A Chama de Ember

A Chama de Ember Colleen Houck

Resenhas - A Chama de Amber

Patricia Lima 17/06/2020

A Chama de Ember
O livro tem um clima muito legal por causa de todas essas lendas e seres místicos, ele promete ter um clima de halloween, até porque o nome da cidade é hallowel.

Mas uma coisa que me incomodou muito foi a personagem da Ember que é uma bruxinha, ela é uma personagem muito imatura que faz as coisas sem pensar nas consequências.

Então o Jack tem que ficar indo atrás dela, impedindo que ela faça mais coisas assim. E isso me irritava em muitas partes.

Outra coisa que eu não gostei é que a bruxinha acaba sendo o centro das atenções e a autora usou isso pra colocar vários pretendentes para ela, então temos em certa parte um quadrado amoroso, que foi muito desnecessário

Se tivesse só o romance com o casal principal, a história ia ser a mesma, os outros interesses amorosos não serviam pra nada.

Ou seja, a Colleen Houck usou as duas coisas que eu menos gostava em A Maldição do Tigre, que é a protagonista chata e o triangulo amoroso.

Teve mais uma coisa que achei muita estranha no livro: acontecia muitas coisas que pareciam que não tinham rumo, não tinham um objetivo, e isso fez a história ficar muito vaga em muitas partes.

Mas o que acabou salvando a leitura pra mim depois, foi o final dele, eu gostei bastante do final do livro, achei muito fofinho e significante para a mitologia da história, então o livro tem seus pontos positivos também.
lilis 09/09/2020minha estante
Você literalmente tirou as palavras da minha boca.

Dadá 22/12/2020minha estante
Eu li A Maldição do Tigre e Deuses do Egito e tanto na saga quanto na trilogia, ela joga pretendentes pra cima da personagem principal, eu detesto isso é desnecessário. Perdi até a vontade de ler. Parece até que a autora criou uma fórmula de escrita.

Laura 01/01/2021minha estante
Faço da sua opinião a minha. Quase desisti dele, mas o final valeu a pena.

carol 05/02/2021minha estante
Disse tudoooo!!

Bia 05/03/2021minha estante
Por isso dei três estrelas, só pelo final! Mas super concordo com você!

Grazi 05/04/2021minha estante
Ainda não terminei o livro, mas nossa, você está mais que certa.

Manu 27/07/2021minha estante
SPOILER
Eu tô lendo agora e tô no ódio pq a Ember é muito a garota que tem que ser salva pq só faz merda, o Jack e ela tem uma relação???? Pq eles nem tiveram muito diálogo mas quando se encontrar depois dela fugir parece que o amor desperta na hora sem desenvolvimento nenhum, ela teve só um pouco de desenvolvimento (bem ruim) com o Dev e foi totalmente desnecessário pq não deu em nada, não preciso nem falar que o Finney tá ali por nada né? Tô bem decepcionada, espero que o tal plot do final salve

Renata1004 30/07/2021minha estante
É um livro único ou vai ter continuação?

V.S 11/08/2021minha estante
Foram pontos super válidos os que você abordou e sim... a Colleen ama esse lance de quarteto amoroso, não sei porque... mas todos os livros que li dela... tem isso kkk. No entanto, eu adorei o livro, eu não sei se é porque eu amo quando é uma mistura de fantasia com romance... apesar de que esse livro deixou algumas coisas a desejar sim, mas eu gostei muito do Jack, por mais que ele tenha um tom autoritário várias vezes, o que era de se esperar que ele fosse assim, afinal ele é um guardião... tanto da Ember quanto da Encruzilhada dele kk e eu também adorei o gancho do final explicando como o dia das bruxas ficou conhecido, foi bem legal... mas achei o final bem rápido, na minha opinião ela poderia ter desenvolvido melhor alguns pontos e tornando essa história uma boa duologia!

