Medicina dos Horrores

Medicina dos Horrores Lindsey Fitzharris

Resenhas - Medicina Dos Horrores: A História De Joseph Lister, O Homem Que Revolucionou O Apavorante Mundo Das Cirurgias Do Século Xix

@vcdisselivros 13/05/2020

Esqueça o horror e leia uma biografia
Sabe aquele livro que chama a atenção pela capa e quando você lê o título fica louco para pegar ele rapidinho? Então...

Medicina dos Horrores na verdade é uma biografia do médico Joseph Lister, o homem que transformou o mundo das cirurgias no século XIX. Sim, essa informação está praticamente igualzinha na capa do livro, mas pelo visto no momento da compra eu não li as letrinhas.

DEVO PASSAR LONGE?

Entenda, o livro escrito por Lindsey Fitzharris não é ruim, muito pelo contrário, ela traz uma pesquisa completa sobre como era horripilante passar por uma cirurgia e quem foram os médicos revolucionários da época, mantendo o foco do livro na vida e no desenvolvimento profissional de Joseph Lister.

Então veja, o trabalho da autora pode funcionar muito bem com você, a verdade é que eu esperava algo além, durante a leitura, quando parecia que ela ia engatar nos temas e fluir mais, a narrativa dava uma guinada e entrava na vida de Lister.

SE ARREPENDIMENTO MATASSE

Eu estaria vivo, já que não me arrependo de ter lido, inclusive estou aqui afirmando que a experiência foi válida, pois foi realmente interessante ler como os hospitais eram um risco para os pacientes e para os médicos, que na maioria dos casos contraiam alguma infecção mortal.

VERDADEIRO CHOQUE

Imagine saber que ser cirurgião não era algo louvável ou bem remunerado. O fato de tudo ser feito sem anestesia mostra que o sucesso de uma cirurgia dependia da velocidade e do conhecimento do médico, uma verdadeira tortura ambos.

O único momento em que senti uma forte agonia foi durante o relato de uma mastectomia, lembra o que falei aqui acima? Então, basicamente as pessoas eram dilaceradas sem nenhum tipo de algo que amenizasse a dor.

LEIA SIM

A verdade é que Medicina dos Horrores traz coisas que estão além do nosso conhecimento, que merecem ser lidas, mas que não irão agradar a todos.

Conheci Joseph Lister e soube da importância dele graças ao trabalho da autora, então recomendo que você leia e depois me conte se funcionou contigo.
AnonymousCow 29/07/2021minha estante
Sobre seu título... Ta escrito na capa que se trata de uma biografia .-.

Josi 29/07/2021minha estante
Pois é, também estava imaginando "nossa mas isso tá parecendo uma biografia", mas estou gostando, acredito que nos livros Medicina Macabra 1 e 2 não sejam tipo esse

Josi 29/07/2021minha estante
Tipo, fui pela capa bonita também kaksks

AnonymousCow 12/08/2021minha estante
Tr entemdo, moça. Livro de capa dura já me atrai, com essa arte ainda ?

Mar 23/08/2021minha estante
Eu amei a capa, pensei até em ler esse na próxima. Parece q vc leu meus pensamentos kkkkkk

AnonymousCow 23/08/2021minha estante
Mar, super recomendo u.u
Se morasse perto até emprestaria pq esse livro merece ser lido por mais pessoas u.u

Mah 06/01/2022minha estante
O tanto que eu amo esse livro não está escrito. É um dos meus livros favoritos da vida.

Jhakys 30/01/2022minha estante
Eu estou na metade dele e confesso que várias vezes fiquei agoniada lendo os relatos. Mas estou curtindo a leitura e concordo com vc q o livro merece demais ser lido. O conhecimento que ele carrega não tem preço.

@vcdisselivros 28/06/2022minha estante
Realmente AnonymousCow não li as letras miúdas e só posso culpar a mim, mas pelo que vi é um erro recorrente com quem pega para ler kkkk

@vcdisselivros 28/06/2022minha estante
Josi bem-vinda ao clube dos que se enganaram pela capa e não leram as letras miúdas kkkkk. Mas te digo que a pegada do Medicina Macabra é outra, com relatos mesmo bizarros e muitas vezes cômicos.

@vcdisselivros 28/06/2022minha estante
Jakys realmente a coisa era bem bruta na época, ele traz bem esse sentimento e um conhecimento realmente diferenciado.

