A Casa Murillo Pocci

Resenhas - A Casa

1 | 2 | 3 | 4

Carlinha 31/01/2021

Assustador
O livro é incrível, a narrativa é frenética e prende o leitor.
É curtinho, então consegui terminar bem rápido porque foi difícil largar antes de chegar o final.
Sobre a história, é uma maneira metafórica de nos mostrar conflitos internos que muitas vezes são enterrados naquele lugar mais escuro dentro de nós.
A forma como o autor descreve os capítulos é maravilhosamente habilidosa, descritiva e gráfica na medida. É tão leve quanto uma poesia.
Recomendo sim!

Savio.Batista 08/02/2021

Uma viagem pessoal
O autor deixa claro o quanto acontece em nosso próprio mundo, o quanto as batalhas internas são tão, ou ainda mais, importantes quanto as externas. A Casa é um livro que você lê para conhecer a si mesmo, uma obra digna do renome que tem.

Raquel 16/02/2021

Assustador e delicado ao mesmo tempo
Um homem acorda e não há nada no seu apartamento, nem mesmo seus parcos móveis. Ele está nu, suas roupas estão num canto da casa, e onde está seu gato Júpiter? Veste as roupas e encontra dentro do bolso da calça um bilhete com um endereço. Sai pelas ruas buscando alguma pista do que acontecera. Vai à faculdade, porém não existem mais registros da sua matrícula. Vai às casas de seus pais e amigos, mas todas estão fechadas e abandonadas. Não há mais o que fazer para tentar entender sua nova realidade, a não ser ir para este endereço que está no bilhete e enfrentar o que estiver por vir. Neste endereço tem uma casa.

Essa casa tem uma arquitetura bizarra por fora, parece que não se sustentaria sozinha, e uma ainda mais bizarra por dentro, pois muda a cada vez que você passa por uma porta. É uma casa impossível. E seus familiares e amigos estão todos trancados lá dentro.

Na sua jornada por dentro da casa, o protagonista vive a cada esquina uma situação mais inóspita que a anterior. Revive pesadelos de infância, encontra seres assustadores e assiste uma ou outra pessoa amada morrendo. Mas nem tudo é ruim. Ele também encontra aliadas, que o dedicam compreensão, carinho e o incentivam a continuar sua jornada pela casa, de forma a vencer os seus medos mais profundos e resgatar suas relações.

A Casa é uma viagem para dentro de si mesmo e, como não poderia deixar de ser, me fez viajar para dentro de mim. Murillo Pocci tem uma escrita tão realista que em muitos momentos eu me peguei com o coração acelerado, como se estivesse eu mesma vivenciando um pesadelo. O autor utilizou de analogias perfeitas para nos contar um pouco sobre uma fase tão sombria da sua vida, onde teve que lutar contra uma depressão que destruía a si mesmo e aos mais próximos de si. A escrita é delicada e aos poucos vai revelando o que são essas analogias, não sendo um soco na cara (ou gatilho) para aqueles que vivenciaram ou vivenciam depressão. Aliás, quem infelizmente passou por isso consegue identificar com mais clareza as analogias do livro, bem como os sentimentos por trás da trama, as consequências de deixar nossos medos se retroalimentarem e crescerem, as sensações sufocantes das crises de ansiedade e pânico.

Apesar de parecer uma viagem a um passado horrível, A Casa, na verdade, é um livro lindo e encorajador para aqueles que vivenciam depressão. A mensagem otimista ao final mostra que é possível, sim, passar por momentos ruins na vida, mas sair dessa situação, e a sensação é de como se você finalmente tivesse conseguido colocar a cabeça para fora da água, depois de muito tempo quase se afogando.

Sabe, poucos foram os livros que conseguiram me fazer chorar. Esse foi um deles. Eu recomendo com todas as minhas forças.

Tici 16/02/2021

A Casa
Comecei a leitura desse livro achando que se tratava de um terror sobre uma Casa mal assombrada, mas acabei descobrindo que se trata muito mais do que isso.
Nosso protagonista de repente se vê em seu apartamento e nada é como antes. Tudo desapareceu e não somente objetos, mas também entes queridos e sua namorada. Ele então é levado até uma casa na beira de um penhasco com a promessa que lá poderá encontrar sua família e salvá-los do que quer que tenha os sequestrado.
A partir de então nos vemos envoltos nos mistérios dessa Casa que parece estar viva. Nada faz sentido dentro dela e o jovem irá começar a perceber que nem tudo lá dentro é o que parece. A Casa parece fazer parte dele.
“Essa casa... Bem, ela é um ser vivo. Ela não é só um lugar, ela é “A Casa”, entende?”
A partir daí vamos começar a mergulhar em um trhiler psicológico onde até nós, leitores, começamos a duvidar da sanidade do jovem e do que realmente representa a figura da casa na vida do protagonista.
“ Essa casa, esse lugar, é você. No momento que você entrou na Casa, ela se tornou você.”

