A Padaria dos Finais Felizes

A Padaria dos Finais Felizes Jenny Colgan

Resenhas - A Padaria dos Finais Felizes

Nayara 24/06/2021

Polly precisa reorganizar sua vida agora sem o marido e a empresa conjunta que acabou indo à falência. Sua vida está aos avessos e ela pretende recomeçar do zero, longe das pessoas e da cidade onde sempre viveu, com isso decide ir pra uma ilha de maré na Cornualha. Entre os desafios Impostos pelo local que está morando e a necessidade de conseguir um emprego para se sustentar ela faz pães maravilhosos como forma de escape da frustação e da tristeza. Mas este hobby a leva mais longe e Gillian, a padeira da cidade, não facilita sua vida. Polly se envolve na rotina da cidade e aos poucos passa a compreender seus habitantes e amar a peculiar vida na ilha.

Gostei do enredo e dos personagens, é uma daquelas histórias pra aquecer o coração.
Apesar do foco do livro não ser o romance, ele foi muito bem vindo na narrativa.
Leve e fofo, mas também nos revela a coragem e a resiliência da protagonista, afinal, não é fácil recomeçar a vida longe de tudo que se conhece e sem ter a menor perspectiva do que o futuro reserva. E no caso de Polly era isso que faltava, uma mudança de rota que a fez recalcular o rumo pra uma vida mais simples e feliz.

Além disso, a escrita da autora é boa, o que torna a leitura fácil e rápida. E no final tem algumas receitinhas que dão água na boca.

estantedaju 16/09/2020

🍩 Aquele livro que já te ganha pela capa, deixa o coração quentinho e enche a boca de água!
🧁 A Padaria dos Finais Felizes foi o primeiro livro que li da Jenny Colgan, e agora pretendo ler vários outros!

☕ O livro começa quando a vida de Polly e Chris parece um fracasso total: uma empresa falida, um monte de dívidas, uma ilusão de que conquistariam a felicidade ao morar em um apartamento chique e um relacionamento em que o companheirismo e o amor já foram para o ralo há tempo.

🇬🇧 Aceitando a nova realidade e buscando reconstruir (ou pelo menos manter) a sua vida, Polly sai em busca de um novo lugar para morar, a fim de colocar as coisas em ordem até que as questões financeiras e o pessimismo de Chris se resolvam. E é aí que ela descobre Cornualha, um condado que fica na Inglaterra e será o seu refúgio.

🥐 Ali, Polly se depara com um novo estilo de vida, conhece novas pesssoas e histórias muito diferentes da sua. Com alguns, ela cria laços de amizade e companheirismo, incluindo Huckle, Neil e Tarnie (um papagaio do mar, um pescador e um apicultor, mas vou deixar para vocês descobrirem quem é quem), e também enfrenta a hostilidade de alguns moradores mais tradicionais e que não veem aquilo que sai do "padrão" com bons olhos. No entanto, há também a possibilidade de uma nova vida, e conciliando sua grande paixão: pães.

🍞 Estou encantada pela coleção Romances de Hoje, que fala sobre mulheres atuais que lidam com problemas cotidianos e buscam conquistar seu espaço. Recomendo muuuito para quem gosta de um bom romance, e preparem-se para desejar um pão quentinho e para enxugar algumas lágrimas hahaha.

site: https://www.instagram.com/livrosepaixoes_/

isapriori 22/03/2021

Eu gostei do livro, mas, sinceramente, estava esperando muito mais, então me decepcionei um pouco. Senti que faltou desenvolvimento em algumas questões e desgostei de alguns acontecimentos ao longo do livro. Mas gostei bastante de ver a evolução da Polly.

Sa 26/06/2021

Superação, autonomia e romance
Nesse livro acompanhamos a história de Polly, uma mulher que está vendo a vida desmoronar diante de seus olhos, sua empresa faliu junto com seu relacionamento, e ela precisa recomeçar num lugar novo, diferente num apartamento que exige muito trabalho. Para liberar suas tensões, passa o tempo todo sovando massa, testando sabores para pães e encantando os moradores da ilha com eles.
A jornada de Polly é contado de modo leve, com muito bom humor. Vê-la se transformar de alguém fragilizada e desgastada para alguém forte, decidida, segura de suas decisões e escolhas é incrível. E o romance faz parte dessa reconstrução da personagem mas não é por causa dele que ela cresce. Ele não é a parte principal da superação da protagonista e isso é um ponto positivo.
E como o romance não é o foco, a amizade tem um papel importatíssimo. A Kerensa, os pescadores, o próprio par romântico e principalmente o papagaio-do-mar Neil (coisa mais fofa!). São essas amizades e nossa capacidade de construí-las que fortalecem e ajudam no recomeço da protagonista.
Tudo bem que me incomoda a presença daquele amigo super hiper rico que esbanja dinheiro e é essencial pra algumas ações da história, mas isso não prejudica a narrativa (apenas empobrece um pouco). Mas, convenhamos que é uma coisa que todos queríamos e acabamos vivendo com a Polly. Pra que realidade né?!
A gente lê rapidinho e é uma delicinha! E tem receitinhas de pães no final que estou pensando em tentar... Ou seja, super recomendo.

