O Bem-Amado

O Bem-Amado Fabrício Carpinejar
Dias Gomes

Resenhas - O Bem-Amado

Júlyy 06/10/2023

Meu professor de português pediu pra ler e eu amei ele de vdd, li sem esperar muito e me surpreendeu

Niclqr 02/10/2023

Comecei a ler na eletiva da escola e não imaginei que gostaria tanto, nunca tinha lido uma peça antes e amei essa. Engraçada, divertida e rapida de ler, recomendo muitooo.

raissa barreto 30/09/2023

Eu li por causa da escola KKKKK! eh meio chatinho e sem graça, mas eh pequeno e super rápido de ler!

@tigloko 22/09/2023

"Vote num homem sério e ganhe seu cemitério"
Que peça maravilhosa, conseguiu me fazer rir em vários momentos. Mais de 60 anos de sua primeira publicação e ainda continua relevante em retratar a ?farsa sócio-político-patológica? do cenário brasileiro, segundo a definição do autor. Achei curioso o uso da palavra patológica, como se fosse uma doença enraizada em cada personagem. Pela alienação constante e as situações absurdas presentes no texto, não me parece um termo tão fora da realidade.

Odorico Paraguaçu representa de forma atemporal o político envolvente e carismático, cheio de frases de efeito( toda vez que aparecia um ?prafrentemente? era risada na certa). Ao mesmo tempo, não mede esforços para alcançar seus objetivos. A sua busca por um defunto para inaugurar o cemitério da cidade é o Brasil no seu estado mais puro.

?Em política, Dona Dorotéa, os finalmente justificam os não-obstantes.?

Sem dúvida quero conhecer mais obras do autor, foi um excelente início na sua dramaturgia.

yas201 16/09/2023

Muito legal!
Li com zero expectativas, por ser leitura obrigatória da escola, mas achei ótimo pra ler rapidinho (li em cerca de uma hora). O formato é bem legal, e achei bem engraçado também

hevyy 15/09/2023

Divertido!
Esse foi um dos livros que li mais rápido, mas decerto foi uma leitura muito divertida!
Eu amei ler esse livro, que ao mesmo tempo que foi divertido foi engraçado!

carolina 10/09/2023

Versão teatral da obra clássica
Que Dias Gomes é um mestre da literatura nordestina, todos já sabem. Mas ?O Bem-Amado? é mais que uma peça de teatro munida de crítica social; é um retrato contemporâneo do brasileiro e de sua forma de fazer política. O livro me fez desenvolver interesse por ?O berço do herói?, que comprarei nos próximos meses. De resto, fica a recomendação da novela global, com a interpretação magnífica de Paulo Gracindo como Odorico Paraguaçu.

samy 30/08/2023

Mímese do povo brasileiro
Retrato da política brasileira, de forma cômica, sarcástica e irônica. Realmente muito engraçada e bem rapidinha de ler, muito boa.

Ana.Forteski 31/07/2023

O bem-amado
Gostei, achei até engraçado em algumas partes.
Recomendo pois é um clássico, e também pois é curtinho. Me surpreendi porque a escrita não era tão densa, bem de boa.

Simone Pagliari 28/07/2023

O bem-amado
O bem-amado - Conta a vida de Odorico Paraguaçu, de sua eleição para prefeito de Sucupira até sua queda. Eu não esperava uma história tão atual, com cenas engraçadas e uma narrativa fluída como encontrei. Muito bom o livro.

EduardoCDias 11/07/2023

Hilário
A história do prefeito da cidadezinha que quer inaugurar o cemitério à qualquer custo já virou um clássico. Garantia de boas risadas e de associações com a novela da década de 70. Imperdível

Vann.Deodato 04/07/2023

Muito engraçado, favoritei.
Que livro maravilhoso! De rir do começo ao fim!

Odorico, o coronel da cidade de Paraguaçu, não gosta nada da situação da cidade: ela não tem cemitério. Ele se candidata a prefeito, ganha, faz a cidade e espera o primeiro a morrer. Mas aí é que está o grande problema: não tem ninguém nem perto de morrer.

Eu amei cada detalhe deste livro. Foi muito bem escrito. É hilário.

Feito em forma de peça teatral, Dias Gomes é surpreendente na criação dos personagens. Cada um com sua característica mais hilária. É impossível não dar uma gargalhada com o Odorico ou até mesmo com o Moleza.

Eu já sabia como era a história por causa da novela da Globo. Minha mãe falava muito dessa novela (não sou tão velha assim a ponto de ter visto na época). Então, fiquei curiosa com a história e, para falar a verdade, eu nem sabia que tinha livro. Agora quero ler mais do autor.

Sério, este se tornou um dos meus queridinhos da vida.

@eu_rafaprado 02/07/2023

O Prefeito Odorico
O Bem Amado - Dias Gomes.
5 de 5 ?? 126 páginas ( Tempo médio de leitura 4 horas).
O povo de Sucupira me acompanhou essa semana nas leituras da madrugada, naquele momento em que o sono vai embora, o Kindle tá sempre do lado pra me salvar.
- O Prefeito Odorico, finalmente eleito , cumpre sua promessa e constrói o cemitério na cidade, o que ele não esperava é que o durante os anos de mandato ninguém se atreveria a morrer pra inaugurar o campo santo.
Indignado começa a armar diversas tramoias para se livrar da vergonha do cemitério não utilizado.
Escrito em 1962, essa peça de teatro que já foi adaptada para o cinema e para a televisão, traz muitas semelhanças no que diz respeito a nossa política, acredita que o Odorico vendo que tava perdendo a credibilidade resolveu inventar um atentando contra si próprio para emocionar o povo e voltar a ser o centro das atenções? Pois é!
Uma leitura rápida e muito divertida!
Andre234 02/07/2023minha estante
Vc precisa ler o santo inquérito - crítica religiões e o berço do herói - critica a figura do herói que salva a população, os populistas, recomendo os dois livros e tb são curtinhos

Gilmar 03/07/2023minha estante
muito bom!

Carol.mozz 19/06/2023

Acido, engraçado, irônico e ATUAL!
Genial, a maneira que a historia é contada e que os personagens são construídos só enfatiza as criticas feitas. Mesmo antigo, critica a politica atual, a corrupção, a hipocrisia... Simplesmente maravilhoso o final com o discurso de Neco, é a chave de ouro.