Annayupd 03/12/2022minha estante
O que me chamou a atenção realmente foi a capa, mas ali mesmo diz que é a história do Joseph, então não me decepcionei em nada. Eu simplesmente amei a leitura.

Mel Fernandes 02/06/2023minha estante
Você não acha que foi muito severo nas duas estrelas não? Já passei da metade do livro e estou amando. Rsrsrsrs

05/11/2023minha estante
Eu estou amando o livro. As vezes vc nota uma certa dramatização das situações etc, mas percebe que é para dar um ar mais real do que ocorria na Inglaterra do século 20 (ou seja, muito horror acontecia na medicina há poucos anos atrás).

Rosangela Max 04/07/2022

Um trabalho impressionante de pesquisa e de escrita.
Foi interessante conhecer a história de homens que transformaram a medicina dos horrores em uma ciência moderna.
O que não me surpreendeu é saber que muitas evoluções neste campo foram adiadas por décadas devido à resistência, a inveja, o ciúme e a ganância de alguns médicos que deixaram o ego e a política falarem mais alto que fazer o bem para a humanidade.
O livro foca em Joseph Lister, um médico e acadêmico renomado que revolucionou o campo da medicina, mas outros grandes nomes foram citados e seus feitos relatados.
A autora está de parabéns por transformar um assunto complexo, para leigas como eu, em algo leve e instrutivo.
Recomendo a leitura.
giu 04/07/2022minha estante
Amo esse livro??

Rosangela Max 04/07/2022minha estante

Mendonca_mai 03/10/2023

Realidade brutal da medicina no século XIX
Este livro vai além de ser apenas um relato sobre cirurgiões audaciosos e experimentos chocantes; ele é, ao mesmo tempo, uma biografia do cirurgião Joseph Lister. A autora faz jus com intensidade ao título do livro, ao revelar casos médicos profundamente perturbadores e as terríveis condições médicas da era vitoriana, onde os hospitais se tornavam verdadeiros antros de infecção e morte.

Contudo, o que torna "Medicina dos Horrores" singular em relação a outros livros de história da medicina é a ênfase na figura de Joseph Lister, um dos pioneiros na promoção da antissepsia. Seus métodos incluíam a esterilização de instrumentos cirúrgicos e a desinfecção de mãos e feridas, resultando em notável redução das taxas de infecção pós-cirúrgicas.

Esta obra é, indiscutivelmente, impactante e perturbadora em todos os sentidos. A autora não poupa detalhes, mergulhando de forma implacável na realidade das cirurgias sem anestesia, nas infecções avassaladoras e nos procedimentos médicos aterradores que desafiam até os limites mais extremos do entendimento humano. A intensidade das descrições é angustiante, mas é exatamente esse impacto visceral que grava a narrativa de forma indelével na memória.

No entanto, é importante mencionar que a escrita de Fitzharris pode ser, em alguns momentos, um tanto menos fluida do que se esperaria. Apesar disso, é uma leitura profundamente instigante e visceral, que eu recomendaria a todos que têm interesse na história da medicina e nas personalidades notáveis que moldaram esse campo.
Fabio 04/10/2023minha estante

Mendonca_mai 07/10/2023minha estante
Muito obrigada, Canoff!!??

Giulipédia 27/09/2020

Inspirador e admirável!!
Mais do que uma divulgação científica médica, esse livro é uma biografia de um grande homem que revolucionou a história da cirurgia e da medicina, nunca fiquei tão emocionada com a história de vida de alguém como fiquei com a história de Joseph Lister.

O livro começa com a descoberta do éter, que é considerado o primeiro anestésico do séc. XIX, usado na Inglaterra pioneiramente por Robert Liston, um grande renomado cirurgião. Porém seu uso foi primeiramente realizado nos Estados Unidos, por Crawford W. Long. O uso do éter como anestésico foi o primeiro de duas grandes descobertas que revolucionaria o mundo da cirurgia do séc. XIX, pois antes do advento da anestesia, o cirurgião capaz era aquele que realizava o procedimento em menor tempo possível, já que o paciente estaria ali desperto suportando a dor do corte da lâmina em seu corpo.

O livro trás muitos relatos macabros de cirurgias realizadas antes do uso da anestesia, pacientes que tentavam fugir e eram amarrados a força nas mesas. Os procedimentos eram realizados em grandes anfiteatros, como um grotesco espetáculo para diversos públicos diferentes, sem qualquer técnica higiênica e aqui que entra o segundo grande problema.