Aggy Garcia 03/05/2022minha estante
Eu desisti da leitura, tentei ler, desde o ano passado que tento, tento e não consigo, eu achei muito parado, e quando acontece algo eu não consigo "ligar", é tipo "tanto faz" não consegui gostar de ninguém, tudo é entorno da protagonista imatura e mimada, não tive paciência ?

Na Maria 11/05/2022minha estante
O ambiente de fantasia construído foi bem feito, mas a protagonista é bem irritante e imatura. Não sei se foi por eu ter lido muito rápido mas achei que o final foi produzido de um jeito desesperado e acelerado demais, jogando os plots todos em um mesmo momento, tornando o final difícil de digerir (na minha opinião).

Evan.Sreis 27/09/2022minha estante
GENTE PFVR ALGUÉM ME CONTA , A EMBER VAI FICAR COM QUEM NO FINAL??

Na Maria 27/09/2022minha estante
SPOILER!!!!!
Ela fica com o Jack. Típica resolução de a Maldição do Tigre e Deuses do Egito. Nenhuma surpresa.

Shenobiu 18/04/2023minha estante
vc definiu completamente o que eu penso, eu tô lendo esse livro de tempos em tempos pq a Ember me irrita tanto q eu n consigo terminar

Santrog 08/01/2023

Não desista, termine o livro!
Que dificil terminar essa leitura! Quando  comecei a ler, eu gostei bastante, toda a apresentação ao mundo e a ideia de existir dois mundos que existem em paralelo, um com magia e criaturas mágicas e o outro sendo o nosso.

Ember a protagonista, é chata? Sim. Imatura? Sim, mas tudo bem podemos passar um pano, afinal a personagem é nova e naquela época as mulheres demoravam muito para amadurecer.

O que realmente incomoda é a falta de propósito da protagonista, "tem uma força que a chama para o Outro lado" isso não é objetivo suficiente para prender o leitor, mas já que esse será o objetivo principal,  vamos trabalhar isso de uma maneira melhor jogar essa frase toda hora não torna a situação convincente.

Os vários pretendentes de Ember, meu Deus que loucura romântica sem romance que vira esse livro. Todo mundo quer Ember, todos estão apaixonados e podem fazê-la feliz e blá-blá-blá. Meio mais do mesmo.

A semelhança do Outro lado com o mundo moderno foi uma sacada legal, os elevadores, barcos, submarinos, prédios entre outras muitas referências. A construção do mundo foi bem feita, um mundo onde todos os seres mágicos existem, seres como vampiros, lobisomens, gnomos, bicho papão, bruxas e outros vários, a passagem entre os mundos, os guardiões da passagem, sua origem tudo foi bem pensado. Mas senti que todas as criaturas e o mundo poderiam serem mais explorados.

O final foi corrido, parece que alguém falou para a escritora que ela tinha apenas 30 páginas para explicar e concluir o livro. O plot foi meio fraco e previsível se você prestar atenção nas informações passadas você descobre facilmente a situação.

O que eu mais gostei foi o epílogo, com duas páginas. A explicação clara de onde veio a ideia de halloween, bruxas com vassoura e chapéu pontudo, o cavaleiro sem cabeça, as decorações de abóboras o Dev indo para Transilvânia foi muito bacana, apesar de ser corrido.

Eu com toda certeza não faço parte da faixa etária alvo para o livro, talvez a galera mais jovem ache a narrativa mais convincente que eu. Enfim, uma leitura de altos e baixos, não é de todo ruim, mas também não é muito bom, é algo mais morno com coisas interessantes para ler e outras massantes demais.
Lorena.Naben 09/01/2023minha estante
ok não vou desisti rs

Jess 11/12/2020

Sabe quando a história do livro é boa e ele tem tudo pra ser incrível, mas o desenvolvimento (ou a falta dele), e alguns personagens, estragam tudo? É o resumo desse livro.

