Hyperion

Hyperion Dan Simmons

Resenhas - Hyperion

Levovitch 08/05/2024

Uma odisseia espacial magistral
Minha experiência lendo Hyperion foi muito boa graças ao meu conhecimento prévio de que esse livro era apenas um grande prólogo com histórias diferentes sobre os personagens aqui presentes e o motivo de sua peregrinação a Hyperion. Tudo isso me preparou para uma grande experiência literária, com personagens incríveis, jornadas emocionantes e momentos bizarros.

Enquanto isso, o enredo constrói o mito do Shrike (Picanço) e nos mostra o quão aterrorizante essa estranha criatura pode ser. Este pode até ser considerado um livro de contos que nos leva a uma jornada grandioso, que eu espero ler logo.

Márcio Leonardo 30/04/2024

Uma história muito rabiscada e um ?final? muito rápido. Era um bom enredo até, mas não bem trabalhado.

Krügel 29/04/2024

Hyperion é uma experiência diferente do usual. Em um tempo em que as óperas espaciais estão em alta, o livro de Dan Simmons se propõe a entregar uma experiência narrativa única. Ele começa como qualquer livro de ficção, as 100 primeiras páginas? Esquece, é contexto, muita informação nova, afinal você está entrando em uma nova realidade e, sem dúvidas, é a parte mais difícil do livro. O livro acompanha 7 pessoas que estão se peregrinando ao planeta Hyperion, 7 pessoas desconhecidas e sem ligação nenhuma entre elas e para matar o tempo, decidem contar as histórias pessoais de cada um. Logo você percebe que a peregrinação em si pouco importa neste livro, isto fica para o segundo livro, mas qual o contexto de cada um dos personagens, quais são suas vivências e as suas relações com o planeta e as misteriosas tumbas temporais e seus campos anti entropia.
Por meio destas histórias conhecemos o planeta distante e desconectado da rede, suas lendas, suas cidades e principalmente seu deus, o Picanço ou o Senhor da Dor, basicamente um Alien o 8 passageiro mas com o seu pézinho na viagem no tempo.

Para quem eu recomendo esse livro? Amantes de ficção (principalmente ficção espacial), Quem está a procura de um livro de contos para sair da ressaca literária e principalmente aspirantes à literatura, já que a estrutura do texto é incrível.

Diegoppeixoto 24/04/2024

Busquei palavras para descrever ?Hyperion?, mas não consegui encontrar muitas.
Simplesmente uma obra prima.

Henry 14/04/2024

É um livro que me deixou maravilhado com sua riqueza de detalhes e a profundidade dos personagens. A maneira como se entrelaçam as histórias dos peregrinos é majestoso. Cada história por si só é única e emocionante, mas juntas, elas formam o fascinante universo de Hyperion

FremenJeff 10/04/2024

Meio arrastado
Vi que esse livro é meio que uma introdução, porém que coisa arrastada. Os personagens são bem interessantes, porém o desenvolver é bem arrastado.

Uma odisseia literária pelo tempo e espaço, Hyperion conta a história de uma galáxia à beira de uma grande mudança. Sete peregrinos que não se conhecem compartilharão uma viagem inesperada a um planeta hostil.

A história de cada um é um microcosmo da experiência humana, e um convite para uma aventura que toca em temas como o amor, perdas, a passagem implacável do tempo, a mortalidade, e como as escolhas definem cada um.

Neste épico magistral, Dan Simmons desenvolve uma narrativa intricada, com personagens muito bem desenvolvidos, e uma ficção especulativa que mescla elementos de fantasia, ficção científica e filosofia literária.
Uma meditação sobre o tempo, o espaço, e a capacidade humana de contar histórias, essa é uma daquelas leituras imersivas que prendem o leitor até o final. Prepare-se para uma jornada como nenhuma outra.

Julio.Oliveira 04/04/2024

Que livro perfeito, ele te envolve, te desafia, te faz questionar e acima de tudo te faz querer muito mais.

Já entrou nos meus favoritos

Teo 26/03/2024

Uma gloriosa introdução!
Sim, vocês leram certo, o livro inteiro na realidade é uma introdução para o quê está por vir nos próximos livros. Sei que isso possa parecer um pouco tedioso e deixar algumas pessoas com pé atrás por ter que ler um livro inteiro que na teoria nem trará andamento para a trama, mas sim constituir a sua base. Porém, se ler essa humilde resenha, peço que confiem em mim.

O livro inteiro introduzirá história contando o passado de cada um dos seus protagonistas, falando do escopo geral das coisas, é só isso. O que tornou essa obra especial enquanto eu lia cada página, é a maneira que ele trata todo o simbolismo e dores que cobrem a vida dos personagens, mesmo sendo uma ficção-científica, você pode sentir em seu coração o que cada personagem sofreu e se conectar com eles. Seja por amor, ódio, a busca incansável pela sua obra prima, empatia e até mesmo a mera efemeridade das coisas. Tudo está lá e tudo faz você se comover e entender as motivações dos personagens, não necessariamente você vai concordar ou amar, mas vai entender seu propósito.

Enfim, eu poderia falar muito mais dessa obra, mas sinto que se falar mais eu poderia acabar estragando a experiência de alguém ou até mesmo criar muitas expectativas (o que não seria bom já que como falei antes é só uma introdução). Então, só posso desejar que tenham paciência e compreensão ao ler esta obra, e esperar que ela toque seus corações assim como tocou o meu.

bardo 23/03/2024

Hyperion de Dan Simmons, consegue ser paradoxalmente um livro muito bom e muito ruim. Explico, para o que se iludirem com o marketing comparando o livro a outras obras como: Senhor dos Anéis, Duna, Fundação ou Nárnia; certamente vai se frustrar. É possível sim encontrar alguns paralelos, mas de um modo geral são forçados. Tampouco o livro é uma Space Opera tradicional. Lido com esses olhos o livro é péssimo.
Agora Hyperion lido para além da historinha, que em si é relativamente simples: peregrinos dirigindo-se a um santuário aterrorizado por um monstro; torna-se imensamente mais interessante, mesmo considerando as talvez tentativas do autor em emular os defeitos do gênero.
A quantidade de referências, algumas óbvias outras só acessíveis mediante uma boa bagagem literária ou buscas antecipadas sobre o livro, tornam a obra bastante rica, complexa e em alguns momentos enigmática. O fato desse primeiro livro ser essencialmente um prólogo não ajuda muito. Para os interessados na historinha, pode ser bem frustrante.
Deixando-se de lado a narrativa em si e olhando-se para os debates tratados o livro cresce enormemente, o autor faz uma profunda reflexão sobre a crença (especificamente a judaica e a cristã, mas não somente), política, criação artística, consumo, massificação, nossa relação com a tecnologia (inquietantemente profética), propósito versus mortalidade entre várias outras.
A despeito da boa tradução acredito que a experiência de leitura no original (se possível) seja ainda mais rica. O material de apoio da edição da Aleph ajuda bastante o leitor meio perdido, o texto de André Cáceres e o vídeo de Mell Ferraz são bastante esclarecedores**.**
A despeito da densidade, do apelo sexual as vezes irritantemente imagético em momentos inoportunos e de alguns personagens construídos para serem detestáveis, Hyperion de Dan Simmons é uma obra intrigante, complexa e que não subestima o leitor. Vale também dizer que que pede, que exige releituras.

Leandro Zanata 16/03/2024

Hyperion é uma ficção espacial com uma abordagem profunda da identidade humana, das nossas relações afetivas, da nossa relação com a inevitabilidade do tempo.
Um livro que guardarei com carinho

Fabricio.SantAna 09/03/2024

Incrível
Uma excelente ficção científica que nos faz viajar em vários conceitos da humanidade e nas possibilidades que as ficções científicas trazem. Você acaba preso à história tentando saber o que acontecerá com aqueles personagens que viajam em direção a algo que tudo indica que será o fim deles.

AventureiroLiterário 29/02/2024

Não pra ler apenas esse livro e não desejar sua continuação!
Hyperion é mais um daqueles casos de um livro que chega inesperadamente na minha lista de leitura e facilmente se torna um dos melhores. A sinopse já tinha me chamado atenção por si só e a sua execução entregou exatamente tudo que eu esperava, embora não seja um livro perfeito.

Essa forma de contar a história, com cada um dos sete personagens narrando suas origens, motivações e o porquê de estarem ali, funciona muito bem com essa mistura de estilos de escrita. Temos histórias que são dramáticas, assustadoras, algumas com ação, outras com mistério e até algumas com toques de humor. Por mais que alguns personagens sejam mais interessantes do que outros, não teve nenhuma história que eu não tenha gostado.
Um livro onde um grupo de personagens está andando de um lugar até outro e contando suas histórias pode não parecer um conceito muito chamativo, mas eu garanto que Dan Simmons acertou na forma de manter o ritmo fluido e interessante.

Existe um tom de mistério que predomina durante todo o livro relacionado ao planeta Hyperion, sobre o ser Picanço e toda essa situação que acontece no momento presente dessa galáxia. Quanto mais histórias vamos ouvindo, mais vemos como tudo está de certa forma conectado. Dessa forma, temos diferentes linhas narrativas passadas se entrelaçando com a linha narrativa do presente.

Essa é uma daquelas ficções científicas densas, com muita construção de universo e conceitos que não serão tão estranhos para leitores mais assíduos do gênero, porém isso pode afastar leitores iniciantes. Por mais que eu tenha gostado dessa obra, definitivamente não a recomendaria para qualquer um.
Outro ponto que pode dificultar para alguns leitores é como temos extensas descrições desse universo. Para amantes de uma boa construção de mundo, será um prato cheio que não impede a história de fluir, entretanto, muitos podem considerá-la um excesso.

O único ponto que me deixou levemente desapontado é o final. Senti que ele simplesmente termina de forma abrupta, deixando claro que já foi escrito pensando na existência de uma continuação. Porém, fiquei com a sensação de que não tivemos nenhuma conclusão de algum arco nesse primeiro volume. Ficou parecendo que Hyperion é um grande prólogo de 560 páginas, que por mais interessante e importante que seja, deixa um grande gosto de "quero mais".
Espero que a Aleph não demore a trazer a continuação para o Brasil, já que tudo parece indicar que ela será ainda melhor que o primeiro!

Séh 15/02/2024

Uma grande (e boa) introdução
Quando iniciei a leitura achava que era volume único e me surpreendi com o final tendo um gancho enorme para a continuação, sendo esse uma grande introdução para o que será o desenvolvimento no próximo.

É um volume que funciona quase em contos o que se torna muito interessante pois passeia entre gêneros literários também. Livro muito bom, excelente pra explorar essa ficção científica mais precoce, recomendo.

Quinho1 14/02/2024

Ninguém me avisou que eu precisava ler a segunda parte pra realmente entrar nesse universo. Esse aqui funciona como um prólogo. mas é ótimo. É praticamente um clássico não tão badalado. Um conjunto de histórias contadas em uma nave espacial por tripulantes em uma missão especial. E as histórias variam muito de tema e poderiam até mesmo nem pertencerem ao gênero sci-fi, o que dá uma aspecto muito estranho ao livro, o que é bom. Como dito pelos amigos aqui, é uma ficção fantástica. Cheio de metáforas religiosas, questionamentos sobre o desenvolvimento da civilização se seguir uma linha temporal mais voltada à religião ou não, às grandes corporações ou não, e isso fazendo uma comparação entre as civilizações estabelecidas em planetas distintos. Vou ter que conferir a continuação.