Ponte para Terabítia

Ponte para Terabítia Katherine Paterson

Resenhas - Ponte para Terabítia

Thara 23/11/2009

Grata Empatia
Não pude conter as lágrimas do capítulo Não em diante. Suponho que todos já tivemos uma amizade marcante. Por algum motivo que escapa ao entendimento a correnteza da roda da vida às vezes ousa levar aquilo que fundamentamos com afinco. E por motivos da mesma natureza às vezes ela custa a tragar o que deitamos fora. Quando Jess encolerizado joga as tintas e o papel na água e esta demora a sumir com o material, há vias de sentir que *ela* esteja *desaprovando* a atitude. Procuro mencionar que perdemos a cabeça nessas ocasiões e a desolação interior é indescritível e ímpar. Ponte Para Terabítia é um espelho aos nossos próprios corações exauridos... Também uma seta que nos orienta no lide de nossas inquietações mais elementares. Trata-se de um livro infanto-juvenil, mas qualquer pessoa dotada de um mínimo de sutileza sai tocada e beneficiada pela leitura dessas palavras de uma simplicidade contagiante e de uma temática subjetiva abrasadora.
Eduardo 29/12/2009minha estante
bela resenha

Eduardo 15/01/2010minha estante
eu quase chorei, thara. só o não fiz pq Patherson foi moderada. se fosse outra autora, forçava a barra no drama, aí eu me afogava. mas o livro é muito bom.

Ana Claudia Car 08/10/2014minha estante
Esse livro é perfeito, e lágrimas rolaram...( confesso)

sara.lopes.1253 26/01/2015minha estante
Confesso que lágrimas tb rolaram, parabéns pela resenha.

lucy 04/06/2015minha estante
é um livro simplesmente inacreditável de tao perfeito ,já li quero reler e recomendo para outros.

Vanimar 04/07/2020minha estante
Ótima resenha!Gratidão!

Laura.Tsukino 22/05/2021minha estante
Concordo plenamente.

isidoraquintana 31/12/2022minha estante
Mdsss mesma coisa desde o capítulo não eu não consegui parar de chorar e antes de virar a página desse capítulo eu fiquei falando não não não .....

Miguel Boy 28/04/2023minha estante
Eu estou chocado, pois não sabia que tinha o livro. O filme já é uma beleza, imagina o livro. Vou ter que comprá-lo

Bnny Smt 19/02/2024minha estante
Eu amei tanto o livro quanto o filme, chorei em ambos. Me imaginei sendo o Jazz a todo momento, eu sentir a culpa que ele provavelmente sentiu...me peguei imaginando eu e meu namorado, eu como o menino e ele como a menina...imaginei o quanto eu me sentiria culpada por não ter a chamado, por não está naquele momento para impedi - lá. Quando eu soube da teoria que ela tinha se suicidado eu entrei em prantos, chorei rios e rios... esse livro me marcou.

Ionara5 20/02/2024minha estante
Ameii esse livro,lí ele no finalzinho de 2023 e AMEI?

l.montero 26/02/2022

ESSE LIVRO---
como descrever "ponte para Terabítia" em uma palavra? perfeição.
não tem como, esse livro é PERFEITO!! eu não tinha tanta fé de que seria tão bom assim, O PLOT MDS.
recomendo muito, esse livro é um dos meus favoritos!!
Lhy 26/02/2022minha estante
o filme é fiel a história ou é bem diferente?

l.montero 26/02/2022minha estante
o filme tem algumas adaptações diferentes, mas tirando isso, É MUITO FIEL AO LIVRO!!

Lhy 26/02/2022minha estante
ahh que bom, amo o filme, acho que darei uma chance pro livro tbm

Ary 18/03/2022

Prepare-se para amar um livro
Sempre quis ler este livro e agora já quero reler. Foi escrito de uma maneira tão bonita! A leitura é rápida, mas o tempo é mais que suficiente para nos envolvermos com os personagens. Leiam leiam leiam!
Inaiara.LAbo 18/03/2022minha estante
acho que esse foi o primeiro livro que chorei lendo

Jociélio Sousa 18/03/2022minha estante
Perfeito!

Elaine 18/03/2022minha estante
Assisti o filme e só depois vim saber da existência do livro.

@_leandropaixao 07/10/2022

“Um bando de velhas fazendo meu filho virar um...” Parou antes de dizer a palavra, mas Jess captou a mensagem. E não se esquecia dela, mesmo depois de terem se passado quatro anos.
Bom, difícil não ficar um tanto quanto impressionado com a crueldade de alguns pais ao lidar com filhos, principalmente homens que possuem afeição por artes... Não foi diferente para Jess, com apenas 6 anos escutou de seu pai uma das frases mais cruéis e absurdas que poderia escutar. Um garotinho agora com 10 anos e uma imaginação extremamente fértil e criativa além de sofrer certos preconceitos dentro de sua casa, precisa realizar deveres e responsabilidades que não deveriam ser empregadas a qualquer criança, como se já não bastasse, ainda passa por situações bastante desagradáveis na escola. Jess tem duas irmãs extremamente chatas, a caçula ainda tem um salvação após se aproximar mais do irmão. Com o decorrer da história o garoto conhece a mais nova vizinha logo após o anteriores se mudarem, Leslie pouco mais velha que Jess, se torna a melhor a amiga que ele poderia ter, sempre parceira e extremamente alegre e extrovertida, a amiga cria junto com ela o mundo de Terabíta, Um mundo onde ambos se refulgiam e passam boa parte do tempo se divertindo e em meio a aventuras nesse mundo fantástico. Nesse livro apesar de pequeno e ser um leitura rápida, além de nos ensinar que o preconceito vem desde a família e em situações mais fúteis, até a perda de pessoas que amamos e como lidar com isso é agoniante.

Sariitinha 03/01/2023

Foi mal, estou ocupada sendo triste
Pq sabia que ia ser triste
Pq eu amei essa tristeza
E aprendi com ela ???
ClariceSilv@ 03/01/2023minha estante
Preciso ler esse livro

karen472 24/01/2022

triste triste triste.
primeira vez que acho que digo isso, mas o filme é melhor, traz mais emoções.
por fim, a história traz uma mensagem bonita, tirando a parte da família hipócrita do jess, e umas piadas gordofobicas.
a leslie mudou a vida do jess, apesar do final triste foi bom ter lido esse livro.
Venus 25/01/2022minha estante
Cê acha melhor ver o filme? Eu estava na dúvida (nunca vi nenhum dos dois)

karen472 25/01/2022minha estante
assiste o filme primeiro, é mt mais mágico, e da pra captar melhor a imaginação da leslie e do jess.

marii.ss 11/02/2022minha estante
Spoilerrr

VasGama 22/01/2023

TRISTE PRA 🤬 #$%!& ???
Terminei e deu vontade de me matar. PQ?? a leitura prende mt e além de tudo é um clássico. No começo eu li por obrigação mas dps foi pura vontade. Tem ótimas reflexões e muitos bem escrito. Amei
Yasmin 22/01/2023minha estante
Eu vi o filme com minha irmãzinha, a coisa mais linda

Jenni_airiel 12/08/2022minha estante
É parecido com o filme então?

Isabelle 12/08/2022minha estante
Não sei, na verdade nunca vi o filme. Me fala onde posso assistir por favor? Já procurei e não achei

Jenni_airiel 14/08/2022minha estante
Oii! Na vdd não sei também onde tem, eu assistia quando era criança na TV pq passava sempre ? inclusive nem sabia que tinha o livro, fiquei sabendo agora kkk

Isabelle 15/08/2022minha estante
Rsrsrs, ok sem problemas. Mas tenho uma amiga que viu o filme e pelo que ela diz, parece

Isabelle 15/08/2022minha estante
E de qualquer modo, mesmo que não seja parecido, vale muito a pena

Dri 27/10/2023

Molhei o travesseiro
Chorei na infância quando vi esse filme e mais de 15 anos depois estou chorando de novo.
Que beleza de história, mesmo sendo triste, os ensinamentos que uma criança ensina e aprende. Que dor.

Dani 29/08/2023

Livro curtinho, de fácil leitura, que conta muito sobre amizade, infância e imaginação. Não assisti o filme, mas recomendo demais o livro pra qualquer idade!
Daniel.Carmo 10/09/2023minha estante
O filme é perfeito

Cesar Garcia 29/12/2021

Um livro belo
A história das duas crianças que criam um mundo mágico onde se refugiam e que desenvolvem uma linda amizade.
Um livro belo, triste e singelo.
Uma bela leitura.

@freitas.fff 26/06/2010

Feche os olhos; mas mantenha sua mente bem aberta...
Doçura e simplicidade em muito bem traçadas linhas... A inocência da infância, com os conflitos da maturidade em formação ("formada"); Fantasia, problemas, "soluções"/alternativas, questionamentos, fugas da realidade, e os abraços da ilusão. O tom com o qual se desenvolve não nos parece muito infantil, é mais um retrato do 'que foi' e, de vez em sempre, do 'que é' a infância (já vivenciada).

Uma fonte de inspirarão, admiração, que cria um laço eternizado na AMIZADE. Personagens carismáticos e um tanto quanto cativantes. Essa obra tem cheiro, música e muita cor. Que se alternam de capítulo pra capítulo, cada um em/com cada tom. É tudo muito explicito, NADA difícil de ser compreendido, a simplicidade com que (d)escreve se torna uma marca da Autora, as entrelinhas se fazem presentes, e são nossas próprias emoções, sentimentos e experiências que nos fazem atentá-las, perceber seus significados e valor.

Um daqueles livros que escolhemos para ser um 'eu' literário; ao menos, foi assim que o fiz! É muito meu, e bastante de todos... Nele estão meus maiores medos, segredos, valores, conflitos, desejos, algum sonho e boa dose de experiências. Um tanto pessoal, poderia ser um diário. E talvez seja essa 'pessoalidade' que o faz tão incrível, PRA MIM.

NÃO chega, realmente, a ficar entre os melhores livros que já li; mas sem duvidas é o meu PREFERIDO, o mais "meu", o mais 'eu'...

*Essa é uma entre RARAS exceções onde a obra cinematográfica não chega a estragar a literária, que considero, em alguns pontos, complementares.

Leia, assista: RECOMENDO!
FNEVES 08/04/2010minha estante
Concordo com você, por enquanto, esse livro foi o único que quando virou filme ficou perfeito. Assim que vi que era baseado num livro fiquei louca e no dia seguinte encontrei um e-book e comecei a ler. Mesmo sabendo como terminava eu só deixei de ler quando ele chegou ao fim...

Vanimar 04/07/2020minha estante
Bela resenha!Profunda!Nos leva a reflexão e desejo de ler logo o livro!

tg.martinz 17/09/2023

?Feche seus olhos e abra a imaginação?
Incrível como a narrativa de Katherine criou uma história maravilhosa e sensível, em apenas 160 páginas, sem deixar faltar ou sobrar algo. Bem fechadinha mesmo.
Esse livro é sobre encarar seus medos, sobre o valor de deixar a imaginação fluir, e principalmente sobre amizade, aquela amizade verdadeira, que você pode simplesmente ser você. Aliás, que construção bonita, da amizade entre o Jess e a Leslie. (Culpada por fazer eu me emocionar litros na reta final da história.)
E falando nesses dois, a experiência de conhecer o íntimo dessas crianças, retratadas da forma mais real possível, faz a história se tornar mais especial ainda.
Senti falta do meu amigo, senti saudades de ser criança, senti como é importante aproveitar cada momento simples e principalmente senti a vontade de ser mais otimista para superar meus medos.
Como é bom poder finalizar uma leitura, sabendo que você está levando uma mensagem especial de aprendizado consigo mesmo.

Giovanna 25/02/2024

Todo pai deveria ler para seus filhos
?Do que trata: da amizade é das diversões vividas por Jess e Leslie
?Meus sentimentos e reações: me emocionei em vários momentos.
?O que mais gostei: a nostalgia que o livro nos induz ao narrar detalhes de brincadeiras infantis.
?O que eu não gostei: eu queria mais detalhes sobre no final.

Na minha humilde opinião, todos os pais deveria ler esse livro para os seus filhos a partir de uma certa idade, porque, além de ser um livro leve que fala sobre a amizade e sobre a infância, ainda traz uma lição de moral para as crianças não guardarem segredo dos seus pais. Bastava um adulto ter visto o "transporte" dos meninos que muita coiss não tinha acontecido. ??

E, também é um livro muito emocionante, que fala sobre a relação pais e filhos, fala sobre amizade, escola, bullying, imaginação, criatividade e amor. Leiam sozinhos, e se tiverem filhos ou sobrinhos leiam para eles. Vale a pena.??