Depois da descoberta da anestesia, cirurgiões tinham mais tempo para realizar suas cirurgias, já que agora não mais era necessário correr contra o tempo, pois seu paciente não mais lutava ou gritava tentando escapar da dor insuportável submetida a ele. Mas a consequência agravante disso foi o aumento de mortes por infecção hospitalar, já que como mencionado antes, não existia nenhuma técnica higiênica empregada no processo cirúrgico. Cirurgiões não lavam as mão, não trocavam de roupas, não usavam luvas ou qualquer aparato de proteção, o local não era higienizado, suas ferramentas não eram limpas depois de usadas, também sendo usadas sujas no pacientes seguinte e assim milhares morriam de infecção pós-operatória, septicemia entre outras causas aos milhares, hospitais se tornaram verdadeiras "Casas de Morte".

Em meio a esse cenário desolador um homem se sobrepôs aos demais, Joseph Lister, que viria a ser o homem que revolucionaria o mundo macabro das cirurgias. Lister era de religião Quacre, era simples, metódico, reservado e extremamente formal. Seu pai, Joseph Jackson, fez grandes descobertas no ramo da ótica, melhorando as lentes de microscópios, aparato de uso mais para enfeite do que propriamente empregado em técnicas de pesquisa. O ramo da medicina e da ciência na época não caminhavam juntas, consideradas áreas estritamente separadas. Lister viria a mudar essa realidade posteriormente.

Empregando uma série de técnicas e pesquisas, utilizando de estudos clínicos Lister fez a ligação necessária entre a teoria microbiana de Pasteur e a morte por infecção nos hospitais e com isso criou uma metodologia utilizado o ácido carbólico como primeiro antisséptico para tratamento e prevenção de infecções hospitalares.

Longe de ter sido fácil a aceitação das técnicas empregadas por Lister, ele sofreu uma série de reprovações e massa por parte da comunidade médica da época, grande resistência dos cirurgiões e médicos antigos que mesmo vendo os resultados positivos do método empregado por Lister ainda sim, negavam sua eficácia, porém aos poucos esse cenário mudou.

Minhas considerações finais, para aqueles que acompanharam a leitura da resenha até aqui, só tenho a dizer que esse livro me levou as lágrimas, foi maravilhoso ter conhecido esse homem admirável que foi Joseph Lister, tornou os hospitais não mais casas de morte, agora casas de cura, todos métodos atuais de higiene devemos a esse senhor, não apenas isso, Lister era acima de tudo empático, humilde e cuidadoso para com seus pacientes, o bem estar destes era a principal prioridade desse médico cirurgião tão renomado, deixando assim a lição para a grande arrogância médica que ainda persiste em existir, que mais do que tratar o paciente é reconhecer este como pessoa e não como objeto a ser tratado, meus mais sinceros elogios a Joseph Lister e ao autor dessa obra maravilhosa, Lindsey Fitzharris!

Eduarda.Silva 12/11/2021

simplesmente incrível...
Me baseando pelo título, achei que seria um livro de terror, mas é como se fosse uma biografia de Joseph Lister, considerado por muitos, o pai da medicina moderna.

O livro nos mostra os horrores da medicina no século XVIII, ele detalha muito bem a realidade da época, principalmente sobre as negligências dos médicos cirurgiões, eles faziam cirurgias e amputações em lugares extremamente sujos e abertos, havia até vendas de ingressos, a galera gostava de observar a rapidez (pernas eram amputadas em segundos) e durante o procedimento, ganhavam os gritos dos pacientes como brinde, já que não havia nenhum sedativo. O mais assustador de tudo é que todas aquelas pessoas sabiam que o paciente não sobreviveria por conta de diversas infecções, morrer após uma amputação era completamente normal, já que os médicos não lavavam as mãos e assim que um paciente era retirado da mesa de cirurgia, outro era colocado e não havia nenhuma limpeza, era tudo feito encima do sangue do outro.

Após irem para suas casas, os pacientes observavam o pus que saiam de seus membros/machucados e achavam que estavam melhorando, mas isso era seguido da gangrena e morte.

Joseph Lister, desde muito novo se indignava com essas mortes, passava dias formulando uma teoria de que existiam bichinhos, esses bichinhos eram observados em um microscópio por horas, mas pela pouca idade, era refutado por médicos que se sustentavam pelo ego.

