora Inês , ela via sempre um cuco e ficou encantada com ele , e acabou sendo uma coisa que negrinha acabou gostando).

Quem percebeu , viu que tem uma ótima crítica.

Likerlichiolive 03/04/2024

Racismo
Este conto é uma crítica à sociedade da época, que é personificada na Senhora, de péssima índole, mas muito apreciada. Acredito que este conto acrescenta muito na discussão sobre o racismo vindo de Monteiro Lobato que ganhou força nos últimos tempos. O conto é bem bom e vale muito a pena ler, ademais é tão curta e simples a história que resolvi não expô-la aqui

Giulia29 01/04/2024

????????
Confesso que não sou a maior fã do livro ?O comprador de fazendas e outros contos - Monteiro Lobato? (Odiei ler aquilo e avaliei com 1 estrela HAHAHAHA). Mas esse conto em específico me chamou muito a atenção, e ganhou meu coração. Muito lindo. Eu adorei. Passa uma mensagem tão importante e acho que todos deveriam ler, independente da idade. Me emocionei muito com a inocência da garota no início e o quão triste foi ver ela perdendo tal forma ao longo dos acontecimentos que a rodeavam. Muito bom. ??????????

zzmalu 07/03/2024

Não sei o que dizer sobre
Li o conto pq meu professor de literatura vai cobrar ele em prova, mas não foi uma leitura que gostei muito de fazer

a crítica feita é interessante, mas me senti desconfortável lendo todo o racismo

booksdalaus 28/02/2024

Negrinha
Negrinha é um livro de contos ficcional escrito por Monteiro Lobato, publicado em 1920. O livro era constituído na primeira edição apenas pelos contos Negrinha, Fitas da Vida, O drama da geada, O Bugio moqueado, O jardineiro Timóteo e O colocador de pronomes.

Muitos consideram que neste livro estão os melhores contos escritos por Lobato. Sem dúvida são os mais emotivos e que mais agradaram ao público. Alguns contos foram escritos antes de sua viagem aos Estados Unidos, outros depois do retorno. O livro contém verdadeiras preciosidades no tratamento do idioma e os personagens são mais urbanos e mais mundanos que os dos livros anteriores. "Aqui encontramos um painel que vai da farsa à tragédia, do sarcasmo à compaixão, passando pelo drama pungente da filha de uma ex-escrava."

Indry.Wakinaguni 27/02/2024

Mds
NEM FUDENDO QUE ISSO FOI MONTEIRO LOBATO QUE ESCREVEU DKDKDKKSKSKXKDJDJWKSLAMXNNDNDNXNNXNDMDMDMDMDMDMDMDMDMDMDMMDMDDMMKSKSKKSKSKAKKAKAKAKAKKSKSKSKSKKSKSKSKSKKWKWKEKEKDKKSKSKSKSKEKKSKSKSKSKSKSKKSKSKSKSKSKKSKSKSKSKSKKSKSKK

Witney fr 05/01/2024

Eu amei
Achei lindo, o Monteiro Lobato faz uma narrativa muito coerente e linda. O livro fala sobre racismo, tem uma bela crítica social, em algumas histórias sobre amor, lições de vida valiosas???

Michelle 30/12/2023

Um conto
Um conto, e bem curto, escrito por Monteiro Lobato, no século passado. Um enredo daquela época, com termos e posturas daquele período.

Rodrigo1185 12/10/2023

Livro de contos. Alguns contos são tocantes, outros são muito engraçados. Apenas um homem retratando seu tempo, por mais estranho e incorreto visto pelos nosso olhos.

malu 11/09/2023

Negrinha
A narração é bem descritiva, e com poucos diálogos. A obra apresenta algumas falas racistas e preconceituosas.

Ludmila 15/08/2023

Contos com críticas muito fortes à sociedade da época, costumes e à forma de como algumas pessoas eram tratadas. O primeiro conto, que dá título ao livro, é um dos mais tristes que eu já li. Destaco também "O Colocador de Pronomes", "A policitemia de Dona Lindoca" e "Dona Expedita".

Ana Cecilia 11/07/2023

Foi um conto interessante, mas não achei nada demais. Mesmo sendo mais antigo não achei a escrita muito difícil, oque é muito bom.