A Bruxa do Mar

Resenhas - A Bruxa do Mar

1 | 2 | 3 | 4

Isabella @epilogo.literatura 05/09/2019

A Bruxa do Mar
Sarah Henning cria neste livro uma origem para a Bruxa do Mar, inspirada no conto clássico da Pequena Sereia, de Hans Christian Andersen, escrito em 1837. Uma história de amor e amizade e vingança, tudo isso recheado de magia.

Havnestad é um vilarejo pesqueiro da Dinamarca do século XIX que deve toda sua existência ao mar. Ao mesmo tempo que o mar é reverenciado, a bruxaria é repugnada. O mar e a magia, no entanto, acabam tendo algo em comum: eles sempre cobram o seu preço.

Evie é uma jovem bruxa que descobre cedo o preço alto que a magia e a fúria do mar podem cobrar. Ainda criança, ela perde a mãe, que troca sua vida para salvá-la. Com 12 anos, Evie perde uma de suas melhores amigas, Anna, que morre afogada no mar e nem ao menos seu corpo é encontrado. Se sentindo injustiçada e culpada com essas perdas, Evie se isola dos olhares julgadores da sociedade em suas dores e segredos. A única coisa que a menina não abre mão é de seu melhor amigo Nik, o príncipe herdeiro do vilarejo.

O desespero de Evie, então, é evidente quando Nik quase morre afogado ao cair do navio onde estava comemorando sua festa de aniversário. Achando que o mar iria tirar dela mais um de seus amigos, ela presencia a cena dele sendo salvo por uma jovem menina que desaparece antes que Evie possa se aproximar.

Dias depois, o aparecimento de uma garota misteriosa à beira mar mexe muito com Evie - a menina é idêntica a sua amiga Anna. A garota é Annamete, uma sereia que se tornou humana por meio de magia após se apaixonar pelo humano que ela salvou de se afogar. Empolgada com a magia da sereia e movida pela chance de se redimir da morte de sua amiga, Evie quer ajudar Annamete a todo custo, mesmo que ela mesma tenha que revelar sua bruxaria.

A narrativa, muitas vezes, se confunde como um reconto da própria história original - pequena sereia que vira humana para conquistar o amor do príncipe, mas explicação da origem da Bruxa do Mar aparece bem no finalzinho, depois de uma reviravolta inesperada.
Confesso que o romance tem um destaque muito maior do que eu gostaria e cabia uma explicação e exploração maior do o universo mágico das bruxas. Mas a combinação de bruxas, magia e sereias dificilmente será ruim e a história de Sarah Henning é envolvente, repleta de emoções.

Obs: O epílogo do livro deixa claro a existência de uma continuação. O segundo livro dessa série, que acredito ser uma duologia, já foi lançado nos EUA.

Bia | @intothisbook 05/10/2019

Evie é uma jovem de origem simples, sua família se utiliza da pesca para sobreviver. Pelo seus dois melhores amigos serem de famílias mais ricas, o povo da sua cidade sempre a julgou como interesseira. Quando tinha apenas doze anos, Evie sofreu com a força do mar, que quase a afogou e levou a sua melhor amiga, Anna, a morte. Anos após o fatídico acidente, Evie ainda se sente culpada pelo o que aconteceu mas, com a ajuda de Nik, seu amigo e príncipe, sua vida começa a voltar ao normal. Porém, uma misteriosa garota, que é muito parecida com sua falecida amiga, aparece pedindo a sua ajuda. Evie verá nessa menina uma forma de se redimir com o passado, o que ela ainda não sabe, é o que irá perder para conseguir isso.
?A Bruxa do Mar? é uma releitura de ?a pequena sereia . Esse livro é uma fantasia que fala muito sobre amizade, perdas e sacrifícios; a escrita é super leve e rápida de ler, além disso, a história tem personagens bem construídos e super carismáticos .O plot da história não me surpreendeu (adivinhei o que iria acontecer na metade do livro?????) e em certos momentos, achei esse livro tão meloso que me fazia revirar os olhos?. Ainda assim, indico a leitura para quem deseja uma fantasia leve e rápida!!!

Carous 03/12/2019

Agora sei que tenho um coração, pois ele está partido.
Tenho sentimentos mistos em relação a este livro. Esta será a primeira resenha que faço completamente parcial, porque estou magoada. Meu casal nãoficou junto.

Mas não tenho sentimentos mistos em relação à revisão ortográfica. Há muitos erros. Espero que a HarperCollins Brasil dê outra olhada no texto antes de lançar definitivamente ano que vem.

Este livro merece nota 2,5 pela propaganda enganosa sobre contar a história da Ursula antes de se tornar a bruxa do mar que rouba a voz de Ariel quando, na verdade, se perde narrando a vida de uma bruxa adolescente durante os 6 dias de um festival típico de sua cidade.

E merece nota 4 por contar a história da adolescente Evie, consumida pelo remorso e saudade da melhor amiga. Aproveitando os 6 dias das festividades do Lithasblot, sua paixão por um dos príncipes e a relação dela com a monarquia em si e o tratamento que recebe da cidade pelos boatos de ser bruxa e pela amizade com o príncipe apesar dela ser a filha do pescador.

Eu sei o que dizer sobre Annemette. Eu gostei da personagem e da interação dela com Evie, ao mesmo tempo que as revelações finais me deixaram sem saber o que escrever direito.

Dá pra gostar de Evie - principalmente se você esquecer o enredo original -. Ela é boa, generosa e muito realista, que foi a característica dela que mais gostei.
Ela é bruxa, filha e sobrinha de poderosas bruxas, no entanto,... sua tia se recusou a ensinar feitiços a ela e, pra ser franca, o que sobra em generosidade falta em competência na bruxaria. Chega a ser meio patético.

Mas a escrita da Sarah Henning é muito boa. Ela dá todas as informações de que precisamos sobre os personagens, os locais e costumes sem se alongar muito. A tradução parece que conseguiu ser magnífica também.

O romance me pegou de jeito. Era bem fofo e o casal tinha química. Mesmo assim fiquei desconfiada o tempo todo. Afinal, havia pistas de que talvez o cavalheiro não fosse o príncipe encantado que Evie imagina.
Porém, com as últimas se aproximando, achei que não teria surpresas pela frente e me permiti shippar os dois. Só para ser tombada e ficar com cara de trouxa tentando entender o que aconteceu.

Sério, Sarah Henning, magoou.
Magoou mais porque é uma reviravolta que sempre esperei encontrar em livros e nunca aconteceu. Achei que jamais veria algo assim e só mês passado cruzei com dois livros que usaram a mesma estratégia.

Além do mais, me tomar o casal assim para usar o velho clichê dos amigos que descobrem que se amam? Isso garantiu umas perdas de estrelas na hora da minha avaliação.

Antes disso, eu dava pontos pela amizade e pelo amigo, ambos muito agradáveis.

Sobre os acontecimentos finais... é o que me deixa confusa. Foi inesperado, mas fico com a sensação de caiu do céu só para pegar o leitor de surpresa? Eu não sei nem se gostei ou não, eu realmente não tenho uma opinião concreta sobre o que houve.
Mas foi surpreendentemente triste.

day 09/07/2019

simplesmente amei!!
Se prepare para entrar no universo mágico de bruxas,sereias e reinos nórdicos!

Evie e Anna amigas de infância que são muito ligadas.

Infelizmente Anna morre e Evie segue sua vida com seus amigos os príncipes que também amavam Anna.

Muitos anos aparece uma moça muito parecida com Anna,mais ela nega qualquer conhecimento sobre ser Anna.

O livro é cheio de surpresas,quem é vilão? quem é a mocinha?

A cada capítulo a história foi me deixando mais curiosa,principalmente porque a autora sempre mistura presente e passado,e vamos entendendo muita coisa da amizade que Evie e Anna tinham.

Um livro de fantasia muito bom!! ( eu geralmente não gosto de fantasia) esse foi um dos que gostei e super recomendo.

O turista literário acertou com a escolha para comemorar os 3 anos do clube! amei^^

site: http://escreverdayse.blogspot.com.br

giovanna | @theuniverse_bookshelf 29/03/2020

Potencial mal aproveitado
@theuniverse_bookshelf

Conheci este livro apenas quando o recebi na mala de junho/2019 do Turista Literário, e que baita surpresa foi: ele só seria oficialmente lançado aqui no Brasil em janeiro/2020! Com a premissa de contar a história da Úrsula antes que esta se tornasse a vilã de "A Pequena Sereia", esse é mais um livro trazendo um reconto de algum clássico da literatura.

No entanto, fiquei muito decepcionada. Os personagens não são cativantes (com exceção, talvez - e isso é um grande talvez -, do Nik, não há nada que tenha feito eu me apegar a eles), e a história não convence - não no sentido de falta de veracidade, até porque estamos falando de bruxas e sereias em uma Dinamarca fictícia, mas no sentido de que os acontecimentos são muito rasos para justificar "como Úrsula se tornou a vilã de 'A Pequena Sereia'". Muitas das motivações e situações acontecem do nada, sem construção nenhuma, e personagens mudam de rumo e personalidade também DO NADA.

