Regai as Flores Mortas

Regai as Flores Mortas J. Brandão

Resenhas - Regai as Flores Mortas

Verônica 20/07/2019

O livro me prendeu desde o início. São diálogos que nos envolvem. A avó fala com todo o conhecimento de quem viveu por muito tempo e passou por muitas coisas. Essa vozinha ganhou meu coração.
É um trama onde vemos, como acabamos julgando errado as pessoas que nos são mais caras.
Adorei!

site: @escritosdeumaleitora

Daiany.Cordeiro 25/07/2019

[...] A idade nos trás algo além das rugas. Se for boa a sua sorte [...] Lhe trará conhecimento."
Sinopse:Os diálogos entre uma neta e sua avó abordam vários temas como a vida e os relacionamentos e nos mostram como o amor pode ser complexo. Mas não se engane, as coisas não são como parecem ser.

Em princípio aparenta ser apenas um simples diálogo entre neta e avó, uma avó, cabe aqui dizer, muito sábia e inteligente, que exibe seu conhecimento adivindo de sua experiência nos diálogos com a neta, falando sobre amor e paixão;

"Paixão é uma fagulha que incendeia um mato seco. Amor é uma rocha sólida que não se quebra com facilidade."

Fala também sobre verdades e mentiras;

"Às vezes a verdade machuca mais a quem amamos do que a mentira. Então, mentimos. A verdade pode ser muito desagradável [...] Assim como a vida pode ser dura. Por isso sonhamos.

E sobre julgamentos;

"Há muitas razões para muitas ações. E muitas razões não vem ao nosso conhecimento. Não cabe a nós julgar a conduta alheia [...] Nenhum de nós tem a retidão moral ou o caráter apropriadamente ilibado para o julgamento de outrem."

Mas os diálogos não são tão simples como aparenta, cada assunto abordado tem um motivo, algo doentio. E por fim, existe um Plot twist no final que tem tudo a ver com o título do livro.

Não é do tipo de livros que geralmente leio, mas gostei, foi bom ler lido.

Claudia N. 13/08/2019

Rogai as Flores Mortas
Não conhecia o livro e, confesso, nem a autora, até vê-lo por alguns igs literários e me encantar com a capa e o título, e num dia o salvei na minha lista de desejados e no dia seguinte a autora me procurou, oferendo o livro para eu ler, de imediato já aceitei. E foi uma grata surpresa, o livro é bem curto e a leitura super rápida, pois ficamos instigados a terminar logo, para saber o que nos reserva aquela história que começa calma, com diálogos tranquilos entre uma avó e uma neta. Assim, inicia a narrativa, sob o ponto de visa da avó, com toda sua sabedoria trazida pela idade e amor de vó, desenvolve diálogos com a neta que tratam de temas como a vida, amor e os relacionamentos e como eles podem ser complexos. Porém, quando a narrativa passa a ser sob o ponto de vista da neta, já inicia uma mudança total na história, na qual o foco passa a ser tudo que se opõe à doçura da avó, assim acompanhamos essa alternância de pontos de vistas e sentimentos, até o desfecho final, que é surpreendente, confesso que não esperava por aquele desfecho, até as últimas páginas. Gostei muito da leitura, muito boa para quem procura uma leitura curta e rápida, porém de conteúdo muito forte, que fica martelando na cabela por dias após a leitura.

Douglas Martins 19/08/2019

Legal, bem loco, empolgante
Não há maneira melhor de apresentar esse livro do que com essa citação que vem logo nas primeiras páginas: "Mas quem pode saber? Quem pode saber o que há enterrado no coração alheio?"

Uma avó e sua neta conversam sobre vários assuntos, dentre eles o amor, a vida, a morte e o sentido de ambas. As duas são muito próximas, a avó adora as visitas da neta, que por sua vez gosta de ir até a avó para falar de coisas das quais não se sente à vontade para falar com mais ninguém.

Alternando entre o ponto de vista das duas, a autora tece uma história simples mas ao mesmo tempo cativante, que vai aos poucos revelando segredos, mostrando que muita coisa não é o que parecia ser antes, sem contar o final, que muito provavelmente, vai explodir sua cabecinha.

Raquel | @booksecafe 19/08/2019

Regai as Flores Mortas
O livro narra a relação de uma avó e uma neta e no decorrer do livro através de diálogos que acontecem entre elas, vamos conhecendo as personagens e suas respectivas histórias. O livro aborda sobre temas da nossa vida, nossos conflitos internos e como lidamos com eles. O que me chamou atenção foi como a autora trouxe esses temas de uma maneira tão crua e real, eu mesma parei para refletir diversas vezes e me senti compreendida e acho isso um ponto muito importante e válido. Também tem o fato de nos identificarmos com os questionamentos da neta sobre a vida, afinal todos nós temos perguntas que pairam sobre nós e apesar de muito pensar continuam sem respostas.

Bárbara 23/08/2019

Magnífico!
📚Nem tudo está às claras numa primeira análise. Assim é a vida. Quantas vezes pensamos de um jeito e, em pouco tempo, percebemos que a verdade reside justamente no oposto? É assim que você vai se sentir ao ler esta obra, dividida em 7 capítulos de rememorações, lembranças e aprendizados.
📚Os capítulos são intercalados entre narrações de uma avó e sua respectiva neta. Elas não têm nomes, sabemos apenas que a neta está na faixa dos 20 anos de idade. Podem ser quaisquer pessoas, inclusive você ou eu. Nos capítulos relativos à avó, acontecem diálogos entre esta e sua netinha querida, sobre os mais diversos temas: amores não correspondidos, mentiras e segredos, a imprevisibilidade do futuro...
📚 A avó, uma senhora que parece ser estudada e bastante refinada, recebe apenas a visita de sua neta; sua filha a abandonou, física e psicologicamente. É a jovem quem conta as novidades de seu lar, e que aproveita para regar as flores secas à volta. Nos capítulos dedicados à neta, esta faz desabafos para nós, leitores, e passamos a perceber que ela é uma personagem complexa, cujas camadas vão sendo reveladas com o passar da leitura, e que revelam que nem tudo é o que parece. Como todos nós, com defeitos e capaz de atitudes decerto duvidosas.
📚Com um final surpreendente, de leitura super rápida, é uma visão real da vida como ela é. Um drama regado a palavras muito bem escritas, de forma verdadeiramente poética. Aplausos também para a capa, com o retrato de uma figura enigmática. A priori, parece ser a senhora avó em sua versão jovem, se nos pautarmos pela postura, roupa sem decotes - entendido como decente de antigamente - pouquíssima maquiagem e uso de joia. Um ar vintage, imortalizado nessa imagem. Todavia, nunca teremos certeza.

site: http://www.instagram.com/leiturasdebarbara

Elisangela Muniz 03/09/2019

Cheio de reviravoltas
Os diálogos do início nos levam a pensar em vários aspectos da nossa vida que as vezes não damos muita importância.
A princípio acreditei que o livro todo seria assim, apenas diálogos que nos fariam refletir.
Óbvio que com o decorrer do livro isso não deixou de acontecer, mas as reviravoltas que acontecem são inesperadas.
Adorei a construção da história e como as ações da neta são desenhadas, bem calculadas e planejadas.
Livro bem diferente do que costume ler, mas bem surpreendente.
Gostei muito da leitura.

Jojo 04/09/2019

Uma história maravilhosa
Uma leitura que faz a gente refletir do início ao fim, a autora nos leva a pensar sobre a vida, diante do diálogo entre avó e neta.
Vários temas atuais são abordados no diálogo entre as duas, a neta nos representa em questionamentos que temos e que muitas vezes não temos coragem de perguntar.
Vale a pena ler essa obra incrível!

Raphaella 06/09/2019

SURPREENDENTE!
Esse livro foi uma experiência nova para mim. Com a narrativa entre avó e neta, elas intercalam como narradoras. Com o tempo, percebemos que cada uma tinha sua peculiaridade e, uma delas, uma sombria vida. Achei sensacional esse final! Totalmente uma reviravolta de tirar o fôlego, nunca teria pensado num desfecho assim. Não tinha lido antes um livro tão fácil e surpreendente assim. Parabéns a autora por ter escrito essa obra!

