Orgulho e Preconceito e Zumbis

Seth Grahame-Smith

Resenhas - Orgulho e Preconceito e Zumbis

ThaísLR 21/10/2010

Era pra ser engraçado?
Juro que tentei gostar deste livro! Tentei, em vão, captar o senso de humor do autor. Olha que eu sou o tipo de pessoa que ri fácil, mas, se há qualquer tipo de humor no livro, é do mais bobo possível; como se o autor fosse um menino de dez anos. Um desperdício de uma idéia que poderia ser boa se bem executada.
SasoriGui 16/03/2011minha estante
A graça é tu pegar um livro classico desses e esculhambar ele com zumbis e ninjas , coisas que jovens de hoje em dia gostam.

Eu gosto de ninjas e zumbis , mas o livro é beem chatinho e o original é um pouco melhor.

Bruno Pereira 06/05/2011minha estante
Graças a seus excelentes comentários fui salvo de comprar esse livro. Agradeço a todos.

Douglas 24/06/2013minha estante
Este livro mais parece um desrespeito com a obra de Jane Austen.

Amanda 18/12/2010

Nenhum orgulho dessa histórinha picareta, só preconceito.
Qual o mérito de se pegar uma história já pronta, acrescentar uns zumbis aqui e ali e publicar de novo?
É a mesma coisa que comprar um bolo pronto na padaria, colocar alguns morangos em cima e sair vendendo.
O único mérito do livro é que a história de Jane Austen foi reescrita de uma maneira mais fluída, e que talvez o fato de ter acrescentado uns "morangos" ao texto (no caso, os zumbis) fez com que as pessoas se interessassem pela obra sem preconceitos: "esse livro é velho, deve ser difícil/chato/cansativo de ler".
Porém, acreditem, se você leu e gostou desse livro, você gostou mesmo é da Jane Austen. Vá atrás dos originais e acredite: não foram os zumbis que fizeram essa história ser legal.

MsBaahHerdy 01/08/2011minha estante
Concordo com a sua review, mesmo eu tendo elogiado o livro o maior fato de eu ter gostado dele é por pertencer a Jane Austen, a quem idolatro. Se fosse uma história naquele periodo, com personagens diferentes e zumbis, eu provavelmente teria odiado.
Achei valido o livro por trazer a tona classicos que acabam esquecidos nas prateleiras e que só acabam sendo lembrados quando algum filme sai com a historia em foco, o que é depreciante.

Bruno Pereira 30/05/2012minha estante
Rsrss... Não resta dúvida que o livro não foi bem aceito. Ainda bem que existem sites como este para abrir a mente do leitor antes que possamos gastar com um livro decepcionante.

Krous 30/10/2016minha estante
Cara, esse livro me deu uma revolta! Isso é praticamente um plágio de Austen e o cara LUCROU COM ISSO. Como a editora aprovou esse livro e nenhum dos leitores enganados se rebelaram contra o escritor ou a editora eu não sei. Nunca mais leio nada desse homem que pega livros prontos dos outros, acrescenta umas vírgulas e chama de seu.

Drica Bitarello 23/11/2010

Um livro não-mencionável...
"Orgulho e Preconceito e Zumbis" é um dos mais famosos representantes de um novo filão literário, chamado mash up novels. Hein? Isso é de comer ou de passar no cabelo?
Bom, eu explico. Apesar do nome que soa como marca de chiclete, "mash up novel" é um novo gênero(?) cuja proposta é pegar um clássico da literatura (que seja, de preferência, de domínio público) e revisitá-lo, adicionando outra perspectiva ao enredo, outros personagens, enfim, modificando avacalhando a história que o pobre - e presumidamente já falecido autor - teve um puta trabalho para escrever.
Eu até diria que isso é um derivativo das fans-fics, mas a diferença é que nas fics o pessoal CRIA um novo enredo usando seus personagens e histórias favoritos.
Eu comprei o livro de Seth-Grahame Smith por curiosidade, e também por gostar de Jane Austen. A editora Intrínseca fez uma grande divulgação nas mídias sociais e despertou minha atenção. Ai de mim...
Logo no início a célebre frase de abertura de Jane Austen “É uma verdade universalmente aceita que um homem solteiro, dotado de uma certa fortuna, precisa de uma esposa.” é contaminada pela praga dos não-mencionáveis: "É uma verdade universalmente aceita que um zumbi, uma vez de posse de um cérebro, necessita de mais cérebros."
O começo do livro até que é interessante, com a mescla do texto de Jane Austen com as inserções dos mortos-vivos e as consequências da presença deles na ilha de Sua Majestade. No entanto, lá pela terceira ou quarta página a coisa começa a ficar cansativa. O autor não fez uma releitura do livro, nem sequer uma adaptação; ele simplesmente inseriu os zumbis no contexto, cortou umas sequências aqui e ali, emendou outras, encheu a história de tiradas escatológicas e conseguiu uma boa assessoria de marketing.
A Elizabeth Bennett que surgiu dessa mistura deixou de ser a mulher sensível, inteligente e de aguçado espírito crítico para se tornar um híbrido de ninja assassino com uma mala-sem-alça. Ela é enjoada, vive se irritando por qualquer coisa e repetitivamente tem ímpetos de atravessar alguém com sua katana. Ou seja, parece que está eternamente na TPM. O Sr Darcy, tão interessante no original, fica perdido, xoxo, sem personalidade alguma. Tanto ele quanto o Sr Bennett - cuja ironia sutil sempre fez um delicado contraponto com a de Elizabeth - viraram coadjuvantes menores do que os tais zumbis.
Pouco se salva da miscelânea que Seth-Grahame criou. Uma delas é o "Guia de Discussão para o Leitor" que foi inserido no fim do livro, a única coisa que me fez rir de verdade. Jane, a mais velha e mais doce das Bennett, vira uma Barbie sem sal e, embora o autor tente nos convencer do contrário, é difícil vê-la como uma matadora de zumbis tão furiosa quanto Elizabeth. O participação do Sr Wickham é outro desastre. Seu destino grotesco e despropositado ao lado de Lydia parece um fragmento de outra história, que foi incorporado de qualquer jeito ao texto, deixando a sensação de que você está lendo algo (mais ainda) sem pé nem cabeça.
Ou seja, o livro é de dar medo. No mau sentido.
Pior de tudo é saber que o gênero vai virar (mais uma) modinha e que já começaram a pipocar mash ups por aí, na mesma velocidade exponencial com a qual vampiros se expandiram pelo mundo. [bate na madeira]
E para horror dos horrores - provando que além da praga dos não-mencionáveis, a praga da cara-de-pau também assola o mundo - "Orgulho e Preconceito e Zumbis" está para virar filme.
Depois dessa, de uma coisa eu tenho certeza: Jane Austen deve estar prestes a se erguer do túmulo. Pois se revirando dentro dele, ah, isso ela já está!

Lia Costa 12/12/2010minha estante
Drica
Maravilhosa resenha..estou sofrendo horrores para ler esse livro. Nunca mais vou me aventurar a ler esse tal de mash up novel. O pior de tudo mesmo, eh que ja comecaram a fazer isso com obras brasileiras, como os livros de Machado de Assis...uma pena!

Flá 24/01/2011minha estante
ótima resenha! estava curiosa pra lê-lo, uma vez que já tem até a versão original dele na livraria Cultura aos montes pra vender..e, se vai virar filme, com certeza vai ser 'mais um besteirol americano'.

Jéssica 14/11/2010

Por que não pegar um dos clássicos mais adorados da literatura mundial e inserir alguma criatura das trevas para colocar a estória sobre uma nova perspectiva?

Foi exatamente isso que Seth Grahame-Smith fez.
Algo, sem dúvida, arriscado, mas que na minha opinião, ele fez direito!

Eu simplesmente me deliciei lendo um dos meus livros favoritos dessa nova perspectiva! A idéia das Irmãs Bennets serem exímias na arte de matar zumbis é tão absurda quanto divertida!
Ler que uma das minhas personagens favoritas deixa o recato de lado, ergue a barra da saia de seu vestido e aplica uma voadora certeira no cabeça pendente de um morto-vivo foi simplesmente hilariante.

Como uma paródia, esse livro não deixa de ser uma homenagem a ótima literatura de Jane Austen, apenas apimentada pelo humor sombrio que os zumbis e as cenas mortais acrescentaram.
Edu_H_ 14/06/2012minha estante
o problema é que ele não criou uma nova versão da mesma trama, mas, sim, fez uma colagem dissonante do material original ,que continua fragmentado no livro, com Zumbis e ninjas.

Fabricio 25/09/2012minha estante
haha. Eu adorei também. nem Douglas Adams ou Chuck Pallanuk me fizeram rir tão descontroladamente.

O inusitado da mistura de gêneros e estilos é chocante.

