Laços de Família

Laços de Família Clarice Lispector

Resenhas - Laços De Família

249 21/01/2023

não foi meu favorito
apesar de amar as obras da clarice lispector, eu arrastei bastante essa leitura. vi alguém dizendo que as obras da clarice não foram feitas para entender, mas sim para sentir e tentei ler com isso em mente. alguns contos foram ótimos, mas outros me pareceram sem sentido, apesar de saber que eu devo estar enganada.

andrids 20/01/2023

Intrigante. Profundo. Inquietante. Estranho. Difícil. De longe eu não entendi todos os contos, acho que é um tipo de livro que cada vez que é lido trará diversas novas interpretações. Achei a linguagem única e complexa. Os contos favoritos foram: Uma galinha, O crime do professor de matemática, Feliz aniversário. Esperava mais do conto que dá nome ao livro, mas ele traz com clareza todos os laços familiares abordados de forma não literal nas narrativas, com uma perspectiva predominante e singular do feminino.

Raya 18/01/2023

Clarice é pra sempre
Clarice segue sendo um marco da literatura. Profunda, envolvente, definitivamente atemporal. Ler Clarice é um presente. Em Laços de família ela apresenta 13 contos que, apesar de curtos, são grandiosos em termos de conteúdo e narrativa, alguns um pouco mais, outros menos. Vale muito a pena ler com calma e absorvendo os detalhes.

Rafa Silvelane 15/01/2023

Estou gostando de ler mais nacionais, ainda mais quando se lê uma autora como Clarisse Lispector, mas confesso que meu favorito da autora é A disciplina do amor. ??

emy 15/01/2023

"Clarice Lispector está à frente do seu tempo".
Nessa coletânea de contos, nossa (minha!!! mas que futuramente espero que "seja" de vcs tbm ? ) ucraniana favorita trata principalmente sobre a condição feminina da classe média e dos dilemas da puberdade. De forma inovadora, Clarice "laço a laço" retrata uma certa condição humana através de situações banais do dia a dia, principalmente no ambiente familiar. Apesar da forma objetiva como os contos discorrem, seu subjetivismo é notório diante das crises e conflitos internos pelos quais os personagens passam vivendo muitas vezes outras realidades. Seus sentimentos, muitas vezes reprimidos ou simplesmente escondidos no seu íntimo, foram ativados, fazendo com o que o leitor mergulhe junto com eles em estado de epifania total. "Numa literatura que se equilibra entre o que é e o que está por vir" Clarice mais uma vez se prova estar à frente de seu tempo, trazendo memórias afetivas e transformando em contos simplesmente extraordinários.

M.R. 13/01/2023

"Onde aprender a odiar para não morrer de amor?"
Para mim, Clarice Lispector é uma das maiores escritoras do Brasil e do mundo, porque sua escrita é simplesmente linda e cheia de significados. Nesse livro, que é uma coletânea de contos, Clarice discorre sobre vivências familiares, amor, liberdade, tragédia e sufoco, utilizando de metáforas para compor um livro infestado de sentimentos. Eu particularmente amei o conto "Amor" pois é tão trágico, lindo, esperançoso e desesperador ao mesmo tempo. Acho que amei tanto por falar sobre ser livre. Outro que gostei bastante também foi "Preciosidade" que aborda o assunto de ser mulher nesse mundo, tudo o que nos roubam simplesmente por existirmos. Eu amo muito muito muito os livros da Clarice. Ela me faz enxergar o mundo com outras lentes e perceber nas pessoas coisas que até mesmo elas não percebem.

Sabelpimenteel 13/01/2023

Nesse livro Clarice retrata através de contos o pensamento de personagens em coisas cotidianas, as vezes acho graça nessa habilidade que ela tem de fazer histórias as vezes meio doidas e as vezes sentimentais a partir desses acontecimentos que por fora,são simples mas os pensamentos dos personagens são mais complexos.

