A última mentira que contei Riley Sager

Resenhas - A última mentira que eu contei

Clara3714 16/03/2024

O QUE FOI ESSE LIVRO???
Acho que até agora foi o livro que mais me chocou dentre todos q eu li com o plot. É incrível como a autora traz tantas teorias de uma o vez junto com tamanha adrenalina em um livro. É muito interessante como os capítulos de ?Quinze anos atrás? completam toda a história e seu desfecho. O plot não é fácil de descobrir antes das páginas finais, já que só é ?citado? entre 1-2 vezes em todo o livro até a descoberta.
Recomendo MUITO! Principalmente para aqueles que se interessam em investigações de casos como esse.

Dina 14/03/2024

Que plot twist
Eu esperei algumas coisas, mas o final realmente me deixou sem palavras. Não imaginava jamais.
A história é feira de vários acontecimentos, mas só fiquei realmente presa depois do meio

lelis 05/03/2024

"o tempo das mentiras acabou"
Mais um suspense que termina respondendo todas minhas dúvidas!
conheci essa autora por estar hypada no tiktok gringo e pela primeira vez gosto muito de um livro viralizado no booktok!!!!
bom demais, pretendo ler + livros da autora

e esse final?????? a vivin me passou uma vibe bem alison de PLL, uma vaca, era obvio que ela ia "dar a volta por cima"

Manu Ramos 02/03/2024

Sensacional
O livro nos deixa presa do começo ao final, tendo um plot twist maravilhoso, em diversas situações eu tentei imaginar diversas coisas e por fim, não acertei (e olha que sou boa nisso!), gostei demais desse livro, recomendo muito, um ótimo suspense pra quem é fã de mistério e gosta de livros que prendem bastante

Nat 02/03/2024

O final é bom, mas não vale a leitura
São 340 páginas e eu só comecei a me importar com a história nas umas 150, que é quando a ação realmente começa a acontecer, até lá é tudo muito lento e arrastado e é difícil acreditar e se apegar até a protagonista (e olha que o livro é narrado em primeira pessoa). A autora até tenta deixar o livro mais dinâmico com capítulos curtos que intercalam o passado e o presente, mas não funciona, pelo menos não pra mim. O final é legal e até um pouco satisfatório, mas não vale as 340 páginas. Provavelmente não vou dar outra chance pra autora pq essa foi dolorosa e falaram que era um dos melhores dela.

Jamille.Priscila 29/02/2024

Gente, como assim?
Confesso que o início desse livro é um pouco arrastado, mas vale a pena continuar a leitura porque depois fica tudo muito frenético e muito bom. Desde o início criei uma teoria e me agarrei a ela e no decorrer da leitura tinha momentos que confirmava minha teoria e tinha momentos que não e no fim não foi nada do que pensei, ou seja, nada novo sob o sol. Eu nunca consigo acertar o plot e ainda bem, pois a graça está justamente em ser surpreendido. Se você quer um livro de suspense com mistério, com personagens duvidosos e um plot twist carpado no final, leia este livro.

Acabei tirando uma estrela do livro justamente por ter um início muito lento.

Maria20991 27/02/2024

QUE LIVRO BOM!!!!
Fiquei viciada nele, tem a leitura bem fluída, história bem construída e os capítulos dão vontade de ler mais e mais.
O final não era nada o que eu esperava (de forma positiva) e me deixou em choque pra processar tudo.

juliacandido 27/02/2024

O livro me prendeu desde o início e achei uma essência bem pll com a Vivian sumindo e até a personalidade achei parecida em alguns momentos.
Confesso que não descobri nada, porque foi me dado tantas informações que eu não sabia ligar umas as outras e fazia teorias sem pé nem cabeça.
Fiquei bem contente com o final, achei que foi perfeito. Eu ja tava achando q o final seria um e ja tava xingando, mas ai do nada pah jogaram uma informação e mudou tudo pra melhor.
Recomendo demais o livro!!

