A Chama de Ember

A Chama de Ember Colleen Houck

Resenhas - A Chama de Amber

Lore.Figueiredo 19/10/2021

Uau
Logo de cara já amei a Ember e toda sua teimosia, curiosidade e determinação foi muito cativante, amei o Jack e todo o seu lado durão molenga (?). A química dos dois foi perfeita! A escrita da autora também é fenomenal, as relações que ela faz no mundo fictício com o mundo real me deixou apaixonada pela fantasia do livro. O final foi a melhor parte para mim, mais especificamente as últimas 30 páginas, aonde ela amarra todas as pontas soltas de uma forma dinâmica, que me encantou.
O único lado negativo para mim foi que a leitura foi mais lenta e cansativa em alguns momentos (acredito que pela diagramação do livro) pois eu lia 3 páginas e já ficava com a cabeça cheia, mas não foi algo que me levou a desistir pois a história, o mundo e os personagens me deixaram curiosa para saber aonde eles iriam parar.
Outro lado positivo é que durante a leitura não consegui adivinhar o que ia acontecer no final, o que me deixou mais empolgada para continuar a ler.

capê 10/05/2021

o universo do livro é muito interessante. mas incomoda DEMAIS a ember ter 17 anos e o jack 600. o final conseguiu salvar um pouco

LucasV 20/12/2020

Uma releitura de Halloween que tinha seu potencial
Já tinha interesse em ler Colleen Houck desde A Maldição do Tigre (apesar de ouvir algumas críticas em relação ao livro, mais precisamente aos seus personagens), ainda não li mas espero ler um dia. Bem, já esse livro acabei descobrindo numa resenha pelo YT, fiquei bem atento por ser uma fantasia sobre o cavaleiro sem cabeça numa trama totalmente nova e talvez eu tenha me decepcionado um pouco.

A história vai contar sobre Jack, um lanterna que é um guardião do Outro Mundo (uma realidade avançada tecnologicamente que é ambientada por seres sobrenaturais e que utiliza luz de bruxas como forma de energia). Os lanternas vivem no nosso mundo para manter os portais seguros e impedir que os seres ultrapassem o outro lado entretanto Jack protege Ember, uma jovem bruxa com um poder em ascensão que é cobiçada por muitos e que seu poder atrai em especial o Senhor do Outro Mundo, ou seja, todas as bruxas são caçadas e tem seus poderes drenados como um combustível. Nisso, Jack e Ember vão conhecer diversas pessoas e viver grandes aventuras enquanto a relação entre ambos se fortalece cada vez mais.

A história e a mitologia do livro são bem interessantes e talvez o ponto mais alto do livro, a autora explica sem muitas complicações e também brinca com histórias de Halloween que conhecemos como o Cavaleiro sem Cabeça, Frankstein, Bicho Papão, entre outros. Apesar disso, seus personagens se perdem com clichês + um triângulo / quadrangulo amoroso desnecessário que é feito durante o livro. Mas até que alguns se salvam (Delia e Finney mereciam muito mais).

Outra questão que eu percebi foi o ritmo meio irregular da autora, demora uma grande quantidade para que a história realmente aconteça e até fiquei meio assustado disso ocorrer num livro único. Depois de certo ponto a trama começa a ficar mais interessante e admito que por mais que o final poderia ser melhor, é um tanto satisfatório.

Mesmo com esses problemas eu até que gostei da leitura apesar que no primeiro momento a autora não me pegou de primeira. De qualquer forma, é um bom livro pra quem quer uma leitura despreocupada com um toque de fantasia.

books.and.books 03/01/2023

Classificação: +13

Era pra ser minha leitura de Halloween, mas não deu kkkkkk
Gostei muito, achei incrível a história, porém o final foi algo que estragou pra mim.
O romance é forte nesse livro e gostei muito disso?

peachsky 08/01/2021

Decepcionante
Não sei nem como começar essa resenha visto que o final me deixou tão confusa sobre o que sentir, que me fez mudar de nota dezenas de vezes (mas todas entre 1 e 2 e meio).

Na minha visão, o livro poderia ter tomado um rumo totalmente bom e diferente se a autora tivesse conseguido desenvolver e aproveitar os personagens que fazem parte da história. Mas aí então ela aparentemente decide não aproveitar as habilidades dos personagens (principalmente Ember) e coloca todos eles em um triângulo amoroso sem pé nem cabeça.