Dos 13 contos,os meus preferidos foram feliz aniversário,a menor mulher do mundo e o da galinha.

Maju 12/01/2023

Laços de Família - Clarice?
O que dizer ? é um livro de Clarice! Sempre indo além das palavras e com significados entre as linhas. Amo isso nela, ir além das palavras em um tom de reflexão, as vezes nós fazendo analisar nosso próprio eu, nossas relações, a sociedade. Enfim, vai de cada leitor.
No entanto, nesse livro senti uma certa dificuldade nas reflexões. Achei mais massante o processo como um todo. Talvez não seja o livro e sim o meu estado de espírito durante a leitura.
De toda forma, ainda é uma leitura válida, não leve para passar o tempo, mas válida!

ane 10/01/2023

os laços familiares...
Tudo que a Clarice escreve é cativante. Confesso que alguns contos me marcaram mais que outros, como: "Amor", "Feliz Aniversário" e "Preciosidade".
Não tenho muito o que dizer, só que Clarice Lispector é realmente um patrimônio histórico cultural, que mulher!!!!

Luca. 10/01/2023

Os laços que criamos com Clarice
"Laços de família" é o livro que se você nunca leu nada da autora, deve começar com este daqui.
A obra contém contos escritos por Clarice e ao total são 13 contos (número da sorte), que contém diversos tipos de críticas sociais ou gêneros.
Posso dizer que amei ler cada conto do livro e que era impressionante que a cada conto lido eu ficava mais e mais impressionado ao lê-los.
Cada página lida foi um sentimento diferente e cada sentimento uma descoberta. Mais uma vez pude ver o quanto amo esta autora e o quanto ela significa para mim.

Meus favoritos foram: "A Imitação da Rosa"; "Preciosidade"; "Começos de uma fortuna".

Lizzmarcella 10/01/2023

Nas descrições analíticas de passagens cotidianas, Clarice captura com maestria as inquietações que nos atravessam nos momentos mais comuns, momentos onde não cabe uma poesia mas vai muito bem uma fotografia. Instantes que fogem rápido mas que olhando de perto, carregam toda a motivação que nos guia.

Ewerton Farias 08/01/2023

Laços de família
Esse é meu primeiro contato com Clarice Lispector

Confesso que a maioria dos contos do livro não me interessaram, porém meu favorito foi o conto da galinha

O que eu gostei do livro foi como a Clarice consegue pegar assuntos do dia a dia e fazer várias figuras de linguagem

Acho que pelo fato do livro ser antigo, a escrita me incomodou ( devo me acostumar com esse tipo de escrita ), porém parabenizar Clarice por conseguir escrever de forma simples, mas ao mesmo tempo que te fazem pensar sobre a escrita
HeloAsa.Gianna 08/01/2023minha estante
também estranhei um pouquinho quando li o primeiro da Clarice!!

Vini 07/01/2023

Que experiência?
Degustei esse livro aos poucos, lendo no máximo três contos por dia e a experiência foi incrível. A forma com que Clarice retrata situações cotidianas que são atravessadas por reflexões e desvaneios super potentes, torna essa obra incrível. Saio desse livro refletindo sobre situações banais, que afinal nem são tão banais assim, como coar um café? Afinal tudo é simbólico e artificial, as coisas podem ser naturalizadas, mas nada é natural.

Mini Bittar 05/01/2023

Eu amei os contos de diversas naturezas de minha querida Clarice, tive umas histórias preferidas como a da galinha e o do homem com o cachorro que pegaram numa parte profunda de minha alma

Nayara364 05/01/2023

Adorei a experiência de ler pequenos contos da Clarice, a escrita e a temática são delicadas e viscerais, ela consegue tocar em tópicos como família, autoconhecimento e descobertas, com bastante enfoque em mulheres que em um determinado momento da vida se deparam com o instante de realização e reflexão acerca da vida.