A casa dos espíritos

A casa dos espíritos Isabel Allende

Resenhas - A Casa dos Espíritos

Natalia 19/06/2024

A casa dos espíritos (Isabel Allende ) Resenha N° 12
A casa dos espíritos foi o primeiro livro que li dessa autora e um dos primeiros de gênero realismo mágico que aprendi a amar. A história se passa em torno da família Del Valle e Trueba e conta o que acontece com seus integrantes durante algumas gerações.
A narrativa começa com a história de Clara del Valle, uma menina dotada de poderes sobrenaturais, e seu relacionamento com Esteban Trueba, um homem ambicioso, temperamental e por vezes cruel. Esteban, inicialmente um jovem pobre, dono de terras trabalha arduamente para se tornar esposo da linda irmã de clara ( não lembro seu nome nesse momento, lembro que ela era a mais linda filha da família Del Valle, tinha uma pele clara como uma boneca de porcelana e cabelos verdes). Esse casamento não ocorre e marca a vida de Esteban profundamente e culminando no casamento com Clara, anos depois.

Clara, sua esposa, é uma figura etérea e misteriosa, cujas habilidades mediúnicas e ligação com o mundo espiritual contrastam com a brutalidade e pragmatismo de Esteban. A história da família é contada através das gerações, abrangendo eventos históricos significativos que moldam o destino do país, como mudanças políticas e sociais que refletem a própria história turbulenta do Chile.

Ao contrario do que a narração faz parecer essa não é a para mostrar a vida de Trueba e sim para contar a historia da existência, amor, medos, paixões, sentimentos de caridade, força coragem e resiliência de todas as mulheres dessa família.

O livro percorre brilhantemente por temas como o sobrenatural, poder e opressão do patriarcado, feminismo e suas nuances como a sororidade feminina, empoderamento na sociedade, e dentro do próprio casamento e política e revolução isso porque a narrativa acompanha a transformação política do país, refletindo a própria história do Chile, especialmente com referência aos golpes de estado e à luta por justiça social.

Quanto a escrita , Allende possui uma narrativa que é não linear, com saltos no tempo que exploram diferentes perspectivas e acontecimentos. A autora combina descrições vívidas e emocionais com diálogos incisivos, criando uma obra que é tanto uma saga familiar quanto uma reflexão profunda sobre a condição humana, e social.

Normalmente não gosto de dizer que uma leitura é obrigatória porem com certeza indico esse livro porá todos. ADOREI!!!

Julia Rodrigues 19/06/2024

Virou favorito. Apesar de não atualizar aqui, li há algum tempo e as impressões que ficaram foram as melhores. Sociedades latinas realmente têm mais em comum do que nós gostaríamos de admitir, e os pontos comuns normalmente são os negativos. Pretendo terminar a trilogia!

Ana Caroline 18/06/2024

Comecei a ler esse livro em meio às cegas, sem de fato saber o que esperar além do óbvio descrito na sinopse. No início, tentei desvendar para onde a história caminhava, mesmo que fosse interessante acompanhar a evolução das gerações da família, contudo, me pegou completamente desprevenida ler, e sentir vivenciar, tudo o que aconteceu ao longo da história. As peças se encaixaram. Apesar de em alguns momentos a leitura ser mais morninha, cada detalhe, cada ação, cada evento, foi importante para costurar a história. E que história!

José Vitorino 18/06/2024

Sublime
Preciso de mais obras da Allende pra tentar compreender as críticas que seus pares tecem sobre sua literatura, porque tudo neste texto comigo funcionou.

Apesar de não ter as minúcias que um romance de formação demanda, não é exagero dizer que nada de que precisamos das várias nuanças dos tempos dos personagens escapou às manobras mágicas de Allende. Um tantinho de mágica no realismo, mostrando que a autora pertenceu de fato a seu lugar e tempo, também me agradou.

É um texto febril, tem muito da poesia e da sensibilidade do cotidiano que caracteriza os bons autores. É pesado numa parte ou outra lá pro final, no sentido de determinada cena chocar, mas foi uma leitura absurdamente leve em toda a minha experiência.

Espero encontrar as mesmas formas e o mesmo estilo nos seus próximos livros.

Leila 18/06/2024

Que obra!

Uma história arrebatadora. Simplesmente encantada com cada palavra, a construção de cada frase, de cada personagem.
Por falar em personagens, as mulheres. Que mulheres! Rosa, Clara, Blanca e Alba me fizeram viajar em misto de sentimentos.
Allende é Simplesmente fantástica.

Gabez 17/06/2024

Devo dizer que ainda estou digerindo o final desse livro apesar de uma excelente leitura a história é pesada mas sua reta final pode se dizer que amplifica.
A história começa com a família Del Valle, focando mais na Rosa e na Clara com seus poderes e mais para frente se tornando uma personagem central na história e nesse mesmo tempo nós somos apresentados à Esteban Trueba o noivo de Rosa e no meu ponto de vista o catalisador de tudo que acontece nessa história. Como disse é uma história pesada e por trás das histórias dos personagens desse livro vemos a história do Chile também por pelo menos 50 anos e como a situação chega no desfecho tão terrível que foi a ditadura nesse país
Em resumo: um excelente livro mas esteja com o estômago pronto para certos momentos.

Joanne.Marques 17/06/2024

Esteban enche o saco!
Eu gostei infinitamente mais de Violeta do que de ACDE, provavelmente porque a Violeta é a narradora de seu livro e é uma mulher foda, enquanto o narrador de A casa dos espíritos é o Esteban que é um velho chato e ranzinza(desde novo). Isabel escreve a ditadura e o comunismo muito bem, isso é a melhor parte da escrita.

ALERTA DE SPOILER!!!

