A casa dos espíritos

A casa dos espíritos Isabel Allende

Resenhas - A Casa dos Espíritos

Ariane.Goncalves 26/04/2024

Incrível
A Casa dos Espíritos foi uma surpresa ótima esse ano. É a história de uma família em três gerações, com personagens complexos e bem descritos, cronologia impecável e escrita bem desenvolvida.
A história é pesada, com violência, politicagem, estupro, machismo e ditadura militar. Infelizmente o pior personagem é um 🤬 #$%!& o livro todo, porém morre velho, rico e feliz, como acontece na vida real.
A descrição do golpe militar é sensacional, e nos faz pensar em como a história tende a se repetir, independente da época e do país.

?(?) Era alvo dos caricaturistas, que, de tanto o escarnecerem, conseguiram torná-lo popular, a ponto de arrasar em todas as eleições, beneficiado pelo voto dos conservadores. Era fanático, violento e antiquado, mas representava melhor do que ninguém os valores da família, da tradição, da propriedade e da ordem?.

CarolBiasi 24/04/2024

Amei a forma como a autora passa de uma geração da família para outra. Realmente me deu a impressão de estar passando com a história de uma geração pra outra. Me pareceu até que a forma como a história de cada uma delas fica na memória remete à forma como história das gerações da minha família são contadas e lembradas. Achei genial. Ansiosa pra ler os próximos dois livros.
Laisleite 24/04/2024minha estante
Tem outros dois?? Terminei esse recente e não sabia kkkk são continuações mesmo ou outras histórias no mesmo universo?

kaline 24/04/2024

"Em alguns momentos tenho a impressão de que já vivi isto e que já escrevi estas mesmas palavras, mas compreendo que não sou eu, mas outra mulher, que anotou em seus cadernos para que eu deles me servisse. Escrevi, ela escreveu, que a memória é frágil, e o transverso de uma vida, muito breve..."

Letiseaa 23/04/2024

Sabia que me renderia lágrimas mas não pelo motivo que foi
Comecei o livro falando que Isabel Allende era genial e termino da mesma forma. Transcorreu três gerações tão facilmente que nem percebia que já estava acompanhando a vida de Alba.
Tirando o fato de ser uma escrita que nos prende e não dá vontade de parar, acho legal citar como a autora publicou um livro há 42 anos e os discursos dos conservadores se assemelham aos discursos utilizados ainda nos dias atuais, tão vagos e sem fundamento.

Por fim, para quem não tem dimensão do que é uma ditadura, a leitura a partir do capítulo ?O despertar? traz um recorte da história do livro em si e nos leva ao momento vivido num passado real, por pessoa reais que tiveram sua liberdade arrancada com o golpe e a manipulação envolvida para hoje ainda existir um aglomerado de pessoas que apoiam e pedem essa volta. Acho válido pelo menos a leitura dessas 100 últimas páginas, para que nunca mais se repita.
Wash2 23/04/2024minha estante
Sim, e por isso é tão importante a literatura. Permite que a gente viva e sinta, junto com os personagens, situações dramáticas que não compreendemos na totalidade ouvindo notícias ou assistindo documentários. Infelizmente a história teima em se repetir, mas conhecendo o passado podemos evitar os erros.

Larissa2269 22/04/2024

Muito bem escrito
Esse livro tem uma escrita maravilhosa, madura.. a Isabel realmente é uma escritora incrível..
O único ponto que pode ser negativo é que é muuuito cansativo e denso.. acontece muita coisa e eu acho que já esqueci algumas..
Mas é uma obra prima, com certeza!

Marina 22/04/2024

Eu amei esse livro. Foi o primeiro que li da Isabel Allende e comecei a leitura achando que aprenderia um pouco sobre o espiritismo e alguns conceitos, mas é beeem superficial. O livro foca mesmo na história da família de Clara, claríssima, clarividente, por quem me apaixonei desde o princípio. Esteban Trueba também é uma figura importante e dele gostei muito de acompanhar suas nuances, transformações, questionamentos e amadurecimento.

Allende construiu personagens muito vivos e reais, e a história desse livro, acompanhando uma geração familiar, é incrível.

Sabe uma leitura que te marca e que você pensa nos personagens mesmo depois de acabá-la?! Pois é, esse livro ainda ressoa em mim.
24/04/2024minha estante
????

