Laços de família

Laços de família Clarice Lispector

Resenhas - Laços De Família

Samuel 24/02/2023

Muito bom.
Foi uma experiência única. Um livro que é profundo, triste, sozinho. Isso que mais me fez gostar nele. Clarice conta todos de maneira linda

soubarroca 23/02/2023

Como um trem que já partira
Foi o primeiro livro da Clarice Lispector que li. Já tinha tido contato com a obra da autora na escola, mas nunca tinha parado para ler e tentar interpretar sozinha. Uma escritora extremamente difícil e que traz várias mensagens escondidas em cada história.

Alguns dos contos abordam temas muito atuais, como ansiedade, assédio e rotinas desgastantes, o que só prova que Clarice foi bem sucedida ao propor tentar desvendar a alma humana

Se você gosta de obras com aprofundamento psicológico e narrativas carregadas de significados, leia "Laços de Família", de Clarice Lispector.

Maria 23/02/2023

Eu tô começando a descobrir q eu tenho um gosto mt específico para livros...
Eu gostei de alguns contos, mas a maioria eu n compreendi ou compreendi mas n gostei tanto.
Aproveitei para salvar algumas frases bonitas para a vida
Não detestei, mas n é para mim esse tipo de livro

Gabriela1147 23/02/2023

Um ótimo livro, um conto melhor q o outro.
"E como uma borboleta, Ana prendeu o instante entre os seus dedos antes que ele nunca mais fosse seu."
"O jardim era tão bonito que ela teve medo do inferno."

s 21/02/2023

How i ?love? being a woman
O jeito q a clarice descreve a figura feminina >>> meu conto preferido foi certamente ?a galinha? nossa! que tapa na cara. mas uma coisa me incomodou durante o livro inteiro, foi a necessidade de ressaltar q todas as personagens eram magras, sei q era o padrão estético da época (até hj) mas, sabe? tanto faz se essa descrição estivesse lá ou nao, n mudaria nada. foi realmente pra ressaltar a ideia de que mulher tem q ser magra..

ritinha 21/02/2023

"a malignidade de nosso desejo de ser feliz"
Meu primeiro contato propriamente dito com Clarice Lispector e o suficiente para me encantar com esse universo epifânico.
Ela cria reflexões a partir de coisas que, aos nossos olhos, parecem banais, mas, aos olhos dos personagens, parecem ser a coisa mais fascinante do mundo, como se aquilo fosse visto pela primeira vez. E, de certa forma, nós acabamos por realmente ver aquilo pela primeira vez também.
Claro, tiveram contos que entendi e me conectei mais facilmente que outros, por isso não dei cinco estrelas, porque não consegui entender completamente 100% das histórias. Porém, os contos que consegui compreender me fizeram viajar e ter uma experiência inesquecível. Ansiosa para ler mais dessa ucraniana incrível!!!

Livia V 21/02/2023

Perfeito
Primeira vez lendo Clarice Lispector e recomendo muito começar por ele, são histórias bem curtinhas mas com a intensidade de uma de 100 páginas.

laís moretini 20/02/2023

Surreal e tão real
Cara, que livro perfeito. a escrita de clarice é literalmente epifania, essa mulher mesclou um dos ápices da poética com a antropologia. ela mescla a vida entediante e rotineira com uma analise tao intensa sobre o motivo de essas coisas acontecerem desse modo cotidiano. meu preferido doi ?a menor mulher do mundo? em que da sua visão, clarice faz uma crítica ao eurocentrismo e a como o europeu desconsidera tudo e todos que não são da europa, brancos. é fato que ela foi a frente de seu tempo por toda a escrita desse livro e também é fato que clarice faz uma pescagem de palavras TÃO certeira, que transforma frases comuns em frases tão significantes e tão intensas. foi a minha primeira leitura de clarice e eu quero ler muito mais dessa mulher agora.

Eliza.Rezende 16/02/2023

Um ótimo livro de contos, são histórias curtas que abordam diversas coisas do cotidiano em formato quase de poético.

Um dos meus contos preferidos foi "A menor mulher do mundo" que aborda sobre a dificuldade do europeu em aceitar o diferente.

