A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas

A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas Maria José Silveira

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Toni 12/11/2019

Este romance de Maria José Silveira, publicado originalmente em 2002 e agora reeditado com um capítulo extra, é um projeto, no mínimo, ambicioso: a narrativa conta a história do Brasil (da invasão portuguesa ao golpe de 2016) a partir de uma linhagem de mulheres que viveram guerras, migrações, insurreições, ditaduras e inúmeros outros golpes (físicos, simbólicos, políticos). Mas diferente da obsessão documental que caracteriza os romances ditos históricos, Silveira não permite que a pesquisa em documentos e arquivos prevaleça sobre a narrativa: o que pesa do primeiro ao último capítulo é a imaginação, formas presentes de enxergar uma família que começa com a tupiniquim Inaiá e o jovem grumete Fernão em 1500.
📖
O tom encontrado pela autora beira a oralidade, o que confere leveza e ritmo até mesmo nas passagens mais sombrias do romance (que são muitas, considerando nosso histórico de escravidão, machismo e repressão). Ricamente caracterizadas, as mulheres de Silveira são forças contra o abuso de poder e a violência de gênero. Chama a atenção, ainda, a opção (polêmica!) de começar a narrativa por um relacionamento genuinamente amoroso entre a índia e o rapaz português, marcando, a meu ver, uma “origem” possível e pacífica que foi, logo em seguida, manchada pelo estupro e pela desumanização da exploração colonial.
📖
Convém mencionar, para concluir, o capítulo adicionado a esta edição. Silveira dá continuidade à história de Maria Flor, filha de desaparecidos políticos da ditadura, por meio de sua filha Amanda, uma millennial que vivenciará a derrocada da democracia com o impeachment da presidenta Dilma. Há quem considere isso, essa guinada tão clara à esquerda, um defeito do livro. Mas não seria toda a obra, escrita sob a perspectiva das mulheres e contra a história hegemônica dos homens brancos, precisamente isso? Recomendo, portanto, a quem não gostar do excesso de "esquerdismo" do final, que compre a edição antiga e feche os olhos para o título, ignorando o mundo de mulheres guerreiras do povo brasileiro que se anuncia ali.

Juliana 28/03/2022

Uma aula de história
A história começa na chegada dos portugueses ao Brasil e, a partir da concepção de novas meninas/mulheres, vai passeando por toda a história brasileira, até chegar aos tempos atuais.

Joel.Martins 10/06/2023

Necessário ??
Uma verdadeira aula de consciência histórica.
Muito importante conhecermos nossas origens e o reflexo desse processo de colonização/exploração.
De 1500 a 20... Que livrão ????????

Monique | @moniqueeoslivros 07/10/2021

A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas
{Leitura 24 - 2021}
A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas - Maria José Silveira

Esse é um livro que indico a você duas leituras: primeiro você lê "normal", e depois você volta lendo de trás pra frente. ? Sério, guarde essa dica!

Nesse livro, Maria José constrói muitas histórias. Aqui você vai encontrar amores que deram certo (e outros não ????), vidas um tanto curiosas, ideais revolucionários e até canibalismo, acredite! Tudo visto através de lentes femininas, com a história do Brasil evoluindo paralelamente a elas.

No livro, temos mulheres de todos os perfis, de todas as raças, de vários credos, de várias idades. Mulheres que contam a você como é viver no Brasil, em todas as épocas. Mulheres sendo mulheres. Fortes e desbravadoras.

Um livro pra quem gosta de feminismo, de história, de luta política, de sociedade. E ainda assim, pra quem não dispensa aquela dose - muito importante! - de amor.
JurúMontalvao 08/10/2021minha estante
???

