A outra metade de Sarah

A outra metade de Sarah Lisa Genova

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rusinha 17/02/2024

Apesar de ser uma ficção, ele chama a atenção pra uma doença pouca falada, mas que pode acontecer com qualquer um de nós. Família, valores, nosso tempo dedicado ao trabalho e aos familiares, tudo isso é jogado nesse drama, onde Sarah precisa realmente parar e pensar sobre sua outra metade. Amei. Um dos melhores que li em 2023.

Lorena 15/10/2023

Recomeçar
Não sei o por quê demorei tanto para ler esse livro. Se soubesse que a leitura seria tão rica, teria lido muito antes !
Sarah é uma loba de Wall Street, esta sempre muito ocupada, afinal, tempo é dinheiro!
È vice presidente de RH de uma empresa multinacional, possui 3 filhos e é casada com Bob, outro lobo de Wall Street. Até que um trágico acidente muda completamente a vida de Sarah e isso acaba por trazer a Mãe sua de volta à sua vida.
No início Sarah se mostra muito resistente à presença da mãe, mas aos poucos vai percebendo que precisa dela. Ambas, aos trancos e barrancos vão estreitando o vínculo e essa parte do livro foi a minha favorita. A autora me fez refletir muito sobre vínculo familiar, sobre o que de fato é importante e sim, tive certeza que dinheiro não esta acima de nada nem de ninguém.
A única parte que não gostei do livro foi o meio da história, à longa recuperação de Sarah que me pareceu bem repetitiva, não saia do lugar, essa parte foi bem arrastada.
NO mais gostei de tudo e principalmente da mensagem que a autora deixou.

site: @viaje_nessaleitura

Rosi C. Caleffi 30/08/2023

Só não é perfeito pela quantidade de divagações
Sarah é uma super executiva, mãe de três filhos pequenos, que se desdobra para dar conta de tudo. Até que um grave acidente muda totalmente sua vida. Ela passa a não identificar seu lado esquerdo. Começa aí uma jornada de estranhamento, tentativa de aceitação, reabilitação e mudanças profundas. Um processo que envolveu toda a sua família.

A história traz novos olhares com relação a trabalho, profissão, família, filhos e todo tipo de situação que possa estar sendo negligenciada e/ou mal resolvida no meu cotidiano. Além disso, trabalha a relação de Sarah com sua mãe (que precisa de um tempo juntas para sanar pendências) e com o filho que tem TDAH (um dos pontos altos foi ambos perceber a semelhança entre os quadros que precisam para se situarem).

Muitas lições vieram com a leitura desse livro, mas a principal foi avaliar a minha postura diante da vida. Quantas vezes deixamos o mais importante de lado para cumprir uma obrigação profissional? Será que compensa essa correria toda?

Um livro extremamente real, que provoca reações e sentimentos valiosos.

P.S: muito bacana a homenagem que a autora fez, com nomes dos três filhos de Sarah - Charlie, Lucy e Linus (personagens da Turma do Snoopy).

Kelly 20/07/2023

Saindo da zona de conforto...
Bom, este livro foi uma experiência e tanto, levei mais tempo do que gostaria lendo ele, mas isso se dá ao fato de não ser o gênero ao qual estou familiarizada.
Foi uma leitura intensa, cheia de desafios, uma protagonista realmente inspiradora!
Fiquei torcendo pela Sarah durante toda a leitura e fiquei imensamente feliz com a sua trajetória e sua luta diária, amei esse final, com certa ressalva em relação à mãe dela, que me entristeceu um pouco.
Mas foi lindo de ver como a Sarah evoluiu e aprendeu a ver o lado bom de tudo que lhe aconteceu, usando isso como incentivo ao invés de se deixar cair de vez.
Por vezes achei que Bob iria recuar, mas foi bom vê-lo apoiando ela e decidindo viver uma vida plena, com sua família.
Essa leitura foi indicação da Luh, que mais uma vez me fez sair da minha zona de conforto e abraçar um drama familiar de peso!!
Amei!!
???

Marcianeysa 05/06/2023

Resiliência
Gostei bastante do começo do livro e da premissa. No entanto, achei que a autora não desenvolveu bem a história, talvez pela dificuldade de visualização da síndrome apenas por meio de descrições, bem como pelo não desenvolvimento da trama entre a protagonista e a mãe, por exemplo.
Tive dificuldade no meio do livro, pois achei que a narração da recuperação ficou repetitiva e enfadonha.
O final, no entanto, é bonito e traz reflexões.

Eliaki 17/04/2023

Sobre Negligência e Snowboard
Esse livro veio na caixa do skoob e já faz um tempo que queria ler, nunca havia ouvido falar sobre Negligência Esquerda e senti dificuldade de entender como é possível não enxergar e absorver uma parte do ambiente mas ao longo do livro é possível ir desenvolvendo essa compreensão para acompanhar a recuperação de Sarah. A melhor parte é a reconstrução da relação da Sarah com a sua mãe, é bem gradual e sensível.

Mariana 01/04/2023

Aprendendo a desacelerar
"A Outra Metade de Sarah" foi um livro surpreendente para mim, tanto pela temática, que me foi muito impactante, tanto pela fluidez da escrita, pois foi um livro muito tranquilo e gostoso de ler. Sarah é uma personagem que vamos aprendendo a gostar aos poucos, a ponto de nos apegarmos e torcermos muito pela sua vida ao longo da história. Inicialmente, ela tem um alto cargo no mundo corporativo, é workaholic, extrapola jornadas de trabalho como se isso fosse o esperado, e simplesmente não se desliga da tecnologia, está a todo momento à postos para o trabalho, para notícias, para os negócios, com o celular na mão. É por essa correria que Sarah acaba vivenciando um acidente de carro, e como consequência, seu hemisfério direito do cérebro foi acometido, gerando negligência unilateral ou negligência esquerda, condição que eu não conhecia, e por isso, aprendi muito lendo sobre os sintomas e reabilitação de Sarah.
Aos poucos, a personagem vai percebendo que seu tempo é mais precioso do que o dinheiro, e vai aprendendo a desacelerar, seja porque, de fato, foi obrigada à isso, ou porque sua nova condição lhe gerou reflexões importantes nesse sentido. É bonito ver Sarah ressignificando algumas coisas: como cria os filhos, como aprecia o tempo livre, como se relaciona com sua mãe, entre outros exemplos. Recomendo muito a leitura do livro para todos, especialmente à profissionais da saúde, para aprenderem mais sobre negligência esquerda e as implicações dessa para quem a possui. Muito bom!

Luana 30/03/2023

Mas o que perdi em dólares, ganhei em tempo.
Eu gosto de ler esse tipo de história ou ver filmes que contêm histórias assim e acho que isso conta muito na minha percepção dessa leitura.
No começo tudo que a Sarah quer é ficar boa o mais rápido possível, voltar pra casa e pros filhos e principalmente voltar ao trabalho e a rotina louca que ela tinha antes do acidente, e que a levou até ali.
Por isso eu acho muito lindo ver ela entendendo que não é inútil só pq não consegue mais voltar pra sua antiga rotina.
Muito lindo ver a Sarah e o Charlie encontrando seus pontos em comum, que de outra maneira talvez ela não tivesse tempo pra perceber. Muito lindo ver ela entendendo a mãe e perdoando também.

Patti Spissoto 28/03/2023

Bem legal
Conheci uma doença diferente e além disso ainda me fez pensar no tempo que gasto com trabalho e também com coisas superficiais... Livro muito bom

Juliana 15/02/2023

A outra metade de Sarah
Um livro emocionante da capacidade humana de se adaptar as dificuldades e reiniciar a vida com o apoio da família

Victória Catel 02/02/2023

Esquerda
Só queria saber quantas vezes a palavra ?esquerda? apareceu nesse livro ?. Essa foi a parte mais chata, muito repetido.
Mas a história é bem significativa, nos deixa pensando que algumas coisas ruins acontecem para mudar nossas vidas para o bem. Se a Sarah nao tivesse sofrido o acidente, nao teria desacelerado a vida, nao teria reencontrado a mae, nao teria tido mais tempo de qualidade com os filhos, nao viveria mais, o que é divergente, pois ela achou que nao viveria mais por conta do acidente. E foi exatamente o contrario que aconteceu: o acidente fez com que ela vivesse a vida.

Thay.Zen 12/01/2023

Negligência esquerda
Quis ler esse livro por causa de um vídeo da Pam que ela diz que a personagem perdeu a visão do lado esquerdo e aí começou a projetar as coisas, como se estivessem lá? foi só falar isso pra me dar vontade de ler.

Não é um livro fácil, no sentido de ser rapidinho, uma história que flui e que acontecem várias coisas, é um livro de drama familiar, de uma família típica que vive para trabalhar, fazer dinheiro, manter a casa, dar atenção para os filhos e trabalhar mais, até que acontece um acidente e a vida não pode mais ser essa rotina louca de trabalho e trabalho.

É um livro que te faz refletir sobre algumas coisas como trabalho, vida, dinheiro, felicidade, sucesso, oportunidades.

Ele é um livro que vai indo aos poucos, assim como a recuperação de uma pessoa que sofreu um acidente grave, é gradual e quando você vê o quanto evoluiu, está feliz pela jornada

callmedante 16/11/2022

chatoooooookllkooooo
meu deus, que livro chato. sao 400 paginas de pura encheção de linguiça, namoral. esse livro nao me agregou em nada, so me fez perder tempo. ate a metade dele é só reclamação da sarah o tempo todo, essa obsessão dela com o trabalho chega a ser irritante, sem contar q achei ela muito arrogante em certos momentos.
obviamente, nao posso ignorar o fato de o livro ter tratado de questoes como a morte de um filho, depressao e tdah. achei q foram assuntos bem trabalhos e as unicas partes q valeram a pena no livro.

Fabi 13/09/2022

Você não sabe o quanto é perfeito, até perder...
Um livro pra refletir, como um evento trágico que poderia ter sido fatal traz sentido e positividade a vida. Recomendo.

Mayne 22/08/2022

Maravilhoso!
Peguei esse querido livro pra ler umas 3 vezes, nunca passava da segunda página. Quase dois anos parado na minha estante, resolvi ler, e pasmem, porque não o fiz antes?!
Um dos melhores esse ano, incrível!
Me mostrou o que era minha realidade alguns dias atrás, e o que mais importa pra mim.

1 | 2 | 3 | 4 | 5