Enfim, praticamente uma perda de tempo mesmo com a leitura fluindo muito bem, o universo parecendo ser interessante e os personagens no início se mostrando intrigantes.

toria17 14/06/2021

Comecei a ler o livro pela capa e no início achei muito interessante, mas ao longo da história muitas coisas ficaram mal explicadas e o romance não foi nem cativante e nem bem desenvolvido. As pessoas se apaixonam muito rápido nesse livro e sinceramente a protagonista é chata, ela simplesmente resolve ignorar os avisos de perigo e fazer as coisas só para mostrar que ninguém manda nela (como muitas outras protagonista). Enfim é um livro relativamente curto e o início é bem rápido, mas depois de um tempo as coisas ficam confusas e tediosas.

Manu 13/01/2021

Não gostei muito do livro, a proposta dele é boa, mas a história não me prendeu, achei meio chatinho

Fê Goi 17/05/2023

???
Assim eu não gostei
O mundo que a autora criou é realmente incrível, poderia ter aproveita isso fazendo um livro bom. O problema não é só os personagens como muitos falam, mas sim a história, eu li o livro e parecia que ele nunca tomava um rumo, foi ficar interessante acho que nas últimas 50 páginas por conta disso demorei bastante pra ler. E agora voltando para a parte dos personagens, as pessoas que a autora criou tinham tudo pra serem legais, mas a escrita dela fez com que o leitor não se envolvesse com ninguém, é tão bom ler um livro e sentir a dor do personagem, se sentir próxima dele, esse livro com certeza não trouxe isso, não recomendo.

ladystark3000 14/03/2023

A história em si é bem batida, tem personagem que vc se pergunta o que está fazendo ali, a protagonista é meio blé e o triângulo amoroso é péssimo. O plot final é previsível mas muito bom, pena que não foi bem desenvolvida. Enfim, acho que se eu tivesse lido esse livro a uns anos atrás eu gostaria mais dele.

Raissa.Oliveira 09/08/2021

a chama de ember
baguncei o skoob de novo ?

eu amo ler livros que a maioria das pessoas fala mal pra tentar encontrar injustiçados. e até hoje não tive muito sucesso, admito.

já vi tantos comentários ruins sobre esse livro e fiquei tão curiosa sobre ele que quando surgiu a promoção no ano passado eu nem pensei muito antes de me jogar e comprar, pareceu o momento exato de conhecer essa história. e minha opinião é bem simples: é um livro bom e ruim ao mesmo tempo, e a definição disso depende pessoal e unicamente do leitor.

eu, particularmente, não gostei. achei caótico e odioso. mas não é porque o livro é ruim, e sim porque já não é mais o tipo de conteúdo que me cativa. achei bastante infantil (não consigo encarar um livro que tem o bicho papão como monstro com muita seriedade).

a única coisa que me fez continuar esse livro foi que os capítulos são curtos. pelo menos no começo, porque no final eu já queria morrer quando começava um capítulo novo e demorava séculos pra terminar.

o universo mágico criado pela autora é interessante e vale a pena conhecer. o mundo mágico é muito rico e detalhado, diversas criaturas mágicas são retratadas, objetos diferentes são apresentados e a narração faz com que a compreensão de tudo seja bem fácil. porém, do meio pro final, achei muita informação ao mesmo tempo. vi uma mistura de fantasia, romance, ficção científica... acho que algumas coisas ficaram exageradas e difíceis de acompanhar. não precisava de tanto, só desenvolver o que foi apresentado no início já bastava. ficou uma vibe meio salada de frutas.

quanto aos personagens: tão rasos quando uma superfície lisa. não desenvolvi afeição por absolutamente nenhum deles. todos, sem exceção, são estupidamente tontos e chatos. nunca li um livro com personagens tão desprovidos de inteligência quanto esse. e a autora também forçou horrores para que os personagens parecessem interessantes (coisa que eles passaram bem longe de ser). a premissa da sinopse era de uma bruxa determinada e poderosa, um lanterna conhecido por ser impiedoso e um vampiro misterioso e galanteador. eis o que encontrei: uma adolescente ingênua até demais que não tinha qualquer instrução sobre os próprios poderes e mesmo assim fazia de tudo com eles, um lanterna entediante que não fazia sentido algum de tão politicamente correto e controverso, e um vampiro de coração mole e entediantemente cavalheiro. e o pior: nenhum deles foi bem explorado.

