O Livro do Feminismo

O Livro do Feminismo Vários

Resenhas - O livro do feminismo

Bia 04/04/2020

Merecia 6 estrelas
Esse livro deveria ser lido por todas as mulheres mulheres, principalmente as que falam que não precisam do feminismo. Se elas podem trabalhar, votar, estudar, ter propriedades, etc., é porque mulheres lutaram por isso.

Há três anos me descobri feminista (porque eu sempre fui) mas eu não tinha noção da quantidade de assuntos que o feminismo engloba. Pensava apenas nos conceitos de igualdade, violência e autoridade sobre o próprio corpo.

A sinopse pergunta se o feminismo ainda é necessário no século XXI e a resposta é sim. Mesmo com avanços, nós mulheres ainda sofremos com violência de todos os tipos, desigualdade salarial e outras formas de opressão. Cabe a nós questionarmos nossas atitudes, frases e amizades machistas. Devemos praticar a sororidade, que começa quando não criticamos uma mulher por fazer aquilo que um homem faz e não é criticado.
Marquinhos 04/04/2020minha estante
Recomendo ler ?o odio que voce semeia?. É incrivel.

Bia 04/04/2020minha estante
Valeu pela dica

Laura.Dornelles 07/01/2024

Informativo
Livro muito interessante com muitas informações sobre personagens importantes, feitos e dados sobre o movimento feminista.
Todos deveriam ler para realmente entender sobre pois a falta de informação a respeito do tema é o que causa alguns preconceitos sobre.
Acho importante também pesquisar sobre o contraponto do movimento e a história de algumas personagens importantes que possuem controvérsias e histórias sombrias.

bacelar2 08/04/2022

"A solidariedade entre as mulheres pode ser uma poderosa força de transformação." (Nawal El Saadawi)
Acho que nunca demorei tanto pra ler um livro (estou até meio saturada agora), mas valeu cada minuto gasto. Uma leitura rica, didática, informativa e, arrisco dizer, obrigatória. Toda a história do feminismo, reunida e resumida para uma leitura de fácil acesso.

O único fator que me impediu de dar cinco estrelas é que não é muito citado o Brasil no cenário desse movimento.

Daiane539 28/01/2021

Nessa obra fica nítido que a literatura foi um instrumento fundamental no objetivo de libertação das mulheres, ele cita várias escritoras, dentre elas, Mary wollstonecraft, Simone de Beauvoir, Angela Davis, Malala Yousafzai, Djamila Ribeiro, Virgínia Woolf, Maria da Penha com seu livro sobre violência contra mulher e, muitas outras. Uma leitura de extrema importância pra entender o feminismo, é comum ver pessoas falarem que hoje o feminismo não é o mesmo do que era na época das sufragistas, sim, ele evolui com o tempo, mas ainda é necessário. Esse livro mostra que o movimento está dividido em ondas e que, provavelmente com a era virtual estamos na quarta onda.

Essa leitura foi um misto de orgulho por ver a força, bravura, intelectualidade das que lutaram pra hoje eu, todas as mulheres, tivesse direitos, dignidade; e angústia, por todo sofrimento que tiveram que passar, pelas mulheres que perderam/perdem a vida nesse processo.
Sou mais feminista do que nunca.✊🏼

Nat 29/02/2020

Desde que começaram a lançar em português os livros da série “As grandes idéias de todos os tempos”, eu passei a pesquisar sobre a coleção lá fora. Até entrei em contato com a editora para saber sobre os livros de Sherlock Holmes, Shakespeare, Arte e Star Trek (eu quero muito que lancem um sobre Star Wars) e do Feminismo. Até tinha conseguido em inglês, mas ficou guardado na estante, então quando vi que seria lançado em português, comemorei. O livro traz uma cronologia muito boa que ajuda a entender o movimento feminista desde o início, assim como as suas quatro ondas e suas variações. Questões polêmicas como aborto e controle de natalidade são muito bem abordadas e até me ajudaram a tirar algumas dúvidas que eu tinha (honestamente, foi a parte que mais gostei do livro). Completamente recomendado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2019/10/miniaturista-jessie-burton-dll-2019.html
Vani 31/05/2020minha estante
Por curiosidade, o que a editora te respondeu? Eles planejam lançar todos? *.* Adoro essa coleção também!!

Bruna 01/05/2020

Feminismo
Muito bom! Inclusive utilizei ele para embasar meu TCC.
Os livros desse segmento são bem trabalhados, folha estilo revista e com as informações muito claras.

melanieteles 08/02/2022

Muito bom. Traz um pouco sobre cada vertente importante do movimento. Li pra um seminário de Ciências Sociais.

Mari 05/07/2021

Um pouco de cada, bom para a formação de uma base
O livro é bom, possuí um pouco de cada tema, separado por épocas o que ilustra bem motivações e o que estava acontecendo naquele período.
É bom para perceber e criar um senso crítico de que, no início, o feminismo buscava satisfazer objetivos de uma classe média branca e com o tempo foi se formando, não perfeito, mas avançando.
Senti falta do Brasil na obra. Tiveram 2 passagens (temas), porém breves, acho que seria legal ter mais alguns focados no país. Mesmo que fossem temas secundários. Tirando isso fiquei satisfeita, a leitura (no meu caso) foi lenta, pois é densa, o livro é editado como revista e as letras são pequenas, então poucas páginas equivalem a algumas de um livro de ficção, por exemplo.