Mari Pereira 01/03/2022

Uma boa proposta de leitura e reflexão
No livro "A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas", Maria José Silveira nos conta a história de uma família a partir de sua descendência matrilinear, e dessa forma nos convida a repensar a história do Brasil a partir de uma outra perspectiva: a das mulheres.
Com um projeto ambicioso, a autora estende sua narrativa desde o momento da invasão portuguesa (1500) até a contemporaneidade (2017), em pouco mais de 300 páginas. Ainda que a autora demonstre ter realizado um certo trabalho de pesquisa e ao final do livro revele as fontes consultadas, é importante lembrar que não se trata de um tratado de história do Brasil, mas de uma ficção, que escolhe ao que quer dar destaque.
De partida já discordo do argumento inicial que a autora traz em seu prefácio: não me importa se a vida dos homens (ou varões) é ou não interessante. A história deles tem sido incansavelmente contada, e muitas vezes chamada apenas de "História". Quero saber das mulheres, de como viveram e sobreviveram. Quero que suas histórias sejam contadas repetidas vezes, até que sejam reconhecidas apenas como História.
Além dessa discordância inicial, me causou estranhamento a benevolência da autora com os senhores e senhoras de escravos; em como o livro nega o lugar central de agência aos escravizados/as na luta por sua liberdade, e também pelo uso de palavras e expressões de cunho racistas, tendo em vista o quão recente é o livro.
Apesar da autora prometer uma história sem suavização, o livro como um todo me pareceu suave demais, tendo em vista tamanho genocídio e a extrema desigualdade sobre as quais foi fundado o Brasil.
Ainda assim, o livro oferece uma leitura agradável e até certo ponto informativa, abrindo temas importantes para reflexão, mesmo que não consega desenvolvê-los em profundidade.

Mi 20/06/2022

Proposta maravilhosa, mas histórias repetidas
Desde que li a sinopse sabia que o livro seria incrível. E realmente é, a proposta é interessantissima. Inclusive acho que as escritoras de outros países deveriam se inspirar e fazer um livro sobre a história de seu país pela perspectiva feminina.

Porém, achei as histórias repetitivas e algumas facilmente esquecíveis. Mas no geral, o livro é bom.

Sofia 08/10/2021

De que é feita a vida, afinal, se não exatamente disso, de períodos de tempo, alguns longos, outros curtos, todos finitos.
A premissa desse livro é simples: a história do Brasil contada através de mulheres. Começamos em 1500 e vamos até além de 2013. A mágica acontece com o desenvolvimento e a genialidade da autora em conectar a história de todas as mulheres, percorrendo todos esses anos e todos os fatos históricos marcantes do Brasil de uma maneira tão singular, poética e envolvente.

Começamos com a índia Inaiá em 1500, que vê os portugueses chegando pelas águas, invadindo, se encantando com aquela nova terra descoberta e os habitantes que aqui já estavam. Dela, começa o nosso ciclo de mulheres que nascem e morrem e vão fazendo parte de toda história do Brasil. Passamos pela exploração do Pau Brasil, o ciclo do café, do açúcar, a escravidão, a exploração do ouro, de diamantes, a luta pela independência, o fim da escravidão, o começo da cidade do Rio de Janeiro, a criação das favelas, a chegada dos imigrantes europeus e até a criação de Brasília com JK.

A diferença de ler e aprender essa história na sala de aula, é que agora elas são contadas por mulheres. Conhecemos seus nomes, suas características, suas dores, suas angústias, suas histórias e, com isso, a história do Brasil se torna tão viva, tão real, que parece que você está ali, que é parente dessas mulheres, que fez parte dessa história.

Os homens também fazem parte de toda essa história, mas a autora deixa bem claro que eles não são o foco. Afinal, a história já vem sendo contada através do olhar dos homens há muito tempo. Chegou a vez delas, que tantas vezes foram diminuídas, esquecidas, como se não tivessem desempenhado o seu papel na luta que foi a história do Brasil desde o primeiro dia. Mas elas estavam lá, elas estão aqui e é a partir delas que todos nós nascemos.

