Eldest

Eldest Christopher Paolini




Resenhas - Eldest


410 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Fernanda631 31/07/2023

Eldest (Ciclo da Herança #2)
Eldest (Ciclo da Herança #2) foi escrito por Christopher Paolini.
Em Eldest, a continuação do primeiro livro de Eragon, temos o destaque para o surgimento de um típico herói na série. O seu primo, Roran.
O mundo de Eragon é repleto de magia, seres míticos e lendas. Mas também é um mundo difícil, onde as pessoas lutam para sobreviver ao reinado de Galbatorix, um tirano. Saphira ao nascer se tornou uma potencial inimiga do Galbatorix, ou ela se uniria a ele ou ele iria a destruir. Por causa disso a aldeia de Eragon é atacada, ele é ferido e seu tio morre.
Após a fuga de Eragon e Saphira de Carvahall, Roran ficou sem emprego, sem fazenda e sem poder pedir Katrina em casamento. Sem dinheiro e sem propriedade, ele sabia que teria que construir tudo do zero se quisesse que o futuro sogro tivesse o mínimo de apreço por ele.
Só que ninguém contava que os Razac voltassem para o vilarejo em busca de respostas – e do primo de Eragon como recompensa.
Eldest é uma leitura diferente. O livro é maior que o primeiro e sua narrativa é um pouco diferente. Primeiro existe um amadurecimento da escrita de Paolini, onde ele acrescenta novos pontos de vistas e narrativas, mas por outro lado ele se demora muito em alguns pontos.
Em uma fantasia é comum termos uma jornada de herói que incluem sim treinamento, os jovens nunca sabem nada a princípio. Mas não vejo porque descrever tudo e por tantas e tantas páginas. O livro se torna um pouco monótono, as narrativas centradas em outros personagens são muito mais empolgantes e prendem nossa atenção, do que Eragon aprendendo sobre formigas ou os dramas já clichês de garoto apaixonado e etc.
Em Eldest, Eragon enfrenta as consequências de seus atos após ter derrotado o Espectro no final do primeiro volume. Apesar de agora levar uma cicatriz feia e dolorosa, chegou a hora do Cavaleiro conhecer o Imperfeito Que É Perfeito e começar seu verdadeiro treinamento com os elfos.
Ainda falando em consequências, aquela benção que Eragon e Saphira deram no primeiro livro não foi esquecida. Durante o treinamento do cavaleiro descobrimos o que aconteceu com o bebê – e o que uma palavra dita pode fazer com o destino de alguém. Enquanto isso, Roran se vê em uma situação que precisa fugir de Carvahall com toda a sua população. Uma verdadeira prova de liderança e sagacidade.
E no fim de tudo isso, mais guerras! Sim, Eldest também termina em outra guerra – e dessa vez a batalha será muito mais estratégica. Afinal, o poder está do lado de quem tem mais magia.
Apesar de Roran ter um par romântico, já não dá para dizer o mesmo do primo. Convencido que não consegue tirar Arya da cabeça, Eragon descobre esse sentimento novo e tem dificuldades de lidar com ele – o que fica cada vez mais latente com a proximidade deles na floresta dos elfos.
Outro vínculo difícil será o que o cavaleiro se pré-dispôs, por falta de termo melhor, com todas as raças de Alagaësia. Seu vínculo com Nasuada e os Varden, seu treinamento com os elfos e o presente dos anões, tornam sua vida uma teia esquisita de lealdade e dever entre todos os povos da Alagaesia.
Eragon não é um cavaleiro livre e muito menos um líder.
Além de Roran, que ganha sua própria parcela de narrativa com sua fuga de Carvahall, em Eldest o destaque é para Nasuada, a filha de Ajihad.
No primeiro livro, Nasuada aparece só como uma filha do líder dos Varden. Com a morte de seu pai, e com agora muito mais responsabilidade para lidar, ela se destaca por sua atitude, suas escolhas e sua liderança inovadora.
Angela, a herbolária, continua surpreendendo, principalmente com seus diálogos malucos. Sem falar de Arya, que tem sua história e suas origens um pouco mais explicadas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Vinicius.Anklam 24/07/2023

O início é um pouco monótomo, apenas na metade para frente que apresenta conceitos, personagens interessantes e um novo arco de treinamento muito bom. A lutas ficaram menos detalhadas e não passam tanta emoção quanto o primeiro livro (Eragon). Houve um amadurecimento do personagem - oque já se era esperado - porém o autor trabalhou muito bem na personalidade do protagonista e construiu uma base firme para os próximos livros.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lucas P. Gomes 13/07/2023

O Tempo ajudou muito esse livro...
Em Eldest, o nosso herói Eragon e seu dragão Saphira passam por mais uma temporada de exaustivos treinos no país dos elfos. Enquanto isso, temos o prazer de conhecer a perspectiva de seu primo Roran e da rainha dos Vardens, Nasuada. Esses dois últimos são os pontos mais fortes e que foram responsáveis por me prender na história ao longo dessas quase 800 páginas.

O final desse livro é simplesmente espetacular e satisfatório, encerrando com resoluções de mistérios que vem se arrastando desde o primeiro volume, e com um ótimo gancho para o próximo.

Apesar de O Ciclo da Herança ter sido criticado na época de seu lançamento, hoje em dia, ao meu ver, ele meio que representa uma reparação histórica dentro dessa bolha de "alta fantasia". Considerando a trilha pantanosa que a literatura fantástica vem tomando, o universo de Paolini envelheceu até que bem.

Em Eldest, por exemplo, temas como religião, posicionamento político, ciência, ateísmo, veganismo, respeito ao meio ambiente, preconceito racial e entre outras coisas são abordados abertamente por Paolini através do multiculturalismo das raças que ele constrói com uma maestria única. Detalhes como o dos idiomas, arquiteturas, hábitos, valores morais e tudo mais foi dado com muito cuidado para cada uma das raças mencionadas aqui, Humanos, Anões, Elfos, Urgals e Dragões, e tudo é totalmente coeso na história, não existe fio solto que não se amarre até o fim da narrativa.
comentários(0)comente



Usagi a coelha 01/07/2023

Então.
É extremamente arrastado. O livro inteiro poderia ser menor, mas acredito que o Paolini tenha uma influência muito grande na escrita do Tolkien, por isso essa enrolação toda, não só a escrita como a mitologia também. Outra observação, são os elfos, os elfos do Paolini se parecem mais com feéricos\fadas do que elfos em si, mas vou levar isso como liberdade criativa do autor. Sobre o romance : péssimo. A Arya é chata, ela não tem muito personalidade para você se apegar a ela, aliás, todos os elfos desse livro são assim. Nunca pensei que fosse dizer isso, mas os anões são infinitamente melhores. Já o Eragon, extremamente gado, tudo diz que ele e a Arya não vão dar certo, mas ele ainda sim insiste nessa possibilidade, o que chega a ser irritante, porque é mais da metade do livro do Eragon com essa "gadisse." A batalha final é muito incrível e o desenvolvimento do Roran e do próprio Eragon é muito bom, mas o plot do Murtagh é previsível demais, nunca que um autor em sã consciência mata um personagem importante sem proposito, estava obvio que ele ia voltar no final. Enfim, é bom, mas tem aspectos que precisa melhorar.
comentários(0)comente



Julio.Oliveira 27/06/2023

Uma continuação bem mais pé no chão, contudo a partes muito arrastadas e a grande batalha no final, corrida e sem grandes detalhes.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Milly_Moon 14/06/2023

Paradissímo
Quase larguei esse livro várias vezes, mas continuei pela curiosidade e o resultado foi bem meeh. O livro se arrasta e nada acontece, uma pena pq desisti de continuar a série e Eragon foi mto bom.
comentários(0)comente



Bruno.Rode 09/06/2023

Perceptível evolução do autor!
Christopher Paolini teve uma evidente evolução de seu primeiro livro para este. Se antes as exaustivas viagens de Eragon pela Alagaesia se tornavam repetitivas aos leitores do primeiro livro, aqui o autor se dedicou em planejar corretamente a divisão dos acontecimentos, a duração das viagens e o impacto dela no jovem Cavaleiro.
A evolução do personagem principal também é nítida, visto que ele vai amadurecendo através de seus erros bem aos nossos olhos.
A relação de Eragon e Arya tem um desenvolvimento interessante, mas sabemos que não vai dar em nada.

Em resumo, uma ótima continuação, bem planejada e desenvolvida que só melhora a saga.
comentários(0)comente



Pedro 21/05/2023

Muito pouco progresso
Na esperança de que Eldest pudesse apresentar melhorias em relação ao seu antecessor, isso não aconteceu. O livro continua superficial, Saphira continua com uma personalidade humana, o ponto menos pior da trama são os relatos de Roran em sua trajetória para Surda. Em suma, a saga pode ser encarada como uma boa opção de entrada para qualquer adolescente que quer conhecer o gênero fantasia épica, mas para um adulto, não. Minha jornada com Eragon acaba aqui, impossível ter paciência para continuar.
comentários(0)comente



Jaqueline 21/04/2023

Esse livro foi uma releitura pra mim e mesmo não tendo gostado muito na primeira vez que eu li fui com a mente aberta e pensando que talvez pudesse gostar mais do que da primeira vez, mais não foi o que aconteceu.
Eu acho que o autor fez o Roran pra dois tipos de leitor o que vai ver nele um líder nato sendo desenvolvido ao longo das páginas e o que realmente movimenta o livro e o segundo tipo o leitor que vê o Roran como sendo a outra parte da balança que compara o Eragon que enquanto o Roran luta pelo povo de sua cidade e pela mulher que ama Eragon fugiu de toda uma vida pra salvar a própria vida.
Eu sou do grupo que não gosta do Roran pela forma que o autor escolheu pra desenvolver ele claro que os capítulos dele movimentam a história e claro que acho que se tivesse tirado umas 200 páginas no livro não ia fazer falta.
Como disse esse é um livro que não curto muito acho ele muito lento com poucos acontecimentos, e tendo saído de um livro com desenvolvimento rápido e muito movimentado como foi Eragon chegar nesse e ele ser assim não é muito empolgante.
O final do livro é muito bom e o que me reconforta é lembrar que o terceiro é muito bom.
comentários(0)comente



Willtenisom 20/04/2023

É bom, mas precisa ter paciência
O livro é bom, porém, é necessário que você tenha muita paciência, principalmente com diálogos de pouca importância e com a quebra de clímax que acontece em vários momentos, na maioria das vezes que eu estava empolgado na leitura (principalmente no meio do livro), o clima era cortado para um diálogo idiota de algum assunto idiota, que ninguém liga, momentos como esse (que são muito comuns), tendem a te irritar e fazer você desistir da aventura pouco a pouco. Mas em termos de história e enredo ele é ótimo e cativante, com momentos que fazem você se arrepiar e sua imaginação ir as alturas, principalmente com personagens que no primeiro livro foram esquecidos. É um livro que eu recomendaria, principalmente para quem quer continuar a história de eragon, que nesse livro é muito bem explorado e cresce bastante como personagem. Em síntese é um ótimo livro para quem tem paciência para ler até chegar em momentos incríveis.
comentários(0)comente



Daniela 07/04/2023

Eldest
Esse livro é o que eu mais lembrava da saga de Eragon, durante minha releitura fui sentindo uma super nostalgia da minha infância, mas também identificando coisas novas que eu não tinha percebido.

Gostaria de começar também falando sobre a capa do livro... seria interessante se ela fosse outro dragão, para criar mais impacto sobre os capítulos finais de Eldest, a capa como é hoje mostra um grande spoiler da narrativa.

Nesse livro, Eragon passa a maior parte do tempo treinando, é um pouco entediante mas faz sentido ser, pelo processo que ele está passando. Achei que toda a trama fez sentido, e que Eragon amadureceu durante esse tempo.

O personagem de Oromis acho que foi um dos que poderia ser melhor explorado, acho que a personalidade dele ficou um pouco desencaixada.

Toda a trama envolvendo Arya me fez ficar morrendo de vergonha alheia, eu e Eragon juntos passamos por esse trauma kkkkk

O fim do livro trás uma reviravolta a la Star Wars que foi difícil de engolir, anti climático total.

Enfim, gostei que o livro adicionou muitas coisas novas na trama, mas teve várias partes que foram entediantes e sem sentido.
comentários(0)comente



Daiane.Nascimento 30/03/2023

Que leitura maravilhosa!
O segundo volume desta série traz um amadurecimento dos personagens, uma intensidade na narrativa, extremamente envolvente, a leitura tem tamanha fluidez que a quantidade de páginas nem assusta, quase não se nota. Livro bom demais!
comentários(0)comente



410 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR