Pedagogia da Autonomia

Pedagogia da Autonomia Paulo Freire

Resenhas - Pedagogia da Autonomia

laiane.caio 31/08/2023

Autonomia
Foi o primeiro livro que li do Paulo Freire. Achei ele um pouco prolixo e tive alguma dificuldade com a leitura. Mas insisti porque já conhecia alguns ensinamentos dele, dos quais gosto muito. Achei algumas passagens tão belas que até me emocionei. Para mim, o que ficou mais marcado deste livro é que Paulo Freire defende sim a educação de conteúdos com excelência (português, matemática e etc) mas que só isso não basta. É também necessário ensinar ou permitir a criação de autonomia no pensamento dos alunos, autonomia essa para entender o mundo que vivem, sob quais perspectivas ou domínios estão sendo submetidos, entender de forma crítica a nossa sociedade e não só quanto é 2 mais 2. Achei excelente! Não acho, como vi em certas resenhas por aqui, que as escolas estejam aplicando Paulo Freire e por esse motivo a educação no país vai mal. Acho que a maioria da escolas utiliza métodos tradicionais...Também acho que esse livro é incrivelmente atual, não ficou no passado não, como também li em outras resenhas por aqui...tsc, tsc. Também não acho que seja um "panfleto ideológico" kkkkk tudo é política e se você não percebe que algo é política é porque alguém quer que você não perceba. Ninguém é neutro. Paulo Freire pelo menos é bem claro neste aspecto. Enfim, recomendo muitíssimo.

Dearibeiro 10/07/2023

Dos livros que a escola me apresentou
Essa foi uma leitura obrigatória na escola e me lembro de começar a ler e não entender nada. Com certeza me faltava maturidade na época pra entender as ideias de Freire.

Reli depois de um tempo sem a cobrança da escola e por pura curiosidade. Todas aquelas ideias foram ficando mais claras e fazendo muito mais sentido na releitura.

Julia 11/03/2022

Muito bom o livro, precisei ler para fazer uma avaliação, mas preferia ter lido por conta própria porque teria tido mais tempo

Amanda.Santana 17/03/2022

Leitura necessária
O livro reflete o que é exigido ao ato de ensinar para os educadores e educandos a partir do amor e do rigor crítico.

Além disso, é uma grande denúncia a atividade anti-humana de um educador "pragmático" neoliberal.

De um modo geral, por mais que aborde uma grande parte sobre a educação de forma professor e aluno, também é uma reflexão em como somos educadores durante toda a nossa vida para o outro e, como somos influenciados pelo outro sendo o educando.

Morganna 07/04/2022

É sobre ler sobre a máfia mas também ler as coisas da faculdade:').
Só pra atualizar a (re)leitura de semana passada que eu esqueci

maria1691 23/10/2023

Muito o pai da educação <3
Eu amei demais essa leitura. é a primeira obra do Paulo Freire que leio na integra e eu to encantada. Ele escreve muuuuito bem!! Fiquei um pouco perdida com alguns termos de livros anteriores (foi erro meu), mas nada que uma "googada" não resolva. Fiz MUITAS marcações. Quero ler muita mais dele... PAIZINHO DA EDUCAÇÃO

Barbs 03/05/2022

"Prefiro a rebeldia que me confirma como gente e que jamais deixou de provar que o ser humano é maior do que os mecanicismos que o minimizam"

Primeira vez que leio Paulo Freire. Que leitura gostosa! Como é revigorante ler esse autor, aquele sacolejo que a gente precisa quando está desanimado com a situação. Risquei praticamente todas as páginas enquanto lia, pois sempre me deparava com algo que me exaltava, tamanha a intensidade de suas palavras. Como pessoa, cidadã, estudante e aspirante aos caminhos da docência, me sinto orgulhosa e agraciada com a sabedoria e a humildade vinda de um brasileiro, realmente um tesouro pra nossa biblioteca nacional.
Sara 04/05/2022minha estante
que lindo!

_antunescamilla 03/10/2023

Pedagogia da autonomia
É a segunda vez que leio esse livro e nessa releitura senti que foi mais proveitosa para mim, tive novas percepções sobre a Prática Pedagógica e pude refletir sobre minha própria prática.

imapaperguy 27/12/2023

Reflexões de autonomia didática, que ameaça o sistema e liberta os oprimidos.
Um revolucionário representando os educadores que buscam a mudança dos métodos e formas de ensino. Paulo Freire, sempre esteve presente nas aulas que tive durante toda minha vida, principalmente agora na graduação sendo citado assiduamente pela professora de Saúde Coletiva. Sempre tive interesse em sua literatura devido ao pouco que conheço sobre e suas falas mais famosas, que inclusive já utilizei para finalizar apresentações e gerar debates.
No início de 2023, estudei a disciplina de Educação em Saúde, a qual me instigou ainda mais a ler alguma obra do autor, pois, além de ter a mesma professora de Saúde Coletiva ensinando a cadeira, tinha muitas aulas que traziam discussões sobre as falas de Freire, inclusive uma aula específica foi sobre ele. Repito revolucionário, devido à época em que viveu e a forma que pensava sobre as classes. Paulo Freire tinha pensamentos que não se aplicavam apenas à educação, mas para o contexto geral da sociedade.
A leitura desse livro levou meses para ser finalizada. No período ao qual eu li, passei por processos pessoais e acadêmicos que exigiram muito da minha energia, dificultando a leitura. A escrita não foi como eu esperava, confesso que achei mais rebuscada do que estava acostumado com outros livros. Apesar do ocorrido, consegui apreciar a obra, que gerou muitas reflexões as quais levei para rodas de conversas e também para as aulas da disciplina já mencionada. Recomendo a leitura, porém com essas ressalvas!

mayalarue 10/06/2022

bom
práticas decentes para formadores, eu achei ok mas nada de outro mundo por já ser uma pessoa mais decente

oliveiralauras 29/06/2022

leitura para a aula de didática no curso de licenciatura em Letras - português e inglês, foi realizada uma observação de aula.

Ramon 03/07/2022

...
"O negro é geneticamente inferior ao branco. É uma pena, mas é isso o que a ciência nos diz"

"A desproblematização do futuro, não importa em nome de quê, é uma violenta ruptura com a natureza humana social e historicamente constituindo-se"

Marcio440 11/07/2022

Fundamental para todos os professores
Além de necessário para formação profissional do docente. Traz lições para a humanidade, serve para formação do ser humano. Fantástico. Obra espetacular do Mestre Paulo Freire.

Lilian 17/07/2022

Pedagogia da autonomia
Quem se propõe a ensinar tem de está aberto a aprender.
Não há quem não tenha algo a ensinar ou alguém que não tenha nada a aprender.
A postura digna é expressão real e legítima da humildade.
Essas são algumas reflexões que a leitura desse livro nos trás. Não são frases retiradas na íntegra do texto de Paulo Freire mas reflexão pessoal e crítica que minha lente me possibilitou nesse contexto tão caótico em que vivemos.
Obrigada professor.

Jonathan Vicente 09/09/2022

Viva Paulo Freire
Posso dizer que foi uma das leituras mais emblemáticas e gostosas que já tive esse ano. Com mais de vinte anos do lançamento do livro, ele continua extremamente presente.

Leitura essencial para futuros professores ou pesquisadores, diria, leitura essencial para todos(as).