E quando percebe, você já gravou o nome de todas, sabe os seus segredos, sua descendência, as marcas de nascença que descendem desde a primeira índia que fez parte dessa família. É simplesmente genial, bem contado, bem amarrado. Uma genialidade em forma de livro que nos preenche como brasileiros e me preencheu muito também como mulher. Uma surpresa sem tamanho, um novo livro favorito da vida e minha nova indicação para todos que perguntarem que livro ler. Maria José, muito obrigada por essa obra!

Layla.Ribeiro 02/09/2022

Desafio literário 2022- Região Centro-Oeste
Um romance histórico sobre uma geração de mulheres da mesma família, a estória se passa em 1500 até à contemporaneidade, dialogando sempre com eventos históricos do ?descobrimento? do Brasil ao impeachment da Dilma. Achei uma premissa muito boa e diferente, gostei muito a forma como abordou os indígenas tanto na colonização como nos dias atuais. O livro se assemelha a um livro de contos, pois cada capítulo aborda a estória de cada personagens isoladas, mesmo que todas elas sejam dependentes das outras, se a ideia era falar sobre a mestiçagem pouquíssimos era o caso de relacionamento com pessoas negras, a maioria esmagadora era com europeus, gostei muito a forma simbólica que terminou o livro, apesar de ser um livro bom senti que faltou algo.

Diego 02/07/2021

A mãe da mãe...
Esse foi uma grande surpresa, aliás uma maravilhosa surpresa!
Um livro que não dá para parar de ler, te prende na construção histórica de casa uma das personagens.

Kecia.Viana 19/06/2022

Aproveitei cada vírgula
Que panorama fantástico do Brasil real... Lindo! Muitas vezes cruel, mas com uma descendência de mulheres que levantaram e lutaram por um povo.

Hoje vejo a força dessas ancestrais em minha vida. Muito orgulho em fazer parte dessa cadeia.

Livro para você ler mais devagar... Sem pressa... para entender e admirar cada linha!

Ficará plantado em meu coração!

Cristiane 23/12/2022

A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas -Maria José Silveira
Desde a invasão portuguesa até o golpe que derrubou a presidenta Dilma, a autora narra a história do Brasil pela perspectiva das mulheres. Não é uma narrativa preocupada com detalhes históricos, mas é belíssima.

Camila 05/07/2021

Expectativa alta...e o resultado?
Tinha uma expectativa muita alta com relação ao livro e até a metade eu literalmente "comi" o livro depois as histórias não conseguiram me prender tanto assim, achei as últimas histórias muito obvias...enfim gostei mais do início do livro.

Gabriela Gonçalves 17/06/2021

Uma das melhores leituras de 2021!!! Você vai querer investigar sua árvore genealógica
Eu não sei nem expressar o quanto eu gostei de ler esse livro! Estou maravilhada, achei uma ideia tão genial contar a história do Brasil através da vida de várias mulheres. Você começa a ler e não quer mais largar o livro, quer saber como será a vida da próxima descendente e qual parte da história do Brasil ela viveu.

Gostei mais de algumas mulheres do que de outras. Vi algumas críticas falando que a autora não desenvolveu tanto algumas personagens, mas acho que não foi isso. Acredito que algumas viveram e atuaram mais ativamente por causa do período e contexto histórico em que estavam localizadas. Outras optaram por outros caminhos que as levaram, muitas vezes, a uma vida mais "calma". Eu amei conhecer todas!

É engraçado porque são muitas mulheres que viveram muitas aventuras e desventuras e, a medida que vamos lendo o livro, as histórias das que passaram vão se confundindo ou ficando difusas na nossa mente. Fiquei refletindo sobre isso: é o que acontece com a maioria de nós. Você sabe ou lembra quem é a sua tatataravó? As histórias das que vieram antes de nós muitas vezes estão perdidas no tempo e não temos ideia de como, onde e quando viveram. Mas, se estou aqui, é porque muitas vieram antes de mim. Impossível terminar esse livro sem querer investigar toda a sua árvore genealógica. A leitura também desperta uma ligação com o tempo e lugar. Imaginar o que havia antes no lugar onde moro ou trabalho, quem passou por aqui? ESSE LIVRO É PERFEITO!