Stephany 03/10/2020

Um pãozinho quentinho
Essa coleção Romances de Hoje da Arqueiro esta magnífica!
É o segundo livro da Jenny Colgan que eu li. Eu não gostei muito de A pequena livraria dos sonhos, mas amei muito esse! Achei que tudo foi na dose certinha! Os personagens são cativantes, a história me prendeu e eu soltei vários risinhos. É uma história sobre mudanças e amadurecimento. Uma fofura. Polly, me de 2 trancinhas de queijo, por favor.
O final do livro tem algumas receitinhas de comidas que ela fala na história. Um livro feito com muito carinho, pãezinhos e chá.

Maduu2 27/01/2023

A Padaria dos Finais de Felizes
Eu achei a história bem inspiradora, me deu vontade de realmente viver a minha vida sem ligar para o que as outras pessoas dizem!
Eu amei a Polly e o desenvolvimento dela em relação a vida dela, amei o fato dela ter superado tanta coisa sem deixar de ser feliz! Quando aquela tragédia aconteceu, eu fiquei muito mal, mesmo estando indignada com tal personagem, eu fiqueial por ele... O passado de umas pessoas daquele lugar me deixou no chão e eu realmente entendi a dor deles...
Sobre o casal principal, achei que voltou alguma coisa entre eles, mas em si eles são muito fofos!
Vou levar a Polly como inspiração para a minha vida, pois eu realmente amei essa mulher cara!

Karime 05/10/2020

Bem ruinzinho
Só segui com o livro porque tinha lido outro da autora e achado bonitinho, então fui na insistência, mas foi pura decepção. Sei lá.. tudo acontece rápido demais, então as cenas são corridas e rasas. E tem uns acontecimentos e personagens nada a ver, incluindo o cara que ela fica e os melhores amigos de ambos.
Josi.Novais 17/10/2020minha estante
Menina até os 40% tava bonzinho, mas aí a autora fez merda, atrás de merda. Que protagonista, boba, ingênua, fácil de ser feita de idiota e no fim super compreensiva com quem faz dela de boba. O outro livro da autora "Livraria dos Finais Felizes" e o do mesmo jeito, só muda o nome dos personagens, o mesmo tipo de triângulo... Aff desisto dessa autora.

Karime 29/10/2020minha estante
Exatamente @Josi.Novais!!!

Riva 18/05/2023

Amei essa história!
Personagens bem retratados e cativantes.
O Huckle é o Huckle e dispensa mais comentários.
O Tarnie e seus amigos marinheiros são encantadores, mesmo quando aprontam. Foi muito bom conhecer um pouco da lida deles.
O Reuben me fez ter antipatia dele, mas depois fiquei foi rindo. Ele e a amiga da Polly mereciam um livro só para eles.
E o Neil é o Neil? só quem ler vai entender o quanto o Neil é fofo.
A a Polly deu a volta por cima!
Teve uma passagem que me deixou bem triste e outra que me deixou com raiva.

Anninha 22/01/2023

A história é muito gostosinha de ler, bem fluída e tem uma ótima pitada de comédia. Quero ler outros da autora

Isadoris 24/07/2022

Que fofura!
O livro é rápido e além de ser um romance clichê, ele tem muito desenvolvimento e bastante mistério no meio, o que faz com que o livro não seja tão clichê assim, eu diria que é um clichê na medida certa.

Josi.Novais 28/10/2020

Bem ruim...
Sabe quando o livro promete muito e não entrega nada? Pois é, esse livro é desse jeito.
A única coisa boa dele são as receitas do final. Li o outro livro da autora "Livraria dos Finais Felizes" tinha achado bem medíocre, mas esse conseguiu ter uma protagonista pior.
Sinceramente não sei o que passa na cabeça de um autor escrever um monte de bobagens e acreditar que o leitor vai achar romântico e fofo. Veja bem, a Jenny acreditou que seria legal colocar uma protagonista apegada a um animal silvestre, que seria legal ela sentir luto por alguém que mal conhece, fazer cena em cerimônia religiosa e consolar esposa enviuvada (essa pra mim foi a pior parte, ela inventar um drama para nos sensibilizarmos com a Polly), que seria legal ela fazer um auê por um beijo e depois se comportar como criança birrenta, que não quer conversar.
Mas, não foi só com a protagonista que a autora fez merda, ela fez isso com os personagens masculinos também, que tal criar a imagem de um homem coitado passando por crise no casamento e se aproveitando da nova moradora para ter um sexo extraconjugal? Ou do cara que após um rompimento fica com coração partido saí mundo afora e quando conhece alguém conta tudo sobre o antigo amor para essa pessoa, aí deduz coisas erradas foge novamente e conta tudo sobre essa nova pessoa adivinhem? Para antiga namorada. No entanto, o pior pra mim é essa mania de colocar um cara podre de rico que se envolve com a menina e ameaça comprar a firma que ela trabalha se a mesma não tirar umas "férias" para ficar com ele. Parece que as autora britânicas gostam desse tipo de poder e opressão.
Tudo nesse livro é o que se recomenda não fazer com relacionamento que não deu certo: a) não fale com o ex;
B) não seja tolerante com alguém que te sacaneou por vontade própria;
C) Se existe mal entendido converse.
É um enredo esquizofrênico, com a escrita lenta e arrastada. Definitivamente eu desisto dessa autora.
Josi.Novais 07/11/2020minha estante
Esse livro me deixou numa ressaca literária e ferrou com meu mês de leituras, ódio me define com esse livro!

esmp 18/04/2021

Devorei!
Devorei o livro igual devoraria os pães feitos pela Polly. Que vontade de conhecer essa padaria... rs

O final já suspeitava, mas ainda assim foi um livro mto gostoso de ler. Super recomendo.