Micha 07/09/2019

Surpreendente demais!
Um bate papo delicioso entre uma avó fofa e sua neta amorosa, ambas narram o livro de forma intercalada. A avó conversa com a neta sobre a vida, a única visita que ela recebe é da neta e os papos são recheados de lições de vida.
A neta não é tão boazinha quanto a avó pensa, mas ela faz de tudo para não decepcionar a avó, que é a pessoa que ela mais ama. Até omitir uns fatos sinistros.
Adorei, não dá vontade de parar de ler, tanto que li em uma hora ou pouco mais que isso. O livro é curto é a escrita é fluida. O final é surpreendente, mas não dá pra explicar melhor pra não dar spoiler. Amei conhecer a autora J. Brandão, uma ótima surpresa na literatura nacional.

site: https://www.instagram.com/estantedamicha/

Iara Mazzoco 15/09/2019

Impactante, rápido.
Mais uma resenha saindo fresquinha para vocês amores, prontos?

A resenha é sobre o livro "Regai As Flores Mortas", em parceria com a autora J. Brandão.

Vamos?

#Resenha: O livro é nacional e super rapidinho de ler. Os capítulos se intercalam entre os diálogos existentes entre uma avó e uma neta.

Os diálogos são baseados em conselhos sobre amor, futuro, família e etc.

A autora não dá nomes aos personagens, e aos poucos vamos descobrindo coisas importantes, como a idade da jovem, a relação dela com os pais e o amor incondicional que ela sente pela avó.

Porém nada nunca é como parece ser e as aparências enganam completamente e o final foi totalmente o oposto do que esperava. Mas surpreendente!

O livro contém apenas 104 páginas, e em poucas horas você pode finaliza-lo!

É isso leitores, esperam que gostem e deixem nos comentários o que acharam da resenha, se já leram ou pretendem ler o livro!

Beijinhos.

site: https://livrosseriesecafeoficial.blogspot.com/2019/09/resenha-regai-as-flores-mortas-j-brandao.html

angeskoober 23/09/2019

Muito bom!
A sinopse do livro é bem sucinta e acredito que seja melhor assim. Se a gente contar muito desse livro, as surpresas poderão ser reveladas. Eu já tinha lido o livro Almas insones e fiz resenha aqui. Gostei muito da escrita poética e reflexiva da Josie Brandão.
Em Regai as flores mortas, me identifiquei muito com a avó, que é daquela senhoras mais modernas, meio desprendidas de algumas amarras que a sociedade impõe às mulheres. Ainda mais no passado, em que a função das mulheres era serem esposas e mães, sem terem escolha de poder trabalhar ou ter um futuro diferente.
A avó dá ótimos conselhos à neta. Mas realmente a história não é só isso. Há muitos segredos nessa família, que logo percebemos que não é perfeita. Está longe disso. Gostei da forma como a autora mostrou em diálogos aparentemente cotidianos, muitas reflexões. Ela nos mostra a personalidade das protagonistas aos poucos e temos uma visão da cabeça da avó e da neta também.
Esse livro foi lido em uma leitura coletiva e é bem interessante ver pontos de vista diferentes. A leitura flui muito rápido, o livro tem pouco mais de 100 páginas. A Josie tem a escrita sucinta e ao mesmo tempo o Almas insones e Regai as flores mortas são livros que eu achei intensos, pois estamos mais na cabeça dos personagens. São tramas psicológicas e muito interessantes. Já quero ler o próximo livro dela, Desventura, que leremos em grupo também.
Fiquei feliz de ter adivinhado uma coisa que desconfiei sobre a história, mas ainda tive algumas surpresas bem interessantes, então a leitura surpreendeu. Recomendo muito!

Rafaela.Locatelli 26/09/2019

+ impressões em @meulivrodepapel
Fiz essa leitura em parceria com a @autora_jbrandao e foi uma leitura diferente de tudo que já li.
Quando eu comecei achei que era uma coisa, quando eu terminei eu fiquei WHAT? 🤷
O que aconteceu aqui? 🙆
Não dá pra falar muito sem estragar a experiência do leitor, é livro pra ler em uma sentada. E vou dizer, é mais surpreendente do que muito calhamaço por aí!
Pra quem tem o Kindle unlimited ele tá grátis lá, e pra quem não tem, tá com um precinho bem camarada na Amazon.
Vou deixar umas quotes só pra vocês terem um gostinho.
"Paixão é uma fagulha que
incendeia um mato seco. Amor não é
fagulha nem fogo. Amor é uma rocha sólida
que não se quebra com facilidade, meu bem. Essa rocha se cria com o passar dos
anos. É uma planta que vamos cuidando, é
um animal que vamos alimentando. O amor
tem sede e fome, meu bem. Não sobrevive
se não o alimentarmos. Se não cuidarmos.
Paixão vem e passa, não precisa de
cuidado."
"A infância
é uma era mágica. É uma era de sonhos.
Na infância não temos tempo de pensar no tempo. Temos brinquedos, amigos e fome de bolo de chocolate."
"Se você vivesse 100 anos de vida
ainda não seria suficiente. A vida é preciosa demais, mas é curta demais."

site: https://www.instagram.com/meulivrodepapel/

Rafaela (@exlibris_sc) 27/09/2019

Um drama arrebatador
O que dizer das memórias que embalam nossa vida? Dos valores que ditam quem é bom e quem é mau? O começo desse curto e profundo livro nacional me prendeu de jeito. Desde sua capa enigmática, passando pela escrita leve, filosófica e saudosa até os próprios questionamentos que os personagens, bem desenvolvidos, apresentam. A escritora alagoana, minha conterrânea, nos apresenta um belo exemplar que tanto se torna uma leitura reflexiva quanto tensa e misteriosa com ares de thriller psicológico. Partindo das conversas com a avó, a neta boa moça se pinta aos olhos da mesma e, inicialmente, do leitor, como uma criança inocente e pura. Ledo engano. Ao longo das páginas e dos capítulos, que variam da visão da avó para a neta, descobrimos uma mente muito mais complexa que mostrado inicialmente. Uma jovem cheia de conflitos e problemas familiares que vive em negação e com pensamentos conturbados, sem saber ao certo que tipo de pessoa ela é e quer ser. O que eu senti na leitura, e foram vários os sentimentos, é a busca pelo ser e desejo de possuir tudo porque perdeu tudo o que importava. Sem mais leitores, o final é de escancarar o queixo conforme descobrimos o que a neta querida varria para debaixo do tapete. Um livro de muito potencial, que poderia ser mais destrinchado porque minha curiosidade a respeito, principalmente, do final, do passado e do que traria o futuro para as personagens, não foi completamente saciada. Leiam e me contem o que acharam!

site: https://www.instagram.com/p/B2UHytDjVGY/?utm_source=ig_web_copy_link

@alvorecerliterario 01/10/2019

(LEIA A RESENHA) Quem vê capa, não vê conteúdo... | @apequenabiblioteca
❝A minha verdade me sufoca, portanto guardo-a. Não ouso mostrá-la, porque não me resta coragem para isso. A mentira me cai bem mehor e faço isso para protegê-la.❞ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O relacionamento de uma avó e sua neta pode ser eterno e mais forte do que qualquer outra coisa. Segredos partilhados, laços de sangue que nunca se quebrarão. Um colo pra contar histórias, um lugar pra chamar de seu. Os diálogos entre duas pessoas unidas pelo amor maternal (afinal, avó é mãe 2 vezes, e com ,útil açúcar) e por segredos assustadores.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quando recebi a proposta da @autora_jbrandao para ler seu livro “Regai as Flores Mortas” (que, aliás, eu me encantei pela capa), fiquei bem tocada pela sinopse envolvendo a relação de uma avó e sua neta e bem intrigada com a maneira que a estória é apresentada, já que, como a própria sinopse fornecida pela autora nos diz, é um diálogo entre elas.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Pois muito que bem. Comecei a ler e 30 minutos depois encerrei o livro CHO-CA-DA. É aquele tipo de livro que quem vê capa, não vê miolo (traduzindo para o dialeto popular, “quem vê cara, não vê coração”). São 104 páginas que te prenderão rapidamente. O que inicia como uma ligação entre duas pessoas, acaba com plots surpreendentes.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os capítulos, narrados em primeira pessoa, se dividem entre a avó e a neta e os segredos que cada uma esconde dentro de si para proteger a outra.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E, como talvez você, meu caro leitor, deva ter percebido, as personagens não têm nome e sabemos poucas coisas sobre elas. Uma das poucas informações que temos é justamente a admiração que a protagonista mais nova tem pela sua avó e como a anciã zela pela sua neta e como esses sentimentos controlam a necessidade de ocultar suas “verdadeiras faces” perante o medo das conseqüências caso essas verdades venham à tona.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Não posso falar mais, mas fica aqui minha recomendação para quem procura uma leitura rápida com segredos mortais.

site: https://www.instagram.com/p/B2C28m2Bt3R/