A Megera Domada

Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

martinezlud 06/07/2022

amei
a megera domada é um livro muito bom! duvido em peças de um teatro ele é bem trabalhado com uma comédia mas também ao meu ver em vários tempos tem o machismo presente no livro, algumas pessoas dizem que é feminismo mas não vejo como!

vanessaxclementino 06/07/2022

A Megera Domada
devo admitir que não pesquisei muito antes da leitura, e isso foi o que me fez me surpreender ainda mais com a história, imagine quando vi que foi a mesma que inspirou a novela "O Cravo e a Rosa" o que deixou a leitura mais acessível e ainda gosto de reassistir a novela

dona dri 30/06/2022

? : A MEGERA DOMADA ?
Meu sonho de criança era ler Shakespeare. Afinal, qualquer obra desse homem tem um peso e tanto! São tantas referências e homenagens à esse dramaturgo que a minha mãozinha até coçava para passar algumas páginas escritas por ele.
Mas não consegui esse benefício tão cedo: na tentativa de ir comprar Sonho de Uma noite de Verão, com oito anos, a funcionária não quis me vender apenas pela minha idade. E meu encontro com o rei do teatro se prolongou ainda mais.
Porém, quem diria que esse ???? já estava marcado para o primeiro bimestre do meu 9° ano?! Com a sede que eu tinha de Shakespeare, li tudo mais rápido do que eu gostaria, mesmo tendo que me acostumar com a estrutura.
Essa adaptação infantojuvenil tem notas e ilustrações que a embelezam ainda mais, todavia, as marras de dona Catarina e as provocações de Petrúquio foi o que me fez AMAR essa leitura.
Foi aqui que eu entendi o que faz um clássico ser um CLÁSSICO. O tempo não consegue tirar a qualidade da história, sei que sou suspeita para falar (afinal sou amante de um enemies to lovers), mas Shakespeare é Shakespeare, meus amigos! Leiam e aproveitem muito!

Henrieth Hasse 29/06/2022

É uma história em que todo mundo tá querendo se dar bem e sendo muito criativos em suas mentiras. É inevitável, pra quem viu o cravo e a rosa, (novela de uma época q esse gênero audiovisual era decente) deixar de associar Catarina e Petruchio com os personagens. Mas a história é diferente e, no caso do livro, Petruchio é realmente um tosco. Bom, todos os personagens masculinos são toscos sendo isso muito engraçado e ridículo.

Julio.Argibay 24/06/2022

A megera Catarina eh uma mulher jovem que não baixa a cabeça para nenhum homem. Ela eh bem descontrolada. Este humor causa grande preocupação para seu pai Baptista. Além deixar sua irmã mais nova em apuros. Pois, ela, Bianca, não pode se casar antes de sua irmã mais velha. Sendo que a moça possui muitos pretendentes. Assim, qual homem seria capaz de enfrentar a fera? A chegada de Petrucchio, com seu temperamento Irrascivel faz com que a megera seja domada e Bianca finalmente possa se casar.

Onde estão? 18/06/2022

Um livro muito interessante de se ler, de certa forma engraçado. Porém, é preciso abrir um pouco a mente e entender que foi escrito e outra época e o que o autor queria passar.

Thayanne.Carla 14/06/2022

Muito diferente de tudo que eu já tinha lido.
Por ser um livro antigo, apresenta costumes diferentes do que vemos hoje.
Gostei de como ele consegue ser engraçado e doido KKKK

Bruno 05/06/2022

Um bom jeito de começar a ler Shakespeare
Este foi meu primeiro contato com o autor e li sem grandes expectativas, porém me surpreendi positivamente.

A obra apresenta um enredo e personagens interessantes, conseguindo me arrancar algumas risadas.

O único personagem que odiei foi o Petrúquio. A forma convarde com que ele ?doma? sua esposa me incomodou bastante. Catarina não era um amor de pessoa, mas não merecia casar com alguém como ele.

Ao contrário da obra, que tenta nos convencer que Catarina é um ?demônio?, eu a vejo apenas como uma pessoa que, por falta de atenção paterna e também por ofuscamento de sua irmã mais nova, ?criou? essa personagem megera para se proteger.

