Laços de família

Laços de família Clarice Lispector

Resenhas - Laços De Família

Víctor Morais 25/03/2023

A qualidade decaiu muito.
Olhe, depois de ler O Lustre, uma das melhores experiências que eu tive esse ano com a leitura, fiquei com muita expectativa com o próximo livro da Clarice. Aí, eu tinha duas opções, Via Crucis do Corpo ou Laços de Família. Acabei por escolher Laços. E agora fico pensando se Via Crucis não seria uma boa idéia...

Primeiro que eu não leio sinopse de livro, então eu não sabia que eram contos, e pensava que era um romance.

Segundo quê em O Lustre, a escrita poética da Clarice foi algo fantástico, pois não se necessitava de muita coesão, e como era uma romance, a gente acompanhou toda a trajetória da protagonista e no fim deu tudo certo. Como aqui são 13 CONTOS, cada um com um protagonista diferente. Não deu muito certo.

E terceiro que a partir do quarto conto, o livro simplesmente para. Para completamente, e os contos ficam extremamente (desculpe, a palavra) genéricos. Perdão, mas me soou genérico, no sentido de: escrever com uma escrita hiper-poetisada, mas não fazer sentido ou nem fazer-nos sentir alguma coisa...

Enfim, espero que o próximo seja melhor, e que a Clarice me cative mais...

Pablo 25/03/2023

O Almoço
Personagem Marcante:
Galinha (o almoço)

Com crônicas que tem a mesma ligação entre si, Clarice mostra o poder de sua escrita poética.

Tice 24/03/2023

Laços de família
Não tenho roupa adequada para comentar Lispector
Minha maquiagem não tem o nível apropriado.
Ela é uma mestre
Uma deusa da literatura.
Mas como tenho que validar, em palavras, a minha leitura de Laços de família, vou então intensificar o encantamento que é toda a obra. Com características próprias do "Lispectoriano", a coletânea eterniza o papel da mulher de forma poética e avassaladora. Em "A menor mulher do mundo" e "O búfalo", Clarice desmembra a capacidade do amor. Simplesmente fantásticos!

Uma leitura ? mais do que obrigatória.

Julia.Nalio 24/03/2023

Mais senti do que entendi
Foi o primeiro livro da Clarice que eu li, e eu mais senti do que entendi. Se você tenta entender esses sentimentos acaba ficando mais confuso. Me senti uma mosca acompanhando a vida das pessoas dos contos. Os primeiros contos eu gostei mais e os últimos já foram deixando a desejar mais, não sei exatamente o quê, mas gostei bastante.

Patti Vieira 21/03/2023

A escrita simples não é capaz de mascarar a profundidade dos contos.

Confesso que quando li o primeiro conto me desanimei, não consegui enxergar a profundidade nas palavras, mas insisti e valeu muito a pena ler cada um deles.

Sofia.Melo 19/03/2023

Difícil....
Infelizmente Clarice Lispector não foi feito pra mim!

Esse livro foi difícil de continuar. No início até que estava interessante, porém os contos começaram a parecer todos de certa forma "iguais" e isso pra mim foi cansativo!

Espero que mais para frente eu dê mais uma chance para ela!

roba brisa 17/03/2023

Desmantela corações.
Entre os contos é difícil escolher um preferido, cada um tem uma pitada de cotidiano e exagero que contrastam somente como cada pessoa reage.
a do cego e do búfalo foram para mim como dois ganchos de um lutador de box direto no meu peito

amandinha 17/03/2023

Li por causa da escola e achei mt legal
o do professor de matematica e da galinha foram meus favoritos
adorei o classicoo

Lucas 14/03/2023

Que agonia
Jamais em qualquer hipótese utilize espinafre recreativo e vá ler estes contos ao menos que deseje as maiores crises existências da sua vida a cada página

Davi594 11/03/2023

?Até que um dia mataram-na, comeram-na e passaram-se anos.?
Treze contos impecáveis que li com bastante facilidade, coisa que não acontecia tão rápido desde o último livro, e fico feliz em estar fluindo com a escrita da Clarice. Os meus contos favoritos foram: A imitação da rosa, Feliz aniversário e O crime do professor de matemática, esses conseguiram me pegar bastante. Não entendi muito bem o último ?O búfalo?, mas a qualidade que ela tem em trazer autenticidade em pautas ?banais? é incrível, exemplo nato disso é o conto da galinha.

Vitória Sommer 09/03/2023

Publicado em 1960, trata-se de uma das primeiras coletâneas de contos publicados pela. Clarice, composta por 13 contos. O título da coletânea também é o título de um dos contos, que não por acaso foi o meu preferido da coletânea (laços ou correntes de família?). Dentre os outros, gostei muito do conto ?Amor?, ?Começos de uma fortuna? e ?A imitação da rosa?. Um dos principais temas abordados por Clarice é a mulher em diversas situações, e as relações intrapessoais. Gostei muito dos contos, no entanto - por possuírem narração peculiar (o que eu não esperava - devem ser lidos com atenção, ou se torna difícil acompanhar as histórias.

Lívia 07/03/2023

"o acaso preciso de uma estrela cadente"
Uma reunião de contos lindos d+ sobre família, amor, a mulher no século XX e a sociedade daquela época no RJ. amei muito.

Luana1648 05/03/2023

Talvez não esteja preparada...
O livro irá contar com diversos contos de mulheres e seu cotidiano.
Como é minha primeira leitura de Clarice, não sei dizer se é apenas este exemplar com uma leitura difícil, ou se são todos assim.
Irei insistir nesta leitura futuramente, pois acredito que certos livros não entendemos por falta de vivências e coisas do tipo

liz 27/02/2023

Vale a leitura
Gostaria de dar 3,5 estrelas na verdade. Não acho que é a obra mais célebre de Clarice mas ainda sim impressiona por sua sensibilidade, profundidade existencial e epifania e surge a partir de objetos e animais tão comuns ao cotidiano e que até então passavam despercebidos.
Não vou mentir que houveram contos que não me tocaram ou ainda foram rasos pra mim, mas não consigo afirmar se é minha falta de capacidade para abstrair sua mensagem ou porque de fato só não foi bom pra mim e outras pessoas que tenham a mesma opinião. E por conta destes que eu não dou uma nota maior.
Mas de forma alguma o livro deve ser subestimado, é maravilhoso a apuração dos sentimentos da mulher branca da classe média carioca de meados do século XX - realidade da autora e eixo central da coletânea de contos - tomando de súbito noção de seu papel na estrutura social machista em que vive e da entrada relutante na puberdade. E ainda sim, não falha ao abordar o neocolonialismo e xenofobia, a aversão à diferença do outro, em "A menor mulher do mundo".
Além disso acho que foi muito interessante entrar em contato com leituras que foram meu primeiro contato com Lispector ainda na escola, quando criança e adolescente, com "A Galinha", "Feliz Aniversário" e "Búfalo", tendo um olhar crítico mais apurado e pensando na minha eu mais nova que, apesar de sempre apegada a livros desde pequena, mas estes sempre de ficção e fantasia, jamais imaginaria esse despertar de paixão por literatura clássica e que essa autora viria a ser minha favorita por volta dos meus 18 anos.
Ficam guardados como meu favoritos "A imitação da rosa", "Feliz Aniversário", "Amor", "O crime do professor de matemática" e acima de todos, com uma posição mais que especial, o intimista "Preciosidade", que briga com "Noturno Amarelo" de Lygia Fagundes Telles pelo título de meu conto favorito.