A mercadoria mais preciosa

A mercadoria mais preciosa Jean-Claude Grumberg

Resenhas - A mercadoria mais preciosa

Roberta.Beira 07/09/2023

Lindo!
Depois de já ler e ver tanta coisa sobre os horrores do Holocausto, achei diferente e tocante ler uma fábula sobre o assunto. Dá a doce sensação de que todo aquele horror foi somente um pesadelo irreal, uma ficção infeliz inventada e que pode ser esquecida ao fechar de um livro. Pena que foi real.
Amor, doação, separação, superação, fé, dor, recomeço. Tem tudo isso nesse pequeno livro, nessas páginas carregadas de poesia cobrindo um pouco da realidade cruel de uma guerra. Só leiam!

Camila1856 28/11/2020

Tão lindo, mas tão triste. O epílogo acabou comigo.
"É isso a única coisa que merece existir nas histórias como na vida verdadeira. O amor."

luhalmeida2211 12/12/2020

Lindo
Foi muito satisfatório ter lido, me fez pensar e prestar atenção em casa linha. Amei.

Adiel.Guimaraes 26/01/2021

???
Um conto bem curto tendo como pano de fundo um dos fatos históricos mais tristes na história humana a 2 guerra e o nazismo o autor usa esse enredo e mostra tanto a questão da crueldade humana como também a sua capacidade de exercer misericórdia !!!! Recomendo

Malphys 24/03/2024

Uma fábula perturbadora, que faz o coração ficar angustiado, afinal, não poderia ser diferente já que fala sobre o horror do holocausto.

Sobre a desumanidade, as decisões difíceis e impossíveis que são tomadas no ápice do desespero, mas que contém uma única gota de esperança.

Para jamais esquecer. Para que jamais se repita.

magiareads 08/05/2021

Um belo e assombroso conto
Já pela sinopse é possivel saber o que se espera devido ao momento da história em que o conto se passa. Contudo, fui surpreendida por um conto escrito de uma forma tão delicada e sensível. Um final que nos dá esperança, mas que não nos deixa exigindo por mais. Ele nos deixa indignados ao mesmo tempo que nos conforta.

Raphael 06/04/2020

Favoritado
Em uma história onde os personagens não tem nomes, somos jogados em um bosque onde o desespero e o amor se cruzam para criar uma história triste e angustiante. Com um final do tipo "você decide" se é ou não feliz.

Fabio Di Pietro 15/11/2022

75 páginas que tocam a alma
Li em um único dia. História simples, mas de uma profundidade que transborda. Se alguma pessoa conseguia ser um pouco indiferente aos horrores do nazismo e da guerra, com certeza mudará de percepção após a leitura desse conto tão arrebatador. Preparem os lencinhos!

Salete 06/07/2020

"O amor, o amor oferecido às crianças, às suas como às dos outros. O amor faz com que, apesar de tudo que existe, e de tudo o que não existe, o amor que faz com a vida continue."

Um livro curto, uma história bonita e triste a beça, que te prende e quando você percebe, já acabou.
A mercadoria mais preciosa, um bebê judeu e faminto, que deu vida e esperança a um casal de pobres lenhadores, que minimizou os efeitos da guerra, da fome, do frio e da dor. Vale muito a leitura!

Arieiv 08/02/2023

A Mercadoria Mais Preciosa
"A Mercadoria Mais Preciosa", do autor e dramaturgo francês Jean-Claude Grumberg, se auto-intitula como uma fábula, e talvez, assuma esse papel com perfeição. Ao entrar nessa leitura, somos apresentados a alguns personagens, alguns poucos com nomes próprios e outros com intitulações, - a lenhadora, a mercadoriazinha - que ajudam a construir um ambiente semelhante ao que se encontra nas fábulas e contos de fadas, algo que o próprio escritor brinca no início. Apesar de tudo, não é uma fábula comum, o ambiente é estranho e mesmo o autor sendo indireto, é possível ligar os pontos e perceber a situação que realmente está ocorrendo, que a simples fábula, não é apenas uma fábula, é uma história que se baseou-se numa triste e dolorosa verdade. É doloroso acompanhar a história do pai e a escolha que teve, é doloroso vê todo o seu sofrimento em vê que tudo ao seu redor está desmorando, e há uma centelha de esperança ao ler sobre o amor que esse mesmo pai teve e do que a lenhadora também compartilhou. É uma história curta, mas tocante, que mostra que existe esperança para o ser humano apesar de tudo dizer o contrário.

Sonia231 12/04/2021

Ameeiii!
Achei maravilhoso, é duro mas ao mesmo tempo acalentador, doloroso mas também alegra o coração.

Ana 27/04/2021

???
?O amor que faz com que, apesar de tudo que existe, e de tudo que não existe, faz com que a vida continue?

Patlov 13/05/2021

muito triste, injusta e perturbadora
lido / Um casal de lenhadores que vive na total escassez e sob extremo frio, lutam para sobreviver diariamente e veem em um trem que passa perto de sua area, a possibilidade de terem acesso a alimento, a algo que os ajude.
Um dia o trem passa diante dos olhos da pobre lenhadora e um bebê é jogado.
O trem dessa história é dos 79 trens que partiram de Paris a partir de 27 de março de 1942, rumo aos campos de concentração nazistas. ?
A fábula é muito triste, injusta e perturbadora, óbvio, assim como toda a história do holocausto, mas ainda assim eu curti! A leitura foi super fluida, tem trechos bem sensíveis e profundos e o todo me trouxe mais conhecimento dessa terrível parte da história ?????
Esse é o conteúdo do livro ?A mercadoria mais preciosa?, conto escrito por Jean-Claude Grumberg e publicado em 2019.
Livro lido por mim em 04/05/2021.

Baleinha 29/01/2023

A Mercadoria Mais Preciosa
Esse livro é uma encantadora, doce e emocionante forma de entender um pouco sobre a Segunda Guerra Mundial, amor e resistência.

E o que torna ainda mais especial é que muitas falas e acontecimentos descritos no livro, sobre o Holocausto, foram vivenciados pelo autor, quando alguns de seus familiares foram levados aos campos de concentração. E através de histórias de outras pessoas que passaram por situações iguais Jean-Claude Grumberg conta essa magnífica fábula.