O livro começa realmente muito bom. Imediatamente, pensei: eu vou amar essa história, pois tem tudo o que eu gosto: fantasia, gatos, histórias de bruxaria, etc... Foi algo novo, do qual me fez ficar imediatamente interessada na história. Mas não durou muito mais do que isso. Foi decepcionante!

O único personagem realmente interessante é o Jack. Ele tinha tudo para ser um personagem incrível! A história dele é genial, eu me apaixonei logo de cara. Mas não vai pra frente... Por culpa da Ember! No momento em que ele se envolve com ela e no meio de todos aqueles homens apaixonados por ela, tentando chamar a atenção de uma garota superficial, que não tinha nada demais além de ser uma bruxa poderosa (e que a autora nem mesmo soube desenvolver isso na história!), ele acaba ficando chato. Isso me deixou realmente irritada.

O início da história da Ember também é bom, mas não dura. Eu não sei exatamente qual é a personalidade dela até agora. Ela é uma personagem muito vazia, sem graça... E o pior de tudo é que parece que todo mundo se apaixona por isso. Praticamente, todos os homens do livro caem de amores pela bruxa em um piscar de olhos sendo que ela não faz absolutamente nada. Ela é vazia! Ela não cativa! Não emociona! Todos os personagens secundários são mais interessantes do que ela! A única coisa que a Ember sabe fazer é manipular os homens que correm atrás dela e se esconder atrás deles. É superficial demais!

A escrita da Colleen é toda detalhista e isso nunca me incomodou em A Maldição do Tigre, pois gostava de imaginar aquele mundo e os deuses. Era interessante e eu só conseguia pensar em ler mais e mais sobre aquela cultura. Mas nesse livro, é cansativo. Tinha momentos em que ela descrevia lugares ou pessoas e eu simplesmente não conseguia imaginar porque era demais, cheio de detalhes e coisas absurdas. Em alguns momentos eu só lia essas cenas por cima e nem percebia. Sem contar que a história é cheia de furos. Alguns cenários e momentos são atirados ali na história e não são desenvolvidos ou, simplesmente, só esquecidos.

Outra coisa que me incomoda muito na Colleen é ela fazer as personagens femininas sendo bonecas indefesas e que precisam ser salvas por homens. E homens no plural! Ela não deixa as personagens serem corajosas da sua maneira, ela não desenvolve essas mulheres e elas acabam ficando dependentes de todos os personagens masculinos ao seu redor. Ah, personagens masculinos e machistas. É sempre "ela é só minha" e "não vou deixar ela ficar com ele" ou "ela é indefesa, ela é isso e aquilo". Ninguém deixa ELA decidir!

O final foi muito corrido. A explicação foi tão sem graça que eu senti vontade de rir.

Um ponto positivo: as duas últimas páginas do livro.

Olha, eu acho que esse livro foi a minha maior decepção do ano, pois realmente queria ter gostado.

Eu julguei um livro pela capa bonita e me dei muito mal.
Dilvan3 11/12/2020minha estante
É uma resenha negativa? Sim é. Quero comprar, ler e me arrepender tbm? Com certeza vou kk

Manu 13/01/2021minha estante
Pois é, a capa é tão linda que a gente se decepciona com a história não muito boa, concordo com tudo que você falou

Cinara... 19/10/2021

Bruxas, vampiros, lanternas e bicho papão...
"Não deixe que o medo do desconhecido impeça você de fazer descobertas..."

Mais clima de Halloween que as Chamas de Ember eu nunca li! Todos os personagens possíveis do Halloween estão no livro de alguma forma. Mas nada de assustador. Um Halloween que dá quentinho no coração! ??
Depois do livro "A lenda do cavaleiro sem cabeça ", eu tinha que ler este livro da Colleen, e olha que gostei bem mais da versão doida maluca dela!
Só não dei 5 estrelas porque o final explode tudo na nossa cara, nem tempo de processar temos, tudo se resolve muito rápido. A vontade de ter mais conteúdo sobre os personagens fica presente, mesmo com todo o desfecho que a autora nos da pra cada um em segundos. SEGUNDOS! ?
Muita correria no final pra ter o desfecho. Mesmo assim favoritei! Gostei muito da história! Mas não levará 5 estrelas.
O título em inglês é The Lantern's Ember que faz todo sentido, não tem nada de A chama de Ember, o título em português não condiz nada com a história, não gostei dessa interpretação do título.

