Laços de Família

Laços de Família Clarice Lispector

Resenhas - Laços De Família

Larissa.Santos 15/02/2023

Meu primeiro livro da Clarice e realmente a escrita dela é como eu pensava que seria. Todos os contos são extremamente introspectivos, alguns deles são apenas momentos que duraram algumas horas sendo explorados por linhas e linhas. Eu particularmente gosto deste tipo de escrita, que foca nos sentimentos, que explora pensamentos difíceis de descrever. A maioria dos contos também são pessoas comuns mas que tem suas dores postas como quase épicas. Também gostei da forma crua como as sentimos de raiva, desinteresse, medo etc são descritos. Com certeza pretendo ler outros textos de Clarice. Meus contos favoritos foram Amor, Feliz Aniversário e Preciosidade. Amor por falar de forma tão exata da transição da vida jovem para adulta, e da morte consciente para a vida. Feliz aniversário por falar da velhice de forma crua e nao romantizada e também de fazer o mesmo em descrever reuniões em família. E Preciosidade por falar da juventude enquanto mulher e do medo de ser vista, da ameaça que isto traz. Apesar de gostar da coleção um ponto negativo para mim foi a não conexão a nível mais elevado com as histórias. Clarice fala de uma classe média do centro e não são narrativas que me tocam, apesar da barreira ser quebrada por conexões de gênero e este aspecto para mim é extremamente importante.

Luiza 15/02/2023

Intenso
Clarice sendo Clarice :)
Contos que mostram o psicológico dos personagens, e uma mudança gradativa e intensa de comportamento.
Não amei todos
mas amei vários :p

amanda1413 10/02/2023

Existencialismo
é um livre de contos simples e leves, apesar de ter todo existencialismo envolvido.
Clarice escreve sobre coisas do cotidiano simples e todos os sentimentos que podemos sentir em coisas tão naturais do ser.
Em uma simples festinha podemos sentir um bilhão de sentimentos, não é? Clarice deixa isso bem nítido nesse livro.
Existe todo realismo nos seus contos, ela diz detalhadamente cada simples movimento e sensação que ocorre. Essa mulher foi genial demais!!

aislane1 09/02/2023

Outro da clarice
Lendo pois foi pedido pela minha professora, porém foi uma leitura interessante msm eu não gostando mt de contos ?
é incrível como ela consegue transformar das situações mais ?banais? em poesia.

Cristiane 08/02/2023

Laços de Família
Clarice ganha meu coração a cada frase. Isso é fato!
Nesse livro, seus contos são baseados em histórias que contam sobre o cotidiano de personagens diversos.
Os contos são marcados por explorar as relações dos personagens consigo próprio ou com seus familiares, com o ambiente ao seu redor e até mesmo com sentimentos que nos devastam de dentro para fora.
Clarice nos proporciona devaneios diversos, desde o dia a dia de seus personagens mergulhados em situações corriqueiras, como o tédio de uma festa de aniversário regada por obrigações, até a vontade de causar dor devido a dor de seu próprio coração partido.
Clarice dança em meio às palavras, e nos transporta para um encontro com nós mesmos através de suas palavras.
Recomendo!

Adriane 06/02/2023

Entre o afeto e o aprisionamento
Nesse livro encontramos 12 contos que desvendam os elos de afeto e de aprisionamento nas relações familiares de maneira breve e, como sempre, um pouco enigmática. E um posfácio que tem algo que, muitas vezes, não encontramos de maneira clara nas palavras de Clarice Lispector: explicações.

A ficção é lançada sobre as singularidades da vida cotidiana de cada personagem - mesmo se a personagem for uma galinha.

Seja para falar da escolha de um papel de modo inconsciente ou da insatisfação em partilhar o sangue com pessoas das quais não se gosta, cada conto é o pedaço de uma realidade que abarca muito mais que um único tema. Não vou tentar explicar nessa resenha; tanto porque não teria espaço, quanto porque foi dito no posfácio de uma maneira muito mais bonita.

A escrita poética e inquietante, tão característica da autora, se desdobra sobre temas como papéis familiares, cultura, natureza, realidade e imaginação. Talvez por serem contos, alguns dos textos me parecem mais dinâmicos. Em meio a cenas cotidianas, o enredo nos lembra que o extraordinário se encontra no olhar do narrador muito mais que nos fatos.

?Considerou a malignidade de nosso desejo de ser feliz. Considerou a ferocidade com que queremos brincar. E o número de vezes em que mataremos por amor.?

RaHa 02/02/2023

Primeiro da Clarisse ?
Gostei muito da leitura! Sendo sincera, não entendi todos os contos, mas Clarisse tem o dom de nos fazer sentir. E foi isso que aconteceu. Eu senti em muitas frases dela, frases estas que eu nem conseguiria explicar com palavras. Da pra entender pq sua escrita foi considerada tão a frente do seu tempo! Eu já amava Clarisse por ter pesquisado sobre ela e visto MUITAS entrevistas, mas agora amo mais.

Amanda 30/01/2023

uma galinha, a imitação de uma rosa e preciosidade foram os meus contos preferidos desse livro. gostei bastante de a menor mulher do mundo e começos de uma fortuna também. clarice sempre consegue me cativar, assim como a cantora lana del rey ela descreve aquilo que eu sinto e achava impossível explicar.

"eles olhavam e não a viam. ela fazia mais sombra do que existia."

"ele não tinha vontade de iniciar nenhuma conversa premente que terminasse em soluções."

esses dois trechos são (que eu me lembre) os que eu mais me identifiquei... talvez eu realmente seja o problema

Manoela.Pacanhela 30/01/2023

Testando
Oi, eu queria ver se como eu terminei esse livro esse ano ele conta no aplicativo como leitura desse ano. Enfim, eu sou muito fã de clarice lispector mas entre esse o hora da estrela eu sou 1000% hora da estrela, eu gostei desse, porém achei uns contos meio chatinhos de se ler.

ferndnd 25/01/2023

Muito bom ao fato de presenciar várias histórias no mesmo cotidiano e ao mesmo tempo serem totalmente dessemelhantes.

Miriam172 24/01/2023

Não gosto muito de contos, então isso prejudicou minha leitura. Quando uma história me pegava, ela acabava e começava outra... vou tentar ler um romance dela pra ver se gosto mais.

Simony.Pompeu 23/01/2023

Laços De Família
Este livro é composto por treze contos que relatam momentos do cotidiano, com um aprofundamento psicológico. Acontecimentos que poderiam acontecer na vida de qualquer pessoa. Laços de família é um livro perfeito para os leitores que desejam conhecer o mundo de Clarice.

Rafaela Dezorzi 23/01/2023

Conheci Clarice, como muitos outros, pela famosa história de Macabéa. Por isso, achei que seria desafiador ler um livro de seus contos.
Clarice escreve sobre coisas muito simples, histórias de mulheres, homens, adolescentes e até mesmo de uma galinha? No entanto, é a simplicidade da narrativa que dá poder à ela. Clarice escreve sobre sentimentos! Clarice nos faz sentir e nos envolve em cada frase de seus contos!
Esse livro é incrível, em especial os contos ?A imitação da rosa?, ?Preciosidade?, ?O búfalo? e o que deu nome à obra: ?Laços de família?.

Matheus.Botossi 23/01/2023

n tinha como ser mais atual
Me impressiona demais como a Clarice consegue falar de tantos temas atemporais, inclusive entrando na questão das relações de família numa sociedade um tanto arcaica. Tem muita complexidade na leitura, mas gosto disso, acho que traz uma atmosfera bem mística que combina muito com esse tema.