A história fica boa de verdade depois que a Clara morre! O livro flui depois disso, a história com Alba é muuuuito mais legal.

francezju 16/06/2024

Que escrita impecável e narrativa maravilhosa! isabel allende escreve como ninguém e retrata a passagem do tempo vividamente, fazendo descrições tão boas que são capazes de criar uma imagem nítida do que está sendo lido. ela mescla o dia a dia familiar e comum com a história política do Chile com perfeição.
o livro é narrado por um dos principais personagens, Esteban Trueba, e por um narrador onisciente, e acompanha gerações da família Del Valle, até depois quando se tornam os Trueba. são uma família cheia de excentricidades, para se dizer o mínimo. mais de 400 páginas e não fica chato nunca.

Micaelly.Santos 16/06/2024

Foi uma leitura demorada, mas foi muito prazerosa. isabel allende é incrível, a forma como ela escreve, como descreve, como nos teletransporta pra história.

Thais.Tobal 14/06/2024

A escrita de Isabel Allende é magnífica em relação aos capítulos contendo os pensamentos de cada personagem da família Trueba, e incluindo de forma encantadora o realismo fantástico e mágico que intercala-se maneira indissolúvel, este livro foi a primeira obra literária que a escritora escreveu e envolve muito a trajetória principalmente das gerações desta família contendo como foco principal as mulheres: Clara, Blanca e Alba que tem uma força e magnitude incrível desde o começo até o final do livro. A grande mensagem que este livro traz é que a vida é mesmo mágica e com o seu deslumbramento! Não adianta remoer raiva, construir vingança, alimentar rancor contra pessoas que fizeram mal no passado, porque no fundo todos nós somos peças de um grande e magnífico quebra cabeça e o passado, presente e futuro acontece simultaneamente.

Ingrid 13/06/2024

Uma história de dor, sangue e amor
Que obra maravilhosa! Embora os capítulos sejam densos e longos, a escrita fluída e cativante de Isabel faz com que a leitura seja uma experiência de leitura espetacular e diferente de todas as outras.

foolsluna 12/06/2024

"A Casa dos Espíritos" é uma obra da escritora chilena Isabel Allende, lançada em 1982. O romance conta a saga das famílias Del Valle e Trueba ao longo de três gerações, entrelaçando elementos de realismo mágico com uma profunda análise política e social do Chile no século XX.
As personagens femininas se destacam, retratadas com uma riqueza de detalhes de suas estórias.
É uma obra que exige tempo e atenção, tem sua narrativa densa e descreve detalhadamente cenários e eventos. Aqui conseguimos sentir a profundidade de cada personagem, permitindo ao leitor sentir intensamente todas as emoções que são descritas.
Algo que me incomodou foi a violência contra animais presente na obra, gostaria de entender melhor o simbolismo ou a intenção por trás de tanta violência.

"A Casa dos Espíritos" foi meu primeiro contato com Isabel Allende, e fiquei impressionado com sua habilidade de combinar o pessoal e o político, o mágico e o real.

"Em alguns momentos tenho a impressão de que já vivi isto e que já escrevi estas mesmas palavras, mas compreendo que não sou eu, mas outra mulher, que anotou em seus cadernos para que eu deles me servisse. Escrevo, ela escreveu, que a memória é frágil, e o transcurso de uma vida, muito breve, e tudo acontece tão depressa que não conseguimos ver a relação entre os acontecimentos, não podemos medir a consequência dos atos, acreditamos na ficção do tempo, no presente, no passado e no futuro, mas também pode ser que tudo aconteça simultaneamente"

Vinicios0 11/06/2024

Esperava mais, porém o final vale o esforço
Dos livros que já li talvez esse seja o que mais sofri para conseguir terminar a leitura.
Não é um livro de escrita rebuscada, mas mesmo assim me tomou um grande período de tempo.
Problemas na minha vida pessoal também fizeram com que demorasse ainda mais a terminar a leitura, no meio de crises de ansiedade e preocupado com faculdade cai na tão temida ressaca literária e fiquei meses só olhando ele na minha mesa de cabeceira.
Há poucos diálogos na estória o que faz com que a leitura fique um pouco massante, mas isso não diminui a qualidade da obra, mas também não ajuda quem está com a tal ressaca como eu estava.
O livro viaja sobre gerações de uma família chilena ao qual se passam os anos e fatos históricos são resgatados.
Na primeira metade do livro me senti numa novela global das 18h, mas dá metade pro final a estória ganha outros rumos e melhora num nível estrondoso.
Recomendo a leitura pra quem está com a cabeça boa, levei meses pra ler a pronta metade por estar mal, porém com a cabeça no lugar li em poucos dias as últimas 200 páginas que me entrereram.
Nívea, Rosa, Clara, Blanca, Alba.

Tamires.Tanaka 10/06/2024

De modo geral, recomendo a leitura
Adorei o livro, os capítulos são longos e densos, então pode ser que em alguns momentos a leitura pareça ser massante. Mesmo assim, eu gostei da escrita da Isabel, achei fluída. Gostei da história também que fala sobre as três gerações de uma família e como o passado influencia o presente de cada uma. O momento histórico do livro é angustiante e difícil de engolir, ainda mais por ser tão presente. Antes de ler achei que teria mais realismo mágico, mas achei que esse tema acabou se perdendo do meio para o fim do livro. As minhas expectativas estavam altas e talvez por isso não achei a melhor leitura desse ano.

De modo geral, recomendo a leitura e quero ler outros livros da escritora.

Mariana 09/06/2024

Envolvente
Isabel desenvolveu uma escrita que todos os seus livros me pegam e não me deixam mais largar! Esse é mais um livro que a gente começa e se envolve de tal maneira com os personagens que quando acaba nos sentimos órfãs. Isabel perfeita!