Ponte para Terabítia

Ponte para Terabítia Katherine Paterson

Resenhas - Ponte para Terabítia

tg.martinz 17/09/2023

?Feche seus olhos e abra a imaginação?
Incrível como a narrativa de Katherine criou uma história maravilhosa e sensível, em apenas 160 páginas, sem deixar faltar ou sobrar algo. Bem fechadinha mesmo.
Esse livro é sobre encarar seus medos, sobre o valor de deixar a imaginação fluir, e principalmente sobre amizade, aquela amizade verdadeira, que você pode simplesmente ser você. Aliás, que construção bonita, da amizade entre o Jess e a Leslie. (Culpada por fazer eu me emocionar litros na reta final da história.)
E falando nesses dois, a experiência de conhecer o íntimo dessas crianças, retratadas da forma mais real possível, faz a história se tornar mais especial ainda.
Senti falta do meu amigo, senti saudades de ser criança, senti como é importante aproveitar cada momento simples e principalmente senti a vontade de ser mais otimista para superar meus medos.
Como é bom poder finalizar uma leitura, sabendo que você está levando uma mensagem especial de aprendizado consigo mesmo.

Myy 16/09/2023

Chorei em posição fetal
Expandir sua mente pra sua capacidade de imaginação? as coisas estavam indo pra um caminho e fui pega de surpresa.

juliapftk0 04/09/2023

Ponte para terabitia
O livro é muito bom principalmente pelas lições. Achei ele muito interessante do início ao fim.
Eu chorei lendo ele e tenho certeza que caso eu leia de novo vou chorar mais uma vez.
Pati Antero 04/09/2023minha estante
Que lindo!

Bibih 03/09/2023

Ponte para Terabitia
Jesse Aarons, um garoto de 10 anos, que mora nos Estados Unidos e sofre bullying em sua escola, passa o verão inteiro treinando para receber o 1° lugar na competição de corrida de sua escola (feita pelos alunos no recreio). Porém, pouco antes de sua corrida, a menina nova, Leslie Burke, pede para participar, e acaba ganhando o 1° lugar.

Jess, no início, não gosta muito de Leslie, mas, depois de algum tempo, os dois se tornam melhores amigos.

Eu amei o livro, muito bom, recomendo super (me fez chorar em plenas 11 horas da noite)

Lara1291 30/08/2023

Tão leve e doce ?
Aaa esse livro é um amor. Ele retrata as coisas, o mundo, com uma delicadeza, sensibilidade e toque leve e tão gostoso... Ouso dizer que por mais que a a adaptação literária seja MUITO boa, o filme é melhor.
Enfim, LEIAM! Vocês não vão se arrepender, eu prometo ?

Dani 29/08/2023

Livro curtinho, de fácil leitura, que conta muito sobre amizade, infância e imaginação. Não assisti o filme, mas recomendo demais o livro pra qualquer idade!
Daniel.Carmo 10/09/2023minha estante
O filme é perfeito

Helô 28/08/2023

Ponte para Terabitia
Esse livro simplesmente meu deu uma tapa na cara tão grande . A história de Jess e Leslie é tão fascinante mas tão triste, mas apesar disso ela carrega em si apenas as mais verdades verdadeira e Posso afirmar que algumas lágrimas desceram sim.

Amanda513 24/08/2023

Sem palavras..
Esse era meu livro favorito quando eu tinha uns 8 anos, foi o primeiro livro em que eu realmente me apaguei aos personagens e chorei. Eu sempre quis reler, mas tinha um certo medo de não ser tão bom quanto eu lembrava, mas no fim, não poderia ter sido melhor.
Eu me emocionei muito percebendo que eu me vejo nas atitudes da Leslie e do Jess, percebendo como esse livro me marcou e faz parte de mim.
Ponte para Terabítia é um livro maravilhoso, que todas as pessoas deveriam ler, em todas as idades.
Não foi a primeira vez que eu li e também não foi a última!

corafarias 22/08/2023

Acho que minha situação já explica muito sobre como me senti durante todo o livro (principalmente nos três últimos capitulos): faz 40 minutos que não consigo parar de chorar e já preocupei minha mãe e minha prima seriamente. Sem brincadeira.
Acho q esse foi o livro que mais chorei lendo e foi TOTALMENTE SEM QUERER era quase como se as lágrimas saíssem por conta própria. Muito sensível e extremamente tocante, minha psicóloga definitivamente vai saber o nome desse livro semana que vem ? Amizade e companheirismo contados da forma mais pura e mágica possível ?

Touloser_UniverseCity 16/08/2023

Ponte para terabitia
Esse livro conta sobre Jess, um menino que mora em uma parte mais rural da cidade e sua família não tem muito dinheiro, ele conhece Leslie em uma corrida de sua escola, uma menina sonhadora que adora imaginar histórias e mundos mágicos, juntos eles viram amigos e imaginam o mundo de Terabitia e entram em várias brincadeiras nesse mundo.
Sinceramente, eu não sou a pessoa mais fã de livros em que os personagens imaginam histórias, o livro é bom porém achei ele "tedioso" pois a história é um pouco sem emoção, eu não achei o livro ruim porém também não achei bom, acho que poderia ter um pouco mais de emoção (lembrando que essa é a minha opinião).

artsanna 13/08/2023

Feche os olhos e abra a mente
Eu não sabia que tinha o livro do filme e como eu gosto de sofrer eu decidi ler.

Primeiro que eu fiquei muito feliz em ler esse livro pois o filme fez parte da minha infância, eu não consigo contar as vezes que eu vi esse filme passar na record depois de algum programa religioso ou de algum desenho, eu simplesmente amo o filme.

A adaptação que fizeram foi realmente bem fiel ao livro, até porque como é um livro curtinho não tinha porque eles mudarem ou cortarem algo, mas no livro é muito mais fácil de você conhecer o Jess. No filme eu não percebo esse lado tão inseguro que o Jess tem, pra mim ele era só um garoto que queria ser bom e algo e coincidentemente acabou virando amigo da Leslie, mas no livro você percebe o quanto o Jess quer se sentir parte de algo, quer ter alguém com quem dividir a verdadeira personalidade dele, e aí chega a querida Leslie.

A Leslie é uma garota que tem a imaginação muito fértil e é extremamente dócil e mente aberta, por isso o Jess a idolatra tanto, ela é tudo que ele queria ser.

A escrita é super dócil e meiga, perfeita para um ponto de vista mais juvenil e também super condiz com o ponto de vista do Jess.

Eu fiquei ainda mais apaixonada por essa história depois de ler, tanto que favoritei e tenho certeza que esse livro é uma das coisas mais amorosas do mundo todo, me imagino contando essa história pra alguma criança um dia.

Se você deseja aquele livro para passar o tempo eu tenho certeza que vai amar Ponte para Terabítia.

beijooos, artsanna!

Rildo.Becker 30/07/2023

Um livro sobre relações
Ponte para Terabítia vai além de imaginação e de uma amizade entre um menino e uma menina.

Ele fala sobre os tipos de relações que podemos desenvolver e quais benefícios essas relações podem trazer para nossa vida. Jess e a professora, Jess e Leslie, Jess e May Belle, Jess e os pais de Leslie, entre outras relações que são apresentadas e desenvolvidas no livro.

Um ponto bem curioso que eu percebi durante a leitura (algo que o filme não me trouxe), foi que os pais do Jess não têm os nomes repetidos e se não me engano nem apresentado durante todo o livro, enquanto os da Leslie têm. Isso me fez pensar em relação à situação financeira diferente entre as duas famílias. Não só por esse pontos, mas por vários outros também, principalmente no modo que Leslie convive com a família e o modo que Jess convive com a dele (que é uma loucura).

No mais, senti muita falta de detalhes no livro, principalmente sobre Terabítia, os animais, monstros e criaturas que habitam a terra imaginária deles. Entendi que é um livro total sobre relações, mas seria interessante se a autora não fugisse tanto do imaginário que ela mesmo incrementou para criar a atmosfera da simbologia da amizade dos personagens principais. Acredito que esse é o único ponto que me fez dar a nota que dei e continuar gostando mais ainda do filme do que do livro.

De qualquer forma, vale muito a pena a leitura. É um livro pequeno, de fácil leitura e você se apega rápido demais aos personagens.

PS: May Belle é muito maravilhosa e eu morria de pena todas as vezes que Jess não tratava ela bem. Fiquei bem emocionado com o final do livro. ???