Somando-se a tudo isso, há situações que se tornam quase cômicas, de tão absurdas que parecem. O grande plot twist do final, que poderia melhorar um pouco minha opinião sobre o livro, acabou não sendo nada demais, e o último capítulo e o epílogo foram dois grandes WTF??????.

Enfim, não foi uma leitura péssima, apesar de tudo, mas também não foi boa; simplesmente não me importei com a história.

3⭐️

- J 01/04/2020

Uma surpreendente, mas ainda meio confusa ao final, surpresa
Essa é a estória de como Úrsula virou a bruxa má que tirou a voz de Ariel, em A Pequena Sereia. Com uma ambientalização dinamarquesa, a estória ganha uma nova e, mais interessante ainda, forma.

Com rápidos capítulos, intercalados com feedbacks de outros anos, o livro é bastante rápido e fácil de ler. Junto com a leveza da estória, isso torna a leitura bastante prazerosa.

Confesso que fiquei com bastante medo de ler esse livro, pois adoro a estória da Pequena Sereia e não queria que ela fosse estragada por uma péssima experiência nesse mundo. Mas me surpreendi: gostei bastante de conhecer outra cultura e credo. Muito interessante mesmo. E a estória também não deixa muito a desejar.

Durante todo o livro, a estória me cativou e me prendeu. Porém, ao final, quando é citada a magia antiga que prendeu a criatura àquele lugar (entendedores entenderão depois de ler o livro), eu fiquei bastante confusa e já não fez mais tanto sentido assim a estória.

Mesmo assim, no geral, gostei bastante do livro e recomendo bastante a leitura, principalmente para aqueles que adoram uma releitura de contos de fadas!

Karina.Carvalho 02/04/2020

Livro para adolescente, bem bobinho.
Gostei da parte que explica como a bruxa do mar surgiu.

50livros 13/04/2020

Livro bom para quem gosta de sereias
Esse aqui, por mais que seja vendido com um reconto de A Pequena Sereia, acho que ele se encaixa mais como um prequel sobre como surgiu Úrsula, mais conhecida como a Bruxa do Mar. Por conta dessa ligação, confesso que fiquei um pouco decepcionada durante a leitura, pois não encontrava nada realmente ligado à história da famosa Ariel. Se eu soubesse desde o início que essa seria somente a origem de Úrsula e apenas o primeiro livro de uma duologia, onde o segundo realmente contará a história da Pequena Sereia, acho que teria curtido mais a leitura. A escrita da autora é boa, mas não consegue deixar o leitor com aquela ansiedade no coração, querendo saber o que realmente acontece. A partir do meio do livro, tudo fica um pouco previsível demais. Foi fácil chegar no final já sabendo tudo o que iria acontecer. Foi uma leitura média, um pouco arrastada e não sei se seria a melhor escolha para quem é ávido por fantasias ou sereias.

site: https://www.50livros.com/single-post/2020/04/07/RESENHA-de-A-Bruxa-do-Mar-de-Sarah-Henning---TURISTALITERARIO

Gabi | @oceanodepensamentos_ 26/08/2020

O que me chamou bastante atenção no livro foi o fato dele ser releitura de A Pequena Sereia e tratar - aparentemente - da história da Úrsula antes de se tornar a bruxa do mar, mas infelizmente me decepcionei com a história.

Tanto o romance quanto a amizade que são os focos principais do livro se perdem ao longo da narrativa. A amizade de Evie com Annamette acaba sendo muito tóxica, e o romance com Nikk é muito fraco. As explicações usadas para justificar os acontecimentos são rasas e isso tirou muito a graça da história. Pra mim, não houve desenvolvimento nenhum dos personagens e a história apenas seguiu o roteiro clássico com algumas modificações, infelizmente, superficiais.

site: https://www.instagram.com/oceanodepensamentos_/?hl=pt-br

Oi, eu sou a Mila ^^ 11/11/2020

Eu teria dado cinco estrelas, mas achei que a Evie merecia um final melhor e menos "solitário". Contudo, isso não interfere no enredo da história que é incrível. Envolvente, misteriosa, inesperada, aventureira. Para quem ama uma fantasia cheia de mistério ( assim como eu ) é um prato cheio.

1 | 2 | 3 | 4