Larissa Guimarães 13/01/2021

Visão Geral
No início achei que não conseguiria fazer uma leitura dinâmica do livro, porém com o passar das páginas você fica extremamente entretida! O livro faz uma linha do tempo do feminismo, retrata as 4 ondas e trás nomes importantíssimos além de explorar como se dá o movimento em diferentes países e culturas. Ótimo para quem quer ter uma visão geral do movimento e oferece boas referências de obras importantes para aprofundar o conhecimento posteriormente!

Joyce.Kelly 23/04/2024

Por um feminismo sensato e universal.
O Livro do Feminismo compartilha uma perspectiva aprofundada do movimento. Em ordem cronológica, há a origem do movimento e seus impactos. O livro não é "enviesado" como muitos podem dizer, muito pelo contrário, há a escrita de doutoras em história e gênero. Dessa forma, encontram-se desde críticas ao feminismo liberal até comentários sobre o antifeminismo.

É uma leitura informativa e rica!

Cíntia T. 02/09/2020

Conhecer o feminismo te educa social e politicamente
O Livro do Feminismo é uma viagem de bastante bagagem através de pouco mais de 3 séculos de pautas feministas, de forma cronológica e com várias interconexões. Apesar de ser denso de informações, de história, datas e nomes, é bastante organizado e com uma diagramação que torna a leitura mais fluida e flexível, através dos boxes temáticos, gráficos e ilustrações minimalistas. Nele dá para conhecer todas as vertentes do feminismo de forma clara e muito objetiva, separadas ainda nas ditas grandes ondas, que foram quatro, dentro do período que vai de 1700 até 2018.

É um livro que toda e qualquer pessoa deveria ter um contato uma vez na vida. Inclusive, talvez principalmente, homens e pessoas que não têm alguma noção do que seria e do que é o feminismo, ou que simplesmente o refuta sem conhecer. Entender e tomar consciência da magnitude, da complexidade e diversidade dentro do espectro feminista, reconhecendo-o como o amplo espectro que é, se torna essencial para tomar uma posição que melhor lhe represente e com embasamento. É preciso que as pessoas saibam o que é feminismo radical, o que é interseccionalidade, o que é mulherismo, etc. E a partir disso, entender que o Feminismo varia geograficamente, politicamente, culturalmente e historicamente falando.
Talvez a bandeira que você levanta hoje não contemple seus princípios, e você poderá rever isso para ir a um caminho mais coerente. Ou talvez você descubra que nem se encaixa no termo feminista, porque a revolução que te contemplaria ainda não aconteceu.

Esse livro pode ser também uma das ferramentas de pesquisa sobre feminismo e história para quem transita por esse campo, por ser muito rico de referências literárias, jornalísticas e culturais. No entanto, para leitores latino-americanos vai ficar uma lacuna considerável, pois ele foi escrito por um grupo de pesquisadoras inglesas e estadunidenses. O foco maior vai estar nos eventos acontecidos no hemisfério norte, embora cite aspectos de todos os continentes.

Enfim, saí dessa leitura bastante esclarecida, aprendi muita coisa e ao mesmo tempo ganhei uma noção de que tenho muita coisa por aprender também. Ficou o ensejo da busca por mais referências do feminismo latino-americano e afro-brasileiro.
Gustavo.Romero 26/12/2020minha estante
Achei muito anglófono também. Uma boa referência pra consulta, mas a "narrativa" fica um pouco enviesada.

Moonraes 12/04/2021

Leitura obrigatória!
Esse livro deveria ser obrigatório nas escolas, para todos conhecerem um pouquinho mais sobre o feminismo e sobre a sua importância.
Recomendo muito, principalmente para quem quer começar a entender, pois é uma leitura deliciosa de facul compressão.

Thamires de Fátima 11/01/2020

O livro do feminismo
Foi meu primeiro contato com livros sobre feminismo, é bom pra introduzir o tema, aborda de uma forma geral o pensamento de várias teóricas. Me despertou vontade de buscar outros livros e pensadoras.

Tania Barros (Canal Loucos por Biog 09/04/2020

Um livro importante para entendermos quantas mulheres ja lutaram para que a vida de outras mulheres fosse melhor no trabalho, na vida particular, na sociedade. Mas ainda há muito a ser feito.

Isadora.28 05/12/2020

A história da Luta das Mulheres
Através de uma forma muito bonita, o livro trás e explica vários termos, ideias, organizações e principalmente MULHERES! Mulheres importantíssimas para a história e a contribuição delas deixadas para nós através de todos os direitos que nós desfrutamos hoje. Tudo o que temos hoje e o que teremos futuramente é resultado de muita luta, contada através da vida de cada uma dessas mulheres que com certeza nunca vou ser capaz de esquecer.
Um livro impecável, atual, com uma leitura fácil e super bem ilustrada.
Leiam, conheçam e valorizem o legado deixado por todas essas mulheres. E que a gente possa também deixar nossa contribuição.