A casa dos espíritos

A casa dos espíritos Isabel Allende

Resenhas - A Casa dos Espíritos

Dani 31/03/2024

Primeira obra que leio de Isabel Allende e adorei.

Sua escrita é clara e fluida.

Em "A Casa dos Espíritos" acompanhamos uma família por várias gerações e, com ela, vivenciamos suas alegrias, tristezas, conquistas e dissabores.

Fran 31/03/2024

"Quero pensar que o meu ofício é a vida e que a minha missão é não prolongar o ódio."

O dom que a Isabel tem é único, tem que ser enaltecido sempre

Gaabiis 29/03/2024

Fantástico
Comecei a ler esse livro com grandes expectativas e afirmo com toda as minhas convicções de que foram superadas.
Primeira obra de Isabel Allende que leio e já considero como um dos melhores livros que já li.
Que história incrível e fantástica e eu não poderia ler em melhor hora, pois estou com viagem próxima marcada para o Chile, então rolou um certo carinho.
A história dessas três mulheres me encantou, personagens fortes, bem construídas, com personalidade, Clara com toda a certeza a mais marcante.
Apesar de aparecer de forma tão breve me apaguei ao Tio Marcos como se fosse um tio meu.
Me peguei sentindo raiva por diversas vezes de Esteban Trueba, desde o início e no fim senti certa compaixão.
A parte final do livro me entristeceu demais, extremamente pesada e difícil. Inclusive considero impossível não se comover, ainda mais por se basear em fatos reais. Me encontro curiosa para saber mais sobre a ditadura chilena, que pouco sei, e pensei muito sobre a que o nosso país viveu.
Certamente indico a leitura.

Gianne C 29/03/2024

Um dos melhores livros da vida!
A Casa dos Espíritos nos apresenta a história das gerações da família Trueba, expondo o amor, o ódio, a admiração, a repulsa e as determinantes ideologias políticas, que foram os pilares dessa fascinante narrativa.

O livro mescla fatos, crenças e ficção de forma encantadora, fazendo de todas as personagens protagonistas em seu momento (Em especial, para mim, Jaime e Alba).

Terminei a leitura me perguntado: como não o li antes ? Existem livros que enchem nosso coração e exercitam nossa mente, sendo exatamente assim com a Casa dos Espíritos.

" - Por que vivia assim se lhe sobrava dinheiro? - Gritou Esteban

- Por que lhe faltava todo o resto - replicou Clara."

MaWeber 29/03/2024

Livro interessante.

História de três gerações de uma família; com relações boas e ruins.
Alguns momentos da trama foram interessantes e outros foram muito repugnante.

Inicialmente foi maçante, mas ao longo do livro foi melhorando.
Não foi das melhores histórias que já li, mas foi boa a experiência

Ju_allencar 29/03/2024

Não tive uma boa experiência de leitura ?
Eu realmente não consegui embarcar nesse livro, pra mim parecia que ele não tinha mais fim. Não me conectei a história, nem aos personagens. É um livro bem político, talvez as minhas expectativas tenham me traído. Mas é um bom livro.
Vania.Cristina 30/03/2024minha estante
Ah, que pena... Gosto tanto desse! Mas leitura é assim mesmo né, a gente nunca sabe exatamente o que vai pegar fundo na gente, é muito pessoal, e muda conforme o momento que estamos vivendo.

Ju_allencar 30/03/2024minha estante
Exatamente, talvez não era o momento de ler esse livro ou realmente fui achando ser uma coisa e era outra. Tudo isso contribui.

Mila Campos 28/03/2024minha estante
Acho que vou dar uma chance pra esse livro, viu

lucasandrade 27/03/2024

Uma história fluida e cativante
Me lembrou em diversos momentos Cem Anos de Solidão e acabei por fazer a comparação, esperando um final mágico. Mas com toda certeza tem também sua magia e misticismo, história e personagens cativantes e intrigantes. É uma ótima leitura.
Fernanda 28/03/2024minha estante
Então não foi só comigo que isso aconteceu ? também achei que lembra ?cem anos de solidão?

Lígia Mussi 27/03/2024

An all time favorite
Um dos livros mais incríveis que já li. Conheci a história de Allende ainda menina-adolescente e reli agora, alguns bons anos depois. Simplesmente incrível, humano, mágico!

A História se passa em um país da América Latina (não identificado) e conta a vida de 3 gerações de uma família. O período em que se passa a história remonta à uma sociedade patriarcal. O patriarca da família Del Valle Trueba tem pavor da pobreza e, depois de enriquecer, se envolve com a política e se torna um importante membro do Partido Conservador. Sua mulher, Clara (a personagem mais marcante, na minha opinião), é a responsável pela leveza e pela alma de todo o enredo. Dá a luz à Blanca que, anos mais tarde, se torna mãe de Alba, a terceira geração de mulheres incríveis e, de certo modo, peculiares, cada uma ao seu modo.

Ideologias políticas colocam à prova o amor e a união da família Del Valle Trueba. Adicionalmente, alguns fantasmas do passado retornam também a todo momento, especialmente no caso de Estevan Trueba - são recorrentes as lembranças de sua mãe, de sua irmã Férula e de sua primeira noiva, a bela Rosa.

