O Livro do Feminismo

O Livro do Feminismo Vários

Resenhas - O livro do feminismo

Allana 09/11/2020

Overdose de conhecimento
Um tremendo ?dicionário? sobre a nossa luta. Nos faz perceber tudo e mais um pouco de diversas situações que ainda nos aprisiona.

Cíntia T. 02/09/2020

Conhecer o feminismo te educa social e politicamente
O Livro do Feminismo é uma viagem de bastante bagagem através de pouco mais de 3 séculos de pautas feministas, de forma cronológica e com várias interconexões. Apesar de ser denso de informações, de história, datas e nomes, é bastante organizado e com uma diagramação que torna a leitura mais fluida e flexível, através dos boxes temáticos, gráficos e ilustrações minimalistas. Nele dá para conhecer todas as vertentes do feminismo de forma clara e muito objetiva, separadas ainda nas ditas grandes ondas, que foram quatro, dentro do período que vai de 1700 até 2018.

É um livro que toda e qualquer pessoa deveria ter um contato uma vez na vida. Inclusive, talvez principalmente, homens e pessoas que não têm alguma noção do que seria e do que é o feminismo, ou que simplesmente o refuta sem conhecer. Entender e tomar consciência da magnitude, da complexidade e diversidade dentro do espectro feminista, reconhecendo-o como o amplo espectro que é, se torna essencial para tomar uma posição que melhor lhe represente e com embasamento. É preciso que as pessoas saibam o que é feminismo radical, o que é interseccionalidade, o que é mulherismo, etc. E a partir disso, entender que o Feminismo varia geograficamente, politicamente, culturalmente e historicamente falando.
Talvez a bandeira que você levanta hoje não contemple seus princípios, e você poderá rever isso para ir a um caminho mais coerente. Ou talvez você descubra que nem se encaixa no termo feminista, porque a revolução que te contemplaria ainda não aconteceu.

Esse livro pode ser também uma das ferramentas de pesquisa sobre feminismo e história para quem transita por esse campo, por ser muito rico de referências literárias, jornalísticas e culturais. No entanto, para leitores latino-americanos vai ficar uma lacuna considerável, pois ele foi escrito por um grupo de pesquisadoras inglesas e estadunidenses. O foco maior vai estar nos eventos acontecidos no hemisfério norte, embora cite aspectos de todos os continentes.

Enfim, saí dessa leitura bastante esclarecida, aprendi muita coisa e ao mesmo tempo ganhei uma noção de que tenho muita coisa por aprender também. Ficou o ensejo da busca por mais referências do feminismo latino-americano e afro-brasileiro.
Gustavo.Romero 26/12/2020minha estante
Achei muito anglófono também. Uma boa referência pra consulta, mas a "narrativa" fica um pouco enviesada.

booksdreamz 16/08/2020

O livro mais necessário que eu já li
Esse livro é maravilhoso, fala sobre os diversos grupos que compõem o Feminismo de forma explicativa e ilustrativa. Extremamente necessário para quem já é feminista ou para quem tem vontade de conhecer esse movimento tão importante.

Dei nota 9.5 porque eu achei o começo um pouco maçante, mas tirando isso o livro é muito bom mesmo!

Sopinha cobalthorn 07/07/2020

Livro pratico e excelente pra quem está querendo se informar sobre diversos assuntos

Bruna 01/05/2020

Feminismo
Muito bom! Inclusive utilizei ele para embasar meu TCC.
Os livros desse segmento são bem trabalhados, folha estilo revista e com as informações muito claras.

Tania Barros (Canal Loucos por Biog 09/04/2020

Um livro importante para entendermos quantas mulheres ja lutaram para que a vida de outras mulheres fosse melhor no trabalho, na vida particular, na sociedade. Mas ainda há muito a ser feito.

Bia 04/04/2020

Merecia 6 estrelas
Esse livro deveria ser lido por todas as mulheres mulheres, principalmente as que falam que não precisam do feminismo. Se elas podem trabalhar, votar, estudar, ter propriedades, etc., é porque mulheres lutaram por isso.

Há três anos me descobri feminista (porque eu sempre fui) mas eu não tinha noção da quantidade de assuntos que o feminismo engloba. Pensava apenas nos conceitos de igualdade, violência e autoridade sobre o próprio corpo.

A sinopse pergunta se o feminismo ainda é necessário no século XXI e a resposta é sim. Mesmo com avanços, nós mulheres ainda sofremos com violência de todos os tipos, desigualdade salarial e outras formas de opressão. Cabe a nós questionarmos nossas atitudes, frases e amizades machistas. Devemos praticar a sororidade, que começa quando não criticamos uma mulher por fazer aquilo que um homem faz e não é criticado.
Marquinhos 04/04/2020minha estante
Recomendo ler ?o odio que voce semeia?. É incrivel.

Bia 04/04/2020minha estante
Valeu pela dica

Val 27/03/2020

História necessária sobre o feminismo
O livro trata do feminismo através da história, principais personagens e acontecimentos relevantes. Traz a consciência diversos fatos que fazem parte das lutas e reinvidicações.
Extremamente necessário para todos.

Nat 29/02/2020

Desde que começaram a lançar em português os livros da série “As grandes idéias de todos os tempos”, eu passei a pesquisar sobre a coleção lá fora. Até entrei em contato com a editora para saber sobre os livros de Sherlock Holmes, Shakespeare, Arte e Star Trek (eu quero muito que lancem um sobre Star Wars) e do Feminismo. Até tinha conseguido em inglês, mas ficou guardado na estante, então quando vi que seria lançado em português, comemorei. O livro traz uma cronologia muito boa que ajuda a entender o movimento feminista desde o início, assim como as suas quatro ondas e suas variações. Questões polêmicas como aborto e controle de natalidade são muito bem abordadas e até me ajudaram a tirar algumas dúvidas que eu tinha (honestamente, foi a parte que mais gostei do livro). Completamente recomendado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2019/10/miniaturista-jessie-burton-dll-2019.html
Vani 31/05/2020minha estante
Por curiosidade, o que a editora te respondeu? Eles planejam lançar todos? *.* Adoro essa coleção também!!

Thamires de Fátima 11/01/2020

O livro do feminismo
Foi meu primeiro contato com livros sobre feminismo, é bom pra introduzir o tema, aborda de uma forma geral o pensamento de várias teóricas. Me despertou vontade de buscar outros livros e pensadoras.