Herica.Kalyne 03/06/2022

Para uma adaptação, o autor conseguiu retirar toda a essência da obra original, trazendo com leveza toda a obra de Shakespeare. As ilustrações também não ficam para trás e dão um verdadeiro espetáculo para o livro

Luciana 02/06/2022

não agradou
primeira obra do autor que leio. estava com alguma expectativa por se tratar de um clássico. um livro curtinho que demorei um mês pra ler porque foi uma leitura difícil. a experiência foi terrível. mas talvez um dia eu considere a releitura.

Framboesa 30/05/2022

A megera e o final com redenção!
Segunda experiência com uma peça de Shakespeare, eu gostei tem muitas partes engraçadas dessa comédia. Só queria saber o que aconteceu Sly o bêbado que fizeram achar que era um nobre. Mas, o meu preferido do dramaturgo ainda é hamlet, vamos ver qual vai ser a próxima peça que irei ler dele! ?

Dinha.Lene 23/05/2022

Nunca tinha lindo nada parecido .. amei a experiência ri pra valer recomendo a leitura principalmente pra quem não teve essa experiência ainda.

Fabianne 19/05/2022

Novela brasileira é cultura
O cravo e a rosa atualmente reprisado no vale a ?pena ver de novo? é uma releitura da obra de William Shakespeare publicado em 1594 como uma peça teatral. Assim como na novela os personagens principais são: Batista, suas duas filhas, Catarina e Bianca e Petruchio. A primeira vez que li esse livro, li a obra original em inglês. A quantidade de personagens no início me deixou confusa. O inglês é arcaico e mesmo sendo fluente, precisamos recorrer ao dicionário. A obra em português traz um vocabulário também arcaico mas de fácil entendimento.
Tudo começa quando um aristocrata decide pregar uma peça em um homem bêbado chamado Sly, que estava dormindo em frente a uma taverna, ele manda seu servo levá-lo ao seu castelo. Onde, deveriam dar um banho nele, vesti-lo como um homem rico e oferecer a ele o melhor quarto. Tudo isso com o objetivo de deixar o homem perdido quando acordasse.
O nobre ordenou que uma turma de comediantes apresentassem uma peça para Sly, e assim começa a história da megera. Sim uma peça dentro da peça. A partir daí a história de Catarina uma moça que diferente das outras donzelas não pensava em casar, se vê obrigada a casar com um homem completamente diferente dela. E entre uma tentativa de beijo aqui e um jarro voando, um relacionamento vai desenrolando.
Podemos encontrar nessa obra, muitos exemplos de assuntos atualmente discutidos; assim como machismo, feminismo e bullying verbal, moral, social e psicológico.
Sempre espero que no final do livro as cortinas vão se fechar e voltaríamos novamente a história do telespectador Sly (o bêbado). Mas não...será se existiu ou existe uma segunda parte dessa obra?

Antonio 19/05/2022

O ruim de conhecer tantas adaptações de uma história, antes de conhecer a versão original, é que quando finalmente chegamos a ela estamos com uma expectativa fora da realidade e, muitas vezes, do contexto em que a obra foi inicialmente concebida.

Talvez isso tenha pesado na primeira percepção que tive de A Megera Domada, mas acredito que a minha decepção com a peça não se deva apenas às expectativas anacrônicas, criadas a partir dessas adaptações ambientadas nas mais diversas épocas. Mesmo sabendo que é uma obra do século 16, não consigo deixar de achar bastante machista e de me surpreender por ter se tornado uma das mais famosas do autor (mesmo literariamente esperava mais, pelo que já havia lido de Shakespeare, mas isso pode ser o ranço se manifestando também).

Vi alguns comentários sobre como a submissão de Catarina pode ser interpretada como uma lição da personagem. "Ao supostamente concordar com Petrúquio, ela faz com que ele pense que está no comando, quando na verdade ela é que está". Isso pode até fazer sentido em alguns momentos da história e no contexto da época (embora ainda hoje esse discurso siga sendo reproduzido em comédias românticas e na vida real). Mas essa interpretação não foi suficiente para destorcer o meu nariz depois dessa leitura.