Durante sua vida, para que sua teoria realmente se consolidasse, Lister precisou da ajuda de algumas pessoas, e aqui darei ênfase para o Pasteur, um químico, que o ajudou principalmente com os assuntos microbiológicos (e isso foi uma das partes que mais me interessou no livro, já que eu estudei os experimentos de Pasteur na matéria de microbiologia do meu técnico em química e não tinha ideia dessa participação dele com a medicina, amei).

A partir daqui, mesmo sem o apoio da maioria dos seus colegas de profissão, Lister não parou, ele simplesmente dedicou a sua vida para pesquisas, até que descobriu o ácido carbólico como antisséptico para ferimentos (o ácido era utilizado para esterilizar tesouras etc., mas Lister foi o primeiro a diluir e aplicar em ferimentos, utilizou como cobaias os pacientes do hospital em que trabalhava), nesse momento tentou mostrar seu método para o mundo e para provar que estava certo, operou a sua própria irmã e a rainha Vitória (casos extremamente complicados, a morte já estava decretada por outros médicos), e em ambos teve sucesso.

Lister revolucionou a medicina, após conquistar seus seguidores e a confiança da rainha que legalizou e recomendou o método do ácido carbólico, a mortalidade caiu drasticamente e os hospitais/médicos tiveram a higiene melhorada em 1000%.

O livro também mostra algumas curiosidades legais, como o Listerine que foi criado com base no método de Lister e a Johnson & Johnson que também foi baseada nas suas teorias, eu recomendo muito!!!
Will 12/11/2021minha estante
Já li o livro, muito interessante mesmo. Belo resumo, Lister enfrentou muita gente pra dar um passo gigante no que conhecemos como higiene e medicina moderna. Boa análise:).

Andre.Vieira 12/11/2021minha estante
Bela resenha! ???????? Eu já estava interessado no livro, depois dessa resenha, fiquei mais ainda.

Eduarda.Silva 13/11/2021minha estante
muito obrigada!! ??

Gabriele 04/08/2021

Literalmente medicina dos horrores.
Em uma época em que não se tinha as mínimas condições de higiene, os profissionais da área da saúde não lavavam as mãos e nem os instrumentos. E um gênio suprimido por uma sociedade tenta modificar os métodos cirúrgicos. Seus discípulos deram origem aos conhecidos Listerine e a Johnson & Johnson.

Amante de livros 26/07/2020

Medicina dos horrores
Esse livro é incrível de tão bom. Nunca podemos desistir fáceis das coisas.

Não mais uma casa da morte, ela era uma casa da cura!

Super recomendo!

Luisa 04/07/2021

O título é apelativo? Sim. Mas acredito que o livro entrega além do que o título sanguinolento promete. Me transportei para a era vitoriana, para os hospitais imundos de técnicas rudimentares e de quebra conheci a trajetória de um homem genial e disciplinado que transformou a medicina. Recomendo pra quem gosta de biografias.

Lemoski 11/12/2021

Nunca gostei muito de histórias reais, mas...
"Medicina dos horrores" me surpreendeu positivamente. Além de descobrir curiosidades sobre a medicina do século passado, consegui me conectar com a história de vida do Lister. Tal qual um livro de ficção escrito em primeira pessoa, pude sentir um pouco de seus sentimentos.

Acredito que isso aconteceu principalmente porque a autora apresenta trechos de cartas, o que fez com que eu me aproximasse daquela realidade.

Apesar de existiren cenas que possam deixar os leitored enojados (por conta da dor dos pacientes e da imundice dos hospitais), muitos relatos chegam a ser engraçados e necessários.

Recomendo.

Ps: será que Lister tinha TOC?

Pucca.Farion 07/08/2020

Uma biografia para quem não gosta de biografias.
Apesar do título chamativo, o livro traz a biografia de Joseph Lister, médico que difundiu os métodos antissépticos no século XIX.

O livro acerta ao se focar no período de 1850 a 1875, período de formação médica e da criação da sua metodologia. A biógrafa descarta as informações mais pessoais do médico (infância, relacionamentos, etc), para apresentar o cenário médico existente em 1850, a carreira médica do Dr. Lister e o caminho que o levou a sua descoberta científica.

Uma biografia para quem não gosta de biografias, a autora trata dos procedimentos médicos de forma fácil e compreensível, tornando a leitura fluída.

A única ressalva é que, pela matéria do livro, existem cenas bens descritivas dos procedimentos médicos e experiências realizadas realizadas em animais (amputações, cirurgias, etc). Se você é aquele que não pode ver sangue ou se revolta até quando o dragão em CGI se machuca no filme, talvez este livro não seja indicado.

