Ponte para Terabítia

Ponte para Terabítia Katherine Paterson

Resenhas - Ponte para Terabítia

Rildo.Becker 30/07/2023

Um livro sobre relações
Ponte para Terabítia vai além de imaginação e de uma amizade entre um menino e uma menina.

Ele fala sobre os tipos de relações que podemos desenvolver e quais benefícios essas relações podem trazer para nossa vida. Jess e a professora, Jess e Leslie, Jess e May Belle, Jess e os pais de Leslie, entre outras relações que são apresentadas e desenvolvidas no livro.

Um ponto bem curioso que eu percebi durante a leitura (algo que o filme não me trouxe), foi que os pais do Jess não têm os nomes repetidos e se não me engano nem apresentado durante todo o livro, enquanto os da Leslie têm. Isso me fez pensar em relação à situação financeira diferente entre as duas famílias. Não só por esse pontos, mas por vários outros também, principalmente no modo que Leslie convive com a família e o modo que Jess convive com a dele (que é uma loucura).

No mais, senti muita falta de detalhes no livro, principalmente sobre Terabítia, os animais, monstros e criaturas que habitam a terra imaginária deles. Entendi que é um livro total sobre relações, mas seria interessante se a autora não fugisse tanto do imaginário que ela mesmo incrementou para criar a atmosfera da simbologia da amizade dos personagens principais. Acredito que esse é o único ponto que me fez dar a nota que dei e continuar gostando mais ainda do filme do que do livro.

De qualquer forma, vale muito a pena a leitura. É um livro pequeno, de fácil leitura e você se apega rápido demais aos personagens.

PS: May Belle é muito maravilhosa e eu morria de pena todas as vezes que Jess não tratava ela bem. Fiquei bem emocionado com o final do livro. ???

emmanuel_arankar 27/07/2023

"Ponte para Terabítia" de Katherine Paterson

"Ponte para Terabítia," escrito por Katherine Paterson e publicado pela primeira vez em 1977 nos Estados Unidos, é uma obra de literatura infanto-juvenil que cativa seus leitores com uma história comovente e cheia de significado. Situada no interior dos EUA, a trama gira em torno de Jess Aarons, um garoto de dez anos que anseia ser o corredor mais rápido da escola e da quinta série. No entanto, seus planos mudam com a chegada de Leslie Burke, também uma criança de dez anos, que não só o derrota nas corridas, mas conquista seu coração e sua amizade.

No início, Jess não está entusiasmado com a ideia de Leslie seguindo seus passos, pois ele não queria ser amigo de uma garota e se sente humilhado por ela tê-lo vencido na corrida. Mas à medida que a amizade deles se desenvolve, Jess percebe que Leslie é diferente de todas as outras meninas, e uma conexão especial se forma entre eles.

Juntos, Jess e Leslie criam um mundo imaginário chamado Terabítia, onde têm a liberdade de explorar e reinar. Para chegar a Terabítia, eles precisam cruzar um pequeno riacho pendurados em uma corda. Nesse mundo mágico, Leslie e Jess desempenham os papéis de rainha e rei, vivendo aventuras emocionantes e lidando com desafios imaginários.

O livro aborda temas profundos, como amizade, imaginação e a complexidade da vida. Por meio da história, os leitores testemunham o amadurecimento de Jess, que inicialmente luta contra a ideia de amizade com uma garota, mas que, ao longo do tempo, aprende a valorizar e nutrir esse relacionamento especial. A amizade com Leslie o ajuda a ver o mundo sob uma nova perspectiva e a apreciar as diferenças que enriquecem a vida.

O livro também ensina que a imaginação desempenha um papel fundamental em nossas vidas, tornando-as mais ricas e significativas. Terabítia representa um lugar onde a criatividade é livre e onde a realidade e a fantasia se entrelaçam de maneira cativante.

Embora "Ponte para Terabítia" seja uma história envolvente e cheia de mensagens positivas, também tem um final triste que desafia a ideia de que a vida sempre segue o curso que desejamos. O livro demonstra que a vida está repleta de desafios e que, mesmo nas situações mais difíceis, podemos encontrar lições valiosas e oportunidades de crescimento.

