A Megera Domada

Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

Bianca.- 16/06/2023

A Megera Domada.
Enfim eu li mais uma obra de William Shakespeare, o autor sempre escrevendo novelas criativas e inovadoras, algumas me cativam mais do que outras.
Este autor sabe como expressar os sentimentos, sejam eles o amor, paixão ou até mesmo o sarcasmo e a ignorância. Essa novela tem um romance um tanto diferente, com duas pessoas com personalidades difíceis e até mesmo loucas. Posso dizer que esse casamento foi um dos mais loucos que eu já li, e os personagens secundários também tem uma personalidade marcante, deixando a obra com um ?ar? mais engraçado.
Eu recomendo esse livro para as pessoas que gostam de um drama com sarcasmo bem presentes na obra.

AllanaSant 12/06/2023

Um clássico que talvez não tenha envelhecido tão bem
Acho que a grande questão desse livro é o machismo. É claro que, dado ao contexto histórico em que foi escrito, muito coisa da para relevar e reanalisar. A megera domada mostra com grande clareza que a mulher foi por muitos e muitos tempos um simples objeto comercial. A serventia de uma mulher se limitava somente a procriação, e quando está tinha um pingo de personalidade, era considerada uma terrível megera.

Outro ponto que me incomoda um pouco é que tem uma parte não resolvida na história, visto que "a megera domada" é uma peça de teatro dentre de outra peça de teatro. Senti falta de uma conclusão da primeira.

No mais, ler qualquer livro de Shakespeare é um deleite para os amantes de teatro e para os que querem uma leitura rápida e fluida.

skuser02844 25/05/2023

Horrível!!
Esse livro é péssimo. Não vejo motivos para se exaltar tanto uma obra como essa, ela é extremamente machista. Sei que William Shakespeare era um homem de seu tempo, e em sua época o olhar sobre as mulheres era totalmente diferente (e horrível, diga-se de passagem) mas nós pertencemos ao nosso tempo e portanto não há mais lugar para a exaltação de falas tão machistas coma as contidas nesse livro.

Clebson.Santiago 24/05/2023

Este livro é maravilhoso. Até o momento, minha peça favorita de Shakespeare. A premissa inicial, os personagens únicos e o final muito contundente me deixaram muito contente. Não lembro onde vi, acho que na resenha da Tatiana Feltrin, que um estudioso da obra do autor diz que o casal principal, por mais que seja daquela forma, é o casal mais feliz de toda obra de Shakespeare e eu concordo plenamente. Por mais estranha que seja a relação entre os dois, um tanto quanto tóxica eu diria, é uma relação verdadeira, um embate natural entre caça e caçador, presa e predador, domada e domador.

Reccanello 18/05/2023

Pastelão
Uma comédia bem pastelão, parece, bem ao gosto da época. Divertida, simples e atemporal, que influenciou e inspirou dezenas de outros trabalhos pelo mundo. Vale a pena conhecer a história do bronco Petrucchio e da briguenta Catarina.

legolas_ 16/05/2023

Falastes bem, mas como um falcão.
É bem escrito, mas só isso.

A Catarina se torna uma personagem superficial com uma mudança de gênio muito forçosa e rápida, Bianca pouco recebe destaque e todos os inúmeros homens, pretendentes de Bianca, acabam se mostrando inúteis pro decorrer da peça.

O fim é de tudo triste e sem graça, bem diferente do que eu aguardo em uma comédia de Shakespeare.

Fiquei chateado que a cena inicial não teve continuidade porque isso torna ela completamente desnecessária pro resto da história.

O que menos gostei de Shakespeare até agora.

?Todas essas conjecturas vão contra o sentido direto do texto. Eles também são completamente anti-históricos. Shakespeare, apesar de toda a sua genialidade e crítica progressista à sociedade contemporânea, ainda era o filho de sua idade, que não conseguia nem pensar na completa emancipação legal e cotidiana da mulher.? - minikar.ru

Juliane.Teixeixa 15/05/2023

Não gostei muito do final, mas me prendeu no começo e no meio. Acho que a novela "O cravo e a rosa" é bem parecido, mas ainda gostei mais da novela hahaha.

_bbrcam 12/05/2023

Os fins justificam os meios?
Acho que é uma leitura rápida e envolvente, mas apesar de entender o contexto e o objetivo do autor, não foi uma peça que conseguiu me conquistar. É isso.

Ana Vitória 08/05/2023

Analisando
Sinceramente, não gostei. Provavelmente porque não tenho o hábito de fazer esse tipo de leitura, mas achei muito confuso, me perdia muito nos personagens e sempre acabava tendo que voltar e ler a(s) página(s) de novo então eu achava bem chato e cansativo. Mesmo assim, foi uma leitura rápida, já que são apenas falas, mas ainda sim não recomendaria a não ser que você goste muito de teatro ou esteja procurando aprender a estrutura de um roteiro teatral.

Lucassaturno 04/05/2023

Esperava mais kkkkkk
Nunca li nenhum clássico antes e esse foi o meu primeiro e pelo o que as pessoas cultas falam de livros clássicos pensei que teria um algo a mais, algum tempero ali mas achei bem mais ou menos. Igual falei no meu último histórico de leitura pode ser falta de maturidade minha pra entender o complexo da obra mas só achei uma história bacana com a peça mas nada de "nossa mudou minha vida, trouxe uma reflexão e um aprendizado grandioso" só achei realmente uma história interessante de se acompanhar mas nada demais

Laura1339 04/05/2023

É bom, mas apenas isso!
Eu li esse livro por causa de um trabalho pra escola e a professora falou tão bem dele que eu estava com uma expectativa muito alta, mas não foi nada demais
Pra mim sou difícil ler já que nunca tinha lido Shakespeare e livro mais clássicos e o fato de ser um teatro dentro do livro me deixou muito perdida também. Então não indica pra quem está começando a ler agr

Ana Clara 01/05/2023

Sei lá
A piorzinha que li dele até agora. Mas, até numa obra assim, o Shakespeare consegue colocar aquela escrita inteligente dele que ninguém mais faz igual.

Livroterapia MS 30/04/2023

Li uma adaptação
Ler uma adaptação de Shakespeare com grande qualidade, fez ver que para entrar no mundo dos clássicos ele é excelente.