Mulheres e ficção

Mulheres e ficção Virginia Woolf

Resenhas -

Licre 26/11/2023

Gostei bastante
Achei maravilhoso. Foi uma leitura agradável e enriquecedora. Pra mim o melhor foi o conto sobre as mulheres na ficção, o jeito em que a Virginia comenta sobre esse tema é perfeito. Foi bom pra intercalar entre as leituras durante o ano.

mih 21/08/2023

Virginia Woolf, uma grandiosa escritora dissecando sobre outras grandiosas escritoras. Não apenas isso, é muito curioso acompanhar cada capítulo e como ela descreve tão bem cada parte essencial dessas mulheres. Sobre as origens, personalidades e como cada parte delas se dispõe nas obras ao qual elas nos deixaram. Um resumo biográfico muito interessante de cada uma, além, também, dos capítulos sobre a ficção, o leitor e um fechamento análogo ao papel dos homens naquele contexto.
Alguns capítulos melhores que outros, mesmo assim, é uma leitura merecissidíma.

Um dos meus trechos que mais gostei:

"Não dite para o seu autor; tente transformar-se nele. Seja seu companheiro de trabalho e cúmplice. Caso relute e se mantenha a princípio reticente e crítico, você mesmo se impedirá de obter daquilo que está lendo o máximo de valor possível. Porém, caso abra a mente, tanto quanto possível, sinais e indicações de uma quase imperceptível finura, desde a inflexão torneadas das primeiras frases, hão de levá-lo à presença de um ser humano diferente de qualquer outro."

Noany0 05/08/2023

?Elas são escravas que estão tentando escravizar?
Novamente lendo mais textos da Woolf por querer ler quase todas as suas obras e por ela ser um grande nome feminino na literatura.
Nessa coletânea de alguns ensaios, eles variam entre aprofundamento em autoras específica, questões sociais da condição da mulher e algumas considerações sobre tipos de literatura.
Ela é extremamente incisiva sobre o que fala e esse é uma coletânea muito interessante principalmente para aqueles que procuram se adensar para além do trabalho ficcional da autora.

Gleissa.Pereira 23/07/2023

Mulheres fortes
Gosto de ver a outro lado das histórias de escritoras de muitos anos atrás.
Mas confesso que a firma de escrita formal da época não é fácil pra mim não.

Mas gostei.

Nica 24/05/2023

Ok
Vou ser sincera e dizer que tenho dificuldade com o jeito que a autora escreve, mas é uma dificuldade pessoal. O livro é legal, são vários artigos sobre autoras, sobre escrever, e é bem feliz nisso.

Marina516 05/05/2023

Mesmo que tenha tomado meu tempo com esse, foi um grande prazer ler os artigos de woolf mais compassadamente. honestamente, não tenho muito a dizer além de que fico encantada pela forma que a autora desenrola todas as linhas possíveis quando se trata de mulher na literatura. estou principiando ler um teto todo seu faz um tempo já, tomando coragem aos poucos

Nathalia184 30/04/2023

A escrita de Woolf é fenomenal, estou ansiosa para passar para os trabalhos mais elaborados dela - já que esse aqui contém apenas trechos de um pouco de tudo que ela já produziu.

Camila2076 06/03/2023

O livro são várias resenhas que Virgínia escreveu sobre livros clássicos que ela leu ,biografias e também ela dissertou sobre a arte de ler ,o papel da mulher na literatura.

Um livro bem interessante porque traz a visão da Autora de Orlando sobre tudo que ela leu em sua vida .

beatriz 16/01/2023

eu gosto muito da escrita de não-ficção da Virginia ?? meus textos favoritos foram ?Mulheres e Ficção? e ?Como se deve ler um livro?? :)

yasmin !! 25/10/2022

a primeira palavra que eu usaria para definir Virginia Woolf seria visionária
Esse conjunto de ensaios, todos girando em torno da presença feminina na sociedade e na literatura, é a prova de que Virginia Woolf estava muito a frente de seu tempo.
Ao longo das suas reflexões, fica claro a natureza de seu espírito ávido e perspicaz, sempre remoendo algo, tecendo uma ideia, e a descrevendo em palavras com uma precisão simultaneamente satisfatória e alarmante.
Pessoalmente meus ensaios favoritos foram "Mulheres e ficção", "Como se deve ler um livro?" e "Pensamentos de paz durante um ataque aéreo". Sua crítica e argumentação é praticamente perfeita, e o desenrolar de suas ideias é tanto natural quanto complexo.
Acredito que o valor intelectual de todos esses ensaios é inestimável, principalmente levando em conta a época em que foram escritos, ainda que todos eles caibam perfeitamente na atualidade.
Infelizmente, nem tudo sobre o papel ideal da mulher na sociedade muitas vezes imaginado por Virginia foi conquistado ainda, mas acredito que estamos no caminho certo.
yasmin !! 25/10/2022minha estante
claramente o último ensaio me deu esperança demais, mas não custa nada almejar

Castro 24/10/2022

É da mulher comum que a incomum depende. WOOLF
Percebe-se o amor de Vírginia pela arte da escrita -e da leitura- nessa coletânea de ensaios. Seria quase impossível para Vírginia falar sobre literatura e não envolver a presença -e a ausência- da mulher na escrita, esse tema decorre ao longo da coletânea de forma clara e objetiva, citando autoras como Jane Austen, Emily Brontë, Charlotte, George Eliot, e entre outras grandes cronistas, sua crítica à limitação e desvalorização imposta pela sociedade a elas é insistente, suas teorias sobre a causa de todas as artistas citadas anteriormente terem vivências diferentes e no fim tornarem-se escritoras do mesmo gênero escancara a pressão patriarcal e social inglês da época.
A escritora também discorre outros temas como dicas de como ler bem, críticas literárias, relatos da Segunda Guerra Mundial, e entre outros.
Vírginia é uma autora repleta de obras que nós leitores lemos, admiramos e levamos para a vida, "Mulheres e Ficção" com certeza será mais uma.

Lau 01/06/2022

Esta pequena coletânea de ensaios expressa, lindamente, a clara paixão que Virginia Woolf tinha pela palavra escrita e o universo literário. Seus textos, já carregados de apreço a autores contemporâneos seus, ainda fazem uma bela homenagem a alguns nomes da ficção feminina anteriores à própria Woolf e dignos de todo o reconhecimento que não receberam em vida.

Apenas escritoras inglesas - ou, no caso de Rossetti, residentes na Inglaterra - são mencionadas aqui. Mas, parafraseando a própria autora, é esperado que um artista escreva sobre aquilo que ele conhece. E, por mais que Woolf tivesse acesso à literatura de todos os cantos do mundo, naturalmente parece mais fácil que falasse sobre suas conterrâneas.

Fiquei encantada com a maneira com que ela tecia seus comentários. Mesmo em ensaios cuja temática pode beirar a chatisse, eles são muito criativos e divertidos. O que não significa que eu concorde com tudo o que ela diz neles, apesar do divertimento. Em especial sobre o primeiro texto e a questão de levantar bandeiras.

Mas, parafraseando de novo essa figura icônica, a leitura só será verdadeiramente relevante para o leitor se ele tiver uma opinião própria. Isso é saudável e é preciso que seja dito mais vezes. Dessa forma, Woolf acredita que uma leitura melhor é capaz de despertar o melhor de nós mesmos. E essa mensagem é uma das principais coisas que ficam pra mim depois desse livro

Babs 28/05/2022

Virgínia falando da Jane Austen e da Charlotte Brontë derreteu meu coração. Gostei muito dos ensaios, a Virgínia tinha um repertório gigante e faz referências muito interessantes. Uma leitura gostosa.

Karen 19/04/2022

Pelos olhos de Virginia Woolf
Excelente compilado de percepções e ponto de vista de uma escritora que dispensa apresentações.
Um deleite de leitura, mais ainda se você já tiver lido ou ao menos conheça as obras das autoras citadas.
Que experiencia incrível!!
"Como se deve ler um livro?
...
o único conselho sobre leitura que uma pessoa pode dar a outra é não aceitar conselho algum, seguir seus próprios instintos, usar o próprio bom senso e tirar suas próprias conclusões".