O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas -

Gabi 02/06/2020

"Matar não quer dizer pagar o revólver e fazer bum! Não é isso, a gente mata no coração. Vai deixando de querer bem. E um dia a pessoa morre."

Que livro! Jamais esquecerei!
@jana450 02/06/2020minha estante
amoo

Bah Peruchena 02/06/2020minha estante
Esse livro não tem igual, chorei litros lendo.

Inglethe 02/06/2020minha estante
Essa frase é top, eu amo esse livro.

X L 16/01/2021minha estante
Emocionante

Thaí 25/02/2024

Que tistreza!
Tadinho do Zezé, como sofre o bichinho!

"Dor não era apanhar de desmaiar. Não era cortar o pé com caco de vidro e levar pontos na farmácia. Dor era aquilo, que doía o coração todinho, que a gente tinha que morrer com ela, sem poder contar para ninguém o segredo."

Nado 30/05/2021

Um dos mais conhecidos romances juvenis da literatura nacional, que já foi traduzido para dezenas de línguas e que ganhou adaptações para a TV, cinema e teatro.
A trama central gira em torno de Zezé, menino de seis anos e que tem uma inteligência sem igual para a sua idade. Ao mesmo tempo que a criança é conhecida por sua esperteza, também é conhecida por suas traquinagens pelas ruas de onde mora, na zona norte do Rio de Janeiro, típico bairro suburbano na década de 60.
Zezé está sempre se metendo em confusão e a consequência disso são as surras (que gera um grande incômodo em quem lê) que ele leva de seus pais e da irmã mais velha. A família está passando por uma dificuldade financeira e precisam se mudar de casa, lá o menino faz uma amizade inesperada com um pé de Laranja Lima que se torna seu amigo de desabafos. O que Zezé não esperava é que ele também faria amizade com uma das pessoas mais temidas do bairro e que nele encontraria um verdadeiro amigo. Ainda novinho, Zezé passa por um momento tão triste que o faz ficar sem vontade de viver, e aí se vê obrigado a aprender o quanto dói a irremediável dor da perda, e assim ter que aprender a superar tudo isso se apegando a tudo o que ele viveu em tão pouco tempo de vida.
Não tem como não se se divertir com a narrativa inocente e alegre de Zezé em seus momentos de felicidade sendo conhecido como o terror da vizinhança. Ao mesmo tempo que é impossível não se emocionar com os momentos de dor que essa criança passa, seja pela dificuldade familiar que deixa o leitor com nó na garganta, quanto das descobertas que Zezé se vê obrigado a enfrentar e que facilmente tirará lágrimas de quem está lendo.
Um grande clássico da literatura nacional, O Meu Pé de Laranja Lima é daqueles livros que se tornam um dos preferidos de quem o lê, trazendo reflexões sobre o quanto o afeto é importante no desenvolvimento da pessoa. No decorrer das páginas o leitor se identifica com Zezé, pois todo mundo teve e ainda precisa ter um pouco do Zezé sonhador e valente dentro de si.
JonasLupus 31/05/2021minha estante
Esse livro é ?

ValAria34 16/02/2024

Ternura é a palavra!!!!
Eu chorei durante o livro quase todo, chorei da pobreza, da dor, das surras, chorei da ternura, da inocência, da raiva. Por favor, apenas leiam!
olAvia6 16/02/2024minha estante
Chorei tanto também quando li! Um dos meus livros favoritos

olAvia6 16/02/2024minha estante
tem uma adaptação no cinema ?

Tinthia(: 16/02/2024minha estante
Meu favorito da vidaaa

ValAria34 16/02/2024minha estante
Eu assisti a adaptação apenas uma vez e ainda pela metade, preciso assistir de novo.

Sambook 02/09/2021

?????, ????? ????? ? ??? ??? ? ???
Zezé, uma criança precoce, inteligente, curiosa, ativa, com uma imaginação de fazer inveja a muitos contadores de história. Zezé aquece nosso coração com sua meiguice e inocência...
"E foi assim que eu ganhei minha roupa de poeta. E eu fiquei lindo!..." ????
taiane 02/09/2021minha estante
Esse livro é lindo ?

Joao.Victor 08/09/2021minha estante
que livro...............

Jeh 13/09/2021minha estante
Leitura maravilhosa!

edisik 30/01/2024

Que livro maravilhoso. Muito bem escrito demonstrando todos os percalços vividos pelo protagonista. Muitos risos e em outros momentos muita tristesa.

