Pedagogia da Autonomia

Pedagogia da Autonomia Paulo Freire




Resenhas - Pedagogia da Autonomia


369 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Thais645 04/03/2022

Quero ler tudo o que ele escreveu
Como é atual a leitura desse livro!
Tantas coisas apontadas aqui que não tem como não associar à vida.
Livro recheado de verdades, principalmente as cruas, bem na nossa cara.
Livro necessário!???
comentários(0)comente



yago 02/03/2022

Que livro!
Paulo Freire (ou "meu amigo Paulinho" como costumo chamar de vez em quando) é um grande exemplo de como a Educação como forma de vivência, dedicação e autonomia torna ela uma forte ferramenta para a destruição da ignorância, do ódio e de algo monótono. Como o próprio livro fala, trata-se dessa autonomia que é extremamente necessária na relação docente e discente. Sou estudante de Pedagogia e se você faz algum curso que envolva licenciatura ou até mesmo sobre educação em si, te recomendo MUITO esse livro tanto como outros desse mesmo autor que é maravilhoso e sempre será lembrado pelo seus ensinamentos e sua garra.
comentários(0)comente



jhdep 11/02/2022

"A leitura do mundo precede a leitura da palavra"
Minha primeira experiência com Freire e já pude perceber o porquê de sua figura ser demonizada pelo conservadorismo brasileiro: seu projeto de educação em nada é compatível com a ideologia nefasta neoliberal e fascista dessa gente. Paulo nos ensina que a educação verdadeiramente democrática exige ética, formação humanitária, compromisso, liberdade, respeito a identidade e a autodeterminação das pessoas, busca pela autonomia, afetividade, contestação, raiva revolucionária (mas não odio)... Enfim, acima de pessoas formadas tecnica e cientificamente, devemos ser seres humanos comprometidos com a mudança da realidade social e a luta por uma sociedade justa, baseada no compromisso, na responsabilidade e no afeto, não no lucro.
comentários(0)comente



Mari 06/02/2022

Nosso patrono da educação
Paulo Freire demonstra, nessa obra curta, o que ele entende que deve servir de balizas para os professores, seja qual for o nível de educação prestado: livre de preconceitos, que o professor também deve se permitir ser ensinado pelo aluno, tendo compaixão da situação de cada um. Freire também nos lembra que não existe educação neutra e apolitica, por mais que queiram nos convencer do contrário.
O educador contrapõe seu método ao chamado ?método bancário? tradicional, que visualiza os alunos como ?porquinhos de moeda? vazios, prontos para serem ?preenchidos de conhecimento?. Reforça, diversas vezes, como a educação é um processo de troca entre alunos e professor.
Achei a obra muito interessante e enriquecedora, mas muito repetitiva. Se não fosse tão repetitiva, talvez eu tivesse apreendido mais os conteúdos. Mas tenho consciência que isso também fazia parte da técnica que Paulo Freire pregava.
comentários(0)comente



Bcoutis 30/01/2022

Um convite apaixonado e intenso a todo profissional que aspira ser um educador crítico e autor do seu processo de formação. Paulo Freire deixa claro que os saberes necessários à prática docente, problematizados ao longo do livro, estão todos ancorados na sua forte convicção de que a Educação é um processo humanizante, político, ético, estético, histórico, social e cultural. Por outro lado, esses saberes denunciam a necessidade de o professor assumir-se um ser pensante. Curioso, que duvida e faz da sua fala um aprendizado de escuta. Humilde, que, embora se reconheça condicionado por circunstâncias sociais, econômicas e culturais, não é um ser incapaz de gestar transformações. Competente, que estuda, se prepara e tem o domínio do conteúdo que ensina. Por fim, generoso consigo próprio para que o possa ser com o aluno.
comentários(0)comente



Prof Alex 26/01/2022

Ótimo livro.
Todo professor precisa ler e reler Paulo Freire. Sim discordo de alguma ideias. Mas ele nesse livro fala de questões muito específicas que muito professor não está sabendo compreender o seu papel na escola e na formação dos alunos. Esse livro eu fiz várias utilizações de marca texto. O que prova a importância de sua leitura.
comentários(0)comente