Dotada de um realismo mágico (que não é o foco da história, mas que confere à ela a sua originalidade), A Casa dos Espíritos conta a história de todos nós e dos acontecimentos que parecem se sobrepor ao longo de gerações.

clingriid 25/03/2024

Leitura obrigatória
Nesse livro nós vamos acompanhar a história da família Del Valle e da família Trueba através dos anos e, pra mim, essa é uma leitura obrigatória.

Através da história vamos conhecer muitos personagens emblemáticos, carismáticos, problemáticos, reais, e como disse Clara, loucos. Porque nessa família a loucura se dividiu entre todos eles.

Clara, Blanca e Alba são mulheres de gerações dessa família e todas elas tem em comum a força, a resiliência, a generosidade, a beleza, a bondade e todas elas são, cada uma a sua forma, mulheres excêntricas e extraordinárias.

Esteban Trueba, o patriarca dessa família, é um personagem complexo e podemos acompanhar muitos de seus medos e angústias e, acredito eu que com o passar do tempo, conseguimos entender suas crenças, seus atos e seus posicionamentos e perceber que Esteban é o reflexo de muitos homens da nossa sociedade. Por outro lado, apesar de conseguir enxergar todas as camadas desse personagem e apesar de compreender muitas de suas dores, eu não consegui perdoar todas as atitudes que ele tomou ao longo de sua vida, porque muitas delas foram criminosas e marcaram para sempre a história de sua família.

Os outros personagens, Jaime, Nicolas, Miguel, Amanda, Nana, Férula e tantos outros também são igualmente importantes para a história e, por cada um deles, eu consegui me apaixonar e ao mesmo tempo odiá-los, porque acredito que o grande talento de Isabel Allende é criar personagens com tanta profundidade e conseguir demonstrar todas as particularidades de cada um deles, fazendo com que o leitor se identifique com essas pessoas que são tão reais e que, em sua grande maioria, não são heróis e tampouco vilões, mas somente indivíduos dotados de qualidades e defeitos.

A grandiosa casa da esquina é um personagem por si só e nela vemos acontecer grandes eventos, o surgimento de Poetas (o famoso Pablo Neruda), músicos, estudantes, dançarinos e os excêntricos encontros de Clara, a clarividente.

Do meu ponto de vista, Isabel Allende é uma grande autora porque ela consegue criar histórias atemporais, com profundidade e através das vivências de sua própria vida, ela consegue narrar a história de um país que, assim como o nosso, passou por atrocidades, pela ditadura e por guerras que deixaram marcas em tantas famílias e, também, de um país que sofre com a desigualdade, com a falta de informação, com a pobreza, com a desigualdade social e com a incansável busca por um futuro melhor.

Terminei o livro com a vontade de retornar a primeira página e ler novamente.

TAbata37 24/03/2024

Escrevo pra me lembrar daquilo que vivi
Cara que livro bom!! O tipo de livro que te dá felicidade de ter encontrado e lido. Conta a história da família Del Valle-Trueba, focando em três mulheres nascidas em gerações diferentes: Clara, Blanca e Alba, que inclusive têm os nomes com o mesmo significado.

Através dos acontecimentos da família vemos também os acontecimentos no país e no mundo, e como isso influencia nas relações entre eles.

Ao meu ver, o ponto central do livro é sobre karma e vingança, como as ações de cada membro da família, e principalmente do Esteban, influenciam no futuro das pessoas que eles amam. O final é triste mas extremamente realista e me fez querer continuar lendo todos os livros possíveis da autora, que já tá virando uma das minhas favoritas.

Maga 23/03/2024

Maravilhoso
Esse livro foi tão bem recomendado, estava com receio de não gostar por ter criado expectativas demais... Porém, é realmente muito bom, lindo e triste.

nicolehuberr 22/03/2024

A melhor leitura de 2024 até agora!
A Casa dos Espíritos foi a minha primeira experiência de leitura do gênero realismo mágico e também minha primeira leitura da autora. Gostei muito da forma como a história foi narrada, rica em descrições dos cenários e detalhes (mérito da tradução, porque li em português mas fiquei com vontade de saber espanhol o suficiente pra ler no idioma original, que é sempre uma nova experiência). Com vários personagens, alguns odiosos e outros muito cativantes, o livro narra, durante quase todo o período do século XX, a história de três gerações de mulheres da família Del Valle-Trueba; traz intrigas, amores, perdas, magia, elegância e decadência num período marcado por mudanças sociais e políticas na América do Sul. A magia, o misticismo e os fantasmas presentes na história são um detalhe que a deixa mais rica e interessante, mas a obra não se baseia só nisso, vai muito além ? foi o que me surpreendeu e me fez gostar ainda mais do livro. Leitura que, na minha opinião, vale MUITO a pena!

Maria1164 20/03/2024

Com uma narrativa fluida e cativante, Isabel Allende nos apresenta as várias etapas da vida dos componentes da família Trueba. E em uma trama que envolve questões políticas, familiares e sobrenaturais é possível nos reconhecermos nas personagens!
Essa foi minha primeira leitura de um livro da Isabel Allende e com certeza já é um dos meus preferidos, tendo me feito ficar apaixonada pela autora e sedenta de vontade em ler as suas obras ??