zoni 18/01/2022

Não funcionou para mim
A história no começo parecia interessante e a escrita de Colleen Houck é de dar inveja, ela escreve muito bem, mas nem mesmo isso conseguiu me prender. Eu realmente precisei me esforçar muito para conseguir terminar – e só fiz isso porque estava sem internet e decidido a não abandonar. Cheguei em "A chama de Ember" por causa da capa, que é realmente muito bonita, e ideia de ler um romance que se passa em um mundo repleto de elementos do Halloween me parecia muito boa, mas quando não há um desenvolvimento adequado dos personagens e do mundo criado, e a história se apoia somente em uma personagem insuportável vivendo um triângulo amoroso aborrecível, fica difícil de se apegar. E para fechar meu descontentamento, aconteciam muitas coisas que pareciam sem rumo, que não tinham um objetivo e tornava tudo muito vago e arrastado na maior parte do tempo.
dosedekah 18/01/2022minha estante
Aí amg n fala isso que eu tenho ele na estante e ainda não li, já li a saga dos tigres e amei embora a protagonista fosse insuportável, tava com esperança que esse fosse melhor ?

Mariabooks20220 18/01/2022minha estante
Eu amei esse livro li ele e adorei mas eu respeito o gosto e a opinião de todos

dosedekah 18/01/2022minha estante
Claro claro, a leitura é diferente pra todos né? O momento que estamos passando e as expectativas e necessidades que temos afetam muito a leitura, vou dar uma chance, espero gostar ?

Mariabooks20220 18/01/2022minha estante
Acho que vc vai gostar ?

Obrigada amg ??????

zoni 18/01/2022minha estante
Karine, amg, talvez você goste... Eu não consegui me apegar em nada ao livro porque achei tudo muito superficial e a protagonista não me agradava, talvez quem consegue se identificar com ela acaba gostando mais, consegue comprar mais a ideia. É como a Duda falou, ela leu e gostou, leitura é experiência. Acho que você deve dar um chance. Depois que ler, se quiser conversar sobre ele e trocar figurinhas sobre as sensações durante a leitura eu vou AMAR!

zoni 18/01/2022minha estante

Mariabooks20220 18/01/2022minha estante
Isso que eu acho incrível o respeito pela diferença de opiniões e a diversão de conversar sobre elas

Zoni:
não, claro, concordo com você, respeito totalmente sua opinião e ponto de vista, realmente a leitura é algo muito particular pois vai da imaginação, ponto de vista de quem está lendo e também personalidade, tudo influencia muito, por isso não dá pra saber se vai gostar ou não até ler, mas confesse que opiniões negativas me desanimam ou me amedontram de começar a leitura, acho que é algo normal mesmo, mas claro que quando me sentir a vontade para ler a história irei ler, espero gostar, se não gostar também vida que segue né? kkk

Kkk concordo com ambos

Jacke.Perobelli 27/01/2024

A Chama de Ember envolve muitos elementos e cenários interessantes, todos voltados pra época de Halloween, trazendo histórias já conhecidas (como bruxas, vampiros, lobisomens, mula sem cabeça...), só que envoltos no mundo real, de certa forma, coexistindo conosco (mesmo que nós não saibamos disso).

Não é uma fantasia muuuito bem desenvolvida, o enfoque da história, no fim das contas, acaba não sendo PRA VALER o mundo mágico, mas era de se esperar se considerarmos a idade da protagonista.

Ember é bem aquela personagem impulsiva e teimosa que pensamos quando vemos que só tem 17 anos. Ela simplesmente quer ir conhecer o Outro Mundo e vai com a primeira pessoa (pessoa? Acho que nem dá pra considerar que o Dev era uma pessoa, né?) que aparece dando essa opção pra ela. Claramente ela faz escolhas muito prudentes e responsáveis (contem ironia). Chega a dar um pouco de raiva dela, mas a gente passa pano por ela ser bem novinha.

O ponto alto da história com ctz é o Jack. Ele é um querido do começo ao final. É inevitável a gente não acabar gostando dele. Basicamente, Jack foi enganado num pacto que fez pelo seu amor há 500 anos atrás e, desde então, ficou preso entre o nosso mundo e o Outro Mundo tendo de responder ao seu chefe, Rune, comunicando cada presença "atípica" e mantendo humanos no mundo humano e seres do Outro Mundo no Outro Mundo.

Uma de suas funções principais era reportar qualquer sangue de bruxa que sentisse surgir em seu território, mas com Ember foi diferente. Ele sentiu seu forte sopro de magia, mas viu que era só uma criança. Não tinha como ser uma ameaça. Não pôde entregá-la. Assim, Jack começou a acompanhá-la de longe, quase como um guardião.

Conforme vai envelhecendo, Ember O'Dare vai sentindo cada vez mais essa atração pelo Outro Mundo, quase como se estivesse chamando por ela, mas Jack, mesmo que à distância, sempre impedia suas idas. Mas claro que nem tudo são flores e Jack não conseguiria manter aquele segredo de uma bruxinha tão poderosa vivendo em seu domínio. Dev, um vampiro sacana, acaba identificando Ember e a convida para uma volta no Outro Mundo.

Pra mim, um grande problema dessa história é que tudo envolve um relacionamento amoroso. Já não sou defensora de triângulos amorosos (que, convenhamos, em fantasias costumam ser 100% desnecessários pra história, poderiam facilmente ser tirados dali que não prejudicaria em nada), mas nessa história tem um QUARTETO! Que mel é esse que a Ember tem? Socorro

Simplesmente, temos o Jack, secretamente apaixonado por Ember (o que por si só já é estranho, pq ele ASSISTIU A EMBER CRESCER e tem f*cking 500 anos, enquanto ela tem 17); o Dev, que começa como um vampiro malandrão que só quer a jovialidade do sangue da bruxa e acaba como um cachorrinho dela (outro que tem idade infinitamente maior que a dela, muito esquisito); e Finney, garoto meio bobinho da cidade que é todo gamado nela (é o único com idade que faz algum sentido, mas a Ember não dá nenhuma bola pro coitado e ele continua rastejando atrás kk oh cena).

Senti que, com tantos pretendentes, a autora usou muitos capítulos focados nisso e não desenvolveu a fantasia em si, que só desenrolou nos últimos capítulos, trazendo toda a grande trama de uma vez só (fala sério, o plot twist da energia usada no Outro Mundo, como ela realmente é conseguida e o próprio desenvolvimento do vilão! Tudo isso foi mega corrido, sendo que era justamente a parte mais interessante do livro!)

De qualquer forma, li esse livro exatamente no Halloween de alguns anos atrás e, por conta de ser exatamente a temática que eu estava buscando, acabei me envolvendo bastante. É um ótimo livro pra passar o tempo, isso não dá pra negar. Recomendo ler direto ali na época de Halloween kakakaka garanto que dá uma amplificada na "imersão" na história. Vale a pena conhecer

Carol 04/01/2021

Me apaixonei por esse universo
Comecei a ler só por saber que era da mesma autora da saga do tigre. E caramba! Me apaixonei!
É uma história fofa, cheia de aventuras, com personagens muito queridos, e um romance MARAVILHOSO.
E dá para perceber o qnto a autora evoluiu na escrita. Amei! Cinco estrelas e favorito com certeza.
E que final incrível!!!!
Joao.Pedro 04/01/2021minha estante
Esse livro é único ou pertence a uma série?

