The House of the Spirits

The House of the Spirits Isabel Allende




Resenhas - A Casa dos Espíritos


1241 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Thais.Tobal 14/06/2024

A escrita de Isabel Allende é magnífica em relação aos capítulos contendo os pensamentos de cada personagem da família Trueba, e incluindo de forma encantadora o realismo fantástico e mágico que intercala-se maneira indissolúvel, este livro foi a primeira obra literária que a escritora escreveu e envolve muito a trajetória principalmente das gerações desta família contendo como foco principal as mulheres: Clara, Blanca e Alba que tem uma força e magnitude incrível desde o começo até o final do livro. A grande mensagem que este livro traz é que a vida é mesmo mágica e com o seu deslumbramento! Não adianta remoer raiva, construir vingança, alimentar rancor contra pessoas que fizeram mal no passado, porque no fundo todos nós somos peças de um grande e magnífico quebra cabeça e o passado, presente e futuro acontece simultaneamente.
comentários(0)comente



Ingrid 13/06/2024

Uma história de dor, sangue e amor
Que obra maravilhosa! Embora os capítulos sejam densos e longos, a escrita fluída e cativante de Isabel faz com que a leitura seja uma experiência de leitura espetacular e diferente de todas as outras.
comentários(0)comente



foolsluna 12/06/2024

"A Casa dos Espíritos" é uma obra da escritora chilena Isabel Allende, lançada em 1982. O romance conta a saga das famílias Del Valle e Trueba ao longo de três gerações, entrelaçando elementos de realismo mágico com uma profunda análise política e social do Chile no século XX.
As personagens femininas se destacam, retratadas com uma riqueza de detalhes de suas estórias. 
É uma obra que exige tempo e atenção, tem sua narrativa densa e descreve detalhadamente cenários e eventos. Aqui conseguimos sentir a profundidade de cada personagem, permitindo ao leitor sentir intensamente todas as emoções que são descritas.
Algo que me incomodou foi a violência contra animais presente na obra, gostaria de entender melhor o simbolismo ou a intenção por trás de tanta violência. 

"A Casa dos Espíritos" foi meu primeiro contato com Isabel Allende, e fiquei impressionado com sua habilidade de combinar o pessoal e o político, o mágico e o real.

"Em alguns momentos tenho a impressão de que já vivi isto e que já escrevi estas mesmas palavras, mas compreendo que não sou eu, mas outra mulher, que anotou em seus cadernos para que eu deles me servisse. Escrevo, ela escreveu, que a memória é frágil, e o transcurso de uma vida, muito breve, e tudo acontece tão depressa que não conseguimos ver a relação entre os acontecimentos, não podemos medir a consequência dos atos, acreditamos na ficção do tempo, no presente, no passado e no futuro, mas também pode ser que tudo aconteça simultaneamente"
comentários(0)comente



Vinicios0 11/06/2024

Esperava mais, porém o final vale o esforço
Dos livros que já li talvez esse seja o que mais sofri para conseguir terminar a leitura.
Não é um livro de escrita rebuscada, mas mesmo assim me tomou um grande período de tempo.
Problemas na minha vida pessoal também fizeram com que demorasse ainda mais a terminar a leitura, no meio de crises de ansiedade e preocupado com faculdade cai na tão temida ressaca literária e fiquei meses só olhando ele na minha mesa de cabeceira.
Há poucos diálogos na estória o que faz com que a leitura fique um pouco massante, mas isso não diminui a qualidade da obra, mas também não ajuda quem está com a tal ressaca como eu estava.
O livro viaja sobre gerações de uma família chilena ao qual se passam os anos e fatos históricos são resgatados.
Na primeira metade do livro me senti numa novela global das 18h, mas dá metade pro final a estória ganha outros rumos e melhora num nível estrondoso.
Recomendo a leitura pra quem está com a cabeça boa, levei meses pra ler a pronta metade por estar mal, porém com a cabeça no lugar li em poucos dias as últimas 200 páginas que me entrereram.
Nívea, Rosa, Clara, Blanca, Alba.
comentários(0)comente



Tamires.Tanaka 10/06/2024

De modo geral, recomendo a leitura
Adorei o livro, os capítulos são longos e densos, então pode ser que em alguns momentos a leitura pareça ser massante. Mesmo assim, eu gostei da escrita da Isabel, achei fluída. Gostei da história também que fala sobre as três gerações de uma família e como o passado influencia o presente de cada uma. O momento histórico do livro é angustiante e difícil de engolir, ainda mais por ser tão presente. Antes de ler achei que teria mais realismo mágico, mas achei que esse tema acabou se perdendo do meio para o fim do livro. As minhas expectativas estavam altas e talvez por isso não achei a melhor leitura desse ano.

De modo geral, recomendo a leitura e quero ler outros livros da escritora.
comentários(0)comente



Mariana 09/06/2024

Envolvente
Isabel desenvolveu uma escrita que todos os seus livros me pegam e não me deixam mais largar! Esse é mais um livro que a gente começa e se envolve de tal maneira com os personagens que quando acaba nos sentimos órfãs. Isabel perfeita!
comentários(0)comente



Nichelle0 05/06/2024

A casa dos espíritos
Isabel Allende certamente bebeu na fonte do Gabo, logo que comecei a ler percebi a semelhança no enredo. Assim como cem anos de solidão, a casa dos espíritos conta a história principalmente de 3 famílias que se encontram ao longo do tempo, se relacionam entre amor e ódio e tem como pano de fundo uma revolução política que aconteceu no país. As histórias que trançam e firmam a união dessas famílias envolvem quatro mulheres fortes que fizeram o que estava ao alcance para manter a família unida em meio a tantas divergências. Um romance muito bonito e forte, que não deve ser lido rapidamente, mas degustado e compreendido a cada página.
comentários(0)comente



Caroles2 03/06/2024

Leitura empolgante, porém em muitos momentos massante. Conhecia a história pelo filme dos anos 90 e ver a narrativa através dos olhos de Allende foi uma experiência ótima, principalmente nos momentos onde o filme não explicou tão bem. O desenvolvimento da família, suas peculiaridades e causos, foi interessante de acompanhar, mas em certos momentos achei as personagens bem chatas e muitas vezes seus pontos de vista não entravam na minha cabeça.
Enfim, o realismo fantástico foi o que mais me chamou a atenção, recomendo leitura!
comentários(0)comente



_midnightrain 03/06/2024

A casa de todos nós
É impressionante o quanto essa história é real para todos nós, latinos. Clara, Trueba, Blanca, Jaime, Alba, Miguel, Pedro Terceiro, Esteban Garcia, até mesmo Pancha e outras tantas que perpassam a narrativa, são personagens conhecidas para nós, convivemos com elas todos os dias. A narrativa política é uma história que nós, como povo, já vivemos, e carregamos continuamente o medo de voltar a viver. Por isso mesmo, o último terço do livro me causou tanta angústia que demorei três meses para terminar. Mas valeu a pena cada minuto. É um romance sobre uma família e uma nação, quase um épico, triste, cheio de cores, camadas e sombras, com momentos belos e momentos horríveis, como são as histórias reais, mas sempre com uma pincelada de esperança aqui e ali que aquecem nosso coração e nos motivam a continuar. O final, agridoce, traz mais incertezas do que encerramento, mas por isso mesmo é tão real, palpável. Eu não sei mais como vou ser capaz de ler outro livro na vida.
comentários(0)comente



Jubalinhas 03/06/2024

Um tempo pra cada coisa.
Terminar esse livro é perceber que ainda há muito por fazer. É um percurso no labirinto familiar, na existência política do que parece nada, pq tudo é político, pq cada história e cada decisão é.
Estava comentando que eu não gostei do final e isso não estragou minha experiência com a obra, ainda tenho vontade de ler os outros, mesmo que o desejo de reconciliação não converse comigo nesse momento histórico.
Talvez haja um tempo para cada coisa, talvez todos estejam acontecendo de alguma forma ao mesmo tempo em outros lugares.
Me fez gostar ainda mais do realismo mágico, me dá vontade de passear leve como uns personagens e ainda sim enraizada como outros. Talvez seja isso que uma boa história faça.
comentários(0)comente



Barbara 02/06/2024

Clara, claríssima, clarividente
"Tal como no momento de vir ao mundo, ao morrer temos medo do desconhecido. Mas o medo é algo interior, que nada tem a ver com a realidade. Morrer é como nascer: apenas uma mudança".

Pra quem já leu outros livros da autora, a inspiração dos personagens é evidente. Logo no começo, quando Clara faz um comentário na igreja, eu já sabia que mais tarde ela se tornaria a avó, o pilar daquela família tão "diferente". Clara, mantém sua personalidade do início ao fim, e o universo mágico construído por ela se entrelaça com a realidade de forma fluida.
Por volta da página 350, eu parei para refletir sobre quantas coisas já haviam acontecido até ali e me impressionou a consistência de tudo, como as coisas se completam e nada se perde.

Apesar de ser um livro denso e com passagens muito pesadas, fiquei muito envolvida e li por horas a fio.
Eu gosto muito quando uma história fictícia possui elementos reais que nesse caso são decisivos no desenvolvimento do enredo.

Essa é uma obra atemporal, e entendo porque trouxe o reconhecimento mundial para a autora. Eu sou completamente apaixonada pelos livros da Isabel Allende, e meu objetivo é ler todos eles, este sem dúvida se tornou um favorito e já penso em uma releitura porque tenho a sensação de que sempre será possível absorver algo mais desse livro.
comentários(0)comente



Gi.Mendes.Ap 01/06/2024

"O pior é ter medo do medo"
A Casa dos Espíritos é uma obra de realismo mágico, que vai relatar três gerações da família Del Valle e Trueba. Ao decorrer da história temos drama familiar, relacionamentos, interesses políticos e a luta dos trabalhadores que permeiam personagens com convicções diferentes sobre esses temas. As personagens femininas são extremamente cativantes, com seus defeitos, qualidades, excentricidade e força.

A escrita da Isabel Allende é poética e fluida. Porém os capítulos são longos e a história é densa. É um livro demorado e pesado, mas vale muito a pena a leitura, pois a autora aprofunda diversos temas interessantes e conecta vários personagens enquanto tece a narrativa, gerando uma sensação de história bem amarrada quando tudo se encaixa.
Vitoria.F 02/06/2024minha estante
Adorei a resenha


Gi.Mendes.Ap 03/06/2024minha estante
Obrigada, Vi ?




Marê 01/06/2024

Allende começa no alto, mas se perde em algum momento
Comecei a leitura super entusiasmada. A narrativa começa forte e interessante. Nos entregar personagens como Clara, Rosa e Nivea logo de cara foi algo genial. Clara é uma personagem fascinante e corajosa, afrontosa e forte, mas senti falta de um desenvolvimento maior desses personagens. Esteban, por exemplo, é um personagem com muitas facetas, mas não entendemos nenhuma de suas motivações. Não compreendi a razão para tanto ódio, rancor e raiva. Blanca é uma personagem que tinha tudo para virar alguém importante para a narrativa, mas se perde com essa ênfase sobre o quão normal ela era. Os gêmeos não chamam atenção e pelas tantas um deles vira figurante. Depois do falecimento de uma das protagonistas, o enredo se perde. Nem a crítica à ditadura se mantém forte e o realismo mágico também vira pano de fundo. É uma leitura essencial para entendermos a nossa própria história, mas sinto que a Allende se perdeu em algum momento. A narrativa se arrasta nas últimas páginas e fica parecendo uma novela de baixo orçamento da globo.
comentários(0)comente



Edu Coelho 01/06/2024

REALISMO/HISTÓRICO/FANTÁSTICO
Segundo livro da autora que leio. Segundo livro da autora que favoritei. A maneira que a Isabel Allende constrói sua narrativa e seus personagens é algo único (dentro do meu conhecimento). A história se desenrola de maneira tão fluida que nem se sente a densidade da escrita.

Terminei o livro com tantas emoções indefiníveis, mas desesperado para ter alguém com quem dividir a experiência. Os caminhos tomados pela família de Esteban e Clara são tão improváveis que é impossível você imaginar no inicio do livro para onde a leitura te levará.

INCRÍVEL
comentários(0)comente



GiuliVeiga 01/06/2024

Foi o primeiro livro de Isabel Allende que li e foi uma das melhores leituras do ano.

Uma história repleta de emoções, personagens marcantes, entrelaçada com a história do Chile no século XX e que te faz vagar entre um tempo e outro sem nem perceber que o cenário mudou.

A forma de escrita da Isabel Allende é muito envolvente, tanto que, mesmo sendo um livro denso, é possível ler várias páginas seguidas sem se cansar.

Gostei muito da forma como as histórias das famílias se entrelaçam, as personagens femininas são tão diferentes mas ao mesmo tempo retratam as muitaa facetas que uma mulher tem na sociedade, a personagem Clara é extremamente cativante, e mesmo o Esteban Trueba nos surpreende com suas reflexões a cerca de tudo que viveu.

Recomendo fortemente para quem gosta de realismo mágico e literaturas mais profundas.
comentários(0)comente



1241 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR