A mercadoria mais preciosa

A mercadoria mais preciosa Jean-Claude Grumberg

Resenhas - A mercadoria mais preciosa

MRPLM 21/04/2022

Uma história cheia de vida mesmo cercada de morte
Eu adoro histórias que tem um contexto histórico real de fundo (não é à toa que faço faculdade de história kkkk) e essa fábula foi uma leitura muito boa de terminar. Ele tem esse teor meio poético, uma estrutura fora dos padrões, personagens mais caricatos, que me encantou. Terminei extremamente rápido, foi super fácil de ler e achei que a parte sobre o autor complementou a história ainda mais. Uma leitura que merece a atenção!

Andressa.Silva01 27/06/2020

A história é triste e incrivelmente belo, não consegui parar de ler.

Salete 06/07/2020

"O amor, o amor oferecido às crianças, às suas como às dos outros. O amor faz com que, apesar de tudo que existe, e de tudo o que não existe, o amor que faz com a vida continue."

Um livro curto, uma história bonita e triste a beça, que te prende e quando você percebe, já acabou.
A mercadoria mais preciosa, um bebê judeu e faminto, que deu vida e esperança a um casal de pobres lenhadores, que minimizou os efeitos da guerra, da fome, do frio e da dor. Vale muito a leitura!

Dani 16/06/2023

O holocausto
A mercadoria mais preciosa de Jean-Claude é um livro pra emocionar ...
Um "pobre"casal de lenhadores,nutri por anos o desejo de serem pais ,sem nunca o alcançarem..
No entanto,nessa epoca,em q judeus eram massacrados,um pai judeu joga seu bebe de um trem em movimento com o intuito de salva-lo de seu tragico destino...
A"pobre"lenhadora,tem a sorte de o encontra-lo,e acreditando serem suas preces atendidas pelos "deuses"do trem,recebe essa criança como á teu proprio filho..
Apartir de entao,acompanhamos a jornada desse casal em meio a guerra e aos horrores q os judeus estavam sofrendo.Enfrentam muitos desafios para manterem esse bebê judeu em segurança ,e para alimenta-lo qnd a comida era tao escassa ou quase q inexistente nessa epoca tao sofrível ...
Enfim,o livro é uma reflexao sobre a natureza humana,e a importância da compaixão e da empatia em tempos dificeis,e principalmente para refletirmos sobre o que podemos fazer para tornar o mundo um pouco melhor...
Ps:fiquei curiosa sobre o q estava escrito nos papeis q a "pobre"lenhadora recebia lançados pelas maos dos "Deuses "do trem,aos quais ela guardava por nao saber ler...

Bruna 24/02/2022

É uma história bem curta e rápida porém com uma carga emocional que transborda sua pequena quantidade de páginas.

Laryssa Barros 30/09/2020

Extremamente forte!
"O amor que faz com que a vida continue"

Um livro magnífico e cru, uma breve história de partir e reconstruir o coração, uma mostra de que embora sempre vai existir o mal, podemos ter certeza de que também sempre existirá o bem.

Beto.Farias 12/11/2020

Raso, profundo..
Com uma história entrelaçada aos tempos do holocausto, jean claude grumberg imprime uma leitura prazerosa e instigante, sobretudo, ao que tange as nuances da vida vertidas no amor , na esperança , na compaixão e na perseverança sobre um paralelo conflitante de imensurável dor e sofrimento passível da condição de existência do ser..

marianamanzano 31/08/2022

não esperava nada
comecei a ler no metrô como quem não quer nada e foi muito legal.

tem uma proposta e uma linguagem bem interessante e bem tocante.

é uma história que vai te deixar com o coração partido, mas no final você vai ficar muito emocionado, independente de ter ou não curtido a leitura.

recomendo!

natália rocha 21/01/2021

Quando eu peguei esse livro nas mãos, eu não fazia ideia do seu assunto nem do contexto em que a fábula se insere. Apesar de curto, é um livro emocionante, triste e com uma mensagem muito bonita sobre o amor.

Um casal de lenhadores muito pobres vive em uma floresta, e todo dia observam a passagem de um trem pela ferrovia ali perto. A mulher, ingênua, questiona o destino daquele trem e o motivo de nunca conseguir ver seus passageiros: nem uma palavra, um aceno. Na verdade, eram trens abarrotados de judeus sendo deportados para os campos de concentrações nazistas.

‘’Os dias se sucederam aos dias, os trens aos trens. Em seus vagões chumbados, agonizava a humanidade. E a humanidade fingia ignorá-lo. ’’

Paralelo a história dessa lenhadora, há a história de um pai a caminho do campo de concentração, no trem tão observado, com sua esposa e dois filhos gêmeos. Num ato de desespero, o pai decide salvar um de seus filhos e o atira para fora da veiculo.

No lado de fora, a lenhadora observava. Essa mulher desejava um filho mais que tudo. Naquele dia, ela acreditou ter suas preces ouvidas: recebeu do trem a mercadoria mais preciosa.

A história dessa fábula gira em torno de duas famílias que lutam para proteger os seus sem medir esforços. Escolhas difíceis, coragem, esperança e recomeços estão presentes em todas as páginas.

Além disso, o livro fala sobre o amor e sobre a compaixão. Sobre aprender a amar em um meio tão hostil.

‘’O amor que faz com que, apesar de tudo o que existe, e de tudo o que não existe, o amor que faz com que a vida continue. ’’

Depois de ler toda a história, que já nos tira o fôlego, o livro nos fornece um epílogo mais emocionante ainda. É um livro bem curto (75 páginas), mas muito denso já que trata de um evento histórico tão terrível.

Camila.Garcia 02/03/2023

A mercadoria mais preciosa sempre será o amor!
Este livro é um conto, ou melhor, uma fábula curtinha, 80 páginas, que apesar de pequeno, deixa uma mensagem fantástica sobre o amor em sua plenitude.

Conta a história de duas famílias, que se conectam por uma incrível mercadoriazinha.
Mas preciso dizer que nem tudo é lindo nessa história, pois ela relata as barbaridades no tempo do holocausto.

A escrita é admiravel, é impactante e ao mesmo tempo, extremamente simples.

Amei mesmo e recomendo demais!!

Rittes 19/02/2021

A mais preciosa
Uma fábula, um conto ou apenas uma fantasia que mexe com as emoções de quem lê? Acho que um pouco de cada. Forte e emocionante, vai ganhando corpo a medida em que caminha para o final. Garanto que dificilmente você ficará indiferente. Experimente, já que dá para ler em pouquíssimo tempo.

karol 20/03/2022

Uma fábula curta, mas triste e pesada como qualquer história sobre a 2 guerra.
É sobre 2 histórias que se cruzam, e como o amor consegue resistir ao tempo, a guerra e a morte.

Sonia231 12/04/2021

Ameeiii!
Achei maravilhoso, é duro mas ao mesmo tempo acalentador, doloroso mas também alegra o coração.

Ana 27/04/2021

???
?O amor que faz com que, apesar de tudo que existe, e de tudo que não existe, faz com que a vida continue?

Patlov 13/05/2021

muito triste, injusta e perturbadora
lido / Um casal de lenhadores que vive na total escassez e sob extremo frio, lutam para sobreviver diariamente e veem em um trem que passa perto de sua area, a possibilidade de terem acesso a alimento, a algo que os ajude.
Um dia o trem passa diante dos olhos da pobre lenhadora e um bebê é jogado.
O trem dessa história é dos 79 trens que partiram de Paris a partir de 27 de março de 1942, rumo aos campos de concentração nazistas. ?
A fábula é muito triste, injusta e perturbadora, óbvio, assim como toda a história do holocausto, mas ainda assim eu curti! A leitura foi super fluida, tem trechos bem sensíveis e profundos e o todo me trouxe mais conhecimento dessa terrível parte da história ?????
Esse é o conteúdo do livro ?A mercadoria mais preciosa?, conto escrito por Jean-Claude Grumberg e publicado em 2019.
Livro lido por mim em 04/05/2021.