O Diário de Bridget Jones

O Diário de Bridget Jones Helen Fielding

Resenhas - O Diário de Bridget Jones

Dani 26/04/2020

A todas as Bridgets da vida real
"TERCA-FEIRA, 7 DE MARÇO
[...] Vejo que ficou muito fácil achar uma dieta que se adapte a tudo o que você tem vontade de comer. Concluo também que não se deve escolher uma dieta e misturar com outra, mas seguir uma só, à risca - exatamente que vou começar a fazer logo depois de comer este croissant de chocolate." 😁🍫
Adoro este trecho do livro. Isso porque me identifico com ele. Quem nunca prometeu a si mesmo, de pés juntos, que iria começar uma dieta séria logo depois de um último, merecido e delicioso mimo, não sabe o que é se iludir! 😂😂😔
Mas é isso que faz Bridget Jones ser uma personagem tão incrível, ela é gente como a gente. Mulher na faixa dos 30 anos, faz resoluções de ano-novo, está tentando parar de fumar, luta contra a balança, viciada em comprar bilhete de loteria, solteira, tem uma paixonite grave por Daniel, seu chefe, e não pode ir à uma festa sem ser incomodada com perguntas constrangedoras do tipo: "como vão os namorados?".
Cozinha nada bem (a não ser que você ache uma sopa azul normal), mas sempre compra livros de receita de chefs famosos e sonha em preparar um jantar maravilhoso para os amigos.🍝🍢

Acompanhamos Bridget Jones durante um ano inteiro, que conta histórias hilárias em seu diário.
🙈😹 Helen Fielding faz com que Bridget Jones seja uma mulher comum, em ambientes e situações tão corriqueiras que quem lê consegue facilmente identificar alguma "Bridget" no círculo de amizades ou pelas ruas. Isso quando o próprio leitor não se identifica com ela - como foi o meu caso. 🙆😉
📖
Estou in love pela Bridget e louca para ler a continuação dele! Então, dito isso, é claro que indico muito esse chick-lit incrível!

.📖 🍷

site: @entrelivrosecafeshome

May 24/04/2020

É impressionante como autores conseguem criar releituras que mesmo totalmente opostas a obra ainda assim apresentam muitas de suas características.
Aqui temos a releitura de Orgulho e Preconceito, nos dias atuais, com personagens desconstruídos.
A protagonista é o oposto de nossa Lizze, que era uma mulher muito afrente de sua época. Nesse livro sentimos que em muitos momentos a Bridget precisa de um homem para ser feliz, de um casamento e temos o fato da personagem ser um tanto "boba" e falar muita coisa sem noção. Sim, essa foi a parte que eu não gostei do livro, todas as características negativas associadas a figura feminina.
Aqui temos também uma reinvenção dos pais, que eu achei simplesmente genial. Um casal que está junto por anos e de repente a esposa (mãe da protagonista), resolve que não quer mais aquilo e começa a se reinventar, e é simplesmente maravilhoso e divertido (ela arruma muiiiita confusão).
A Bridget tem uma seleção bem diversificada de amigos, e eles são muito bem construídos, existe uma dinâmica ótima entre eles, a forma como se ajudam e se criticam, buscando o crescimento um do outro, eu sinceramente amei isso, sem falar é claro que o Tom é gargalhada na certa.
Mas esse é um livro de romance, então vamos a parte importante... Bridget tem muitos 'romanxes', ela se envolve com o chefe, com um carinha mais novo (ela explora seus horizontes) e com nosso querido Darcy, que é o personagem mais fiel ao livro original.
Para concluir, é uma leitura divertida, com muiiitos personagens cativantes, porém com muitos preconceitos sociais, muitas coisas que eu não concordo nas atitudes da personagem, e que sim, atrapalham a leitura da obra.

Andréa 21/04/2020

Divertido e leve
Livro muito fiel ao filme, tenho lido muitos Trillers ultimamente e estava precisando de imã leitura leve e divertida com Bridget Jones. ?

Renata 19/04/2020

Bridget Jones deveria virar disciplina na escola.
Engraçado, comovente, romântico, constrangedor e a frente de seu tempo... época em que o feminismo está começando a ter destaque Bridget Jones já era de certa forma empoderada ao mesmo tempo em que sua insegurança arrancava as melhores gargalhadas do livro, Bridget Jones é a visão da mulher do novo século.

Priscila.Kuczma 17/04/2020

O início dos chick lits
Se você gosta de sophie kinsella, pode apostar que muito foi da inspiração desse livro que é da década de 90.

Os tempos eram outros, então a obsessão de bridget com peso, namoro, bebida e cigarro eram ?normais?.

O livro tem levemente umas cenas feministas, mas que no geral a própria personagem não segue haha.

Um bom livro mas longe de ser incrível

NaCarol 16/04/2020

Leve, divertido e ágil
O Diário de Bridgett Jones tem uma história simples, com conflitos cotidianos, porém a narrativa irônica e hilária faz com que você se apaixone rapidamente pela leitura. A personagem principal tem um milhão de defeitos criando identificação imediata com o leitor. Tem seus clichês, e como qualquer boa comédia romântica, faz com que você suspire por eles. Recomendo demais!

Pâm @Estantedasabelhas 16/04/2020

balanças
Fujam das balanças ahahah a Bridget me assustou com a quantidade de vezes que ela se pesa ahsuahsuas ela poderia muito bem fazer nutrição, amei ler esse livro tão famoso

Luciana 08/04/2020

Leitura super divertida. Sempre vou amar reler. Li quando adolescente, adulta e depois dos 30 anos.