Larissa.Santos 15/02/2023

Meu primeiro livro da Clarice e realmente a escrita dela é como eu pensava que seria. Todos os contos são extremamente introspectivos, alguns deles são apenas momentos que duraram algumas horas sendo explorados por linhas e linhas. Eu particularmente gosto deste tipo de escrita, que foca nos sentimentos, que explora pensamentos difíceis de descrever. A maioria dos contos também são pessoas comuns mas que tem suas dores postas como quase épicas. Também gostei da forma crua como as sentimos de raiva, desinteresse, medo etc são descritos. Com certeza pretendo ler outros textos de Clarice. Meus contos favoritos foram Amor, Feliz Aniversário e Preciosidade. Amor por falar de forma tão exata da transição da vida jovem para adulta, e da morte consciente para a vida. Feliz aniversário por falar da velhice de forma crua e nao romantizada e também de fazer o mesmo em descrever reuniões em família. E Preciosidade por falar da juventude enquanto mulher e do medo de ser vista, da ameaça que isto traz. Apesar de gostar da coleção um ponto negativo para mim foi a não conexão a nível mais elevado com as histórias. Clarice fala de uma classe média do centro e não são narrativas que me tocam, apesar da barreira ser quebrada por conexões de gênero e este aspecto para mim é extremamente importante.

Luiza 15/02/2023

Intenso
Clarice sendo Clarice :)
Contos que mostram o psicológico dos personagens, e uma mudança gradativa e intensa de comportamento.
Não amei todos
mas amei vários :p

amanda1413 10/02/2023

Existencialismo
é um livre de contos simples e leves, apesar de ter todo existencialismo envolvido.
Clarice escreve sobre coisas do cotidiano simples e todos os sentimentos que podemos sentir em coisas tão naturais do ser.
Em uma simples festinha podemos sentir um bilhão de sentimentos, não é? Clarice deixa isso bem nítido nesse livro.
Existe todo realismo nos seus contos, ela diz detalhadamente cada simples movimento e sensação que ocorre. Essa mulher foi genial demais!!

aislane1 09/02/2023

Outro da clarice
Lendo pois foi pedido pela minha professora, porém foi uma leitura interessante msm eu não gostando mt de contos ?
é incrível como ela consegue transformar das situações mais ?banais? em poesia.

Cristiane 08/02/2023

Laços de Família
Clarice ganha meu coração a cada frase. Isso é fato!
Nesse livro, seus contos são baseados em histórias que contam sobre o cotidiano de personagens diversos.
Os contos são marcados por explorar as relações dos personagens consigo próprio ou com seus familiares, com o ambiente ao seu redor e até mesmo com sentimentos que nos devastam de dentro para fora.
Clarice nos proporciona devaneios diversos, desde o dia a dia de seus personagens mergulhados em situações corriqueiras, como o tédio de uma festa de aniversário regada por obrigações, até a vontade de causar dor devido a dor de seu próprio coração partido.
Clarice dança em meio às palavras, e nos transporta para um encontro com nós mesmos através de suas palavras.
Recomendo!

Adriane 06/02/2023

Entre o afeto e o aprisionamento
Nesse livro encontramos 12 contos que desvendam os elos de afeto e de aprisionamento nas relações familiares de maneira breve e, como sempre, um pouco enigmática. E um posfácio que tem algo que, muitas vezes, não encontramos de maneira clara nas palavras de Clarice Lispector: explicações.

A ficção é lançada sobre as singularidades da vida cotidiana de cada personagem - mesmo se a personagem for uma galinha.

Seja para falar da escolha de um papel de modo inconsciente ou da insatisfação em partilhar o sangue com pessoas das quais não se gosta, cada conto é o pedaço de uma realidade que abarca muito mais que um único tema. Não vou tentar explicar nessa resenha; tanto porque não teria espaço, quanto porque foi dito no posfácio de uma maneira muito mais bonita.

A escrita poética e inquietante, tão característica da autora, se desdobra sobre temas como papéis familiares, cultura, natureza, realidade e imaginação. Talvez por serem contos, alguns dos textos me parecem mais dinâmicos. Em meio a cenas cotidianas, o enredo nos lembra que o extraordinário se encontra no olhar do narrador muito mais que nos fatos.

?Considerou a malignidade de nosso desejo de ser feliz. Considerou a ferocidade com que queremos brincar. E o número de vezes em que mataremos por amor.?