Michela Wakami 23/07/2022minha estante
Você sabia que é uma trilogia? Vale muito a pena ler os três.

jordanpessanha1 23/07/2022minha estante
Nossa não sabia! Vou procurar os outros dois. Vlw msm pela informação Michela! ????

Michela Wakami 23/07/2022minha estante
Por nada.??

Ana Bruno 16/05/2021

Sensível e profundo
Lindo e doloroso. Neste livro conseguimos viajar na delícia da infância e sua inocência, plena de imaginação e sonhos. Mas, ao mesmo tempo, a dureza da realidade, deixa marcas fundas. Essa leitura me tocou muito, por ter tido uma infância pura e cheia de oportunidade de fantasia e imaginação e por ser pedagoga, profissão que me faz ver a infância com uma importância imensurável. Senti no coração cada momento do Zezé, tanto os momentos da pureza quanto os momentos difíceis.
E toda essa experiência escrita com uma habilidade poética incrível. Livro lindo!!!

Asis. 07/02/2024

Lindo
Ao ter curiosidade de querer ler esse livro, primeiro assisti o filme que também é uma obra magnífica, esse livro retrata a vida de Zezé um menino com a imaginação fértil, sua família não tem uma situação financeira muito boa, e seu pai está desempregado. Essa história retrata a vida do autor que mais tarde no livro conhecera Portuga, um grande amigo, esse menino mesmo com 6 anos passa por situações muito fortes, teve conhecimento das dores da vida muito cedo,minha leitura foi muito fluída quanto mais eu lia mais tinha curiosidade, eu recomendo essa leitura para todos!!! Concerteza uma obra atemporal,e um grande título da literatura brasileira,linda e poética, espero que gostem.

Arthur Peixoto 23/08/2021minha estante
Vi que é uma trilogia, mas não li ainda os outros. Muito lindo esse livro mesmo.

S B 23/08/2021minha estante
Sim, também vi essa informação. Já vou adicionar aqui pra ler por que realmente me encantei com a história, cara.

Arthur Peixoto 23/08/2021minha estante
Emocionante mesmo, a simplicidade dele.

Mi Rubin 03/03/2023

Simplesmente, uma obra de arte!
Cresci vendo as adaptações, mas só agora parei para ler e que leitura incrível!

Não que seja uma leitura fácil e leve, pelo contrário. É daquelas que a gente para poder tomar um fôlego e continuar.

É densa e sofrida. Mas traz em si uma poesia que não tem como descrever. Só lendo e sendo abraçado pela vida de Zezé para entender.

Aquela vontade imensa de colocar Zezé num potinho, junto com todo o seu universo particular.

Leitura super válida!
Taci 03/03/2023minha estante
Meu favorito da vida ?? Zezé é inesquecível.

Diego 23/02/2021

Um livro marcante!
Que viagem de volta à infância, quando li, pela primeira vez este livro, há cerca de 40 anos!
Continua tocante como da primeira vez!
Eu diria que me lembrou um pouquinho ?O Pequeno Príncipe?, por sua franqueza, inocência e singeleza.
Sempre vale a pena ler e reler!
(Só fiquei triste comigo mesmo porque, durante a leitura, lembrei de uma parte muito importante do livro e, com isso acabei estragando a surpresa...)

Sandra 21/02/2022

NECESSÁRIO
O meu pé de laranja lima.
Zezé é um menino de 6 anos que mora na zona norte do Rio de Janeiro no final da década de 20. O pai está desempregado e por isso a família passa por dificuldades. Zezé é extremamente arteiro e apanha muito por causa disso, mas possui uma imaginação gigante onde até mesmo um galinheiro vira um zoológico.
Esse foi um livro que me fez chorar, não só pelo final, mas pelo personagem principal. Espancar uma criança não é a melhor forma de educar.
Um livro que, através da ternura, mostra a dor. A escrita é de aquecer o coração, tão leve, mas com temas bem pesados.
Carol 21/02/2022minha estante
Amei ler este livro

Rafael Kerr 21/02/2022minha estante

Silvana Aline 25/02/2024minha estante
Esse livro é de uma sensibilidade incrível.

Elizabeth 05/04/2023

Velha infância
Com imaginação as criancas pobres podem ter uma infancia menos triste. Um pouco triste por mostrar a realidade de muitas crianças da época, porém também atual.