O livro é bem rápido de se ler e nos leva a uma viagem para dentro da mente humana, onde a casa faz alusão ao caos que é nossa psique. Será que também nos perdemos em nossa própria mente, e ficamos lutando para sair de lá ilesos? E quando A Casa nos vence, o que será que acontece com nosso corpo e nossa saúde mental.
Usando metáforas e comparações, o autor faz uma completa viagem para dentro dos demônios internos de cada um e sobre o esforço que fazemos para lutar contra nós mesmos. Contra os monstros que criamos durante toda nossa vida. Desde a infância até a vida adulta.
Um livro que vale a pena ser lido. E mais de uma vez. Tenho certeza que após uma releitura vamos conseguir captar muito mais do que o autor tentou passar.
Recomendo demais.

Kaah 25/05/2021

A Casa..
Eu comecei esse livro pensando que não teria algo pra poder refletir, por alguns momentos fiquei confusa demais, até pensei em desistir de ler. Mas fui lendo, lendo, lendo.. Comecei a me identificar com algumas coisas que ele sentia, voltou a prender minha atenção, pensando agora, tudo faz sentido sobre A Casa ser tão necessária pra ele, deveria ser para todos nós que temos algum tipo crise, que tenha depressão.. Eu acredito que tem até gatilho pra quem sofre de crise de ansiedade forte, eu tenho e ele relatando o que estava sentindo me trouxe toda aquela sensação ruim que sinto quando tenho, mas, apesar disso, esse livro te faz enfrentar os seus maiores medos, crises, te faz refletir sobre cada personagem necessário que tem, desde os piores. Eu amei demais esse final, amei o que o livro quis passar, quis fazer o leitor sentir. Leiam, vale muito a pena.

Bianca - @ZumbiLiterário 10/01/2020

”Realidade é um conceito distorcido nesta casa. Quero dizer, vai me dizer que ainda não percebeu? As coisas não fazem muito sentido aqui dentro.”

Um rapaz acorda em seu apartamento, mas tudo está diferente, os moveis, suas roupas até mesmo seu gato desapareceram. Apavorado, tenta encontrar alguém que conhece, mas não encontra ninguém. Um homem misterioso o conduz para “A Casa”, o local onde terá que desafiar seus maiores temores para resgatar sua vida inteira.

“Essa casa... Bem, ela é um ser vivo. Ela não é só um lugar, ela é “A Casa”, entende? Possui consciência, vida própria, vontades e desejos tangíveis...”.

Eu gosto de começar um livro sem saber nada sobre ele, mas dessa vez eu já sabia um pouco o autor passou por um tratamento para lidar com depressão e ansiedade, então quis colocar no papel seus sentimentos e o que isso significou para ele.

No começo da história fiquei confusa, tentava a todo o momento dar significado aos personagens e aos acontecimentos, mas não conseguia.

Com o desenvolvimento da obra eu senti a dor, a angustia, o sofrimento e a impotência do personagem principal, como é difícil aceitarmos que estamos com um problema, e admitir que precisamos de ajuda.

Existem personagens chaves na “Casa” que estão lá para ajudar nosso protagonista. Quando eu encaixei todas as peças, entendi o que cada personagem representava e meu queixo caiu!

Confesso que não consegui absorver tudo que o livro pode passar, provavelmente quem sofre ou sofreu de depressão e ansiedade tenha uma visão totalmente diferente da minha. Para mim esse livro trouxe muito aprendizado, acredito que caso eu releia terei uma nova experiência e absorverei muitas coisas que nessa primeira vez nem percebi.

“Você me adentrou, e daqui você não sairá vivo”

site: https://www.instagram.com/p/B7JEzbajMCN/

Bina 05/07/2021

Então...
Meus deus, o que foi esse livro?
A casa foi uma jornada construtiva e interessante. Comecei o livro esperando encontrar um terror, não posso dizer que não encontrei, porém de uma maneira diferente da esperada. A casa te mostra e faz você enfrentar seus medos e monstros. E ao fim de tudo ficamos refletindo sobre o que foi tudo isso.

Kah 15/08/2021

VISITE ‘A CASA’ DO AUTOR MURILLO POCCI E ENFRENTE SEUS MAIORES PESADELOS
Escrito em primeira pessoa, o enredo terá foco em um rapaz (ou seria o próprio Murillo?), ou nas suas experiências ao adentrar a Casa. Em primeiro momento estaremos confusos com o inicio de tudo: o rapaz acorda nu em seu apartamento completamente vazio, e é aí que sua jornada começa. Porque aparentemente seus familiares e namorada sumiram, ao que tudo indica foram sequestrados.

Mesmo tentando entender o que está acontecendo o rapaz é levado até o seu destino: a casa o espera. Sua jornada de descoberta e terror começa, e só ele poderá salvar a todos que ama e a si mesmo.

Comecei a leitura pensando ser um terror (a capa engana) e terminei a leitura entendendo que era muito mais do que um livro de terror. ‘A Casa’ é uma metáfora sobre a mente humana e tudo o que nela existe, e de como fica ao deixarmos nos envolver por nossos medos, temores, nos fazendo vivenciar nossos piores pesadelos.

