O Livro do Feminismo

O Livro do Feminismo Vários

Resenhas - O livro do feminismo

@cinthia.lereplanejar 30/01/2021

O livro do feminismo
Um livro necessário para conhecermos a fundo sobre o que é o feminismo e sobre a diversas lutas que mulheres traçaram em busca dos seus direitos, de igualdade e respeito.
O livro trata sobre pontos importantes, como o trabalho da mulher, posição social oprimida, educação, sufrágio feminino, sexo e violência, o feminismo negro, o feminismo trans e entre outros.
Vale muito a pena a leitura!

Thamires de Fátima 11/01/2020

O livro do feminismo
Foi meu primeiro contato com livros sobre feminismo, é bom pra introduzir o tema, aborda de uma forma geral o pensamento de várias teóricas. Me despertou vontade de buscar outros livros e pensadoras.

Sopinha cobalthorn 07/07/2020

Livro pratico e excelente pra quem está querendo se informar sobre diversos assuntos

Tania Barros (Canal Loucos por Biog 09/04/2020

Um livro importante para entendermos quantas mulheres ja lutaram para que a vida de outras mulheres fosse melhor no trabalho, na vida particular, na sociedade. Mas ainda há muito a ser feito.

Giselle.Pessoa 14/05/2021

Um breve histórico do feminismo
O livro aborda a história do feminismo, suas ondas, principais nomes e principais linhas de pensamento e de debate, além de momentos importantes na historia do feminismo. É um resumo sobre como e porque surgiu o feminismo, além da razão de hoje em dia ele ser um movimento tão importante e com tanto ainda a conquistar.

Tudo começa com o feminismo britânico e vai até o movimento #metoo, de apoio a vitimas de assedio sexual que aconteceu em Hollywood, em 2017, e se espalhou pelo mundo. (Harvey Weinstein- produtor acusado).

Val 27/03/2020

História necessária sobre o feminismo
O livro trata do feminismo através da história, principais personagens e acontecimentos relevantes. Traz a consciência diversos fatos que fazem parte das lutas e reinvidicações.
Extremamente necessário para todos.

skuser02844 30/03/2021

Informativo
O livro trás um panorama a respeito do movimento feminista desde o sufrágio até os dias de hoje. É um livro bem informativo e nos mostra vários pontos de vista e diferentes vertentes do movimento.

Clara 25/03/2022

Era muito difícil encontrar fontes confiáveis sobre o assunto então foi um ótimo adquirido esse livro, pra quem quer saber mais sobre o movimento eu recomendo muito, ele fala desde o começo até os dias de hoje do feminismo

Caroline Vital 28/08/2022

Bem introdutório para cada um dos assuntos/pessoas/movimentos, mas proporciona muito repertório e referências.

GraAa18 15/01/2024

Didático
Um bom livro. Traz um apanhado histórico e cronológico do feminismo no mundo, classificado em 1a onda, 2a, onda, 3a onda do feminismo. Didático, nos mostra personalidades que contribuíram e/ou contribuem para a formação do feminismo.

Saulo.Fragoso 16/08/2021

Feminismo, palavra que causa diversas sensações. Há quem entenda que se trata de um movimento e de uma expressão para retratar as diferentes lutas do cotidiano das mulheres no mundo, que vão desde o direito ao voto, conquistado há alguns anos, até o constante e atual enfrentamento para a igualdade salarial no mercado trabalhista. Mas sabemos que é muito mais que isso! Também tem aqueles que associam o termo com algo pejorativo? o livro vai fazer você entender muita coisa interessante, a minha cabeça simplesmente explodiu, como imaginei que aconteceria.

Guilherme.Henrique 01/06/2021

Essencial
Um livro muito didático e necessário. Assuntos que deveriam ser abordados no colégio e com grande importância para entendimento do mundo atual. Tanto mulheres quanto homens deveriam entender ler e entender a importância desse livro. Homens para respeitar e compreender um pouco o que as mulheres passaram/passam e mulheres para o empoderamento em suas vidas.

Maya | bookig: @umabeletrista_ 13/05/2021

Um dos melhores livros que já li, extremamente importante para conhecer e/ou se aprofundar no feminismo.
Você sabia que Simone de Beauvoir foi influenciada por Mary Wollstonecraft, feminista do século XVIII? E que essa mesma Mary é mãe de Mary Shelley, autora de Frankenstein? E você sabia que nesse mesmo século, as mulheres criaram um salão onde membros femininos discutiam Literatura e demais assuntos? E que os primeiros países a concederem o direito ao voto feminino foram a Nova Zelândia em 1893 e a Austrália em 1902, mas que as mulheres americanas só conquistaram o direito ao voto em 1920?

Você também sabia que experiências na luta antiescravagista serviram como fundamento para o feminismo e conectaram os dois movimentos?

Pois bem, O Livro do Feminismo nos traz todas essas curiosidades e fatos de extrema importância em relação ao movimento feminista. O livro segue uma linha temporal abordando do surgimento do feminismo até os dias de hoje, contando aos leitores sobre mulheres que fizeram a diferença.

Há muito tempo as mulheres são impostas sob o patriarcado. No entanto, com o tempo e influências de pensamentos progressistas, começaram a se questionar por que não podiam realizar atividades que até então eram exclusivas para os homens, por que deviam ser submissas, por que eram sempre inferiores em todos os quesitos, e, através disso, o movimento feminista foi surgindo aos poucos. O Livro do Feminismo, portanto, traz ao leitor uma imersão profunda ao universo do empoderamento feminino, detalhando cada razão para o feminismo existir, explicando e contando toda sua história. Esse livro é fantástico tanto para quem quer se aprofundar no feminismo quanto para quem não o entende muito e deseja conhecê-lo!

Eu, particularmente, sou feminista há anos, mas mesmo assim, diversas afirmações abordadas nesse livro me deixaram muitíssimo surpresa. Por exemplo, várias passagens desse livro sobre situações sexistas que costumavam ocorrer no passado me deixaram absurdamente indignada, como por exemplo no trecho: “A visão geral, como expressa no periódico médico britânico The Lancet, em 1870, era de que as mulheres eram constitucional, mental e sexualmente inapropriadas para as pesadas responsabilidades de um médico. Também se temia que mulheres médicas fossem minar a reputação e qualificação dos médicos homens […]”. Ou seja, as mulheres eram consideradas tão inferiores que jamais se cogitaria um dia conseguirem exercer a profissão médica. Contudo, graças ao feminismo, cá estamos nós conquistando cada vez mais nossos direitos, não é mesmo?

E, como já dito aqui, O Livro do Feminismo nos traz exemplos de várias feministas, um importante exemplo dessas mulheres que podemos citar é Matilda Joslyn Gage, que militou contra a tradição do cristianismo de apoiar a subjugação feminina, ou seja, milita contra instituições opressoras como a Igreja e o Estado, no intuito de lutar por direitos iguais em todos os aspectos da vida. Falecida em 1898, em seu túmulo lê-se: “Há uma palavra mais doce do que Mãe, Lar ou Paraíso. Essa palavra é Liberdade.”

Sendo assim, essa obra inigualável se torna essencial para toda e qualquer mulher que deseja adentrar nesse universo feminista ainda mais ou de primeira viagem. É válida a leitura para qualquer pessoa que se interessa pelo tema e, mesmo que você ache que já sabe tudo sobre esse movimento, você está enganado(a): eu te prometo que você vai descobrir muito nessa leitura. 😉

site: https://umabeletrista.com.br/index.php/2021/01/03/resenha-o-livro-do-feminismo-traducao-por-ana-rodrigues/

Yassss. 22/04/2021

Minha segunda leitura do ano foi dedicada a esse excelente livro que ganhei em agosto do ano passado. Demorei para começar, confesso, mas quando comecei... levava-o para todo lugar afim de conseguir alguns minutinhos para ler um pouquinho.
A imparcialidade do livro é impressionante, traz inúmeras vertentes sem demonstrar apoio a alguma delas. Fala de muitas lutas em muitos países, fala de mulheres fortes e guerreiras, incríveis para o mundo em que vivemos, tudo isso em uma ordem cronológica perfeita.

Rafaella 29/11/2020

Livro base de consulta
Este livro apresenta as várias facetas do feminismo. Traz de forma interessante as principais ideias que envolvem o movimento, os nomes importantes de cada ideia, além de mostrar historicamente a evolução das lutas e conquistas feministas.
A proposta é ser um primeiro acesso às principais ideias em torno do tema feminismo. No entanto, para um aprofundamento em cada assunto, o livro serve como primeira consulta e indicação para demais leituras.
Ele aborda como o feminismo tem evoluído e transformado sociedades ao redor do mundo, além de apontar os desafios que ainda estão em pauta no movimento.
Como divide a leitura historicamente através das "ondas" do feminismo, facilita a compreensão de como o movimento tem evoluído até os dias atuais.