As intermitências da morte

As intermitências da morte José Saramago

Resenhas - As Intermitências da Morte

Santhiago.Santos 24/01/2024

Incrível! Esta obra explora a complexidade da vida e da morte. O livro toca em temas delicados como a ausência de morte, fé, religião e amor. A morte deixa de ser uma realidade, levantando questões sociais e econômicas. Na segunda parte, a morte retorna e se apaixona por um violoncelista, ganhando uma dimensão humana. A parte que mais me marcou foi quando foi dito que ?A prudência só serve para adiar o inevitável, mais cedo ou mais tarde acaba por se render?. ?E no dia seguinte, ninguém mais morreu? porque a morte havia se apaixonado

Laura.Sartor 22/01/2024

A morte (com m minúsculo) é uma serial killer
UAU! Sem palavras para essa obra!!!
Li uma resenha em que dizia que a escrita nada mais é que Saramago contando uma fofoca para nós, leitores - e desde então, lendo o livro, não pude deixar de reparar o quanto, de fato, parece uma fofoca hahaha
Apesar de o autor ter seu estilo próprio de escrita (bem peculiar e contra todas as regras ortográficas - travessão? ponto final? letras maiúsculas?), com o passar das páginas se torna fácil de ler
Confesso que esse livro me trouxe diversas reflexões sobre como nós lidamos com a morte o colapso que sua ausência geraria. Saramago é um mestre em criar situações hipotéticas que gerariam caos na humanidade? Sensacional! Termino esse livro com vontade de ler outros do autor!
Laura.Sartor 22/01/2024minha estante
? também vale comentar que não estava entendendo muito bem o rumo que a história foi tomando, mas o final foi esclarecedor (mesmo sendo aberto)

Sheila 22/01/2024

Além do que eu poderia imaginar
Essa leitura, certamente, transformou algo em mim.
Acredito que toda leitura, de alguma forma, tem esse poder sobre quem lê.
Para mim, esse livro começou como entretenimento e curiosidade, mas, conforme as páginas passavam, se tornou uma reflexao acerca da vida e de como quero terminar os meus dias.
Será que a ausência da morte é a solução dos problemas do homem? Será que se perceber imortal é tão importante quanto se perceber capaz de mudar sua vida enquanto ela passa, com prazo de validade definido?
No fim, a morte vai vir ao meu encontro, seja para me mostrar que o tempo acabou ou para que eu finalmente perceba que há algo a mais no meu viver, ainda que eu ache insignificante o ato contínuo de respirar.
Posso ter ido longe nessa reflexão, afinal, cada um vai até onde lhe é conveniente, mas penso que Saramago escreveu com intenções maiores do que o entretenimento e é isso que me fascina na arte de escrever.
A morte é uma certeza, mas como eu a receberei é o que me fará ter vivido de verdade.

Pri.Kerche 30/01/2024minha estante
Adorei a resenha. Esse livro é ótimo.

Uma Dose de Literatura 30/01/2024minha estante
Demais! ????

Liliane32 21/01/2024

Estilo Experimental
Então, fazia tempo que eu queria ler um livro do Saramago e este em particular, por causa do tema: a morte tira férias e para de matar.
Não gostei do estilo de escrita do autor, experimental de mais. Longos textos sem nenhuma pontuação. Nào tem marcação de capítulo e nem parágrafos.
Tem trechos muito monótonos. Outras partes interessantes, mas no geral eu achei cansativo. Muito estético.

Bea 21/01/2024

Uau
?? Achei a narrativa envolvente e se desenrola de maneira intrigante ao longo da história. A trama é rica em complexidade, mantendo o leitor cativado.

?? No entanto, uma potencial barreira para alguns leitores pode ser a peculiar escrita de Saramago, que pode ser desafiadora para aqueles não acostumados com seu estilo único. A fluidez da leitura pode ser comprometida para alguns, mas aqueles dispostos a se adaptar encontrarão uma experiência literária única.

-> Confesso que demorei a me adaptar, e no começo tive dúvidas até para entender se o livros estava em 1° ou 3° pessoa kkk

?? O outro ponto negativo é sobre o final aberto é subjetivo, pois depende da preferência pessoal. Para quem não aprecia finais abertos, pode ser um aspecto decepcionante, mas para outros, isso pode agregar complexidade e estimular reflexões.

?? O motivo para este livro não ser um 4.5, foi o final em aberto. Entretanto o livro oferece uma jornada fascinante, apesar de possíveis obstáculos individuais relacionados ao estilo do autor e à preferência quanto ao desfecho da trama.

? Personagem preferida: MORTE !!

Alexandra 20/01/2024

Uma morte humanizada
Saramago traz uma leitura que nos leva a refletir sobre a brevidade da vida, a partir de uma visão humanizada da morte. Brilhante.

Lelis.feh 19/01/2024

Hmm
Primeiro livro que eu leio do autor, eu amei o início, ali pela página 60 até a página 100 eu achei meio tedioso porém depois volta a ser extremamente interessante, o final não sei oq achar, queria ouvir opiniões sobre para poder entender melhor, mas com tudo, foi um ótimo livro.

Consuelo 18/01/2024

E agora, o que é que eu vou fazer com essa tal eternidade?
Saramago nunca decepciona. O livro parte da premissa já conhecida e altamente explorada pelo autor ?e se?? neste caso, ?e se as pessoas parassem de morrer.? Gostei especialmente do que poderíamos chamar primeira parte da história, na qual, tendo a morte interrompido sua ceifa, explora os desdobramentos filosóficos e pragmáticos do inédito evento na organização social, desde a intimidade dos lares (o que faremos com o bisavó?) até as políticas públicas de saúde e previdência. A segunda parte, por assim dizer, dedica-se a pormenorizar uma situação específica, mais individualizada, que carrega uma áurea conceitual acerca da constituição e beleza da fragilidade e finitude humana.

Coquidré 17/01/2024

A escrita do Saramago é muito diferente e foi difícil se acostumar com uma escrita contínua e sem muita pontuação padrão para diálogos. Ler em português de Portugal também se mostrou um desafio. Mas apesar de tudo isso, o livro é fenomenal e tem uma história que te envolve, um humor muito único e reviravoltas cativantes

Carolina1093 17/01/2024

Adorei a leitura!
Uma história diferente, sem ?mesmismos? e bem divertida. Trata da morte de um jeito divertido e que possibilita pensarmos como a interpretamos.
O que aconteceria se um dia a morte decidisse passar uma temporada sem ?trabalhar??
E o que aconteceria se ela decidisse mudar seu modus operandi?
Recomendo demais a leitura!

malu :) 17/01/2024

"no dia seguinte ninguém morreu."
?que livro!!!??????
esse foi meu primeiro contato com a escrita de saramago e com uma escrita mais rebuscada de modo geral e eu gostei muito! mesmo que de início seja um pouco mais confuso, principalmente pela falta de pontuação (ou melhor, de pontos finais, porque vírgulas tem até demais), foi uma leitura ótima.
sobre a escrita: os parágrafos de saramago são longos. parece que os capítulos inteiros são um enorme parágrafo, o que fez com que em vários momentos eu precisasse voltar pra reler algumas últimas páginas pra me situar porque me perdia nas descrições/metáforas/devaneios do narrador. mas mesmo com a questão da escrita longínqua (palavra bonita olha), com o tempo é como se vc "acostumasse" e de um ponto pra frente a dificuldade passa.
inclusive amei a forma que os diálogos se estruturam na escrita dele, simplesmente incrível juro, parece que você cria a entonação das conversas, não sei, mas é muito bem construído!
agora sobre a história em si, como muitos comentam: a sensação é de dois atos no livro, e eu, particularmente, gostei mais do primeiro.
a história do "primeiro ato" é mais voltada pra críticas do mundo que vivemos, e saramago, frequentemente, nos lembra que nós, humanos, não somos nada sem a morte para guiar nossas vidas, toda nossa estrutura em sociedade depende da expectativa do fim da vida, e ele constrói essa ideia de uma forma brilhante e um tanto quanto irônica.
a transição de "um ato para o outro" (em aspas porque na verdade não existem atos no livro, mas a história tem uma diferença brusca da primeira metade para a segunda) é bem explícita. a morte deixa de ser um contexto e se torna um personagem, é incrível!!!!!
o "segundo ato", foca na situação que a morte, como personagem e protagonista, se encontra. mostra um lado mais humano (olha que irônico) da morte, que se encontra desesperada e subestimada com o poder do homem que nunca morre.
eu gostei da ideia e do enredo de um homem "burlar" a morte mas me incomodou que no fim não é explicitamente dito como ele consegue fazer isso, ficou faltando essa explicação pra mim sabe (ou então a explicação foi dada e eu não pesquei, pode ter ocorridokkkkkk)
mas ainda assim gosto do final que a história tomou, e gosto muito que a morte opta por queimar - da forma mais humana possível - a tal carta que no fim nunca chegou ao destinatário.
enfim, o livro é bom demais e por mais que muitas vezes trabalhoso de se ler, é muito bem escrito, é envolvente, repleto de reflexões e críticas. vale MUITO a leitura e tô ansiosa pra ler outro livro do autor!

Sara 16/01/2024

O livro trás uma questão que assim que vi a sinopse quis ler. A escrita do Saramago é diferente, pode ser - e particularmente para mim, é um pouco - difícil de ler e de engatar na leitura. Por mais que as questões tenham sido muito bem desenvolvidas, era difícil ler muito numa sentada, fui dividindo a leitura. Todavia, a parte final me prendeu bem mais (talvez eu seja apenas uma romântica rs)

Vale muito a leitura, me fez refletir bastante