Aninha 08/04/2020

Um pouco decepecionada
Essa era a segunda vez que tentatava terminar esse livro e pela segunda vez desisti. Sou muito fã dos filmes e comprei o livro achando que seria melhor mas achei muito chato, e em algumas partes com muita encheção de linguiça como por exemplo, passar duas páginas só falando oq tinha comido no dia, desisti de novo. Primeira vez que acho um filme superior ao livro.
Carolina.Teixeira 08/04/2020minha estante
Eu tinha lido o livro antes do filme. E o filme me conquistou surpreendentemente. Se alguém me pergunta, indica o livro ou o filme. Indico o filme. Ele envolve de um modo único, a Bridget no filme ganhou uma vida sem igual. E falo, se assistiu o filme, nem leia o livro.

Aninha 08/04/2020minha estante
É estranho acontecer isso pq geralmente é o contrário né? A gente fala aaah nem veja o filme pq o livro é infinitamente melhor! (Como percy jackson por exemplo) no caso de Bridget eles conseguiram deixar o filme perfeito comparado ao livro

Carolina.Teixeira 08/04/2020minha estante
Sim, Sim. "A pele em que hábito" é outro filme que não vale a pena a leitura do livro. O filme é infinitamente melhor.
A coleção dos "Para todos os garotos que amei" eu escolhi só assistir o filme e tem sido ótimo. Porque gosto da história dos filmes. (Apesar das reclamações) ;)

Aninha 09/04/2020minha estante
Eu só conheço os filmes de para todos os garotos que já amei, acho fofo e só ouvi falar em A pele que hábito. Mas um filme que acho tão bom quanto o livro é o primeiro filme de Nárnia, óbvio q no livro tem mais detalhes e queria muito que tivessem contado a história de "O sobrinho do mago" primeiro mas eu acho o filme incrível também e até hoje sou apaixonada pelo ator q faz o Edmundo, o Skandar Keynes ? kkkkkk

las.anjos 05/04/2020

Falha
O diário de bridget jones é um romance leve e engraçado, pena que ele falha nisso.
A escrita é cansativa e como já diz o título, é em formato de diário, no entanto, o livro falha como diário sendo inverdadeiro ( quem escreveria assim?), mas ao mesmo tempo força cortes abruptos na escrita. Além de ser cansativa, os personagens são desinteressantes e esquecíveis ao ponto de eu ter um histórico de leitura reclamando do estereótipo do melhor amigo gay, mas no meio do livro já esquecer totalmente dele.
Como se isso não fosse motivo o suficiente para querer abandonar a leitura, cada capítulo/dia vem com quantos quilos a personagem está e quantas calorias ela consumiu, o que torna angustiante de ler (temos o mesmo peso, pq ela acha isso ruim?). Enfim, eu sinceramente não consigo ver um ponto positivo nesse livro, o que me forçou a abandona-lo.

Luana 03/04/2020

Leve e divertido
O livro, como o título já diz, é em formato de diário onde é dividido por meses e no início dos dias vem informações específicas como: quantidade de calorias ingeridas, quanto está pesando, quantos cigarros fumou e etc. A personagem conta seu dia a dia através das páginas de seu diário onde podemos conhecer mais sobre ela. Bridget Jones é uma mulher na faixa dos 30 anos que está doida para ter um namorado e não aguenta mais todo mundo que conhece perguntando porquê ela não namora. É divertida e atrapalhada e sempre tenta fazer dieta para emagrecer.

No início do ano, assim como a maioria das pessoas, faz uma lista das metas que quer alcançar no ano que se inicia e no que quer abandonar e entre as principais delas estão: parar de fumar, não ser mais apaixonada pelo seu chefe e beber menos álcool.

Ao longo de seu ano, ou seja, ao longo do livro vimos os desastres amorosos, suas saídas com sua amigas e suas tentativas desesperadas para emagrecer. Um ponto que me chamou a atenção é que o livro foi escrito na década de 1990 porém o feminismo é muito presente, principalmente quando Bridget está com suas amigas e isso me deixou muito feliz pois esse assunto não era muito abordado na época e a autora trouxe isso para seu livro e foi algo surpreendente para mim pois não esperava ver nada disso no livro.

Muitas mulheres devem se identificar com esse livro pois há várias situações que a protagonista passa que nós já passamos ou nos lembramos de uma amiga que já passou por isso também. É um livro rápido, leve, divertido e engraçado de se ler. Ri sozinha em várias partes dos desastres do dia a dia de Bridget. E no final fiquei com vontade de ser amiga dela pois, além de se mostrar uma personagem única, também mostrou que é real como nós: sofre por amor, sofre para emagrecer, se diverte com suas amigas e também tem que lidar com problemas familiares. É um livro feito para nos fazer fugir da realidade e esquecer dos nosso problemas.

site: https://fofocaliteraria.wordpress.com/2020/04/03/resenha-o-diario-de-bridget-jones/

PatyFOliv 14/03/2020

Sabe quando tu te identifica com um livro sem nem ao menos fazer algo parecido? Foi bem isso que aconteceu comigo quando eu li... nunca vivi nada parecido, ainda assim me reconheci em pequenas atitudes e "paranóias". Recomendo e muito!

Katy 02/03/2020

Quando eu penso que a minha vida tá ruim, eu lembro da Bridget. Logo passa