Carol 04/01/2021minha estante
É um livro único! Um final bem fechado sem nenhuma ponta solta. É perfeito!

Isa lê as vezes 31/03/2021

A luz de bruxaria
AI GENTE QUE LIVRO DIVERTIDO

Confesso que comprei só porque a capa era bonita, mas não me arrependo nem um pouco, que gracinha de livro. A história possui diversas reviravoltas (apesar de algumas delas terem parecido meio apressadas e um pouquinho mal deselvolvidas) e um super desenvolvimento dos personagens. Adorei adorei e adorei. Ainda estou um pouco anestesiada depois de gostar tanto do final.

Eu perdoo a Ember por ter me feito passar raiva por ser tão bobinha ???
Amanda 31/03/2021minha estante
Esse livro é o romance farofa clichê que eu amo hahahaha

Laura Helena 14/10/2021

Esperava mais
Eu comecei a ler esse livro com muita empolgação! Fantasia é um dos meus gêneros literários favoritos, ainda mais quando ambientada na minha época preferida da vida: Halloween.

Tinha absolutamente tudo para dar certo: bruxas, inspiração na lenda do cavaleiro sem cabeça, outro mundo e seres tenebrosos? mas não deu muito certo pra mim.

Até 30% do livro, estava indo tudo bem, mas eu acho que a autora se perdeu. Chegou um momento em que ela só estava jogando informações: triângulo amoroso (não, espera, eram 4!), reviravoltas descabidas? muita informação rasa, sem explicação real.

Fantasia boa é aquela bem estruturada, com um universo bem arquitetado e explicado. Não clichês sendo despejados na história sem mais nem menos.

Fora isso, o livro vem numa pegada até uns 40% mais ou menos; depois, vira uma enrolação até as 50 páginas finais; por fim, tudo é resolvido de forma bem meia boca e corrida. Não gostei. Esperava muito mais.

O romance de Jack e Ember foi superficial, e fiquei mais interessada no relacionamento de personagens secundários, como Delia e Graydon.

Não sei explicar o quanto esse livro me desapontou, mas, ao mesmo tempo, não consigo dar uma nota menor do que 3,5?? por causa da temática e ambientação. Decepcionada. Mais uma vez, criei expectativas e caí do cavalo.

Gabriela Piva 11/07/2020

A Chama de Ember - Colleen Houck
A Chama de Ember é uma fantasia com um toque de romance, escrito pela Colleen Houck, autora da ilustre série A Maldição do Tigre, e publicado aqui no Brasil pela editora Arqueiro.

Jack é um lanterna, ou seja, seu dever é guardar e proteger as encruzilhadas, portais que levam a um reino imortal e fantástico, cheio de trolls, vampiros e outros seres, garantindo que ninguém o atravesse.
Ember O?Dare, uma bruxa de 17 anos, sente uma atração imensa pelo Outro Mundo. Desejando atravessar o portal, conta com a ajuda de um Vampiro misterioso e engraçado. Logo, começa uma perseguição. Jack tem que resgatar Ember dessa terrível dimensão, onde tudo de ruim pode acontecer a ela, sem contar no colapso entre o mundo mortal e o sobrenatural.

Sou uma grande admiradora das séries A Maldição do Tigre e Deuses do Egito, escrito pela mesma autora. Mas esse livro foi meio que uma decepção, acredito que se a autora tivesse escrito em primeira pessoa e feito uma coleção, a história ficaria mais bem escrita e detalhada.
A história em si é muito interessante, Colleen Houck nos apresenta seres sobrenaturais, mundos distintos e um romance morno. Mas, torno a dizer que se o livro fosse transformado em uma coleção, os personagens seriam melhor caracterizados, o romance mais estruturado e a aventura mais esclarecida. Apesar de tudo, é um bom livro.