Stela Nowakovski 07/06/2021

A engenheira química dentro de mim, parecia uma criança com os olhos brilhantes, lembrando de coisas que aprendeu há muito tempo e ligando fatos novos com os antigos. Não foram poucos os ?ahh então é daqui?, captando as referências. Este livro nos mostra os primórdios da arte cirúrgica e nos deixa conhecer um pouco mais sobre Lister. A edição foi bem feita, a capa é o que mais chama a atenção, mas este não é um daqueles livros que só tem a capa bonita. Pelo contrário, o conteúdo é maravilhoso. Algumas vezes aparecem termologias difíceis para quem não está acostumado, mas nada que impeça a leitura de forma drástica.

Narry 28/11/2020

Uma biografia interessante com uma sinopse exagerada
A autora Lindsey Fizharris traz uma biografia muito completa sobre o médico cientista Joseph Lister, repleta de relatos particulares e de revistas da época que complementam sua história e jornada como uma das figuras que revolucionou a cirurgia. Contudo, a sinopse e o título desse livro trazem um certo exagero ao conteúdo do livro e ao protagonista, visto que dá a entender que além da mudança nos parâmetros de assepsia ele também estaria relacionado a outros feitos que não cabem a ele como a anestesia e a higienização, procedimentos que foram propostos por outros cientistas antes dele. Não que seu trabalho não mereça o mérito, mas o dos outros cientistas também. Além disso, destacado na contracapa do livro diz que o mesmo vai falar sobre a história da cirurgia, quando na verdade ele apenas conta um período paralelo a vida de Lister. Além disso, a narração por vezes é arrastada e repetitiva, levando em consideração detalhes que não interessam o leitor que comprou o livro pensando em ler detalhes sobre a cirurgia/medicina do século XIX.

Ainda, achei a biografia em si boa e muito bem embasada pela autora, então deixo como aviso aos leitores que estiverem acompanhando essa resenha que o livro, apesar de em momentos relatar o processo de cirurgia da época, foca muito mais na vida do cientista do que na história da cirurgia em si.

E o Pasteur faz tudo!!!

Mikael_13 11/05/2020

Agradeço muito por não ter nascido no séc. XIX, este livro mostra toda a precariedade nas questões de saúde da época, o livro é muito didático e passa uma boa visão sobre os avanços gradativos da medicina, principalmente no ramo da cirurgia.

Marcianeysa 07/01/2021

Interessante
O livro trata sobre a evolução da cirurgia no século XIX. De como a limpeza e assepssia poderiam salvar vidas. A autora descreve toda trajetória de Joseph Lister, cirurgião britânico que revolucionou a cirurgia ao criar um método de limpeza que diminuia a mortalidade após procedimento cirúrgico. A linguagem do livro é simples e bem acessível. Eu que não queria ter vivido na Europa antes de 1900, era realmente um show do horrores a cirurgia na época.

Christian.Meneses 18/11/2020

De repente, o futuro da medicina pareceu não ter limites
?Uma nova e grande descoberta científica sempre tende a deixar em sua esteira muitas baixas, entre as reputações dos que foram defensores de um método mais antigo. Para eles, é difícil perdoar o homem que tornou insignificante o seu trabalho?.

Uma boa leitura, cumpre bem o que propõe. Ao passo que acompanhamos a história do médico J. Lister, que revolucionou a forma como era realizada os procedidos cirúrgicos (no que concerne à antissepsia), o livro vagueia sobre interessantes (leia: assustadores) casos e cirurgias realizadas da forma mais brutal e suja possível.
Me trouxe algumas boas reflexões e doses de ânimo/esperança em pensar que ainda temos muito a evoluir. Há pouco não acreditávamos que seres microscópios pudessem ser a causa de algumas doenças e sequer considerávamos a necessidade de esterilizar os utensílios/ambiente utilizados em procedimentos cirúrgicos, e, assim espero, daqui a alguns anos poderemos ter a cura do câncer e mais uma biografia dedica ao médico que, assim como Lister, revolucionará a medicina!
Christian.Meneses 18/11/2020minha estante
*seres microscópicos (o corretor me humilhando haha)

juliaalves 19/11/2020minha estante
Que resenha maravilhosa!!!! Saber que há tantas coisas pra descobrir e explicar nesse mundão de meu Deus dá uma esperança na vida.