Negrinha

Negrinha Monteiro Lobato

Resenhas - Negrinha

rafaella 26/02/2023

Conto negrinha
Monteiro lobato foi muito assertivo nesse conto, na narração em si! traz o retrato social da época bem detalhado, que faz embrulhar o estômago em algumas partes. a leitura é muito boa!

Elisa 15/02/2022

Ai cara, mt triste, me faz pensar na realidade dessas pessoas que eram escravizadas. Um conto pesado

Lin 25/01/2022

Retrato de uma sociedade escravocrata
Um conto de leitura super rápida. Retrata um momento recente do pós escravidão no qual uma criança órfão convive com uma senhora que para si e para a sociedade (cruel e falso-moralista da época) era vista com uma pessoa "boa" por estar "cuidando" de uma criança órfã e negra, mulata. Entretanto, o que a senhora dá à criança são castigos, tortura física e mental, dentre outros tipos de agressão por não considerar a criança com um ser merecedor de carinho, respeito e amor, devido a cor da pele da criança... Leitura que traz muitas discussões a respeito do fim da escravidão que de fato nunca acabou, tendo em vista, o presente racismo no sociedade atual.

Yasmine Maluf | @jornadaliteraria__ 14/01/2022

Li esse conto por conta de uma missão da MLV desse ano, porém não gostei. Achei triste demais, doído ler a forma que a mulher tratava a menininha. Além do racismo explícito (que não consegui identificar se foi usado de maneira irônica ou não, por se tratar de um autor já conhecido por ser racista), tem um trecho extremamente machista: ?Varia a pele, a condição, mas a alma da criança é a mesma ? na princesinha e na mendiga. E para ambas é a boneca o supremo enlevo. Dá a natureza dois momentos divinos à vida da mulher: o momento da boneca ? preparatório, e o momento dos filhos ? definitivo. Depois disso, está extinta a mulher.?

Não gostei e não pretendo ler nada desse autor novamente.

CahFurlan.Mello 05/08/2020

Que delicia de livro.... Uma variedade de contos! Falando da vida dos negros e patrões de um jeito bem brasileiro!!! Mostrando a vida de vários ângulos!

Giovanna 02/05/2023

Só li isso pq tava no meu cronograma de estudos, mas sério que merda preconceituosa, horrível, horrorosa, péssima

Jade 17/04/2017

Depois de ler da até desgosto de ser branca e assim existir violentamente. Se é revoltante para mim ler a realidade de negros africanos no Brasil escravista imagine para quem é descendente ou filho do sofrimento, do banzo e da desumanização. Leitura obrigatória, triste, mas obrigatória.

Gabi 14/12/2013

Analise Literária do Conto A Negrinha de Monteiro Lobato
O Autor
Monteiro é influenciado pelo racismo cientifico por um curto período de tempo, 1914 a 1918, mas logo muda para ideologia de sanitarista que questiona “como evoluir se há doenças?” preocupa-se com as epidemias e o estudo da vacina.Quando retorna de sua visita do E.U.A. volta com a idéia de Industria Pretoleira e Ciderurgica. E em suas cartas demonstra-se grande feminista relatando, admirado, a independência da mulher Norte Americana. A sociedade questionava “Como ser um país desenvolvido com tantos negros e místicos?” O pensamento era influenciado pelo racismo cientifico, conhecido na Europa como fardo do homem branco, ideologia a qual se defendia que a raça negra possuía a capacidade de pensar por motivos científicos analisado nos crânios.
A Obra
A técnica de escrita Lobatiana visa descrever social e psicologicamente através das apresentações para daí então desenvolver a trama. Em uma única palavra descreve a protagonista: Fusca, que quer dizer que parece negro; sombrio; triste. Esta palavra descreve a condição física, psicológica e social da personagem. Encontra-se, também, em sua escrita a influência Machadiana, pois a descrição psicológica das personagens, quando lemos a seguinte citação de Lobato “Olhos assustados” logo vem em mente a citação de Machado “Olhos de ressaca” de sua obra consagrada Dom Casmurro.
O mesmo período que Lobado escreve o conto A Negrinha surge a psicanálise, esta influência torrencialmente a escrita Lobatiana. A personagem adulta que com sua hipocrisia pessoal, que a faz uma casca, não deixa de estar também na condição de coisa, assim como negrinha. Quando o autor diz “pela primeira vez foi mulher”, vemos aí também, a personagem tinha tudo, mas não tinha nada; ideia antropológica de que o ser humano tem que se transformar humano.
A personagem Negrinha está como condição de coisa, mas depois do episódio da boneca não é mais a mesma, pois deixa a condição de coisa para ser humana. E uma vez que se torna humana não pode mais ser coisa. É quando brinca que se torna humana, pois vive na realidade tudo aquilo que era, para ela, só na imaginação. Então Negrinha não suporta e morre de melancolia, depressão.
Paulo Neto 25/12/2014minha estante
obrigado pelo spoiler

JAssica137 21/08/2021

Razoável
Razoável porque o autor escreve bem, é claro, mas seus ideais me impedem de apreciar qualquer obra. Duro e difícil de ler.

Likerlichiolive 03/04/2024

Racismo
Este conto é uma crítica à sociedade da época, que é personificada na Senhora, de péssima índole, mas muito apreciada. Acredito que este conto acrescenta muito na discussão sobre o racismo vindo de Monteiro Lobato que ganhou força nos últimos tempos. O conto é bem bom e vale muito a pena ler, ademais é tão curta e simples a história que resolvi não expô-la aqui

Maria Brenda 30/07/2021

Autor consegue transcrever o preconceito da sociedade em questão, chega a ser de cortar o coração o desfecho q a personagem tem e q a dor q lhe acompanha em toda o conto

Ana Elisa 22/06/2021

A Negrinha
Conto que reli após muitos anos, reli por conta do Projeto Leitura da escola em que trabalho.

Havia me esquecido o quão triste é essa história, o quão comovente é ver a história dessa menininha e saber que infelizmente ainda existem histórias como essa por todo o mundo.

Tantas crianças privadas de serem crianças, de viver, de brincar, de se divertir, de estudar, de aprender.

Fazendo essa resenha só consigo me lembrar da frase: "enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos haverá guerra."

Indry.Wakinaguni 27/02/2024

Mds
NEM FUDENDO QUE ISSO FOI MONTEIRO LOBATO QUE ESCREVEU DKDKDKKSKSKXKDJDJWKSLAMXNNDNDNXNNXNDMDMDMDMDMDMDMDMDMDMDMMDMDDMMKSKSKKSKSKAKKAKAKAKAKKSKSKSKSKKSKSKSKSKKWKWKEKEKDKKSKSKSKSKEKKSKSKSKSKSKSKKSKSKSKSKSKKSKSKSKSKSKKSKSKK

@KrolChacon 13/04/2014

Resenha Para Vestibular
Negrinha é um conto de Monteiro Lobato narrado em terceira pessoa. Em Negrinha, as ações das personagens estão centradas, basicamente, na figura da pobre órfã adotada e os acontecimentos ao seu redor. Desde o nascimento da órfã, a história de sua vida é contada, afinal, ela morre ainda cedo, momento em que se dá todo o desenlace do conto. A patroa de Negrinha, dona Inácia, era chamada de “excelente senhora”, principalmente pela igreja, afinal era uma mulher rica, possuidora de muitos dotes, e que contribuía regularmente com a igreja. Segundo o Reverendo, d. Inácia era uma: “dama de grandes virtudes apostólicas, esteio da religião e da moral”.
Dona Inácia mantinha Negrinha como um animal doméstico, sem direito a nada, somente sobreviver. As atitudes de Inácia sempre foram com o intuito de mostrar a imagem de uma boa senhora à sociedade, mas, em casa, tratava cruelmente Negrinha, tendo em sua pobre figura uma possibilidade de expurgar suas raivas e neuras. Tudo era motivo para que Negrinha apanhasse, levasse pontapés, xingamentos etc. No transcorrer do texto, toda “ruindade” da patroa é revelada, principalmente no momento em que ela pede para Negrinha abrir a boca para engolir um ovo que acabara de sair do cozimento.
Na seqüência, duas sobrinhas de “Santa Inácia” – como enfatiza Monteiro Lobato – vem passar as férias de dezembro e, pela primeira vez, a Negrinha pôde brincar. As meninas brincam com ela, mas ficando sempre claro que ela é adotada e, portanto, diferente, um verdadeiro animal de estimação. Após o retorno das sobrinhas de Inácia, a vida de Negrinha volta a ser como era antes. Pouco tempo depois que as meninas brancas vão embora, ela falece de desgosto, fraca e delirante, relembrando das brincadeiras que teve com as meninas, bonecas e brinquedos.

O conto é pequeno e bastante emotivo. Entre os principais personagens estão:

Negrinha: Todos os fatos transcorrem á sua volta. O nome “Negrinha” (adjetivo), é colocado como nome próprio (substantivo) na narrativa, mais uma forma de Lobato destacar o preconceito visceral dos demais. O conto se encerra com sua morte, que se torna uma libertação após tanto sofrimento.

Dona Inácia: A mulher que adotou e martirizou Negrinha. Solteirona, tornara-se viúva sem ter filhos. Para a sociedade, mulher de caráter ilibado, digna, possuidora de riquezas e assídua freqüentadora e colaboradora da igreja. Mas, através do conto descobrimos quem ela é realmente. Utiliza-se do fato de ter adotado uma menina para se gabar, sendo que, na verdade, trata a órfã como um verdadeiro animal doméstico. Com a morte de Negrinha ao término do conto, ela lamenta a perda de negrinha que: “Era boa para dar um cocre” (cascudos).

Reverendo: Personagem coadjuvante ministrava na igreja em que d. Inácia freqüentava e colaborava financeiramente. Aparece no conto somente para reforçar a idéia de “virtuosa senhora”, de dona Inácia.

Criada nova: Aparece no conto no momento em que Negrinha engole um “ovo quente” após a reclamação da mesma. Em outro momento surge outra criada, mais amena e que não a destratava.

Duas sobrinhas: Aparecem do meio ao fim do conto; brincam com Negrinha, mas nunca a deixando de tratar como uma adotada. Achavam a órfã extravagante por nunca ter visto uma boneca.

Cuco: Apenas um tipo de metáfora do tempo, que aparece no conto como um elemento que traz fantasia para Negrinha, quando ele apitava as horas. No final, o cuco aparece mais uma vez, alertando que o tempo de Negrinha na terra estava findando.

site: http://krolrice.blogspot.com.br/2010/10/resenha-para-vestibular-negrinha.html

Gláucia 31/10/2016

Negrinha - Monteiro Lobato
A primeira edição, de 1920 tem apenas 6 contos. Foram sendo adicionados outros e na quarta e definitiva, de 1946 temos 22. Os temas aqui são mais variados que nas outras duas coletâneas mas estão presentes assuntos abordados com frequência os textos do autor como por exemplo a questão do progresso e da forma como as pessoas da zona rural o encaram.
Um de meus contos preferidos pertence a esse volume: O Colocador de Pronomes. Também merecem destaque: A Policitemia de Dona Lindoca, Sorte Grande, Dona Expedita e Herdeiro de Si Mesmo.