Carine.Soares 26/01/2022

Faz tempo que queria fazer essa leitura e confesso que muitas vezes tive que reler trechos, ora por tamanha complexidade de palavras e ora por tamanho encantamento.
Paulo Freire com toda certeza nos faz ter um olhar diferenciado ao nosso dia a dia em sala de aula, me sinto pronta pra sair gritando e lutando por "dias melhores" para nós educadores, para cada um dos nossos educandos , enfim , dias melhores e mais justos para nossa sociedade!
É uma obra que vai precisar de releitura, para que, talvez, na próxima vez eu me apaixone ainda mais por suas palavras!
comentários(0)comente



duda 25/01/2022

ensinar não é transferir conhecimento
A leitura da obra foi dada como obrigatória na faculdade e, apesar de não ter intenções de me introduzir na docência, considero o livro como importante na minha formação. Não posso resenhar Paulo Freire, pouco entendo das práticas pedagógicas e é o meu primeiro contato com esse tópico. De qualquer forma, a leitura foi rápida e bem tocante, é um livro que diz muito sobre respeito e cuidado.
comentários(0)comente



Amanda 25/01/2022

O maior que temos
Esse livro pra mim foi um divisor de águas, pois foi minha primeira leitura de Paulo Freire e me abriu caminhos pra uma amplificação de uma visão que eu já tinha. É um livro que precisa ser lido com calma (e se possível estudando-o), porque apesar de não ter uma linguagem difícil exige extrema concentração para que a ideia seja trabalhada. Pedagogia da Autonomia tem uma potencial transformador naqueles que estão abertos a isso e me entristece que um dos maiores pensadores intelectuais que o Brasil produziu tenha tido sua imagem deturpada por uma direita conservadora nojenta, que quer mesmo que continuemos reproduzindo ideia fatalista da nossa realidade. É isto, apenas leiam Paulo Freire.
comentários(0)comente



Marafa 25/01/2022

Muito bom
O livro tem lá suas repetições, como somos alertados desde o início. Mas no geral vale muito a pena. Podemos não concordar com todos os conceitos, mas é interessante pensar no professor como alguém que dá e recebe e pensar na educação não como mero aparato de transferência de conhecimentos prontos e determinados, mas local de construção de novos conhecimentos. Gostei muito do alerta sobre como o professor deve se portar, sabendo respeitar as pessoas que falam e nunca interrompendo ninguém, e também da parte que mostra como é importante que o educador conheça o ambiente em que seus pupilos vivem e em que realidade vivem.
comentários(0)comente



Arminda 18/01/2022

Gosto das ideias de Paulo Freire e de sua abordagem humana, seu texto é voltado para gente e não para o mercado. "Ninguém é sujeito da autonomia de ninguém. Por outro lado, ninguém amadurece de repente, aos vinte e cinco anos. A gente vai amadurecendo todo dia, ou não. A autonomia, enquanto amadurecimento do ser para si, é processo, é vir a ser".
comentários(0)comente



Mila 16/01/2022

Docência
Como estudante de licenciatura em Ciências Biológicas tive que ler Pedagogia da Autonomia para a disciplina de didática.

Este livro diz muito sobre a prática docente, o papel do professor dentro e fora da sala de aula e claro, o desenvolvimento da autonomia, especialmente do educando.

Como futura professora, o livro me fez refletir sobre meu papel como educadora e minha visão sobre a educação.

Pedagogia da Autonomia deveria ser uma leitura obrigatória para qualquer docente e para aqueles interessados por educação.
comentários(0)comente



Ana Magiero 16/01/2022

Um dos melhores livros que li ano passado e, principalmente, ampliou meus horizontes sobre como quero ser professora. Sem arrogância de demonstrar o que sei e também sem orgulho de pedir ajuda, afinal, todos nós precisamos disso em nossa formação. Paulinho, eu te amo.
comentários(0)comente



Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 12/01/2022

Li durante uma leitura obrigatória da faculdade, acho interessante a experiência do Paulo como docente e seus aprendizados que perpetua na docência brasileira atual, apesar de não concordar com alguns pontos da narrativa, o livro se torna indispensável pra quem pretende se tornar um docente.
comentários(0)comente



369 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |