Batman: A Piada Mortal

Batman: A Piada Mortal Alan Moore...

Resenhas - A Piada Mortal

Luisa Jordana 31/05/2020

A Piada Mortal
Esta graphic me pareceu ser apenas um conto, em que Batman e Coringa possuem destaque da mesma maneira. Não contarei nada do enredo em si por ser muito curto, aumentando as chances de um spoiler acidental, mas posso dizer que esta é uma HQ que não poupa palavras e imagens para apresentar um Coringa extremamente teatral, cruel e até mesmo reflexivo, como nas partes em que confabula sobre a natureza humana e suas fraquezas.

Se dividindo entre presente e passado, a paleta de cores varia para retratar os dois tempos. Enquanto o presente se traduz em cores vivas em fundos escuros, o passado é contado em tons de cinza, geralmente com um ponto de destaque colorido em cada quadrinho.

Jeniffer 29/05/2020

Maravilhosa edição especial de luxo com a história colorida pelo próprio artista.

Victor.sz_ 27/05/2020

Dizem que um clássico das histórias do Batman, de fato é muito bom em diversos quesitos, referência em algumas adaptações, porém poderia ser mais longo.

Rose 24/05/2020

Bom, mas esperava mais
Não costumo ler HQs, achei a história principal boa, mas esperava mais...

Luan 15/05/2020

Moore redefine a história do palhaço louco
Nesse quadrinho temos a origem do Coriga antes mesmo do palhaço ser conhecido em Gotham como o criminoso mais lunático e inimigo mortal de Batman. Ao mesmo tempo, vemos o comediante psicopata argumentar que tudo o que separa um homem são do mau é apenas um dia ruim.

O modo como Moore traça a personalidade, as ações e os diálogos de Coringa foge do comum nas HQ: é visceral, sombrio e contundente. A maneira como o psicopata risinho defende suas convicções, e está disposto a provar que está certo, é loucura. Violência gratuita, mas não rasa.

Por mais que seja insanidade, uma das coisas que mais chama atenção é como, na hora de defender seus pontos e justificar suas barbáries, Coringa consegue ser tão lúcido e reflexivo. Assusta ver lógica partindo de um louco.

Outro destaque batido é mencionar sobre a espetacular arte produzida por Brian Bolland, mas há de se ressaltar sempre, ainda mais quando o mesmo recolore genialmente. Cores mais frias e muito melhores que as da primeira versão.

Totti 03/05/2020

Essa história é bastante ovacionada pelos leitores mais assíduos. Porém, eu não achei tudo isso que me prometeram.

Não curto muito saber a origem de personagens como o Coringa. Mas é percebido muitos elementos de uma história bem contada, valeu a experiência, e só.

@allanvmariano 27/04/2020

Uma das melhores histórias do Batman!
Essa HQ é imperdível para quem gosta das histórias de Batman. Você passa a entender melhor o personagem e a relação, quase metafísica, entre ele e o velho Coronga! Hahaha

Giovane 26/04/2020

Clássico
Ver o roteiro de Alan Moore recolorido pelas mãos de Bolland é demais!

Renata 16/04/2020

Estória bem pesada, o que não é exatamente surpreendente já que o universo Batman é bem sombrio. Mas aqui tem um peso a mais.

Silvio Roni 15/03/2020

Revista curta e muito boa. Nada como as reviravoltas de Batman ano um, mas uma boa estória.

Gabriel.meacha 11/03/2020

Incrível
bem feito e perfeito, as vezes me assusta como Alan Moore consegue fazer o que faz

Gloria.Araujo 29/02/2020

A Piada Mortal, uma história em quadrinhos mundialmente famosa escrita pelo escritor Alan Moore (Watchmen, Do Inferno, Promethea) e desenhada por Brian Bolland (Camelot 300, Juiz Dredd) em 1988. Sua história é contada em dois tempos.
O primeiro tempo é o presente, onde Batman se dirige ao Asilo Arkham e descobre que o psicótico Coringa não está em sua sela e o homem morcego tem que descobrir a onde ele pode estar. Este por sua vez está tentando provar ao inimigo que ?basta um dia ruim para reduzir o mais são dos homens a um lunático?. Com esse objetivo em mente, o Coringa comete barbaridades com pessoas próximas ao morcego para vê-lo enlouquecer.
O segundo tempo busca mostrar o passado do Coringa, apresentando a origem criada por Alan Moore. Nesse passado, o palhaço do crime era apenas um comediante falido que precisava de dinheiro para alimentar a esposa e o filho que estava para nascer, no entanto, acontecimentos trágicos o enlouquece, transformando-o no Coringa que conhecemos.

Gabi | @universobidimensional 27/02/2020

Tinha altas recomendações dessa história. Gostei muito. É uma versão bem interessante da história do Coringa.

Thiago 26/02/2020

Percebe se que a "relação" entre os personagens principais chega a um limite bem crítico, aonde a loucura interfere no senso racional do Batman.