A narrativa em terceira pessoa é cativante, permitindo que os leitores se identifiquem com as emoções e dilemas dos personagens. A história se desenrola de maneira cronológica, tornando-a acessível a uma ampla faixa etária, desde crianças até adultos.

A relação entre Jess e Leslie é o cerne da história. O contraste entre suas personalidades e origens sociais dá profundidade à narrativa. Jess, um garoto introvertido que lida com desafios em casa e na escola, encontra em Leslie uma amiga especial e uma influência positiva que o ajuda a superar obstáculos.

Além disso, o livro aborda o tema da amizade de maneira autêntica, mostrando como as amizades verdadeiras podem mudar nossas vidas e nos ajudar a crescer como indivíduos. Jess e Leslie compartilham risos, segredos, aventuras e momentos de introspecção. Suas personalidades únicas se complementam, criando uma amizade duradoura que é um dos pontos mais fortes da narrativa.

A amizade entre Jess e Leslie é uma jornada de autodescoberta, aceitação e crescimento. Eles aprendem a apreciar as diferenças um do outro, superar desafios e valorizar a magia da imaginação. A criação de Terabítia torna-se um símbolo poderoso dessa jornada, onde eles se tornam reis e rainha de seu próprio mundo imaginário.

Embora a história principal seja centrada em Jess e Leslie, os personagens secundários também desempenham papéis importantes. A relação de Jess com sua família, em especial com suas irmãs e seu pai, adiciona camadas emocionais à narrativa. As interações com May Belle, sua irmã mais nova, são particularmente tocantes, mostrando como a amizade e o apoio podem ser encontrados em lugares inesperados.

Katherine Paterson escreve de maneira sincera, abordando os sentimentos dos personagens de forma honesta e envolvente. Ela consegue criar uma conexão profunda entre os leitores e os personagens, tornando a história ainda mais cativante.

A simplicidade do livro não diminui sua profundidade. "Ponte para Terabítia" é uma obra que deixa uma marca duradoura, lembrando-nos da importância da amizade, da imaginação e do crescimento pessoal. A história nos convida a refletir sobre nossas próprias vidas, a valorizar as relações significativas e a encontrar beleza na simplicidade do cotidiano.

Este livro, apesar de sua simplicidade e brevidade, tem a capacidade de tocar os leitores de todas as idades. É uma narrativa atemporal que continua a emocionar e inspirar pessoas ao redor do mundo. Através de Jess e Leslie, Katherine Paterson nos lembra que a amizade verdadeira e a imaginação podem transformar nossas vidas, nos ajudando a enfrentar os desafios da realidade.

Em resumo, "Ponte para Terabítia" é uma obra literária cativante que explora temas como amizade, imaginação e crescimento pessoal. Com personagens autênticos e uma narrativa comovente, o livro oferece uma jornada de autodescoberta e aceitação. A história de Jess e Leslie nos lembra da importância das amizades verdadeiras e do poder da imaginação, mesmo nas circunstâncias mais difíceis. É uma leitura que toca corações de todas as idades, continuando a inspirar leitores ao redor do mundo.

Carina 25/07/2023

Doce e triste
Embora já conhecesse a história por já ter visto o filme, todos sabemos que o livro é sempre melhor, por isso, quis ler essa história, que sempre teve tanta importância para mim.
Eu amei a leveza da história, a inocência e pureza de cada personagem e a forma gostosa que me senti enquanto lia, mesmo com o final.

Talita402 24/07/2023

Confesso que custei a terminar o livro, o início dele é muito cansativo e parado, mas quando me dediquei, a história simplesmente não saia da minha cabeça.
A história é cativante, chorei e me emociono até hoje. Amo esse livro recomendo muito!!

Karen546 24/07/2023

A beleza em uma história triste
Essa história é tão linda, um mundo mágico criado através da amizade verdadeira entre o Jesse e a Leslie ????. É uma mistura de emoções.

Eubiancasv 21/07/2023

É sobre sentir intensamente...
Eu assisti esse filme tantas vezes na infância, e nem sabia que tinha um livro. E quando eu soube, fui logo atrás de ler. Minha citação favorita: "Quando meu marido morreu, as pessoas me diziam para não chorar. Tentavam me ajudar a esquecer. Mas eu não queria esquecer." Porque ao ler me lembro do quanto eu reprimi meus sentimentos quando perdi uma pessoa que era muito importante pra mim.

yasznr 19/07/2023

Fofos!
Já tinha assistido o filme mas a leitura foi bem rapidinha e muuito fluída mesmo assim, consegui me apegar mais e até chorar mesmo ja sabendo oq ia acontecer :/
tem algumas falas que me deixaram meio assim??em análise
mas em um geral é um livro mto bom!

Boo_ 15/07/2023

Uma das histórias que mais permanece viva na nossa alma..
Esse livro vai permanecer vivo na sua alma, assim como O labirinto do Fauno, e O oceano no fim do caminho. São finais lindos e cativantes cercados de um mundo mágico onde apenas nossos protagonistas tem acesso.

Eu amo que ler o livro foi tão bom quanto ter visto o filme quando criança, é uma leitura super recomendável para todo mundo que quer ter seu coração aquecido..

Finais tristes, as vezes também são finais felizes.

Maira139 12/07/2023

Só verdades
Livro muito bom. Eu leria todos os anos se possível.
Eu tinha visto o filme e me apaixonei, más quando vi o livro na estante de minha escola só pensei uma coisa, "eu necessito lê-lo".
Recomendo para todos.

Lais.Lagreca 07/07/2023

Esse livro me fez rir, sonhar, chorar e ter saudade.
Esse livro me fez voltar no tempo.

No tempo em que eu entrava no meio de poucas árvores e me via numa floresta, numa selva.
Eu era desbravadora, era uma garota perdida na selva, era uma caçadora de seres fantásticos, era corajosa!
Eu enfrentava inimigos, vencia precipícios mortais!

Esse livro me fez rir, sonhar, chorar e ter saudade.

Gosto de pensar que, apesar de a vida nos fazer embrutecer, produzir, amadurecer guardo em mim fagulhas que queimam de vez em quando como quando escorrego num barranco com meus cachorros, quando me transformo em um amigo cachorro para eles, quando me escondo deles, quando invento histórias, crio canções malucas com eles e com minha afilhada…

Acho que seríamos menos ranzinzas se cultivássemos caminhos para acessar nossos mundos fantásticos.

A vida é muito dura tem horas para sermos assim tão sérios.

Não é?!

??

Sinopse:

Jess Aarons tem 10 anos, acaba de ingressar na 5ª série e o que mais deseja na vida é ser o campeão de corrida da escola. Bem agora, quando todas as chances de ganhar, tinha de aparecer Leslie Burke, uma novata na vila - e, ainda por cima menina! - para desafiá-lo.

Mas Jess não sabe que Leslie vai lhe propor desafios muito maiores. Pouco a pouco, ele vai se afeiçoando a essa menina, tão diferente das outras de sua comunidade rural. Até que, juntos, os dois criam um reino mágico e solene, chamado Terabítia, onde governam soberanos, protegidos das ameaças e zombarias da vida cotidiana.

Neste livro, Katherine Paterson narra uma história de intensa amizade e coragem, que vai cativar o jovem leitor.

Soso 05/07/2023

Ponte para terabitia
Eu amo o filme, talvez por ter visto primeiro o filme e depois ler o livro, foi meio sem graça, já sabia a história. Claro muda pequenas coisas?

japeto 05/07/2023

Perfeito
Conheci essa escritora com o livro das gêmeas, não fazia ideia que era a mesma de Ponte para Terabitia e foi por isso mesmo que li.
Gente!!! Que livro ótimo, não me aguentei e li em um dia só mesmo!
Os dois personagens são incríveis, eu amei como os sentimentos foram explorados em cada momento, até mesmo durante o luto.
Livros não são muito de me arrancarem lágrimas, mas com esse não teve como.
Adorei cada pedacinho.

rafaxlaalz 04/07/2023

Ponte para terabitia
Chorei... muito linda a história do livro, apaixonante, e suponho que a maioria tenha chorado, li não tem muito tempo e com certeza é um livro que eu indicaria!