Fábio Valeta 14/09/2010

A idéia é até interessante. Pegar um clássico da literatura e acrescentar zumbis devoradores de cérebros. Contudo faltou ousadia do autor.

O livro fica sempre no "quase empolga" mas não sai disso.
Fabiola 03/02/2011minha estante
Engraçado que achei a mesma coisa. Os zumbis não acrescentam nada à história, esperava que eles fizessem tipo uma "revolução na história", mas foi quase como se eu estivesse lendo orgulho e preconceito, porque as poucas cenas com zumbis não contribuiam em nada com a história.

Gustavo 16/05/2012minha estante
Oi Maiara! Obrigado pelo comentário. Gostei bastante de sua resenha :-) Já faz um tempinho que o estúdio Lionsgate anunciou a produção do filme baseado no livro (o autor me parece que também é o roteirista), mas as notícias são meio confusas. Três diretores já abandonaram o projeto; Natalie Portman e Emma Stone recusaram o papel principal. Será que vem coisa boa por aí?

Clara 22/01/2017minha estante
Também odiei o que ele fez com a Lizzy

Claudia 10/12/2010

Alguém, por favor, pode me dizer que troço é esse livro? Muito ruim... Dei uma estrela de benevolência... Não aguentei terminar. Totalmente sem noção... Lizzie estudou Shao Ling? No Japão? Impressionante como coisas como essa tem público!! Acho que vou pegar um clássico, colocar uns zumbis, uns vampiros e ganhar muiiiiitooo dinheiro!!!! Totalmente trash, lixo completo...

Bruno 30/08/2010

Esse foi o primeiro livro sobre zumbis que eu li, mas na verdade eu acho que zumbis não tem tanta presença nesse livro, acho que o romance de Elizabeth Bennet com o Sr.Darcy supera tudo. Em algumas partes do livro ás vezes não entendi muito, por causa da linguagem coloquial, mas eu relia até entender. Foi um livro muito bom, gostei de todos os romances, de todas as lutas, de todos os ZUMBIS. Só achei que a Elizabeth era um pouco agressiva no ínicio, mas no final ela mostra sua verdadeira personalidade. FINAL PERFEITO, cada um teve o que merecia (Literalmente). Eu não consigo imaginar esse livro sem os zumbis, pois eles que preenchem cada pedacinho do livro. Dei 4 estrelas, pois em alguns momentos a leitura é um pouco cansativa.

RECOMENDO =D
Rafael Palone 07/01/2011minha estante
Agora fiquei com vontade de ler. *-*

03/12/2010

As aparências realmente enganam.
A princípio aparenta ser uma versão engraçada e descontraída de uma obra tão aclamada, entretanto se revela uma leitura pobre e tediosa que interfere na essência clássica da obra original. O que poderia ser genial foi transformado em algo rídiculo por uma má narração e uma péssima adaptação. Livros como esse me deprimem.

Kello 27/01/2012

Dos Psicopatas aos Zumbis e suas Couves-Flores
Sou fã de Orgulho e Preconceito e adoro zumbis, então um livro que mescla ambas as coisas seria uma rara iguaria pra mim, não seria?
Ledo engano: a leitura foi penosa e indigesta. Entendo que Grahame-Smith tinha por objetivo criar uma paródia de um clássico literário, mas foram pouquíssimas as inserções suas no texto que conseguiram despertar alguma reação ou sentimento em mim além do tédio, sendo seu momento mais inspirado a ficha de leitura ao final do romance. A adição dos zumbis não acrescentou nada à história, pois o autor não conseguiu fazer com que estes interagissem com a trama, ficando algumas escaramuças com os mortos-vivos atiradas como que ao acaso pelo texto. E nem falarei das lutas pois nenhuma, sendo ela contra morto ou vivo, chegou a empolga-me.
Outro fator que me trouxe grande desapontamento foi o desenvolvimento das personagens. Algumas, como a Sra. Bennet, Jane, Mr. Bingley e Lygia, seguem bastante fiéis ao original. Elizabeth e Mr. Darcy, no entanto, tornaram-se psicopatas. Esse é a única explicação que encontro pra algumas de suas ações e afirmações no decorrer da trama. E muito me incomodou o final moralista para algumas personagens de atitudes questionáveis ou monótonas, o que não ocorre no original, escrito no final do século XVIII.
Enfim, após estes 41 dias de provação, o que restou da leitura dessa obra foi uma vontade louca de reler o original, rever a série da BBC de 1995 e rever o filme de 2005, um medo sutil de que esta tragédia acabe por me tornar uma purista, e a certeza que um zumbi nunca confundiria uma couve-flor com um cérebro a menos que a primeira estivesse coberta de miolos! E ponto final.
Danny 28/01/2012minha estante
Olha eu tentei e muito ler esse livro, desisti umas 5x e comecei de novo mas não deu, não consegui, a historia é ate interessante mas a parte dos Zumbis acabou com o livro, vou tentar ler o original sem os zumbis.

