Pedagogia da Autonomia

Pedagogia da Autonomia Paulo Freire

Resenhas - Pedagogia da Autonomia

oliveiralauras 29/06/2022

leitura para a aula de didática no curso de licenciatura em Letras - português e inglês, foi realizada uma observação de aula.

Ramon 03/07/2022

...
"O negro é geneticamente inferior ao branco. É uma pena, mas é isso o que a ciência nos diz"

"A desproblematização do futuro, não importa em nome de quê, é uma violenta ruptura com a natureza humana social e historicamente constituindo-se"

Marcio440 11/07/2022

Fundamental para todos os professores
Além de necessário para formação profissional do docente. Traz lições para a humanidade, serve para formação do ser humano. Fantástico. Obra espetacular do Mestre Paulo Freire.

julhiasz 15/03/2024

Paulo Freire sempre vai me atravessar da forma mais pura possível, agradeço muito por ter acesso aos seus ensinamentos e tudo que foi passado.
Esse livro por ser o seu último é carregado de vivências reais, ensinamentos profundos e que precisam ser considerados, Freire acreditava em uma educação pura e cheia de boniteza, espero conseguir manter os seus ideais

Lilian 17/07/2022

Pedagogia da autonomia
Quem se propõe a ensinar tem de está aberto a aprender.
Não há quem não tenha algo a ensinar ou alguém que não tenha nada a aprender.
A postura digna é expressão real e legítima da humildade.
Essas são algumas reflexões que a leitura desse livro nos trás. Não são frases retiradas na íntegra do texto de Paulo Freire mas reflexão pessoal e crítica que minha lente me possibilitou nesse contexto tão caótico em que vivemos.
Obrigada professor.

Luana 28/02/2024

Acredito que este livro, como tantos outros do Paulo Freire, mostra a força e a perseverança que um professor precisa ter para continuar educando.

Não é um grito de esperança. É um grito de realidade.

Jonathan Vicente 09/09/2022

Viva Paulo Freire
Posso dizer que foi uma das leituras mais emblemáticas e gostosas que já tive esse ano. Com mais de vinte anos do lançamento do livro, ele continua extremamente presente.

Leitura essencial para futuros professores ou pesquisadores, diria, leitura essencial para todos(as).

Sarinha 01/06/2023

Explicativo
Esse é o segundo livro de Paulo freire que eu li, e foi mais fácil de lê-lo pois já tinha pegado a forma como ele escreve e descreve seus pensamentos e suas metodologias, então não foi tão difícil quanto ler A pedagogia do Oprimido, então foi mais fácil acompanhar o que ele quis falar e fazer o leitor refletir. Foi muito interessante do começo ao fim, e basicamente todo livro de Paulo freire consegue ser no mínimo interessante ao ponto de prender o leitor até o fim da página para entender o que ele escreve.

Brunna 31/05/2023

Muito interessante as análises que ele faz comparando com a relação familiar também, acho que é com esse livro que entendemos porque Paulo Freire é quase um "deus" da educação.

Roberta 05/06/2023

Essencial
Essencial à prática educativa. A única crítica que tenho é referente a repetição. Acredito que o tamanho do livro poderia facilmente ser reduzido pela metade se Freire tivesse sido mais conciso.

Scarlett11 07/12/2022

"É por isso que devo lutar sem cansaço. Lutar pelo direito que você, que me lê, professora ou aluna, tem de ser você mesma e nunca, jamais, lutar por essa coisa impossível, acinzentada e insossa que é a neutralidade. Que é mesmo a minha neutralidade senão a maneira cômoda, talvez, mas hipócrita, de esconder minha opção ou meu medo de acusar a injustiça?"

Lendo Paulinho no final do semestre para me dar um gás e continuar seguindo com o que eu acredito, uma educação humana e ética ?

Mari BT 21/12/2022

Educação como prática da liberdade nelessss
Papai Freire mais uma vez trouxe inúmeras reflexões necessárias DEMAIS para o meio acadêmico e para a vida. Sou suspeita pra falar sobre ele, pois para mim, tudo que Paulo Freire tocou virou ouro. Pedagogia da Autonomia traz reflexões sobre a relação educadores-educandos, e como sempre, com uma escrita tranquila e bastante didática. Existe referências de outras obras do autor, mas nada que fuja do contexto. Apenas, LEIAM!

Maria11408 09/01/2023

É sobre docência, então?
Poderia passar horas e horas hablando tudo aqui, mas só quem viveu (os que fazem licenciatura plena) sabe. Grande abraço!

Bárbara 14/01/2023

fui obrigada pela faculdade
muito bom quando consigo entender alguma coisa mas é bom que agora tenho base teórica para reclamar dessa mesma professora que passou uma prova para as férias com 3 questões onde cada uma precisa ler no mínimo um livro COMPLETO porque isso definitivamente é muito anti Paulo Freire da parte dela

mas apesar de confuso o homem sabe muito não tem como negar

Naine 20/01/2023

É um livro muito bom que fala sobre as práticas do docente. Ele muito direto isso muito bom li isso antes de me formar e já quero reler daqui uns anos