O centro de todo o caos

O centro de todo o caos Marina Feijóo

Resenhas - O centro de todo o caos

Julia 04/05/2020

Levei muito tempo pra me conectar com a protagonista, não conseguia entender as motivações e caminhos que a personagem estava trilhando.

Regina.Alves 25/04/2020

É um livro sobre uma menina que não se sente suficiente e acha que todas as pessoas estão sendo boas demais com ela, apesar dela não merecer isso tudo, então um dia ela decide fugir de casa e acaba ficando mais ou menos 6 meses no Rio de Janeiro, longe de sua casa que é em São Paulo. A história conta o passado e o presente dela, no momento em q ela fuigiu e depois que ela já voltou. Apesar de só descobrir o nome dela no final do livro, percebi que o nome não era tão importante quanto todo o conceito da história.

Tamiris Durigan 13/04/2020

Desconforto
Durante a leitura, eu senti um peso muito grande com o que era narrado pela protagonista e chegou um ponto em que pensei que ia sufocar de irritação e tristeza por sempre estar sendo colocada para baixo.

Porém, o final me deixou bastante esperançosa em relação ao rumo que a vida da personagem ia tomar.

raonypimentel 05/04/2020

A história principal da protagonista fica um pouco perdida em meio às alternâncias de momentos da narrativa... a mistura dos Dias confunde um pouco, mas consegue passar sua mensagem ao final.

Laura Finesso 23/03/2020

Que livro necessário! Mesmo que a escrita não tenha me agradado muito, o que me prendeu foi o enredo e toda a superação gradual da personagem. É um sopro de esperança no centro de todo o caos!

Mavi 20/03/2020

Um livro muito bom, que aborda a depressão e tem todo um cuidado ao descrever os sentimentos da personagem. Uma leitura rapida necessária, definitivamente

hartnettgirl 19/03/2020

Aclamação mundial?
Esse livro é necessário, desenvolve bem as dificuldades que a personagem passa, mostra a realidade de muitas pessoas que tem depressão, sempre se sentindo excluídas e se colocando para baixo. Uma leitura rápida, tanto que eu consegui terminar em menos de um dia, e por mais que tenha a divisão de tempo entre um capítulo e outro, entre o passado e o presente, em momento nenhum eu me senti confundida pelos dois, e esse foi mais um dos pontos positivos desse livro, é ótimo.

Rafael.Lois 30/09/2019

Tocante
Como alguém que já sofreu de depressão, foi um alívio encontrar os sentimentos antigos traduzidos de uma forma tão sensível como nesse livro.

Lethycia Dias 25/06/2019

Cura gradual e dolorosa
Uma garota foge de casa. Sem falar nada para ninguém, ela pega um ônibus em direção ao Rio de Janeiro. Depois de ter abandonado a faculdade e o apartamento que dividia com suas amigas, ela abandona também a casa dos pais e qualquer outro vínculo de sua vida.
É assim que somos apresentados à protagonista de "O centro de todo o caos", novela de Marina Feijóo lançada pela Editora Resistência na coleção "Todas as letras do arco-íris". Depressiva, ela quer fugir do mundo, e não sabe se quer se encontrar ou apenas ter sua existência apagada.
É como se ela enxergasse tudo com um filtro que torna as coisas negativas. Ela se sente um peso. Ela incomoda as pessoas. Ninguém gosta dela. Na verdade, ninguém repara nela. E as coisas não ficam melhores na solidão. Por isso, ela volta, procura sua ex-namorada e pelas outras pessoas que deixou para trás. Aos poucos, vamos descobrindo o que fez ir embora e conhecendo melhor essas relações.
Essa história é curta e rápida, porém muito profunda. Cada capítulo tem um pouco da dor dessa personagem que não é nomeada, e isso me afetou bem mais do que eu esperava. Já cultivei muitos dos pensamentos que levam a personagem para uma espiral de autodestruição. Já me senti a pessoa que não faz diferença no grupo de amigos.
O livro discute luto, suicídio e depressão. E o principal: a vida não para; ela não espera pela gente. Mas entre os temas secundários, estão o racismo, os relacionamentos abusivos, as pressões do início da vida adulta.
Alternando entre presente e passado, acompanhamos a personagem indo de uma crise grave a uma cura lenta e gradual. Essa abordagem é bem responsável, ressaltando a importância de buscar tratamento psicológico e, no fim, recomendando formas de pedir ajuda quando nos sentimos assim. Recomendo muito a leitura!

site: https://www.instagram.com/p/BzHEiEVjXZb/

May 12/06/2019

O CENTRO DE TODO O CAOS
Depois de perder um amigo pro suicídio, Larissa entra em depressão e foge de São Paulo para tentar uma vida longe de todas as pessoas. Ela vai pro Rio de Janeiro, e lá conhece Gabriel. Ela é uma pessoa fechada pro mundo, pros sentimentos, mas aos poucos Gabriel conquista sua amizade. Depois de meses, Gabriel precisa voltar pra sua casa e todo sentimento de desesperança volta a reinar no coração de Larrisa. Depois de tentar um suicídio, ela se vê obrigada a voltar para sua casa em Santos.

Na mente de Larissa ninguém sentia falta dela, os pais, os amigos e nem a ex namorada. A realidade era diferente, todos sentiram sua falta, seus pais a procuraram incansavelmente. Depois de muito lutar contra o sentimento de autodepreciação, ela começa a fazer terapia e ter acompanhamento psiquiátrico e começa a colocar as ideias em ordem na sua cabeça. Enfim começa a longa caminhada para perceber que ela não é a pessoa horrível que pensava ser.

A escrita da autora é incrível, conecta perfeitamente passado e presente. A história toda se passa sem falar o nome da protagonista, e isso causou um aperto no meu peito pois tenho problemas com ansiedade generalizada e me vi em muitos textos que a protagonista escreve no fim de cada capítulo.

Ana Carolina | @attanacarol 08/06/2019

Um livro necessário!
O centro de todo caos, me tocou de uma forma que poucos livros conseguiram, acompanhamos a protagonista em sua jornada para encontrar a si mesma, e se curar de todas as feridas e dores que carrega, foi meio assustador me identificar tanto com suas dores e questões internas, mas fiquei muito feliz com o final, sabe como é, tem histórias que nos deixam com uma esperança danada. Por isso, leiam esse livro!
Maria 08/06/2019minha estante
AAAAAAAAAAAAA SIM!
Dói, mas nos deixa com esperança!