Marcio Melo 17/06/2011

Pobre Jane Austen, colocaram zumbis na sua obra prima
A história segue os passos da obra original, com todos os conflitos e desencontros entre Elizabeth Bennet e o Sr. Darcy, a única diferença é mesmo a inclusão dos mortos-vivos. A Inglaterra está enfrentando uma praga de zumbis, enquanto a mãe de Elizabeth quer ver suas filhas todas casadas, o pai das 5 garotas quer que elas continuem vivas e degolando os mortos-vivos.

O livro de fato começa bem divertido e tem uma leitura bem acessível e agradável, a qualquer momento da história uma horda de zumbis surge e tome-lhe Elizabeth arrancar cabeças com sua katana. Onde ela prendeu ser uma combatente? Treinamento Shaolin lá no oriente.

E acho que são dois os grandes problemas aqui, primeiro esse lance de treinamento ninja não ficou legal, segundo, e talvez até o mais surpreendente, os zumbis. O que começa divertido chega uma hora que enjoa, visto que, tirando um 'acontecimento especial', eles não adicionam nada de útil na trama e quando vamos chegando no final da história eles vão aparecendo cada vez menos, tem horas que até parece que estamos lendo a obra original e não um “mashup”.

Mais alguns detalhes da minha resenha veja aqui neste link:

Giolie 20/07/2010

Uma historinha mais ou menos.
Orgulho e Preconceito e Zumbis não é tão bom quanto eu esperava que fosse. Até a metade do livro, a trama não é tão envolvente como a gente espera. Zumbi que é bom quase não tem participação. Muito se falam nos "não mencionáveis", mas os próprios pouco aparecem, e quando aparecem, saem rapidamente de cena raramente causando algum impacto.
Quase ao fim, a história vai ganhando corpo e consequentemente melhorando. Elizabeth Bennet, a protagonista, é, no meu ponto de vista, insuportável. Bonita, inteligentíssima, considerada grande guerreira combatente de zumbis que teve o seu curso para tal na China, de charme irresistível (vários personagens masculinos derretem-se por ela), antipática e arrogante, são todas as características que consigo enxergar na personagem principal. O que deixa cada vez mais impossível a leitura ser finalizada com sucesso. Definitivamente peguei muita antipatia por certos personagens, como por exemplo o desumilde Sr. Darcy, que de uma hora para outra, de odiado, passa a ser admirado pela própria Srta. Bennet que quase no final da trama ainda não tinha se decidido do que queria.
A Sra. Bennet e as suas duas filhas mais novas são a futilidade em pessoa. A Sra. só pensa em um matrimônio bem sucedido para todas as suas cinco filhas, e as mais jovens são as piriguetes dos tempos atuais, que só pensam em correr atrás dos jovens oficiais que estão instalados na cidade por conta dos zumbis.
Jane Bennet, a mais velha das irmãs seguida de Elizabeth, me faz pensar na Barbie, linda, perfeita, inteligente e com bons dotes. Além de tudo é boazinha demais, o que a deixa ainda mais sem graça na história. E a maioria dos personagens são assim, superficiais, deixando o enredo bem fraquinho.
Ninjas e mestres chineses de kung fu deixaram a história bem maluca e meio que sem pé nem cabeça. Dando a entender que essas coisas não se encaixavam direito na história.
Voltando ao meu desagrado com os zumbis da história, na minha opnião, esses mortos-vivos infestam, invadem, detonam tudo e deixam as cidades em trapos, uma atrás da outra. Mas em Orgulho e Preconceito e Zumbis, eles são bem 'domesticados', porque quase todo mundo na história é guerreiro, oficial ou alguém que pode dar conta de um zumbi facilmente, o que deixa a trama muito sem graça. Achei ele 'bonzinho' por ter situações absurdas que deixa tudo muito cômico.

Lissa - @leiturasdalissa 14/03/2012

Chateada!
Pôxa, estou muitíssimo chateada com esse livro. Eu já sabia que a obra integral (e chatinha) de Jane Austen estava aí, mas eu esperava que o autor realmente incrementasse a história com os zumbis anunciados no título.

As cenas com eles vem e vão num passe de mágica e, apesar de serem a coisa realmente boa do livro, você mal tem tempo de saboreá-los como deve ser. E aparecem tão de vez em quando!

Uma ideia tão boa deveria ter sido melhor aproveitada, porque Jane Austen, para mim, é cansativa de qualquer maneira.

Kat Munster 17/08/2011

Muito Orgulho e Preconceito e pouco Zumbi
Lendo algumas outras resenhas, percebi que não fui só eu que fiquei com a sensação de que faltaram zumbis na história.
É um livro interessante, mas não foge muito da versão "deszumbizada". O Seth poderia investir mais na história, usar mais da criatividade dele (que não é pouca por alguns detalhes da história) para inovar.

De qualquer forma, vale a leitura. Se não pelos zumbis, pelo resto da história em si.
Kello 27/01/2012minha estante
Tive essa impressão também, como se o autor pensasse: "Oh, aqui tem um trecho em que as Meninas Bennets estão passeando, vou colocar um zumbi. Olha! Outra viagem de carruagem, outro zumbi!" Qual era o papel deles na história? Tapa buraco?

Leh 04/12/2013

Garantia de muitas gargalhadas!
Li o livro Orgulho e Preconceito há um tempo atrás e achei-o magnífico! Um belo romance, um enredo cativante e personagens bem construídas. Tempo depois deparei-me com este título e como gosto de Zumbis decidi comprar para ler.

Sobre a história:
É exatamente a mesma do livro do qual este se origina.
Elizabeth é uma jovem nascida numa família desafortunada, que possui poucas relações com a nobreza da época. A mãe, uma mulher excessiva, sonha em casar as filhas bem. A Sra Bennet é irritante, exagerada e sem modos! O Sr Bennet é um pai de certa forma omisso que pouco se intromete na criação das filhas. No entanto, as mais velhas, Jane e Elizabeth, são sensatas, educadas, ou seja, o contrário das irmãs.
Certo dia, Netherfield, uma propriedade próxima da dos Bennet, é alugada por um certo Sr Bingley. Um rapaz agradável, simpático, rico e solteiro. A Sra Bennet, então, não perde a oportunidade em tentar casar sua filha Jane com o rapaz. Porém, o Sr Bingley não está só, junto com ele vem sua família e seu amigo Sr Darcy que é um homem ainda mais rico, ainda mais importante e ainda mais nobre, mas extremamente orgulhoso. Esta postura fará com que antipatize com Elizabeth. E o resto só lendo para descobrir.

E onde entram os zumbis? Pois então! Adicione à história: mortos-vivos, o fato das moças serem guerreiras caçadoras de zumbis, e ninjas. Pronto! É disso que este livro trata.

Deixo um trecho para mostrar:
"Enquanto o Sr. Darcy se afastava, Elizabeth sentiu o sangue ferver. Nunca em sua vida fora tão insultada. O Código dos Guerreiros exigia que ela vingasse sua honra prontamente. Assim, Elizabeth abaixou-se e alcançou o tornozelo, tomando cuidado para não chamar a atenção. Então, sua mão encontrou a adaga oculta por baixo de seu vestido. Sua intenção era seguir aquele arrogante Sr. Darcy até o lado de fora e rasgar sua garganta." (pg 13)

Pontos Positivos:
A história original está praticamente toda no livro.
A narrativa é fluída.
A inserção dos zumbis torna a história cômica.

Pontos Negativos:
O autor não procura explicar a origem dos zumbis.

Nota:
3,5* (bom)
*A nota não é referente à obra original da Jane Austen, esta merece cinco estrelas. Procurei analisar a parte em que a história original foi modificada.

Conclusão:
É uma forma bem humorada de contar esta história de amor. Garantia de gargalhadas. Porém, eu esperava uma participação maior dos zumbis no enredo.

Observações:
Não recomendo para fãs "xiitas" da Jane Austen.
Há algumas ilustrações no livro.
Talvez as mulheres não curtam muito, a menos que gostem de zumbis.
Bekah Abreu 05/02/2016minha estante
"Observações:
Não recomendo para fãs "xiitas" da Jane Austen.
Há algumas ilustrações no livro.
Talvez as mulheres não curtam muito, a menos que gostem de zumbis.
No contrário, os rapazes irão curtir mais, ao mesmo tempo que terão a chance de ler um romance clássico da literatura."

Foi exatamente o que eu pensei! kkk Adorei sua resenha!

Krous 30/10/2016minha estante
Da fuq é esta resenha???