andre 31/03/2021

Df8- A chama de Ember
O livro inicia mostrando elementos de um romance com elementos sobrenaturais, e foi bem legal de usar essa temática de bruxas e seres das histórias de terror.
Porém tudo começa a mudar quando o instinto da nossa protagonista puxa ela para uma grande aventura, que facilmente poderia estrelar a sessão da tarde
Embora um bruxinha em grandes confusões ainda traga momentos bons, tudo acontece fácil demais.
Há situações que tu não vê daonde vem, e do nada já foi resolvido...e esse final não dá pra entender o porquê de querer adiantar tudo e ficar parecendo aquele trabalho da escola que tu começa a fazer um dia antes da data de entrega.
Era um livro que tinha um bom potencial, mas que teve um desenvolvimento desleixado (para não falar péssimo)

Beez 03/12/2022

É mais uma historinha de Halloween do que qualquer outra coisa.
É bem fofo, e me passou muito a vibe do Studio Ghibli! O Trio amoroso (Eu digo trio por que eu desconsidero o Dev, sinto muito quem gosta dele) foi muito gostosinho. Eu amo o Jack, amo o Finney e as interações deles, inclusive com a abóbora do Jack kkk
O final foi inesperado, e foi muito tranquilinho! Amei!
Fairy2 03/12/2022minha estante
É bom?

Beez 03/12/2022minha estante
siim, é muito delicinha! Vale a pena!

Itazin 29/09/2021

A chama de ember me interessou muito no primeiro momento da leitura. Gostei do Jack e da Ember, além do mundo e das criaturas serem cativantes, porém ao decorrer do livro as minhas expectativas diminuíram, não gostei de como seguiu a trama. Fui procurando uma historia e recebi outra, o que não significa que seja um ponto negativo.

Achei meio simples demais e raso, não gostei do "quadrado" romântico, nem do vilão, ele é muito caricato e sem propósito.

O final foi um dos pontos que mais me encomodou, pois em vez da autora ir explicando e nos dando respostas ao decorrer da história, tudo foi jogado no final num grande "pergunta e resposta" da protagonista e do vilão.

Acho um livro legal para começar no mundo da leitura e é ótimo para passar o tempo, porém nada de mais.

giu 21/10/2021

para os amantes do Halloween
Muita aventura, muito romance e muitaaaa referência as lendas do Halloween ?

Eu achei um ótimo livro dentro da faixa e para combinar com feriado. Devorei a leitura e amei o universo, a autora tem uma linguagem leve e maravilhosa.

Um ponto que me irritou bastante é a protagonista sendo ?literalmente? carregada o livro todo e o final ter tido uma construção taoo rápida? queria mais detalhes de cada personagem.

No fim, fiquei com a impressão que o livro tinha potencial para ser bem mais, porém ainda sim, foi uma leitura muito boa, vou sentir falta dos personagens e foi ótimo ler nessa época do ano.

Ele é 12+ e para quem gostava de filmes de Halloween vale muito a leitura!

Calebe13 24/05/2022

Não é ruim, mas poderia ser melhor
A Chama de Ember é um livro de fantasia da autora Colleen Houck (a mesma de A Maldição do Tigre), lançado em 2019 pela editora Arqueiro, no Brasil.

Falando um pouco sobre o que eu achei dele quando li em 2020, é uma narrativa rápida: os plots acontecem de uma forma mais ágil e sem demora, e talvez isso seja um dos problemas que torne o texto fraco. A autora também repetiu a mesma forma de triângulo amoroso presente em seus livros, mas dessa vez ela criou um "quadrado" amoroso com a personagem Ember e outros três personagens masculinos, o que de verdade achei uma perda de tempo e falta de criatividade da parte dela.

A estética da história em si é legal. Ao longo da leitura você sente uma vibe dos filmes de halloween para crianças como "Abracadabra" por se tratar dessas lendas do hemisfério norte, e aquele cheirinho de infância que lembra os livros do Neil Gaiman. Não é ruim, mas poderia ser melhor e mais estruturado.