a história começa em uma cena aleatória, tem uma linha do tempo super confusa e alguns furos muito mal tapados ao longo do enredo. até agora não sei em que época tudo se passa, não consegui entender se é antigo ou atual. jack se apresenta a ember de uma forma muito sem graça. o início de um casal deveria ter sido cativante, deveria dar vontade de ver mais sobre eles, de ver o desenvolvimento. e que bom que não deu essa vontade, porque nem cativou e nem foi desenvolvido. e o que falar sobre todos os personagens parecerem se apaixonar por ela sem motivo aparente além de carência e fetiche por bruxas? desnecessário e massante. além de que dos três, todo mundo já sabia desde a primeira palavra do livro com quem ela ia ficar. (sem nunca esquecer dos 17 anos que ela tem, ok? se fosse 18 pelo menos eu ficaria um pouco mais feliz. e também mantendo em mente que um deles tem mais de mil e outro aproximadamente quinhentos...)

o romance foi insuportável de chato. uma garota e três pretendentes é uma coisa extremamente difícil de desenvolver de uma forma interessante, e o que aconteceu aqui parece que só a autora queria enxergar, porque não fez sentido nem pros personagens, que estavam bem cientes de tudo.

e o plot também me trouxe 0 surpresas. achei fraco, extremamente previsível e forçado. a única coisa que gostei realmente, além da criatividade do outro mundo, foi de um parágrafo de fala da ember e algumas poucas marcações aleatórias. só. eu queria entender de onde surgiu a história de chama da ember, porque ela só é chamada de brasa o livro inteiro. esperava muitíssimo mais.

mas por que eu não achei inteiramente e desesperadamente ruim? porque eu acho que esse livro funcionaria bem para um leitor mais jovem. a atmosfera dos seres mágicos é bem juvenil e simples, e acho que teria mais magia do que teve pra mim. novamente, o bicho papão já não me cativa muito. eu não conheço bem a lenda do cavaleiro sem cabeça, mas a história tem vários elementos que nós escutamos na infância inteira, então tem um gostinho de nostalgia. tenho certeza de que, para o público alvo, é um bom livro.

não foi uma boa leitura, mas não considerei totalmente perdida. tinha muito potencial e pareceu piorar a cada capítulo. mas, de novo, acho que só detestei assim por já ter muitos outros parâmetros de comparação e outras preferências.

mas é isto, finalmente menos um encalhado na estante.

Filha da mente 31/10/2021

Leiam esse livro no Halloween
Um romance fofo e cativante e um universo super interessante e personagens maravilhosos, leiam porque é muito bom!
Jade 31/10/2021minha estante
É livro único amg?

Filha da mente 31/10/2021minha estante
Sim! Maravilhoso, tenho um cruch no lanterna. Lê, é muito bom

sky 24/12/2021

Colleen Houck e seu fascínio por batatas assadas.
Eu NUNCA li um troço tão ruim quanto esse, meu jesus amado. A protagonista é insuportável para um [*****] e o Jack tem a mesma personalidade de uma batata assada - e olha que ele tinha potencial para ser um dos melhores personagens desse livro - parece que a autora jogou ele - e metade dos secundários dessa casseta - pra salvar essa chatonilda e resolver os problemas que essa idiota causa. O universo é muito legal, mas o mal desenvolvimento desses personagens conseguiram apagar o brilho do Outro Mundo para mim. Enfim, não se enganem com a capa bonitinha porque esse livro é uma verdadeira bomba :)

Harmoní 16/03/2021

Bom, mas faltou algo
Eu amo ler a Collen Houck, a escrita dela me prende muito. Mas assim como nos livros da Maldição do Tigre, o livro segue um ritmo mais tranquilo. A história é boa, mas com tantos personagens e variações poderia ser bem mais explorado o Outro Mundo, assim como a Ember. Adorei o Jack!

Luisa.Alkmim 28/01/2022

Ember aiai
Gente sinceramente não tenho muito o que dizer, não vou dizer que foi incrível a leitura como também não vou falar que foi ruim. Apesar de ser bem chata as vezes foi bem surpreendente no final e fez com que tudo se encaixasse. Eu gostei de coração ?

Raquel726 31/03/2021

Colleen Houck sempre arrasa!
Eu, particularmente como fã assumida da Colleen Houck, sou suspeita para falar desse livro. Mas é verdade que eu amei. Achei que o livro tem uma pegada bem americana, bem de filmes e contos americanos. E eu adoro isso.
Acho que a Colleen tem um dom natural de conseguir escrever como se de fato tivesse vivido em determinado lugar, como acontece com a Maldição do Tigre.
Achei que esse livro, muito bom, só deixou a desejar em algumas cenas de ação, que em minha opinião, ficaram confusas.
No entanto, o livro inteiro é muito bom e a história nos traz certa nostalgia, mesmo não sendo da nossa cultura, mas nos leva a esse espírito.