Luliane.Machado 21/04/2024

Denso
Há muito ansiava pela leitura dessa obra, porém no primeiro capítulo quis desistir, meu Jesus que tédio o início desse livro.
Ao fim posso dizer que história fantástica, que raciocínio magnífico dessa autora...
A obra narra o passar de uma família... Cerca de 4 gerações são descritas na obra...
Alguns personagens ficam na memória, Alba, Blanca, Clara, Rosa, Jaime, Nicolás, Trueba, Pedro's...
Teve momento que quis para de ler por raiva do personagem Trueba, devido o que ele fazia em Las Três Marias. Porém, seu fim é muito massa. Entendeu como seu pensamento e suas ações não foram positivas... Entendo que arrependeu-se de parte do que fez.
Triste o que ocorre com Jaime e não me recordo o que deu com Nicolás, se foi pro exterior e lá ficou.
O fim de Blanca e Pedro foi legal...
Porém, a história de Alba é bem triste, apesar dela mesma entender e nos explicar o porquê dos ocorridos com ela...
Fiquei confusa em algumas partes sem saber quem estava narrando a história. Percebi que umas partes era Trueba, porém, em outras não era... E isso me inculcou a perceber melhor a história... Só ao fim entendi que foram dois narradores, sendo que um deles amparou-se nas escritas das cartas feitas por Clara, para ter-se o terceiro narrador.
Gostei da leitura, porém, a densidade do livro e do narrar causou um pouco de tédio na leitura. Porém, valeu a pena.
Ainda estou a digerir tantos acontecimentos.

Andrea Janaina 18/04/2024

Incrível
Recentemente, me rendi uma autora que ainda não tinha lido e me encantei completamente: Isabel Allende. Embora ela seja uma figura lendária na literatura estrangeira, confesso que o título deste livro me causava mais apreensão do que curiosidade.
No entanto, uma amiga querida insistiu que eu deveria dar uma chance, mencionando o amor apaixonado de Allende pelos livros. Assim, me vi mergulhando nesta obra e, para minha surpresa, fiquei encantada desde o primeiro capítulo!
O livro começa com a narrativa de Esteban Trueba, um jovem que à primeira vista parece ser romântico e benevolente. Porém, à medida que os capítulos avançam, você começa a desejar que ele desapareça completamente da história. Esse sentimento persiste por um bom tempo! A personagem Clara é quem traz um alívio cômico, até mesmo quando parece não o suportar mais.
Os três filhos de Esteban - Blanca, Nicolás e Jaime - seguem caminhos diferentes, mas todos compartilham a determinação de desafiar o pai, que se autointitula democrático. Blanca é a única que lhe dá uma neta, engravidando de um inimigo do próprio pai, o que resulta em um longo período de silêncio entre eles. No entanto, o amor que Esteban descobre ao conviver com a neta, Alba, é o amor que ele nunca conseguiu expressar completamente em relação aos próprios filhos, mesmo quando eles também o desafiavam.
A autora mescla habilmente elementos da realidade do Golpe Militar com a ficção, especialmente por meio dos personagens das famílias Del Valle e Trueba, criando uma trama envolvente e profundamente cativante.
Ah, os espíritos existem sim, mas são os que menos dão medo!

Eloara.Reguera 16/04/2024

Que livro incrível!
Fiquei simplesmente apaixonada por essa história, principalmente pela forma como a escritora conta a vida de vários personagens através de várias gerações.
O tom do livro muda muito vezes, em alguns períodos específicos fica mais engraçado, mais leve e depois assume um tom triste, pesado mas cheio de esperança.
No final dele, comecei a ler mais devagar porque estava com dó que ele acabasse ahahaha mto bom!!!

Mayane.Ribeiro 16/04/2024

Haja estômago pra ler esse livro, não é uma leitura fácil, não é prazerosa, mas sinto como uma leitura necessária. O livro é cativante, os personagens tbm. O enredo é interessante, mas as diversas injustiças e a constante indignação me fez querer terminar o livro o mais depressa possível, o que não foi fácil, já que é uma leitura extensa. Termino o livro com a sensação de certa desconfiança e alívio de ter terminado.
gabrielleabr_ 24/04/2024minha estante
Gostei muito da sua resenha, Mayane. Imagino que vou sentir o mesmo por aqui (comecei a ler ontem)... obrigada por avisar, rs.

Mayane.Ribeiro 26/04/2024minha estante
Pois se prepare pra passar mal kkk

riquelme.lucas 16/04/2024

O melhor
Este é meu livro preferido de todos amo ele é tao limdo e perfeito e jamais vo perdoa o tapa que o esteban da na cara da minha clara ta vai ter volta

_bbrcam 15/04/2024

Ninguém pode falar que não é bem escrito
E que não retrata personagens reais. Eu sinto que conheço cada um deles, defeitos e qualidades, mas também não foi uma leitura fácil e eu queria esganar pessoalmente vários personagens. Me lembrou muito cem anos de solidão.

Levi_Motta 12/04/2024

A casa dos espíritos
Aquele momento que você já sabe que o livro vai ser bom antes mesmo de lê-lo. Temos um clássico aqui. Adoro o realismo fantástico e a Isabel Allende conduz a história em um ritmo incrível, com vários e várias personagens sendo descritas com algum detalhe ou particularidade. Acho incrível também como ela está falando de um país, está contando uma história que tem tudo a ver com ela e com o seu país também. O livro me causou vários sentimentos desde o início, mas em nenhum momento eu fiquei cansado em ler ele. Basicamente vi a história de uma família inteira em quase 500 páginas, A casa dos espíritos é incrível.