Vale lembrar que não são todos, mas os principais acontecimentos do Brasil que são retratados aqui. E, mesmo assim, algumas vezes de maneira mais difusa ou sem muito aprofundamento. Afinal, esse não é um livro de história. Mas ele junta a ficção de imaginar e acompanhar uma linhagem familiar com alguns dos acontecimentos históricos do Brasil. É essa a sua proposta e a executa muito bem. Leiam esse livro, vale a pena demais!

"De que é feita a vida, afinal, se não exatamente disso, de períodos de tempo, alguns longos, outros curtos, todos finitos, épocas bem marcadas que formam nossa pequena história na terra, com suas diferentes camadas, ontem aquilo, hoje isso, amanhã, quem sabe? [...] Quer correr descalça pela praia coberta com a mesma areia que um dia talvez tenha sido pisada pelos pés de alguém que ela não conheceu mas sabe que existiu e pode bem ter passado por ali. Que pode ter sido sua mãe, ou a mãe de sua mãe, ou a mãe da mãe de sua mãe". p. 283
Lilly 17/06/2021minha estante
Por causa dessa resenha estou pondo o livro na minha lista de "quero ler" ??

Pâmela Cristina 18/03/2022

Este livro trás a construção histórica da mulher de 1500. Além de histórias impactante, temos uma verdadeira aula de história. Passamos pela chegada do colonizadores ao Brasil, a escravização do índio, a chegada dos escravos negros e sua corrida a abolição, passando por guerras politicas e revoluções, tudo pelo olhar das verdadeiras mulheres brasileiras.
Aqui encontramos mulheres que lutam e mulheres que se entregam a situações da vida, mas todas carregam um pouquinhos de nós, como seres brasileiros. Leitura super fluída, as vezes dolorosa. Super indicação!

Luana 07/01/2021

Do ventre nasce um ventre e dele nasce outro ventre e mais outro ventre. E assim se forma a história do Brasil.

Maria traz a história do nosso país contada pela perspectiva de uma família, onde em cada capítulo conheceremos uma geração através de uma mulher. O livro começa contando a história da primeira mulher, uma índia nascida em 1500, e termina em 2001. Essa leitura me fez refletir e chegar em uma percepção que normalmente passa pouco pela nossa cabeça de século XXI: a nossa família existiu em 1500, aquelas pessoas eram e são a nossa família. Encarar a história é muito mais difícil do que viver o presente.

As personagens vivem seus problemas, seus amores e seus prazeres, enquanto no pano de fundo temos o Brasil se tornando o que é hoje. Elas viveram a colonização, a exploração de riquezas, a independência, a formação da república e a ditadura até chegar ao que somos hoje. Cada uma com sua singularidade.

É muito interessante perceber como a autora coloca toques de ancestralidade que para a personagem em questão é entendido como uma percepção de gosto, de personalidade, e enquanto isso nós que estamos acompanhando a linha genealógica sabemos que na verdade se trata de algo muito maior. É triste ver quanto conhecimento se perdeu ao longo dessas vidas, conhecimentos que sobreviveram aos povos e por tantas gerações, sendo destruídos de forma tão rápida, seja por intervenção externa de abuso e escravidão, seja por problemas pessoais entre a própria família.

Essa obra fez um grande sucesso nos Estados Unidos, mas pouco se fala sobre ela no Brasil. Precisamos entender mais nossa história e esse livro traz mais do que isso, ele humaniza nossa história, ele faz o leitor entender que nós também somos parte dessa narrativa e temos responsabilidades com as gerações futuras.

Agradeço a Isabella Lubrano @lerantesdemorrer por ter indicado esse livro no seu canal do YouTube. Foi uma ótima maneira de começar 2021, tentar pensar que nós somos muito pequenos e que esse momento de caos é só mais um de tantos na história, mas coincidentemente as consequências deixam marcas por um tempo que não conseguimos nem imaginar.

Deixo nas fotos algumas das minhas passagens preferidas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6