O instituto

O instituto Stephen King
Stephen King

Resenhas - O Instituto

Marcella.Brasil 03/05/2024

Esperava: Stranger Things e recebi: Depressão ?
Esse é um livro muito difícil. Conta a história de uma criança que vai parar no instituto. Ela possui poderes e as outras crianças também. Porém, todas são torturadas. O TEMPO TODO.
Isso acaba deixando a leitura muito difícil, pois é explícito.
Possui poucos momentos felizes, mas a maior parte do livro é basicamente crianças sendo torturadas. Quando finalmente eles recebem ajuda de um policial, tudo parece que fica pior (não vou dizer spoilers)
Fui ler esse livro achando que ia ser Stranger Things e encontrei depressão?

Theu 02/05/2024

Esse livro foi simplesmente incrível, não tenho palavras suficientes para descrever o quão espetacular foi essa leitura. Que obra!!!!

Nicole 02/05/2024

Esse foi o primeiro livro do stephen king que li, gostei muito. Provavelmente vou ler outro dele em seguida, a história flui fácil e vc se diverte

Niick G. 30/04/2024

Distopia contemporânea no melhor estilo Stephen King.
Esse livro destaca, pra quem ainda não tinha notado, as melhores qualidades do King: a facilidade que tem em criar laços entre os personagens e deles com o leitor, despertar tensão no leitor, transitar entre o humor, drama, e suspense sem ter um específico marcado, mas o que mais fica nítido é a capacidade deste de nos introduzir uma opinião e depois nos conduzir a dúvida se essa opinião é a mais racional.

Luke é um menino prodígio que tem seu caminho de vida interrompido pelo Instituto, um lugar que sequestra crianças com habilidades especiais para fins desconhecidos. Até que alguns eventos despertam em Luke e seus amigos uma necessidade de fugir daquele lugar.

Minha experiência com esse livro foi muito boa, até a metade dele, ainda estão sendo introduzidos os cenários, os personagens e os dramas. Pra alguns, é o que se diz de um "início arrastado", mas não fica cansativo devido as personalidades cativantes que encontramos nos ambientes (tanto em DuPray, quanto no Instituto). Da metade pro final, o livro intercala a narrativa com 4/5 personagens que estão agindo em uma corrida, que não posso detalhar muito, que é no mínimo de dar palpitação. Não me recordo de um livro do King que eu não finalize com o coração acelerado. Ele é mestre em criar um clímax onde tudo pode acontecer: tudo vai dar certo? tudo vai dar errado? Só lendo pra descobrir. Outro fator impressionante é como Stephen consegue criar uma história em um gênero não dramático com um tema tão pesado, tão triste quanto esse. Como eu disse, ele sabe usar as palavras certas pra te causar uma melancolia, mas somente quando ele quer. Eu diria que não tem nada de terror nesse livro, é pura ação, suspense e um toque de sci-fy. Esse desfecho, que vai se fechando lá pros 75% do livro e vai fechando os detalhes até o fim, é arrebatador. Aquela cena nível Tarantino me levou pro céu de rir, mas não é uma cena de comédia, é mais o cenário em si que é magistral, é incrível.

Rodrigo Cunha 30/04/2024

Gostei
O primeiro livro do Stephen King que li e gostei mt da escrita dele.

Uma pegada stranger things mais pesado, mas um pouco arrastado demais.
Gostei da história e dos personagens, mas senti que poderia ter sido mais objetivo.

Eduardo1965 28/04/2024

The best!
Para mim, o melhor de Stephen!!

Uma história que se inicia de uma forma e ao decorrer da leitura se desenvolveu para um fim inenarrável.

Como sempre, muito cheio de detalhes. Expectativas mais do que superadas.

Eduardo H.D.A

Pedro.shintani 27/04/2024

King com vibe stranger things
O instituto é um livro que conta a historia de like Ellis, um menino que mora em uma cidadezinha chamada dupray. Sua vida vira de cabeça para baixo quando um grupo de mercenários assassina seus pais, o sequestra e leva ele para uma instituição que tem como objetivo fazer testes em crianças com poderes sobrenaturais, esse lugar se chama o instituto.
Na minha opinião, o king usou muitas coisas da série stranger thingsboara fazer esse livro, mas com uma originalidade estilo king.
Pra quem gosta de histórias sobre lealdade, superação, liberdade, muita ação e com uma pitada de stranger things, você vai amar com certeza esse livro.
Obs:eu sempre leio um livro com uma música e esse livro não é diferente, acho que a música para esse livro vai ser "the teacher" da banda foo fighters

Pintinhaa 27/04/2024

Incrível
Stephen King como sempre nunca decepiciona! O livro nos deixa ansiosos para saber o final, eles vão sobreviver??? O que é o instituto??? Como funciona os poderes???
Eu sempre fui muito mole, e no final eu chorei kkkkkkkkk
Eu como uma fãzinha desse escritor indico muito livro! Essa concerteza é uma leitura cremosa!

Soleionokindle123 23/04/2024

Incrível
Uma leitura completamente fluida e imersiva, rica de detalhes intrigantes no decorrer da história.
Recomendo fortemente !

brunomentz 23/04/2024

Primeira leitura do Stephen King
A história é boa, porém sem muita ação na primeira metade do livro, que o deixou um pouco entediante, mas da metade para o final existiram vários momentos de angústia, me instigando a ler mais.

Os personagens são bem construídos e os diálogos entre eles é fenomenal.

Acredito que o livro poderia ter sido mais curto, mesmo assim manteria a qualidade da história.

Gabi 22/04/2024

O Instituto
Não é o meu favorito do King, mas é uma ótima história, fiquei torcendo pélas crianças o tempo todo, achei o final meio frenético e complexo, porém é King, né? Não poderia ser diferente.

boydelrey 19/04/2024

Em ?O Instituto? vemos o cerne da escrita de sucesso de King
Em ?O Instituto? Stephen King coloca em evidência aquilo que é o cerne da sua escrita de sucesso.

No posfácio do livro de contos ?Escuridão Total Sem Estrelas?, Stephen King diz que não escreve sobre pessoas incomuns em situações comuns, mas sim, pessoas comuns em situações incomuns.

Bom, como isso se aplica à O Instituto, que é uma história de crianças com poderes de telecinese ou telepatia, que são sequestradas e submetidas a testes torturantes, para exploração de seus poderes, numa instituição super secreta, perigosa e segura?

Numa certa noite, Luke Ellis acorda durante a madrugada, e vê uma figura humana em seu quarto.
?Mãe?? ele pergunta, antes de ser sequestrado por uma equipe de extração do Instituto.

Nosso protagonista possui o que os médicos do Instituto chamam de TC (telecinese). Porém, a telecinesia de Luke é fraca. Ele só consegue mover pratos, talheres, folhas, e em alguns casos, um pedaço de pizza.
Mas, Luke possui além do seu poder de telecinesia, algo muito mais poderoso e que é subestimado pelos médicos do Instituto: uma inteligência excepcional e muito acima da média, podemos dizer que o garoto é um mini Einstein.

É com essa inteligência que o garoto sobrevive ao Instituto e aos testes.
Cercado de outras crianças iguais a ele, Luke se vê numa situação de alarme, pois o Instituto é divido em três prédios:
a Parte da Frente, que é onde os novatos ficam e são submetidos aos primeiros testes, a Parte de Trás, que é pra onde os residentes com até 1 mês de estadia vão, onde são submetidos à testes psicológicos que os mudam pra sempre, e por fim os levam ao estágio e lugar final: a Parte de Trás da Parte de Trás.
Lá, os residentes não são submetidos à testes, pois com eles só restam uma coisa: o Zumbido.
O que é isso? Não queira saber.

Sabendo disso, Luke sabe que seu tempo é escasso, e com a ajuda de uma faxineira moribunda, amigos rebeldes e um garotinho de 10 anos, Luke vai fazer de tudo pra fugir do Instituto e salvar todos que estão lá.

O Instituto é uma aventura sombria, onde a ansiedade reina, pois estamos em uma corrida contra o tempo pra escapar de um local que opera há mais de 70 anos sem parar.
É uma história recheada, com um misto de sentimentos bons e ruins: amizade, amor, esperança, alegria, medo, tristeza e luto.

Durante as páginas, nos acostumamos ao cotidiano dentro do Instituto, e as vivências ali são tão intrigantes que as vezes nos esquecemos que estamos lendo um livro onde os personagens são, em sua maioria, crianças.
Os únicos adultos são os funcionários do Instituto, e mais alguns heróis que aparecem mais tarde.
Nesse livro é normal se assustar toda vez que ler algo incomum pra uma criança e lembrar: ?caramba, verdade, isso é uma criança?.

Com um final que pode ser considerado agridoce, O Instituto deixa em nossa cabeça uma dúvida: o que vale perder pra ganhar?

Vanderson.Gomes 16/04/2024

Primeira impressão.
Gostei da leitura, apesar de achar a primeira metade do livro beeem lenta, narrativa bem insipiente e sem grande emoções, o livro se recupera na segunda metade, quando tudo começa a acontecer, achei bem divertida essa parte final.