O enredo de inicio é confuso e pode até mesmo não chegar a prender o leitor, é preciso mais páginas à frente para entender o que está acontecendo e chegar a conclusão que o autor está escrevendo sobre um dos maiores temores do nosso século: depressão e ansiedade.

site: https://karolinibarbara.blogspot.com/2021/08/visite-casa-do-autor-murillo-pocci-e.html

Carol 01/09/2021

Não sei dizer mas faltou algo. Tem um terror psicológico muito bom mas tem horas que a história se enrola demais.

Dama Louca 03/11/2021

Sentimentos são reais.
Depressão é real.
O livro trás o assunto do século né. Nós somos os nossos piores inimigos. Somos nosso próprio monstro. Nós temos q lidar com a gente primeiro antes de lidar com o outro.
Ele trás a tona como nós esquecemos q temos algo bom e sobressai somente o ruim...
Me ajudou muito com o amor próprio. A me amar. A cuidar de mim. Da minha mente. Do meu corpo. De me dar prioridade

Cris Galaxe 03/11/2021

A Casa
A escrita do autor é excelente, a idealização da história também, porém acredito que se arrastou demais. A trama em si, poderia ter sido mais objetiva, em alguns momentos, a leitura foi maçante, por conta da falta de objetividade e excesso de descrições. Acrescento aqui que tenho costume de ler Stephen King e seu grande empenho descritivo em seus livros, consequentemente estou ambientada com esse estilo. Porém, nesse caso, Murillo, o autor dessa história, pecou em excesso de descrições e repetições, mas o enredo da história é bom, as metáforas foram muito interessantes.
Uma leitura válida!

etoiletitia 08/11/2021

Uma bela analogia da depressão
Tudo começa com o apagão das coisas mais simples da vida: os móveis da casa parecem não estarem mais lá, os amigos parecem que não estão mais lá, os parentes parecem não estarem mais lá. Tudo ao seu redor parece ter sumido ou você apenas não consegue enxergar. Segundo, a sensação de solidão extrema e desespero por não ter ninguém para te ajudar. Depois, a desorientação: ele perdido na casa sem saber para onde correr ou para onde ir, tudo parece a mesma coisa. E finalmente, a ansiedade por coisas que ainda não aconteceram mas tem muito medo que aconteça (a morte de seus parentes e namorada).
Por fim, ele se perdeu em sua própria mente (a casa) criando pesadelos e monstros que podiam matar ele por dentro.
É um livro muito inteligente que só quem já passou (ou ainda passa) por isso consegue entender. O enredo do começo é suspense ligado ao terror e, com o passar do livro, bem no finalzinho mesmo, as coisas começam a fazer sentido e o leitor consegue entender que verdadeiro terror é a sua própria mente.
Quem não consegue acompanhar a leitura no começo, eu indico não parar de ler por mais maçante que você possa achar, o final vale muito a pena.

Lhyz 01/12/2021

"Virei-me e, com passos calmos, abri a porta e atravessei a passagem."
N-O-S-S-A.
Esse livro é a definição de Thriller psicológico!! Muito rápido, dinâmico e os detalhes te prende a cada página.

A ideia para a história e a mensagem final é muito boa mesmo!
Vale a pena investir!

Jessica Pereira 03/12/2021

Uma leitura cheia de reflexão
Confesso que comecei a ler esse livro sem entender nada do que tava acontecendo, estava perdida igual ao rapaz, porém no decorrer da leitura em alguns pontos até me identifiquei e no final tudo foi explicado. Fui ler achando que era sobre terror de casa mal assombrada e fui totalmente surpreendida, porque embora não seja sobre esse tema, entendo que é terror para muita gente, porque o verdadeiro terror somos nós mesmos, para quem sofre de depressão, ou crise de ansiedade, vivemos sempre com as nossas batalhas internas.

"A Casa" é um livro encorajador e as analogias feitas nele foram muito bem colocadas e mesmo que no começo você tenha a sensação de ser uma leitura confusa, eu aconselho a continuar porque o final vale muito a pena!Foi um livro que me fez refletir, ele é bem curtinho e rápido de ler.

Rafa Baccon 03/01/2022

@colorful_literature
Já imaginou você acordar e vê que tudo em seu apartamento sumiu? Isso mesmo nesse livro tudo no apartamento some, roupas, móveis, seu gatinho e até às portas, mas tem uma caixa estranha e ao olhar tem uma roupa e um endereço. Sem saber o que fazer o primeiro pensamento é ver alguém conhecido pra saber o que está acontecendo, mas acaba todo mundo sumindo também.
O endereço que estava com a roupa é de uma casa mas não uma casa qualquer, é um casa que terá que lutar com seus maiores pesadelos para poder salvar quem ama.
De primeiro e pela capa você pensa ser um livro de terror mas não é um livro de ensinamentos, o livro mostra que você precisa lutar com seus medos e pesadelos pra se tornar alguém melhor e ajudar quem vc ama.

1 | 2 | 3 | 4