Hari-Nama 16/02/2024

Em um acampamento de verão, alternando o passado e o presente, temos um supense que não conseguimos parar de ler até acabar.

stefxs 11/02/2024

A última mentira que contei
É um ótimo livro para distrair e tem plot atrás de plot. No começo você acha uma coisa e vai criando inúmeras teorias, mas quando chega no final o plot é totalmente outro. Li esse livro por causa do "sobreviventes" do mesmo autor, confesso que o começo é bem lento e um pouco entediante (pelo menos eu achei) mas vale muito a pena dar uma chance.

isa! 04/02/2024

Meninas malvadas se fosse um filme de terror
Imagine que você está num acampamento de verão e, de repente, numa noite qualquer, suas colegas de quarto desaparecem e, mesmo depois de quinze anos, não são encontradas. Para você, as autoridades não parecem se importar o bastante para encontrá-las e voltar à vida normal também é um pouco difícil demais. Após quinze anos, você retorna ao acampamento, porque sente que precisa superar esse capítulo da sua vida, mas, ainda sim, se agarra à esperança de descobrir o que aconteceu com as meninas afinal. E depois disso, bom? você precisa ler esse livro para saber. Honestamente, é uma história ambientada num local muito legal, essa coisa de acampamento de verão é realmente divertida - até mesmo me lembra aqueles filmes clássicos de terror, “Rua do medo” é um bom exemplo -, o enredo também te instiga a tentar entender o que de tão misterioso havia acontecido. Esse é um suspense daqueles que verdadeiramente gostamos do anti-herói, e que, caramba, poderia ser facilmente protagonizado pela Regina George.

Emma, a colega de quarto mais nova das meninas que sumiram há quinze anos, é uma artista impressionante, mas que carrega consigo uma inspiração preocupante. Em suas obras, ela ilustra as meninas desaparecidas em vestidos brancos clamando por ajuda. Desde o sumiço, Emma se sente culpada pelo ocorrido, porque foi a última pessoa a vê-las. Ela tenta seguir com a sua vida, mas as alucinações das meninas e do que poderiam tê-las acontecido assombram seus dias. É torturante! Por essa razão, penso que é muito pior não saber do que propriamente saber, porque, certamente, sabemos que os detalhes são capazes de nos apavorar por uma vida inteira, mas, quando não sabemos, são os nossos pensamentos que controlam nossa vida e posso te garantir que, não, eles não são bons. Eles podem ser mais cruéis do que a realidade do fato.

É válido dizer que, no livro, há narrações tanto do presente da personagem, quanto de quinze anos atrás, quando ela conheceu as meninas. Aos treze, Emma chegou em seu primeiro acampamento de verão e, como tinha chegado após a organização dos chalés, ela ficou em um grupo das meninas mais velhas. Quando Emma conheceu as meninas da sua cabana, soube que elas seriam o típico grupo de garotas cruéis, que fariam de tudo para envergonhá-la. Ela sabia que as meninas seriam umas vacas com ela, então, resolveu tratá-las de forma igual, e Vivian, a nossa Regina George, se surpreendeu com a forma em que a menina não abaixou a cabeça diante delas. A partir disso, Emma foi incluída no grupo, acompanhando-as para todos os cantos, ainda que tenha sido apenas com Vivian que a pequena firmou a amizade. Para Emma, Vivian era sua irmã mais velha, ela mostrava um caminho diferente da vida, que ela nunca havia visto. Novos sentidos, novos objetivos, novas paixões. Mas, por outro lado, Vivian podia ser uma completa vaca, como as meninas do acampamento tanto diziam. Ela planejava alguma coisa que Emma não entendia, andava buscando pistas que não faziam sentido e não se importava em machucar as pessoas por isso. Pelo menos, era o que pensavam? Emma não sabia naquele instante, mas ela descobriria depois de quinze anos.

Quando Emma retornou ao acampamento, a pedido da diretora como professora de artes, ela escolheu ficar na mesma cabana que havia ficado há quinze anos, o Corniso. No chalé, ficou encarregada de supervisionar as meninas mais novas. Assim como Vivian dizia, Emma estava com o objetivo de ser uma irmã para elas, nada de relação de poder. Durante a história, Emma encontra alguns pertences de Vivian, um mapa e um diário, que a levam a continuar a busca de sua antiga colega de quarto, o que torna o enredo bastante intrigante. Não sabemos o que aconteceu, nem ao menos temos alguma pista do que possa ter acontecido. No acampamento, as coisas também estavam estranhas. Franny, a diretora, agia de forma suspeita, como se Emma fosse um perigo para o acampamento, até mesmo coloca uma câmera em sua cabana para acompanhar seus movimentos, que, de acordo com ela, eram somente para segurança de Emma. Aquilo apenas a fez entender que, realmente, Vivian estava certa de suspeitar da organização do acampamento. Mas, cara? Nada fazia sentido ainda. Após as buscas excessivas de Emma, as meninas começam a desconfiar que tem algo errado com ela, porque vem agindo estranho enquanto procura por algo que parece não estar encontrando. Naquele momento, Emma sabia que estava prestes a encontrar o seu passado perdido, só não esperava que o presente também a amaldiçoasse tanto, que talvez fosse até mesmo parecido com o passado.

Na história, Vivían ensina as meninas a jogarem um jogo. Duas verdades e uma mentira. Ao longo do livro, tentamos descobrir as mentiras junto aos personagens, porque sabemos que é preciso inventar algo para ser mentira, revelando mais de nós do que a verdade. No presente, Emma também brinca com as meninas para afastar os pesadelos, revelando suas verdades. É um jogo divertido! Ela costuma lembrar de Vivian quando brinca, se lembra também de como a culpa ainda insiste em controlar seu corpo. Haha. Já que estamos falando sobre a Vivían, tenho que dizer que ela é a melhor anti-herói que poderíamos ter neste livro. É por ela que nos empenhamos a descobrir o rumo da história, os mistérios do acampamento e o que era aquilo que tanto procurava. Ela é uma personagem viva, com uma personalidade única. Ela nos mantém no mistério.

No acampamento, mesmo depois de anos, ainda existem lendas sobre o local e o desaparecimento das meninas. E, caramba! A história misteriosa do acampamento é algo realmente curioso. Desde o começo, eu desconfiei do que poderia ter sido - não que estivesse na cara! -, porque todo aquele papo de loucura era muito suspeito. Ainda sim, esperava que fosse mais bem abordado e que estivesse relacionado diretamente com o desaparecimento das meninas. Durante o livro, senti falta de uma relação com o sumiço, porque mesmo soltas, as peças não pareciam se encaixar, não porque estavam erradas mas porque não faziam sentido juntas.

Mas, peraí! Estávamos falando de mentira e em como ela nos define, certo? Mas, galera, a verdade também pode ser manipulada... E, uauuuu. É definitivamente assim que nos surpreendemos com o restante da história. No final, apenas pensamos no que era realmente verdade. Não acreditamos na mentira, é claro, mas deveríamos confiar na verdade? Caramba! O final deste livro é insano! Você pode até chegar perto, mas não tem como descobrir os detalhes de tudo aquilo. Mas, ainda sim, reconheço que faltaram muitas, muitas e muitas explicações, porque, na minha concepção, de uma hora para outra tudo foi jogado para que a autora finalmente colocasse um ponto final na história. E… cara. Como? Só me diga como isso foi uma mentira? Como a verdade estava na nossa cara e não percebemos? Como a verdade estava viva? Alguém me dizzzzz.

Portanto, esse é um livro de suspense bem estruturado, com uma linha de acontecimentos impressionante. Apesar da ideia ser uma das melhores, não foi abordada da melhor forma, as peças foram colocadas com uma fita adesiva, porque elas não se encaixaram sozinhas. Mas, tudo bem! É um suspense que te prende, mas não desde o inicio. Às vezes, ele se torna um pouco maçante de acompanhar por causa da narração, mas nunca por causa da ideia, ela realmente nos prende. Esse livro daria uma ótima adaptação para o cinema, porque a ambientação é divertida de acompanhar. Haha. Definitivamente seria uma versão assombrada de Meninas Malvadas.

Jana Grigo 27/01/2024

Me chamou de burra em 5 línguas diferentes
Amo histórias que me fazem de idiota e depois vão deliciosamente amarrando todas as pontas soltas, e esse livro é exatamente assim. Depois de revelar o final e vc começa a lembrar do início, tudo começa a fazer sentido e vc se sente burro por não perceber isso desde o começo. Não que o plot tenha sido algo mirabolante (fez bastante sentido até) mas a pessoa não era minha principal suspeita, cogitei e estranhei algumas coisas mas a história te leva pra um caminho diferente de propósito pra no final te jogar essa bomba.
Tudo que pode achar que tem certeza sobre esse livro, pode esquecer, é tudo mentira. Tudo que é mostrado no livro vai ser desmentido em algum momento (tudo mesmo) ent esteja preparado pra ser enganado várias vezes durante a leitura. Tanto que tinha ficado decepcionada no "plot" final mas a autora achou um jeito de (mais uma vez) enganar a todos e dar a cartada final com muita mais emoção.
Depois que comecei a ler, não consegui parar. É uma história que te prende e faz vc se sentir parte dela, a agonia das cenas passa nitida e profundamente pro leitor a cada página, literalmente uma imersão.
Um livro que eu com certeza recomendo pra quem gosta de resolver mistérios e precisa sair da ressaca literária como eu, depois de alguns capítulos vc não vai mais querer parar.

Rafaela.CabAs 26/01/2024

TO TODA ARREPIADA
Simplesmente o plot desse livro!!!
não tenho nem palavras para descrever, apenas leiam leiam e leiam.